Modelo de Négocios Atual das contas Starter Edition (Feedback)

Boa tarde!

Na verdade eu não tenho um problema, mas gostaria de dar um feedback sobre o jogo nos dias de hoje. Vale lembrar que essas são apenas minhas opiniões sobre o poderia melhorar no jogo. Tenho certeza que muita gente não vê problema algum com o jogo e discorda completamente de mim e tá tudo bem. Cada um tem direito a pensar o que quiser sobre isso.

Já fazem alguns anos desde que parei de jogar WoW. A verdade é que o aumento da mensalidade fez com que eu me afastasse do jogo e hoje é o maior motivo de eu não conseguir voltar a jogar. Gostaria de deixar meu “feedback” sobre o modelo de negócios do jogo e apresentar uma ideia de reformulação para o mesmo.

Os maiores jogos online hoje em dia são gratuitos: Lost Ark, Guild Wars 2, Fortnite, League of Legends entre outros. O modelo de negócios de WoW utiliza de mensalidade e da aquisição da expansão mais recente para que o jogador tenho acesso a todo conteúdo do jogo. O grande problema com esse modelo de negócio é que a maioria das pessoas hoje não possui mais o dinheiro ou o tempo necessário para jogar e fazer com que esse dinheiro que foi investido no jogo valha a pena. As contas Starter que o jogo oferece podem ser muito melhor aproveitadas do que são hoje. Em 20 níveis você mal arranha a superfície desse jogo tão grande e complexo.

As contas Starter poderia ser melhor aproveitado se aumentassem o nível máximo para 50 e liberassem todo o conteúdo das expansões passadas para essas contas Starter. Caso o jogador se interesse pelo jogo e queira se aprofundar no mesmo ele poderia pagar a mensalidade e ter o resto do conteúdo do jogo liberado para acesso. Além disso, ao invés de vender a expansão separadamente do jogo base ela deveria ser gratuita, mas apenas acessável atravez do pagamento da mensalidade. Assim, no lugar da venda da expansão poderia ser desenvolvido um pacote com conteúdos cosméticos e até mesmo um boost para o nivel maximo anterior ao da ultima expansão. Com certeza a comunidade ficaria muito mais feliz com a venda de um pacote contendo um conjunto transmog tematico da expansão, uma montaria, um pet e um boost de personagem do que simplesmente pagar a mesma quantia de dinheiro para ter acesso ao conteúdo do jogo. O acesso aos servidores Clássicos também só seria disponível com a pagamento da mensalidade, assim como o conteúdo da expansão mais recente.

Com essas mudanças nas contas Starter muitas pessoas voltariam a jogar o jogo e novas pessoas se interessariam por ele. Muitas das recomendações de MMO que recebo hoje em dia são de MMOs Free to Play pois são de fácil acesso e não requerem nenhum tipo de compra ou algo relacionado para se começar a jogar. É muito raro ouvir alguém recomendar ou falar que joga WoW.

Enfim, sei que esse “feedback” não tem chance alguma de ser ouvido mas são ideias que eu gostaria de compartilhar na esperança de um dia “revitalizar” a comunidade e o jogo que eu aproveitei por muito tempo com meus amigos.

Interessante a proposta mas duvido que a Blizzard dê a devida atenção. Aumentar o nível máximo da Starter Edition para 20 (equivalente ao nível 40 no sistema antigo de níveis), assim como o valor máximo de ouro por personagem para 1000 demorou anos, agora imagina tentar implementar o sistema F2P em um jogo que segue o mesmo modelo de negócios há anos…

Sim, com certeza não vai fazer diferença nenhuma pra Blizzard qualquer tipo de post como o meu. Eu sei que deixei de considerar muitas coisas, principalmente a parte financeira que o jogo trás pra empresa. Mesmo assim acho importante mostrar a opinião da comunidade e ver o que as outras pessoas pensam sobre o jogo. =)