Macros de DK Tanque (Patch 9.02)

Esse tópico tem por finalidade compartilhar algumas macros (de minha autoria) para deixar a jogabilidade do DK Tanque mais simples, de modo que você não irá precisar de n dedos para jogar razoavelmente bem. Críticas (construtivas) e sugestões são bem vindas. Não tô aqui pra cag** regra, dizer que você joga errado, nem nada (até pq nem sou hardcore), mas sim compartilhar conhecimento e aprender também.

Antes de tudo, gostaria de me apresentar: jogo desde o Pandaria, mas comecei a tankar no Legion (onde me encontrei) com um Paladino. Upei um DK e percebi que a jogabilidade dele se adequa mais ao meu estilo de jogo do que o Pala (empilhar adds, autocura etc.). Até que decidi que seria meu char principal. Não gosto de usar addons além do que o necessário (Ex.: DBM, WeakAuras, Skada e só).

Vamos ao cerne do tópico: Os DKs tanques têm uma particularidade de abrir a rotação da luta um pouco complexa. Geralmente o que fazemos é o seguinte:

1 - Sorvessangue
2 - Arma Rúnica Dançante
3 - Rasga-medula (2x)
4 - Sangue Fervente (2x)
5 - Morte e Decomposição (se procar)
6 - Golpe no Coração (gerar poder rúnico)

Isso sem contar os pré-pots, raciais, habilidades dos pactos etc. Porém o jogo fica bem fácil após isso: basta manter o Escudo Ósseo acima de 5, não overcapear o poder rúnico, usar o que sair da recarga ou procar e usar as habilidades defensivas conforme a mecânica da luta.

(vou assumir aqui que você possua um conhecimento básico sobre como escrever macros e como funcionam os comandos que utilizarei).

Macro #1 - Abertura da rotação

#showtooltip
/castsequence reset=5 sorvessangue, arma rúnica dançante

O objetivo aqui é castar as duas primeiras habilidades com apenas um botão. As duas possuem recarga global (GCD), logo, usar o /cast não funcionará. Perceba que o modificador reset=5 irá reiniciar a macro após 5 segundos, tempo suficiente para castar o Sorvessangue, sair do GCD e castar a Arma Rúnica Dançante (que pode ser castada durante o Sorvessangue).

Caso a Arma Rúnica Dançante esteja em recarga, basta não apertar pela segunda vez o botão que resetará o comando (a janela de 5 segundos também servirá para ver o tempo restante de recarga da habilidade).

Macro #2 - Rasga-medula

#showtooltip rasga-medula
/cast reviver morto
/cast fúria sangrenta (racial do orc)
/cast sangue vampírico
/cast rasga-medula

Esta macro vai castar tudo o que for burst de uma vez só (pois somente o Rasga-medula tem GCD). Como o Rasga-medula é uma habilidade que você usará com frequência, qualquer dos bursts que sair da recarga será ativado também. Você pode adicionar ou remover qualquer habilidade dessa macro (desde que não possua GCD).

Alguns jogadores gostam de usar o Sangue Vampírico como um cooldown defensivo, porém se você estiver usando o Talento 50 - Sede Rubra, poderá castá-lo com uma certa frequência (economizar dedo, que é o que faço). Mas se você for uma dessas pessoas, basta remover o comando da macro.

Macro #3 - Golpe no Coração

#showtooltip golpe no coração
/cast reviver morto
/cast fúria sangrenta
/cast sangue vampírico
/cast golpe no coração

Mesmo princípio da macro 2, ou seja, usar uma habilidade que será castada com frequência para castar os bursts de forma automática (se não castar pela macro 2, essa vai castar). Você pode adicionar ou remover qualquer habilidade dessa macro (desde que não possua GCD).

Macro #4 - Morte e Decomposição

#showtooltip
/castsequence [@player] reset=5 morte e decomposição, bruma enxameante

Essa é interessante. Morte e Decomposição será castada no pé do jogador (pois a habilidade normal requer que você selecione uma área clicando). Ela também castará a habilidade do pacto (No meu caso, sou um DK Venthyr e ambas as habilidades são de efeito em área). Segue o mesmo raciocínio da macro 1, ou seja, resetará em 5 segundos se a segunda habilidade estiver em recarga, bem como essa janela servirá para ver a recarga da segunda habilidade.

Macro #5 - Garra da Morte + Garra de Sanguinávido

#showtooltip garra da morte
/cast [btn:1] garra da morte
/cleartarget [btn:2]
/cast [btn:2] garra de sanguinávido

Outra macro interessante (levei dias para fazê-la funcionar). Garra da morte pode ser lançada apertando o seu comando (ex.: F3) ou clicando com o botão esquerdo do mouse (como uma habilidade normal). Já a Garra de Sanguinávido só poderá ser usada apertando o botão direito do mouse e não dependerá de alvo (como assim?).

Garra de Sanguinávido irá empilhar todos os mobs num raio de 30 metros do alvo em que for castada. Se não tiver alvo, o feitiço será lançado em si e os mobs empilharão na sua posição (o que é bem útil, pois as vezes na confusão você está com o target num mob longe, usa a Garra e os bichos vão pra lá, mas você queria que empilhassem em você). O que fiz, basicamente, foi limpar o target antes de castar ela. Se você preferir usar no alvo, basta remover o comando /cleartarget da macro, que funcionará normal.

O único problema é que você não verá a recarga da Garra de Sanguinávido, pois o #showtooltip garra da morte programa a macro só para aparecer a recarga dessa habilidade (podemos usar o WeakAuras para contornar isso). Além disso você terá que usar o mouse para clicar e usá-la. Eu penso que qualquer habilidade com recarga acima de 2 minutos pode ser castada com o mouse sem prejudicar a jogabilidade (então pra mim é bem útil).

Alguns jogadores usam a Garra da Morte junto com o comando @mouseover. Bom, é um gosto pessoal meu preferir clicar no mob que quero puxar, pra ter certeza que é o certo, pois o @mouseover já me gerou alguns… acidentes.

Macro #6 - Zona Antimagia

#showtooltip zona antimagia
/cast transfusão rúnica
/cast [@player] zona antimagia

Mesmo raciocínio da macro 5. Zona Antimagia será castada aos pés do lançador. Coloquei também para castar a Transfusão Rúnica que não possui GCD e vai empilhar com a primeira habilidade, reduzindo ainda mais o dano (sim, DK apanha muito mesmo).

Alguns jogadores gostam de usar a Transfusão Rúnica como um cooldown defensivo (totalmente válido). Mas como a recarga dele depende somente de uma runa disponível, é totalmente aceitável (pelo menos para mim) combiná-la com outros cooldowns.

Macro #7 - Fortitude Congélida

#showtooltip fortitude congélida
/cast transfusão rúnica
/cast fortitude congélida

Macro #8 - Carapaça Antimagia

#showtooltip carapaça antimagia
/cast transfusão rúnica
/cast carapaça antimagia

Mesmo raciocínio da macro 6: castar um cooldown defensivo com a Transfusão rúnica empilhando para reduzir ainda mais o dano.

Macro #9 - Comando Sombrio

#showtooltip comando sombrio
/cast transfusão rúnica
/cast comando sombrio

Uma vez estava conversando ou um DK e ele disse que sempre usava Transfusão Rúnica antes de tauntar um boss para dar uma “amaciada” no dano (até nós fazermos toda a rotação que citei no início, é uma vida de pêa). Enfim, tive a ideia de fazer uma macro que já fizesse isso para mim.

Chegamos ao fim, espero que esse tópico tenha sido útil aos veteranos e aos novatos com a classe.

EDIT: se alguém souber como fazer o botão iluminar (igual o proc) com macro ou script, por favor me ensinem.

6 Curtidas

Muito bom o guia! Particularmente não sou main Blood mas ocasionalmente pego pra jogar nas timewalkings e reduzir o queue hahaha, com certeza vai ajudar!

Por mais gente como vc na comunidade, show!

q coisa maravilhosa! me animei mais depois de 4 anos sem jogar a upar meu DK Tank :slight_smile: