Olha resumindo o que sei das raças de Warcraft:
- Humanos,Gnomos,Anões descendem das criações mecânicas dos titãs que foram amaldiçoados pelos Deuses Antigos e viraram criaturas de carne.
- Mortos vivos e Worgens eram humanos.
- Orcs são nativos de outro planeta (Draenor), basicamente são ogros mais evoluídos (não sei nada sobre os ogros).
- Draenei vieram de Argus (não sei como diabos ele surgiram também, talvez algum titã tenho criado eles ou eram nativos de la)
- Elfos (todos eles) eram Trolls que foram modificados pelo poder da nascente da eternidade.
- Goblins eram pigmeus, uma criatura primitiva semelhante a murlocs e ficaram inteligentes devida exposição a algum minério estranho.
- Todas as criaturas bestiais (Javatuscos, Taurens,Pelursos,tortolanos. …) Foram criados dos Deuses Selvagens.
Agora, levando em conta que cada raça bestial tem aparência semelhante do seu deus criador e não existir pandas em Warcraft e eles são mais velhos que o sonho esmeralda que é origem dos wild gods não faço ideia de onde e como os *Pandarens surgiram.
Já os *Trolls tem aparência selvagem mas não chega a ser bestial e rementem ao império negro, havendo relatos,no jogo, que eles já lutaram contra criaturas do ‘‘vazio’’ nessa época negando relação entre eles e os old gods.
Então seriam os Trolls junto aos Pandarens nativos de Azeroth ou outra coisa?