Minha solidariedade à comunidade espanhola de world of warcarft

Salve Parceria

Venho por meio deste tópico prestar a minha solidariedade à comunidade espanhola de world of warcraft, que está perdendo a sua preciosa dublagem em seu idioma nativo, algo que sempre foi o diferencial da Blizzard diante de tantas empresas de games que pouco ou nada se importam com as comunidades de jogadores dos mais diversos países e línguas.

Há meses um youtuber chamado borjito3 vem conversando com seu público sobre a queda drástica de qualidade da dublagem espanhola de Hearthstone, e pelo jeito agora chegou ao world of warcraft também (ou deve estar há meses também, os espanhóis vão saber explicar melhor).

E para piorar, já não se trata mais de apenas ofertar uma dublagem de pior qualidade. O conteúdo novo das ilhas sereias foi entregue ao público espanhol com cinemáticas mudas. Isso mesmo, na versão deles as cinemáticas estão sem nenhum som.

Pode parecer que não é problema nosso, mas eu gostaria de reforçar que nós mesmos brasileiros e nossos irmãos latinos, a quem escrevo nos 3 fóruns dos 3 idiomas, tivemos corte da equipe de suporte composta por nativos de nossos países que entendiam nossas questões, e que foram substituídos por empresas terceirizadas em países com mão de obra barata que usa google tradutor e nos dá um atendimento de péssima qualidade sob o pretexto de “corte de gastos”, enquanto a empresa Blizzard segue faturando recordes de bilhões a cada ano.

Peço encarecimente a quem puder (e concordar) que converse sobre isso em suas guildas e grupos de amigos de azeroth, e que os influenciadores de wow também conversem sobre o assunto com seus seguidores.

Se nós não estendemos nossas mãos a eles, a próxima dublagem a ser cortada pode ser a nossa. E os cortes podem não parar apenas na dublagem, e podem se extender a outros aspectos importantes do world of warcraft que tanto amamos.

Abraço

EDIT: Já ia me esquecer de deixar link de 2 vídeos (pra quem compreende espanhol), em que eles explicam com melhores detalhes o que está acontecendo. Um é no canal borjito3, que mencionei acima, e o outro é do Saiztico, um dos melhores canais pra quem deseja praticar seu espanhol com conteúdo de lore de world of warcraft (tá dando erro e eu não consigo linkar, mas assim que alguém comentar eu posto os links nos comentários).

Obrigado de novo

7 Curtidas

Aguardo o posicionamento do GM mexicano sobre o assunto.

4 Curtidas

Neste caso, espanhol.

De qualquer forma, obrigado pelo comentário, vou testar se consigo trazer os links

https ://www.youtube.com/watch?v=H_6xjJFT_XA

https ://www.youtube.com/watch?v=fBEmVBItsOM

(tive que usar o truque de dar espaço depois do https, é o que tem pra hoje)

1 Curtida

Muito obrigado

Vou ver se consigo contato com eles pra ter informações ainda mais aprofundadas e postar aqui

Essa é uma péssima notícia! Eu mesmo nem sei se continuaria jogando, caso o WoW deixe de ser traduzido para a nossa língua.

Espero muito que a Blizzard mude sua postura.

6 Curtidas

Eu mesmo sou professor de espanhol e tô quase conseguindo fluência em inglês, e só não consegui estudar mais idiomas porque sou pobre (esse ano comecei um curso de árabe)

Para sim seria até cômodo seguir jogando em inglês, mas mesmo assim eu me sentiria muito desrespeitado se eu só tivesse a opção de jogar em inglês e não pudesse intercalar com os outros idiomas que eu falo igual eu faço nos dias de hoje

Depois que a blizzard acabou com os preços regionais muita gente da america latina parou de jogar, e os que ficaram provavelmente não vão parar por causa da dublagem, eu acho que tradução vai continuar tendo até pq é só jogar em uma IA e boa.

mds já consigo ver o video bomba haah “BOMBAAA BLIZZARD VAI PARAR DE DUBLAR O WOW EM PTBR” ahahah não vai pessoal rs rlxa

1 Curtida

Apenas uma dúvida, eu assisti o vídeo, mesmo com legendas é difícil entender o contexto todo (não manjo espanhol). O problema é algumas ou várias cinemáticas sem dublagem ou com má qualidade? Ou houve algum comunicado oficial por parte da Blizzard?
Alguma chance de isso ser um bug ou algo passageiro?

O espanhol é o segundo idioma nativo mais falado do mundo.
Vários outros jogos já recebiam tradução em espanhol antes de chegar ao português.
Se é algo oficial, que a Blizzard anunciará que não traduzirá mais para o espanhol, eu ficaria preocupado com a tradução PtBr sim kkkk.
Só pra constar, no WoWProgress há mais jogadores no Ragnaros do que no Azralon atualmente. Sei que isso é apenas uma amostra dos números mas mostra de certa forma que a comunidade que fala espanhol está equiparada, se não maior que a BR.
Mas isso tudo se a Blizzard de fato ter parado de traduzir.

Tem chance disso ser bug, ja aconteceu de eu ter coisa no pt br sem dublagem, ou as vezes com a dublagem errada, a luta do Amendoa por exemplo, ele tava usando falas do final da campanha ao invés da luta

1 Curtida

Na verdade, o que está acontecendo na dublagem espanhola foi um processo que foi escalando

começaram apenas trocando atores, o que até aí tudo bem

depois começaram em Hearthstone a lançar cartas sem dublagem, cartas com atores trocados na dublagem, e algumas cartas com dublagem latina pra tapar buraco

No wow eu ainda tô tentando entender como chegou nesse ponto, mas o que está acontecendo na dublagem espanhola é essa misturança de dublagem latina, dublagem com ator menos qualificado e personagens do wow que tem dublagem em todos os outros idiomas menos em espanhol (é o caso por exemplo do Andarilho Cho, um dos muitos personagens que na versão espanhola está completamente mudo)

Mas a cereja do bolo foi essa semana quando os espanhóis descobriram que as cinemáticas das ilhas sereias estão mudas também

Sinceramente, eu não sei o que é pior, se é eles anunciarem ou se é cortarem sem anunciar nada e sem dar nenhuma satisfação.

Se fosse um caso isolado, poderia ser bug mesmo, mas nessa proporção não tem como ser só bug

Eu imagino que isso possa acontecer por aqui em um futuro não muito distante. Com a cotação atual do dólar, em algum momento será inevitável um reajuste nos valores de tudo: mensalidades, expansões, serviços, entre outros. Quando isso acontecer, uma parte dos jogadores (é difícil estimar o tamanho) provavelmente irá reconsiderar sua permanência no jogo, dependendo dos novos preços. Essa redução de jogadores começará a impactar o jogo diretamente, refletindo em transmissões e no engajamento em diversas plataformas de forma geral, até que eles tomem a decisão de também descontinuar o suporte ao pt-br devido ao custo versus retorno.

Embora o espanhol seja muito mais utilizado que o português no mundo, é assustador ver esse tipo de cenário se desenhando até mesmo para idiomas com maior alcance. E não é por falta de recursos: os resultados financeiros mais recentes da Blizzard deixam isso bem claro.

1 Curtida

Acompanho vários canais em espanhol, sempre fazem bons videos de lore.
Péssimas notícia, medo disso chegar por aqui.

3 Curtidas

A moeda da Argentina estava mais desvalorizada e não mudaram o preço.

1 Curtida

Rápido, vim do futuro dizer que não vão parar a tradução do wow para pt br, as próximas expansões do wow vão ser a mesma coisa que sempre foi, mas a galera vai continuar jogando mesmo reclamando e que vão odiar housing! Fuuuiu

1 Curtida

Isso já vem acontecendo há anos. E nem dá pra dizer que é culpa de lado A ou B na política, porque a coisa é muito mais complexa do que essa polarização faz parecer.

Desde pelo menos 2018 eu já venho observando esse êxodo de jogadores brasileiros por conta dos aumentos na mensalidade e das novas burocracias pra conseguir pagar. Agora deu uma melhorada e tão aceitando até pix, o que tornou possível eu retornar ao jogo.

Devo reconhecer que essa sua trollagem é muito inteligente, e infelizmente vou ter que concordar com cada vírgula.

Sinceramente queria prestar solidariedade a quem não é fluente em inglês, jogo em inglês desde sempre também não faço a mínima ideia de canais de youtube brasileiros só consumo conteúdo em inglês e francês tem anos.

Eu também tentei, quando me dei conta que aprender uma língua tem muito que haver com se engajar na cultura eu passei a desdenhar do inglês e tentei o Japonês mas é terrível aquilo, eu sou mais voltado pra texto e a escrita deles é a mais ridícula do planeta nem vale meu tempo mas desperdicei bons meses até me tocar que kanji mais o kana é sem sentido nenhum.

Mas recomendo imensamente o inglês é muito conteúdo bom, muita abertura de comunicação e pesquisa online.

Nem é embaçado é a névoa de Pandaria antes de chegarmos lá e quando chega lá da vontade de matar os panda eu acho.

Espanhol alcançou a segunda língua mais usada no mundo depois do inglês recentemente e até entendo, a língua é muito mais acessível em geral só os adds de língua germânica tem dificuldade de entender, eu agradeço por ter recebido o espanhol de graça por falar português… mas entendo os coitados dos english speakers, é mais difícil entender um espanhol que é a segunda língua mais rápida do mundo do que o francês pra eles. Eu literalmente nunca estudei e vejo o pessoal chorando e no Francês com tantos cognatos do Inglês ou vice-versa achei muito mais fácil até prefiro ao espanhol hoje em dia.

2 Curtidas

1 Curtida