Estava refletindo sobre o sucesso do wow ao longo dos anos e cheguei a conclusão, por obviedade, que o mundo mudou…
O que deixava o jogo fantástico era a inteiração com outros players, algo relativamente novo na internet. A socialização não era obrigatória, mas era o que buscávamos, quantas horas em frente a Goldshire (ou Orgrimmar) batendo papo e falando bobagem? (MMORPG)
Hoje tu faz o conteúdo sem precisar socializar com ninguém, não por desejo da Blizzard, mas pq ninguém quer mais!
Estou ansioso pelo jogo, tomara que recuperemos a essência do RPG e que a galera compre a ideia.
4 Curtidas
Provavelmente não vai ser a mesma, os tempos mudaram muito e como você disse e eu concordo muitos players preferem jogar em modo solo, e não interagir com o minimo possível.
1 Curtida
Discordo, os tempos podem ter mudado, mas em um jogo como o WoW Classic, que exige e estimula uma constante interação entre players a todo momento, tenho certeza que a comunicação será grande, talvez até maior que no passado!
6 Curtidas
Eu jogo mmorpgs no geral desde a época do vanilla (apesar de eu não ter jogado WoW naquela época), e até pouco tempo teve alguns jogos que eu vi essa interação, então no geral pra mim não mudou muita coisa não, as mecânicas presentes nos jogos que possuem um impacto bem maior em como os jogadores interagem entre si do que necessariamente a época em que estamos. É um problema mais do WoW mesmo por causa das mecânicas ruins que tem no jogo hoje.
Além disso tirando todo o aspecto social, o Classic tem uma forma de progressão completamente diferente, e isso por si só já vai afetar a forma como os jogadores encaram o jogo.
O Classic ainda tem um grande problema em que a maioria das classes no PvE possuem rotações muito simples mais pro end-game e isso vai afastar jogadores que gostam de rotações mais aceleradas e com procs como acontece no jogo atual, mas o leveling vai prender muita gente que não dava bola por alguns meses.
1 Curtida
Quem pensa assim, simplesmente não vai gostar do jogo, eu inclusive recomendo permanecer no BFA.
2 Curtidas
Eu não joguei o Vanilla, com certeza vou jogar para experimentar, mas tenho certeza que não será a mesma sensação que os players de antigamente tiveram. Eu digo isso por experiência própria jogando outro MMORPG (Tibia) que tbm mudou bastante durante o tempo e a galera sempre dizia que o “antigamente” era melhor. Daí, jogando OT Servers nas versões antigas, não tenho mais a mesma sensação (e não pq não é o server original e sim um OT), mas pq além do jogo mudar, eu tbm mudei. Meus gostos agora com 30 anos não são os mesmos com 12 ~14 anos quando comecei a jogar Tibia. O jogo mudou e nós tbm, infelizmente aquela sensação de explorar um mundo novo não vai voltar e acho que isso tbm vai (infelizmente) acontecer com o WoW Classico.
Mas repito, é só minha opinião e vou jogar o Classic para conhecer. Torço muito para o sucesso do game e que players antigos voltem a gostar do jogo =)
2 Curtidas
Já parou para pensar que talvez nada tenha mudado, que simplesmente é vc que gosta de jogo rápido e ganhar coisas a todo momento (tudo vira lixo depois que se ganha muito) desde o início sem precisar de ninguém??? E o pior de tudo… já pensou que tem gente que não gosta de gratificação instantânea em um jogo, que prefere investir tempo para conseguir algo difícil e demorado que vai lhe trazer grande satisfação pessoal do que ficar ganhando coisas rápidas e inúteis toda hora, que gosta de fazer parte de um grupo unido de pessoas em que cada um depende do outro ou que prefere se sentir dentro de um grande mundo virtual cheio de gente literalmente viajando pra lá e pra cá do que ficar teleportando de sala instanciada a sala instanciada com pessoas random (normalmente tóxicas) que vc nunca vai ver de novo na vida fazendo um conteúdo que logo mais estará estagnado e inútil???

3 Curtidas
Gente, lógico que a socialização vai ser maior pois iremos precisar disso pra guildar e fazer qualquer conteúdo, inclusive upar. É praticamente impossível upar sozinho sem se estressar no Vanilla. Um mob tu consegue matar sozinho, dois fica difícil e com três mobs ao mesmo tempo tu morre. Então, eu acredito que terá uma grande socialização… Estou ansiossimo pra criar minha guilda lá.
1 Curtida
Será diferente pq o clímax será outro.
Nós somos outras pessoas.
O jogo terá pequenas alterações.
Nós já sabemos o que vem depois da história.
E etc.
Jogar o clássico esperando sentir o mesmo gozo de outrora é um erro. É melhor ir jogar pq pode ser algo divertido tbm (ou uma experiência nova pra quem nunca jogou). Mas ir jogar o clássico pra sentir a msm coisa quando jogou no Vanilla é pedir pra se decepcionar…
2 Curtidas
Basta ver o exemplo que os criadores de ragnarok re-start
E o BUM que que teve com a “nova comunidade”
Acho que o cassic é uma ótima oportunidade das empresas, incluindo a BLIZZARD, entender que o publico mmoRPG ainda é forte( publico que deseja as interações sociais, os elementos de RPG ( que é o grande foco) )
Sim, lembra quando tinhaque ir de cavalin até a entrada das raids e la tava cheio de inimigos ai o pvp rolava solto. Outra que eu achava da hora era se você morrer e deslogar morto seu cadaver ficava ali exposto pra todo mundo ver. Antes havia muito a parada da honrra e moral do seu char.
1 Curtida
Eu li um artigo em que falava que houve um jogo que relançou o seu “clássico” e o sucesso foi tanto que começaram a criar novas histórias para o game usando a mesma interface e gameplay do “original”.
1 Curtida