Vamos falar, vou falar do que sei a respeito.
Primeiramente, vodum não tem nada a a ver com norte africano, talvez os Zangareia (de Tanaris) tenham algo a ver com eles, mas pelo local onde estão.
A história. No começo da vida humanoide em Azeroth os trolls com certeza foram pioneiros, não tenho certeza mas pode ser que estivessem lá antes da chegada dos Titãs, de qualquer forma eles enfrentavam os insetóides criados pelos Deuses Antigos. Titãs chegaram, fizeram mil coisas entre elas criar a Nascente da Eternidade, e foram embora. Essa nascente da eternidade é um lago que aparentemente tem o poder de criar vida superior, nele está a origem dos Elfos Noturnos, que se desenvolveram de Trolls Negros que se estabeleceram à beira da Nascente, pode estar nela também a origem de vulperas, pandarens, javatuscos, Taurens, Pelursos, tortolanos, murlocs, jinyus, ankoanos, etc. E dos Deuses Selvagens, quem sabe?
Chega a Legião Ardente, a nascente da eternidade é destruída, os continentes se separam e os elfos se dividem em um monte de facções, exceto os Voids. Surgem tb os Vraikalen e depois os humanos, frutos de uma maldição de Deuses Antigos escondidos ou presos, a maldição da carne, que tb atingiu outras criações dos Titãs, que deram origem aos anões e gnomos etc.
Pulando pra frente na história, nos reinos do leste se formaram grandes reinos de trolls, há ruínas deles pelos mapas e alguns moradores restantes, ou descendentes deles. Aparentemente o reino do norte era o mais forte, e começou a ameaçar os elfos sangrentos que moravam no estremo norte, eles eram muito teimosos e só quando viram que estavam correndo risco de ser extintos se aliaram aos humanos de Lordaeron, que era o primeiro reino humano que se uniu para enfrentar os mesmos trolls, acaba que essa aliança quase extinguiu os trolls que se dividiram tb em N facções, a mais forte era a dos Zandalari, que apareceram pouco no jogo, até BfA. Cada “tribo” tem suas características.
Enquanto eu fazia uma pesquisinha aqui descobri esse link, se diverte lendo aí. wow gamepedia com Race_origins