Salve Parceria
Venho por meio deste tópico prestar a minha solidariedade à comunidade espanhola de world of warcraft, que está perdendo a sua preciosa dublagem em seu idioma nativo, algo que sempre foi o diferencial da Blizzard diante de tantas empresas de games que pouco ou nada se importam com as comunidades de jogadores dos mais diversos países e línguas.
Há meses um youtuber chamado borjito3 vem conversando com seu público sobre a queda drástica de qualidade da dublagem espanhola de Hearthstone, e pelo jeito agora chegou ao world of warcraft também (ou deve estar há meses também, os espanhóis vão saber explicar melhor).
E para piorar, já não se trata mais de apenas ofertar uma dublagem de pior qualidade. O conteúdo novo das ilhas sereias foi entregue ao público espanhol com cinemáticas mudas. Isso mesmo, na versão deles as cinemáticas estão sem nenhum som.
Pode parecer que não é problema nosso, mas eu gostaria de reforçar que nós mesmos brasileiros e nossos irmãos latinos, a quem escrevo nos 3 fóruns dos 3 idiomas, tivemos corte da equipe de suporte composta por nativos de nossos países que entendiam nossas questões, e que foram substituídos por empresas terceirizadas em países com mão de obra barata que usa google tradutor e nos dá um atendimento de péssima qualidade sob o pretexto de “corte de gastos”, enquanto a empresa Blizzard segue faturando recordes de bilhões a cada ano.
Peço encarecimente a quem puder (e concordar) que converse sobre isso em suas guildas e grupos de amigos de azeroth, e que os influenciadores de wow também conversem sobre o assunto com seus seguidores.
Se nós não estendemos nossas mãos a eles, a próxima dublagem a ser cortada pode ser a nossa. E os cortes podem não parar apenas na dublagem, e podem se extender a outros aspectos importantes do world of warcraft que tanto amamos.
Abraço
EDIT: Já ia me esquecer de deixar link de 2 vídeos (pra quem compreende espanhol), em que eles explicam com melhores detalhes o que está acontecendo. Um é no canal borjito3, que mencionei acima, e o outro é do Saiztico, um dos melhores canais pra quem deseja praticar seu espanhol com conteúdo de lore de world of warcraft (tá dando erro e eu não consigo linkar, mas assim que alguém comentar eu posto os links nos comentários).
Obrigado de novo