1 LK
2 MOP
3 BC
4 Vanila
5 CATA
6 legion
7 WOD
E foi só até onde joguei
Vou dar razões pra minha opinião
LK
melhor vilão, bem construído e coeso com a história, apesar de se usar de um cliche “o herói caído”, foi muito bem trabalhado.
Ambientação magnífica com uma imersão muito satisfatória, todos os mapas entregam o sentimento de estar desbravando uma terra nórdica ancestral
Música excepcional, as melhore músicas do jogo ainda são de alguns mapas do lk
Jogabilidade excelente, com muitos elementos RPG, mas sem pesar tanto a mão
Lore magnífica, tudo bem encaixado, e cada patch vinha como um novo ato da sinfonia perfeita culminando em uma “ode a alegria” dos games
Profissões importantes mas não limitantes, bem construídas
Muitos meios de equipar, danos liberdade ao jogador
Última xpac onde o min max não era algo tão levado em conta, dava pra fazer algo fora do meta.
MOP
Eu tratei muito mal essa xpac, era cult na época falar mal dela, éramos jovens entrando na idade adulta querendo se desvincular dos arquétipos infantis, e xingar um panda parecia correto, tanto que parei de jogar a primeira vez no mop, e é meu arrependimento, a xpac foi maravilhosa, quase tão boa quanto lk
O vilão foi meio meh, isso é algo que pesa contra a xpac.
O sistema de loot onde deixou de ser full loot Tb me incomodava
E destruir o sistema de talentos cortou muito a liberdade criativa do char, mas naquela época já não havia tanta liberdade, o meta já havia chegado pra ficar
Mas no geral, o design de classes era incrível, o pvp instânciado muito bom, tudo era incrível
A lore, baseada na Ásia também, pra mim, existem algumas culturas que rendem histórias mais épicas, a asiática e uma delas, e a nórdica outra, as duas melhores xpac do wow vem justamente dessas duas porém o mop precisava de maturidade pra ser apreciado, e eu não tinha na época
A música também era ótima, e a fazenda também, apesar de eu falar muito mal da fazenda, mais uma vez, pq eu era imaturo.
BC
BC e uma coisa complicada de explicar, só quem atravessou o portal negro quando abriu a xpac sabe oq é dizer “puta que pariu”, nos estávamos habituados a um mundo coeso e com certa realidade, e de repente vc caia em hellfire, e a sensação exata de ter caído em outro mundo, isso foi entregue de forma magistral.
O melhor mapa do jogo também está no BC
E karazahan que é a raide mais criativa do wow…
Vilão top, bem construído e histórico no game
A lore também era boa
O design de classes foi muito bom, é podemos dizer que foi o melhor world pvp, ainda tinha os elementos do vanilla, mas melhorados
Porém eu não gostava do design de equipamentos, nem do filtro avermelhado em muitos mapas, e o excesso de “arcano”, ficava tudo muito fantasioso as vezes, muito fora da casinha, e muito feio pro meu gosto… A trilha sonora é boa, a equipe de som do wow nunca fez um serviço ruim, nem a equipe de arte, porem mesmo assim, está entre minha menos favorita
E claro, montaria voadora, que tirou algumas coisas incríveis que haviam no jogo… Pior invenção da blizzard, matou o world pvp
Vanila
É o ápice do RPG, mas tudo que é demais passa, algumas coisas eram demais. A tecnologia da época também não ajudava, era muito lag e mt dc. Porém tinha a sensação do novo, da descoberta, da exploração, e um tempo saudoso de infância e o principal NÃO TINHA MONT VOADORA
Vanila tinha muitos problemas, não tinha uma lore definida, não tinha muito direcionamento, poucas quest, era desbalanceado, mas mesmo assim tinha seu valor
E só um adendo, o jogo que jogamos no classic não é o Vanila, e o último patch do Vanila, o pré patch do bc então muitas das minhas críticas já havia sido solucionado. Mas ainda assim é a versão favorita de muitos, seja por saudosismo ou por entregar realmente oq e um RPG
CATA
O problema do cata é o momento, ele foi colocado do nada, mal apresentado, e deu um revamp no game todo, mudou mapas, matou heróis, e se perdeu todo o sentimento de imersão e RPG, não tenho muito o que dizer do cata, mas eu amo tol barad kkkkk
Legion
Prometeu muito, entregou pouco, uma lore mt boa a princípio, mas muito retcom, vilão reaproveitado, e tentavam nos forçar como heróis e protagonista, sendo que na essência de um RPG, o jogador é coadjuvante, não pode haver uma historie onde todos são protagonista… Imersão 0, RPG 0 mecânica de raides 0 enfim, parei de jogar.
WOD
…
…
…
…
AAAAH VAH TM N* C*