[OFF] Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio

Boa tarde gente

Como muitos devem saber Setembro foi o mês escolhido para falarmos sobre o Suicídio. No Brasil, 32 brasileiros tiram a vida todo dia, então devemos sim prestar atenção nisso.

Já tivemos depoimentos aqui no fórum de amiguinhos que tem depressão, que convive com algum tipo de distúrbio mental, e já tivemos sim um caso de um que veio desabafar aqui dizendo que queria cometer suicídio. Eu sou Asperger e depressão é algo que faz parte do meu dia a dia.

Infelizmente na comunidade gamer esse assunto é tratado com frieza, piada ou desdém. Eu mesma, ao confidenciar a pessoas que sou asperger já fui atacada aqui e chamada de autista. E o que eu proponho pra esse mês é um pouco de empatia por parte de toda a comunidade quando encontrarmos alguém que precise de conselhos e ajuda.

Se você tem um amigo que sabe que não anda bem, converse com ele. Frases como: "queria desaparecer", "ninguém me entende", "preferia estar morto" pode ser um indício que essa pessoa precisa de conselhos. Não falo somente de amigos ingame, mas também daqueles que fazem parte do nosso dia a dia na vida real.

Sabemos que 90% dos suicídios partiram de pessoas com depressão (vinculada ou não a disturbios mentais) e suicídio está entre as 5 causas mais comuns de morte no mundo (acredito que perde somente para o câncer, mas eu tenho que pesquisar mais a respeito).

Temos lugares onde vocês podem se informar melhor. No Brasil temos o CVV (Centro de Valorização a Vida) com voluntários 24 horas por dia. Vocês podem acessar atraves do link https://www.cvv.org.br/quero-conversar/

E qualquer coisa também, se alguém precise conversar, podem me procurar ingame. Eu manterei o sigilo.

Um abraço a todos

11 Curtidas

Muitos menosprezam quem sofre desse mal, muitas vezes somente o fato de vc estar disposto a escutar é o suficiente para minorar a dor de outras pessoas. Pense bem antes de destratar alguém devido a um pré conceito que vc possa ter sobre um assunto tão sério…
OBS: Antes que cause mal entendido, pré conceito difere de preconceito… t+ aew

3 Curtidas

Bonita iniciativa, a depressão é algo que realmente destrói a vida de uma pessoa, a minha mesma quase foi destruída duas vezes e na época todos trataram como frescura ou “ele só que atenção” mas hoje todos entendem (quando a água bate na bunda…)

Já cheguei ao extremo uma vez, 4 dias desacordado até me acharem, eu não aguentava mais sofrer, eu sempre fui muito rígido comigo mesmo sempre trabalhei e estudei sob muita pressão e não tive um relacionamento dos melhores, aliado a grande ansiedade que eu sofria e sofro ( de me fazer perder o ar e não consegui respirar) eu fiz merda, não tenho vergonha de admitir aqui se isso for ajudar alguém que esteja passando por um problema.

Não é fácil, a luta contra a depressão demora anos e as vezes é pela vida toda mas uma hora temos que começar a enfrentar, não deixem que chegue ao ponto em que chegou pra mim e não deixem que chegue ao ponto de vc perder as forças até pra levantar da cama.

Por favor lembrem-se que há sempre esperança, para tudo na vida se tem um jeito, menos pra morte.

Lutem, vivam e não deixem pensamentos ruins afetarem vocês.

PS: tô chorando escrevendo isso, dói demais mas se for ajudar alguém eu fico feliz, e se quiserem conversar podem me procurar que eu terei prazer em conta um pouco da minha história e aconselhar.

4 Curtidas

E também por telefone, 188.

Especialmente nos dias atuais, onde a Depressão está sendo chamada com o Mal do Século.

https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,depressao-sera-a-doenca-mental-mais-incapacitantes-do-mundo-ate-2020,70002542030

(removido pela moderação - comentário inapropriado)

3 Curtidas

Parabéns! Espero que essa postagem realmente ajude a criar algum tipo de empatia na comunidade, algo que vejo menos do que gostaria.
É triste saber que ao acessar o jogo, que teoricamente deveria nos fazer bem (aliviar o stress, cansaço e afins) e ter de lidar com pessoas ácidas que te afetam mais do que deveria.
Contudo, sou um otimista, mantenho viva a esperança (utópica, mas sincera) de que o ser humano melhore.

4 Curtidas

Que linda iniciativa!
Convivi e convivo com pessoas portadores de transtornos mentais. Acredito que convivo com a depressão o mesmo tempo que convivo com o WoW e sabem o que notei?
Players ruins, maldosos, infantis e estupidos infelizmente são uma maioria gritante e tornam a experiência do game muitas vezes dolorosa para quem está sofrendo (aliás, quem não está?!)
Esses players são gatilhos para quem está passando por esse tipo de problema.
Então você que está lendo isso: SEJA GENTIL COM TODOS. Ria quando seu healer não segurar a porrada na arena. Faça uma piada engraçada quando a RAID wipar.
Quando der leave, agradeça seu parceira e diga que ele mandou bem.

Muitos (muitos!) de nós veem aqui como um refúgio das dores do mundo. É muito legal apoiar o Setembro Amarelo, mais legal ainda é viver o combate ao suicídio no seu dia a dia.
Melhore a vida dos outros! No fim, somos poucos e só temos uns aos outros :smiley: WoW é sobre a vida também.

4 Curtidas

Como eu respondi na saudosa Entrevista da Taverna, comecei a jogar WoW num momento bem delicado para mim, havia tentado suicídio algumas semanas antes de iniciar minhas andanças por Azeroth.
O jogo, bem como coisas relacionadas (fórum e livros) me ajudaram a me desligar das coisas que me deprimiam.

3 Curtidas

Isso vale para tudo, a frase gentileza gera gentileza é real e faz bem para ambas as partes.

Ótima iniciativa, depressão é algo de extrema importância e uma doença (não, não é frescura) super silenciosa, sempre é bom ficar atento aos sinais que pessoas com esse quadro podem demonstrar no dia a dia.

Durante muito tempo sofri desse mal, Graças a Deus que durante essa fase pude conhecer minha esposa, durante nosso namoro ela sempre foi muito paciente ao me escutar sempre que precisei desabafar e colocar para fora todas as angustias que sofria na época. É muito importante que as pessoas tenham alguém em que ela confie para poder conversar, isso facilita bastante todo o processo.

2 Curtidas