Mensalidade ou não, eis a questão!

Galera, tenho visto uma discussão sobre o wow ainda ter mensalidade, eu queria saber de vocês o que preferem, o jogo ser buy to play, free to play, ou pay to play, e o por que. Eu mesmo iria preferir que agente só pagasse pela expansão.

12 Curtidas

Longa discussão essa.

Digamos que seria perfeito se a Blizzard optasse pelo modelo que o LoL faz.
Montarias, Armaduras(skins) e Mascotes é o que não faltam nesse jogo.

-Itens de XP para upar personagens (sempre uma expansão atrasada)
-Transmogs ilimitados ou free.
-Montarias atuais
-Armaduras
-Mascostes
-Aumento na velocidade do voo/andar no mapa Mundial.
-Itens de profissões…

A Blizzard poderia ter uma Loja Top, deixando o jogo Free sem prejudicar a jogabilidade, MUITOS voltariam a jogar e outros tantos iriam tentar jogar pela primeira vez, logo, mais players para comprar itens da loja, menos filas, mais grupos de raids e masmorras… enfim.

Só acho que o WoW já demorou a ficar F2P.

12 Curtidas

Prefiro do jeito que está, com todos os exemplos que temos por ai não vejo vantagem nenhuma em deixar o jogo free.
Querendo ou não o sistema p2p acaba inibindo enxurradas de bots, jogadores ainda mais tóxicos e todo o sistema econômico dentro do jogo. O jogo fica caro para tu fazer besteira.
Não que já não exista.

4 Curtidas

Minha visão é compra de patchs.
Sabe a famosa compra de expansão que aí vc se arrependeu pq não era o que queria, a compra de patch resolveria, pq vc iria comprar o que achasse bom e obrigaria a Blizz a colocar coisas boas para incentivar o jogador a comprar (e principalmente listar o que teria). Além disso, poderia diversificar o conteúdo sem ficar atrelado a uma temática única. Dito isso, arrancaria mensalidade e expansão e mandava tudo pro limbo. Claro que neh, tinha que ser um valor coerente, pq sempre que muda um sistema A Acti$$$$$ion mete a faca. :persevere:

4 Curtidas

Em todas as discussões do tipo ao longo desses oito anos que estou no jogo eu sempre vi mais pessoas afirmando que parariam de jogar caso o jogo ficasse gratuito do que gente querendo que o jogo ficasse gratuito. E eu sou um desses. BfA não conseguiu me fazer parar, mas se o jogo ficasse free eu desinstalava na mesma hora.

7 Curtidas

O problema que na Europa e EUA a mensalidade não é cara, ela se torna cara para nós aqui no Brasil por questões de câmbio e baixa renda…

7 Curtidas

Mensalidade 50% do valor já ta bom.

E xmogs na loja.

4 Curtidas

O sistema de mensalidades neste momento se torna bastante obsoleto a partir do momento em que temos um jogo em decadência e com cada vez menos assinantes com o passar das expansões. Por inúmeras vezes foi provado que os valores monetários arrecadados através de tal sistemática são irrisórios em comparação com a venda de expansões, pets, cosméticos e outros jogos.

E é fatídico que caso o WoW fosse gratuito teríamos muito mais jogadores disponíveis para fazer determinados conteúdos como por exemplo o PvP, além do fato de que a lucratividade poderia ser maior, uma vez que teria mais jogadores disponíveis para comprar os produtos alienados na loja deste nosso amado MMO.

É claro que toda pessoa jurídica voltada a atividade empresarial deve se preocupar com lucratividade, observando as tendências do mercado para inovar sempre a forma na qual os produtos são vendidos, isso só dá certo de uma única maneira: observando os concorrentes e aprendendo com os erros.

TESO (The Elder Scrolls Online) por exemplo, utiliza uma sistemática excelente na qual o jogador efetua a compra do jogo base, tendo o direito de desfrutar de todo o conteúdo daquela base, podendo chegar ao nível máximo e fazer conteúdos PvP daquele local, sendo limitado apenas o acesso aos locais e benefícios em que determinada expansão que não foi comprada oferece, como por exemplo o acesso a classe do Warden. Tal jogador que comprou apenas o jogo normal pode competir de igual para igual em uma partida de Battleground com alguém que tem a expansão atual (que no caso deste jogo é o Morrowind). O principal detalhe é que é um jogo que tem Loja de skins e monstarias, assim como o WoW. Não é atoa que é um MMO que está crescendo exponencialmente no mercado desta modalidade.

Guild Wars 2 utiliza um sistema na qual o jogo base é free-to-play, como se fosse uma “amostra grátis”, podendo ter acesso a todo conteúdo pvp e pve do jogo normal, apenas comprando a expansão, caso queira conteúdo novo e novas modalidades de PvP, tendo loja do jogo para skins e afins também.

Tirando os olhos de mercado de MMO’s mas expandindo para o mercado de jogos multiplayer pvp, seja MOBA, RTS, Survival: League of Legends é um jogo PvP f2p que se lucra com loja de skins e afins, DOTA 2 mesma coisa, Counter Strike Global Ofensive mesma coisa, o que vende é skins e patches de conteúdo de historinha que não afetam em nada o PvP do jogo, Fortnite é um dos jogos que mais crescem por ser free to play.

O WoW tem que deixar de adotar práticas obsoletas para voltar a crescer e então retornar ao posto de melhor MMO que por séculos foi dele.

12 Curtidas

Mas o wow continua sendo um dos mmorpg que mais da lucro.

E a comunidade de lá é bem de boas. Serve de exemplo, como pode ver sempre tem uns chorões que falam “vou parar de virar free” mimimi e mais mimimi.

F2P ou B2P (comprando as expansões) é o minimo que eu espero disso daqui um tempo, melhor perder uns e ganhar vários outros jogadores. :slight_smile:

Boa analise mano (Y).

4 Curtidas

As pessoas se deixam levar pelas paixões e ignoram os fatos de que os mercados de jogos tanto MMO quanto Multiplayer’s Online (rts, moba, fps, battle royalle).

3 Curtidas

Será mesmo? Dá uma pesquisada nas ações da actvision-blizzard de 6 meses para cá, observe inclusive os foruns americanos, dá uma pesquisada sobre Final Fantasy XIV. WoW deixou de ser o topo dos MMO’s já faz um tempinho.

4 Curtidas

Honestamente eu tenho o mesmo pensamento.

3 Curtidas

Não é será, tem números que comprovam isso. Acreditar ou não são outros 500.
Alias acho que em conversão direta é capaz das ações da square enix tá mais baixas que a da blizz, acho não tenho certeza.

Como não manjo de mercado de ações não posso julgar tanto.

Buy to Play porque dá pra um mmo sobreviver sendo Buy to Play e não se escorar num sistema P2P que já é deveras obsoleto e a Blizzard só mantém isso porque tem gente que vai continuar pagando e antes que alguém venha defender essa sistema já falaram em outros tópicos que a Blizzard lucra é com a venda de montarias na loja e não com a mensalidade e se vier alguém falando o contrário dá no mesmo, sistema de mensalidade é obsoleto e dá pra sobreviver sendo Buy to Play só vê a análise do nosso companheiro Donamørte neste tópico que ele explica em detalhes como isso funciona.

3 Curtidas

Hoje esse jogo não vale a mensalidade. Pagar pra ficar farmando colarzinho porco é digno de prática coreana. Só que pelo menos lá eu consigo comprar boost ora pular a parte chata, coisa que não acontece aqui.

Esse jogo vai morrer com mensalidade

9 Curtidas

Deus te ouça. 7 caracteres

O pior é isso o jogo se transformando cada vez mais num mmo coreano porque o farm do colar é grind puro e simples e o absurdo é que a maioria que joga não percebe isso.

6 Curtidas

Os que perceberam já pularam fora. Aliás, a própria blizzard já percebeu que é uma porcaria e vai acabar com ele. Como wow deve ser, sem grind babaca

2 Curtidas

Ai eu já fico com o pé atrás pois, ano passado eles disseram que ia resolver o problema da armadura de azerita e corrigir as classes que estavam incompletas, esse ano já mudaram o discurso e as classes vão ser reformuladas na próxima xpac isso se tiver uma então, vamos ver se vão mesmo acabar com a armadura de azerita que só agora perceberam que foi um erro coisa que já havia sido dita no beta né.

4 Curtidas