Melhor expansão. Qual?

1 LK
2 MOP
3 BC
4 Vanila
5 CATA
6 legion
7 WOD

E foi só até onde joguei

Vou dar razões pra minha opinião

LK
melhor vilão, bem construído e coeso com a história, apesar de se usar de um cliche “o herói caído”, foi muito bem trabalhado.

Ambientação magnífica com uma imersão muito satisfatória, todos os mapas entregam o sentimento de estar desbravando uma terra nórdica ancestral

Música excepcional, as melhore músicas do jogo ainda são de alguns mapas do lk

Jogabilidade excelente, com muitos elementos RPG, mas sem pesar tanto a mão

Lore magnífica, tudo bem encaixado, e cada patch vinha como um novo ato da sinfonia perfeita culminando em uma “ode a alegria” dos games

Profissões importantes mas não limitantes, bem construídas

Muitos meios de equipar, danos liberdade ao jogador

Última xpac onde o min max não era algo tão levado em conta, dava pra fazer algo fora do meta.

MOP

Eu tratei muito mal essa xpac, era cult na época falar mal dela, éramos jovens entrando na idade adulta querendo se desvincular dos arquétipos infantis, e xingar um panda parecia correto, tanto que parei de jogar a primeira vez no mop, e é meu arrependimento, a xpac foi maravilhosa, quase tão boa quanto lk

O vilão foi meio meh, isso é algo que pesa contra a xpac.

O sistema de loot onde deixou de ser full loot Tb me incomodava

E destruir o sistema de talentos cortou muito a liberdade criativa do char, mas naquela época já não havia tanta liberdade, o meta já havia chegado pra ficar

Mas no geral, o design de classes era incrível, o pvp instânciado muito bom, tudo era incrível

A lore, baseada na Ásia também, pra mim, existem algumas culturas que rendem histórias mais épicas, a asiática e uma delas, e a nórdica outra, as duas melhores xpac do wow vem justamente dessas duas porém o mop precisava de maturidade pra ser apreciado, e eu não tinha na época

A música também era ótima, e a fazenda também, apesar de eu falar muito mal da fazenda, mais uma vez, pq eu era imaturo.

BC

BC e uma coisa complicada de explicar, só quem atravessou o portal negro quando abriu a xpac sabe oq é dizer “puta que pariu”, nos estávamos habituados a um mundo coeso e com certa realidade, e de repente vc caia em hellfire, e a sensação exata de ter caído em outro mundo, isso foi entregue de forma magistral.

O melhor mapa do jogo também está no BC

E karazahan que é a raide mais criativa do wow…

Vilão top, bem construído e histórico no game

A lore também era boa

O design de classes foi muito bom, é podemos dizer que foi o melhor world pvp, ainda tinha os elementos do vanilla, mas melhorados

Porém eu não gostava do design de equipamentos, nem do filtro avermelhado em muitos mapas, e o excesso de “arcano”, ficava tudo muito fantasioso as vezes, muito fora da casinha, e muito feio pro meu gosto… A trilha sonora é boa, a equipe de som do wow nunca fez um serviço ruim, nem a equipe de arte, porem mesmo assim, está entre minha menos favorita
E claro, montaria voadora, que tirou algumas coisas incríveis que haviam no jogo… Pior invenção da blizzard, matou o world pvp

Vanila

É o ápice do RPG, mas tudo que é demais passa, algumas coisas eram demais. A tecnologia da época também não ajudava, era muito lag e mt dc. Porém tinha a sensação do novo, da descoberta, da exploração, e um tempo saudoso de infância e o principal NÃO TINHA MONT VOADORA

Vanila tinha muitos problemas, não tinha uma lore definida, não tinha muito direcionamento, poucas quest, era desbalanceado, mas mesmo assim tinha seu valor

E só um adendo, o jogo que jogamos no classic não é o Vanila, e o último patch do Vanila, o pré patch do bc então muitas das minhas críticas já havia sido solucionado. Mas ainda assim é a versão favorita de muitos, seja por saudosismo ou por entregar realmente oq e um RPG

CATA

O problema do cata é o momento, ele foi colocado do nada, mal apresentado, e deu um revamp no game todo, mudou mapas, matou heróis, e se perdeu todo o sentimento de imersão e RPG, não tenho muito o que dizer do cata, mas eu amo tol barad kkkkk

Legion

Prometeu muito, entregou pouco, uma lore mt boa a princípio, mas muito retcom, vilão reaproveitado, e tentavam nos forçar como heróis e protagonista, sendo que na essência de um RPG, o jogador é coadjuvante, não pode haver uma historie onde todos são protagonista… Imersão 0, RPG 0 mecânica de raides 0 enfim, parei de jogar.

WOD

AAAAH VAH TM N* C*

Legion, primeira expansão q joguei, lá com meus 12 ou 13 anos, eu sempre via meu tio jogando wow e queria jogar, tanto sozinho tanto com ele, e o Legion me permitiu realizar os 2, tanto q no meu primeiro AOTC que foi o Argus eu consegui fazer tudo isso de uma vez

1 Curtida

Shadowlands foi a única expansão que me fez parar de jogar WoW, parei durante as correntes da dominação, pra mim foi o limite, foi na época que havia entrado o sistema de ranking e mitica+, fui participar de um podcast uns anos atrás e os mitiqueiros soltaram os cachorros em mim por eu ter falado que seria interessante ter sistema de ranking pra isso dentro do jogo, na época eu nem sabia que tinha por isso falei isso, tinha acabado de voltar a jogar WoW na época.

1 Curtida

LK

A pior, BFA. Nunca vi expansão tão bugada na vida

1 Curtida

a melhor expansão pra mim foi mist of pandaria, provavelmente por que foi quando comecei no wow…
a segunda melhor foi warlods of draenor… o pvp daquele expansão era muito bom, saudades do world pvp do wod
e a terceira pra mim é a legion, apesar de ser muito divertida aquele farm de artefato foi muito tediante pra mim.

as outras expansões foram legais com seus altos e baixos, mais pra mim o pódio continua sendo dessas 3.

2 Curtidas

Sobre a melhor expansão, fico entre Pandaria e Legion.

1 Curtida

Os transmogs de shadowlands foram todos muito bons, mas de conteúdo realmente foi bem meh.

gosto muito de mistos da padaria (mop)

legion foi bem completa, foi a ultima realmente BOA, tanto em conteudo quanto em lore, normalmente a primeira que a gente joga gera mais apego, tanto é que conheço gente que tem bfa como favorita pq começou la (coragem kk)

apesar de eu ter começado no cata minha favorita é pandaria, conteudo, o jeito que as classes estavam, mapas, historia putz delicia mago arcano coisa ridícula 3 botão saudade

1 Curtida

Vou tomar rage talvez, mas para mim a melhor expansão (não pelo conteúdo, mas sim pelo momento) foi BFA. 2020 foi o ano mais loko da minha vida, fim do terceirão do ensino médio e pandemia, e eu tava trancado em casa e tinha no PC e nos jogos um refúgio. Peguei carinho pelos mapas de BFA, e até mesmo da Azeritha kkkkkk. Acho os mapas daquela expansão muito bonitos, e apesar de ter odiado Nazjatar e mechagon, o saldo para mim foi muito positivo. Joguei na Horda e até hj vou lá visitar Zul’dazar e Voldum…e Foi nessa expansão que os trolls zandalaris e os vulperas chegaram, outro saldo positivo.

Esse tipo de pergunta tem que vir com outra pergunta antes:

Em que expansão começou a jogar?

Outra coisa que conta é com quem jogava.
Às vezes a preferência vem de uma experiência legal com outras pessoas.

Eu, particularmente, comecei no BC e tenho preferência por essa expansão. Mas vamos lá… uma das experiências marcantes que não tem mais o mesmo peso era pegar uma fly mount pela primeira vez.

Depois vem o LK. Algumas novidades que facilitaram o jogo chegaram e eu estava numa guilda legal.

WoD e Legion me agradam justamente porque remetem ao BC. Mas a história do WoD foi uma coisa horrorosa, erraram feio.

Não gosto de Pandaria. Acho muito nada a ver e trouxe muita gente de outros jogos. A comunidade do WoW passou a ter outros interesses que pautaram as decisões seguintes.

Shadowlands só tenho lembrança boa, mas não da história ridícula de mal feita. Foi quando comecei a jogar com minha esposa.

BFA nem joguei, nem quis. Achei do nível de confusão de WoD pra pior.

Dragonflight eu fiz o teste de 5 dias e fiquei impressionado como nada me interessou.

E essa trilogia aí… sei não.

Edit:

Até esqueci o Cataclysm. Não achei ruim, mas não curti nem um pouco o revamp de áreas.