Guia para upar Alts - Rota Otimizada

Olá belíssima comunidade do WoW.

O intuito deste guia é mostrar as melhores rotas para upar alts do 1/20 ao 110.

Não vou cobrir BfA porque existe um addon que dá a melhor rota para esta expansão.

Antes de começarmos, permitam que eu me apresente:

Meu nome é Cristian, jogo WoW desde a metade de WotLK. Apesar de ter feito algumas raids “competitivamente” no patch em que elas foram lançadas, esse nunca foi meu foco, mas eu sempre gostei da experiência de fazer quests e upar diferentes classes.

Atualmente, tenho 8 personagens no nível 120, sendo este que estou postando o 9º personagem a ser upado para o 120. Tenho outra boa quantidade de personagens no 110, em diferentes servidores.

Ao longo dos anos, fui aprimorando o tempo que eu levo para upar cada alt. Meu melhor tempo, atualmente, é cerca de 40 horas de /played. Jogando com calma e bem espaçado.

Existe um GRANDE potencial para melhoria do guia, então todo feedback é bem-vindo.

Minha ideia é monitorar o tópico e tentar atualizar com os feedbacks de vocês.

Importante mencionar que a maioria dos meus personagens estão na Horda, então minha familiaridade com zonas deliberadamente da Horda é maior. Todo feedback sobre mapas da aliança e melhorias na rota é mais do que bem-vindo.

Preparação

Existe uma preparação a ser feita antes de começar a upar seu alt. Se vocês visitarem meu armory, verão que nem todas as recomendações são seguidas por mim. Todos os pontos mencionados na área de preparação não são 100% necessários, mas recomendados para reduzir o tempo de leveling.

O que eu recomendo é que você tenha todos os itens de herança, ou pelo menos as armaduras, com nível de melhoria 4/4. Isso garante que você não precise trocar de equipamento com frequência, e, apesar de parecer um tempo insignificante, não precisar visitar a Casa de Leilões ou escolher melhor uma recompensa de Quest, isso economiza um bom tempo.

Itens de Herança: Eu mesmo não tenho todos os itens de herança. Apesar de os anéis garantirem um bônus de 5% cada, conseguimos compensar esses 10% usando o War Mode.

No geral, escolha os melhores itens para a sua classe. Se não puder melhorar a arma até o 120, deixe até o 100, já que a arma artefato de Legion consegue cobrir do 100 ao 110.

War Mode: War Mode garante 10-30% de bônus de experiência. Durante o tempo que upei meus personagens, acho que o máximo de ganks que tomei foram 4 ou 5 em zonas de níveis mais altos. No geral, qualquer jogador que você encontrar estará mais interessado em fazer quests e irá te ignorar. Caso você seja gankado por um personagem 120, tire uma folga, deslogue, faça um lanche. Por experiência, a maioria dos jogadores não ficará acampado no seu corpo esperando você ressuscitar, a menos que você continue ressuscitando e deixando com que eles te matem.

Ouro para treino de skill de montarias: O tempo que você leva indo de um objetivo a outro é muito significativo para ser ignorado. Você não quer esperar até um nível mais alto para treinar essas skills. No momento que você chegar nos níveis 40/60/70/80, use sua pedra para Orgrimmar/Ventobravo e compre as skills. A quantidade base de ouro necessária é 10.304. Esse valor é um pouco reduzido baseado na sua reputação com a facção do vendedor.

Também é importante lembrar que, se você faz parte de uma guilda, você tem outros 10% de bônus na velocidade da montaria, com exceção das classes que já possuem bônus nativo.

Se você ainda não completou o pathfinder de WoD e Legion, eu recomendo que isso seja feito antes de upar alts, já que será uma grande economia de tempo.

Bolsas: Esse é um item de bom senso. A versão “barata” (depende do seu servidor) são as Bolsas de Etertrama, mas se você tiver ouro o suficiente, recomendo pegar sempre a maior que você puder pagar. Ter bolsas maiores significa parar menos para limpar as bags e reparar itens. Isso também pode ser contornado com o uso de uma montaria que tenha vendedores e reparadores, como o Mamute Túndrico do Viajante, que custa 20k na Mei Francis, em Dalaran.

Estandartes de Guilda: O Estandarte da Colaboração e o Estandarte de Batalha da Coordenação aumentam a experiência ganha com abates. Os dois tem um tempo de cooldown de 10 minutos, mas quando você usa um deles, o outro fica em cooldown por apenas 2 minutos. Eu nunca consegui utilizar os estandartes de uma forma otimizada. Talvez uma ideia seja usar uma macro para colocar os estandartes no primeiro ataque a um mob.

Para usar qualquer um dos estandartes é preciso reputação com a guilda, então um personagem novo talvez precise esperar um tempo até poder comprar e usar.

Kit de Planador Goblínico: Pela maior parte do tempo você estará em zonas planas até o nível 60, depois do 60 você terá montarias voadoras. Sempre achei útil manter um ou dois stacks de planadores para a eventual necessidade. Caso você não tenha os pathfinders de BfA, Legion e Draenor, considero esses como itens necessários.

Buffs: Comidas, Frascos, Pergaminhos, Poções e Elixires são pequenas adições, mas notáveis, para seu tempo de abate e survivabilidade.

A minha grande recomendação é a Poção da Rapidez, que é de grande serventia para terminar quests mais rápido quando uma montaria não pode ser utilizada. O único problema é que essas poções são caras, e talvez não seja possível conseguir uma grande quantidade delas.

Profissões: É quase obrigatório que, na primeira oportunidade, você treine ambos Herborismo e Mineração.

Além de ajudar você a rastrear diversos objetivos de missões no mini mapa, você também ganha uma quantidade boa de exp toda vez que você pega minerais ou ervas. Pelos meus cálculos, a experiência por mineral/erva é cerca de 10% de uma missão completa. Considerando que você vai passar muito tempo caminhando de um lado para o outro, parar para pegar minerais ou ervas pode manter sua exp/h num nível aceitável, desde que você não saia muito da sua rota. Você deve apenas pegar minerais ou ervas se for conveniente e a caminho de um objetivo de missão.

Em expansões futuras (MoP, Cata, WoD) você precisa treinar as skills para cada expansão. Caso você não queira fazer isso, pode deixar o herborismo de lado e continuar apenas com mineração. Após WotLK a exp por coletar ervas cai para cerca de 1% de uma quest, enquanto mineração mantém os 10%.

Escolhendo os Mapas

O mapa no qual você inicia é definido pela sua raça, mas, para questões de leveling, queremos que o escalonamento funcione o melhor possível. Os mapas de nível mais baixo terão sempre inimigos e missões no seu nível atual, quando os mapas em si são desenvolvidos para jogadores sem montaria. Com montarias você viajará nesses mapas muito rápido, o que aumenta muito a exp/hora que você ganha. Em testes anteriores, a exp/hora em mapas de nível mais baixo acaba sendo mais alta do que em mapas que assumem que você já possua uma montaria.

A recomendação geral é ficar nas zonas do vanilla até aproximadamente o nível 62. Apesar de ganhar um pouco menos de experiência por estar alguns níveis acima do máximo para essas zonas, ter uma montaria voadora acelera MUITO as coisas. Isso sem contar que TBC e WotLK são as partes mais lentas do processo de leveling. Por essa razão tentamos minimizar ao máximo o tempo nesses mapas.

No geral, eu recomendo que você sempre siga o fluxo natural de progressão em cada mapa. Após as mudanças no leveling nas zonas clássicas, os layouts estão muito melhores, e as missões e quest hubs muito melhor distribuídos.

Os mapas listados abaixo são a MINHA recomendação para melhor exp/hora, baseados nos testes que eu fiz. Você não precisará ir em todas os mapas para chegar ao 62. Escolha os que você gosta mais e tem mais familiaridade e faça as missões de lá.

É importante notar também que eu não fiz todas as missões de todos os mapas, então talvez exista alguma jóia escondida por aí que eu ignorei

É recomendável colocar sua Pedra de Regresso no quest hub atual que você está fazendo, já que isso economiza um tempo de viagem entre entregar missões e pegar as próximas. Se você está numa guilda, o tempo de cooldown reduz para 15 minutos.

Horda: 20-62
Floresta de Pinhaprata e Contraforte de Eira dos Montes são de longe a melhor quantidade de experiência/hora disponível para a horda. Recomendável que todas as missões destes dois mapas sejam feitas.
Sertões Setentrionais é o próximo mapa que você quer fazer. Faça as missões para pegar o kodo para cada quest hub.
Terras Pestilentas Ocidentais apesar de ser uma zona compartilhada com Aliança, a experiência/hora do mapa é excelente. A densidade de ervas e minerais também é excelente.
Planalto Arathi faça apenas as missões iniciais em Ruína de Galen. Fique longe de Stromgarde.
Sertões Meridionais é um pouco difícil de chegar aqui, mas a experiência/hora compensa. Talvez você precise voar para Retiro Rocha do Sol em Cordilheira das Torres de Pedra e depois caminhar até lá, ou você pode encontrar um bom lugar para pular pelo canyon ao norte dos Sertões Setentrionais.
Azshara a pior zona do jogo com uma montaria lenta. Depois do nível 40, ou ainda melhor no 60 podendo voar, a experiência/hora é excepcional.
Terra Fantasma nunca testei pessoalmente, porém a quantidade de quests mostra um grande potencial no mapa.

Aliança: 20-62
Não sou tão familiarizado com os mapas da aliança, mas esses são os que se provaram os melhores nos dois alts que eu tenho lá.
Loch Modan tem boa quantidade de quests, boa densidade de ervas e minerais.
Montanhas Cristarrubra minha favorita das zonas a aliança. Fácil de navegar e uma densidade boa de quests. O mapa em si é pequeno e a mobilidade pelo mapa é facilitada.
Terras Pestilentas Ocidentais tão boa para a Aliança quanto para Horda.
Ilha Névoa Rubra tem MUITAS quests, mas não é possível voar no mapa. Recomendável apenas acima do nível 40. A utilização otimizada da Pedra de Regresso ajuda a aumentar a experiência/hora.
Selva do Espinhaço Setentrional a proximidade de Ventobravo faz com que o mapa seja mais voltado para a Aliança. A experiência/hora é excelente.
*Garganta Abrasadora e Estepes Ardentes ambas possuem excelente experiência/hora. A proximidade com cidades da Aliança fazem com que sejam melhores para essa facção.

TBC e WotLK: 62-80
Em teoria você pode começar essa parte no nível 60, mas a recomendação geral é esperar até o nível 62, em média.
A razão disso é que essa vai ser a parte mais lenta do processo de up, e queremos reduzir o máximo possível esse tempo.

Eu também considero essa parte do jogo como o “assassino de alts”, considerando que eu desisti muitas vezes nessa parte do jogo. Tendo upado mais de 15 personagens até o nível 75+, essa parte pode ser muito cansativa.

As regras desta seção são: pegue TODAS as quests que você passar perto, evite ficar indo e voltando o tempo todo e tente não morrer. Se você morrer aqui você terá que caminhar de volta para o corpo em vez de voar.

Enquanto muitos escolhem TBC por ser a escolha óbvia e pela temática da expansão, os testes indicam que as áreas de WotLK dão quase o dobro de exp/hora, se seu interesse é upar o mais rápido possível, WotLK é a escolha certa.

Os mapas abaixo são as minhas escolhas pessoais, e você não deve precisar de mais do que dois antes de ir para a próxima sessão.

Tundra Boreana testada como sendo a melhor de todas as zonas. O buff dos DruiPA é um bônus extra se você estiver disposto a farmar orelhas.
Como Aliança, você deve evitar o Fiorde Uivante a todo custo.

Ermo das Serpes é um pouco mais lento que a Tundra, porém você pode acabar gastando muito tempo viajando entre os quest hubs e os objetivos das quests.
Serra Gris quando você terminar Tundra Boreana e Ermo das Serpes deve faltar pouco mais de uma barra para o nível 80. Serra Gris é minha escolha pessoal, mas você pode escolher qualquer outra zona.

Cataclysm e Mists of Pandaria: 80-91
As duas expansões são praticamente idênticas em termos de experiência/hora. Pessoalmente, por razões do futuro do up, eu prefiro Pandaria. No fim das contas, você pode fazer um pouco dos dois.
Monte Hyjal tem uma densidade excelente de minerais e ervas.
Floresta de Jade além da densidade excelente de minerais, também possui alguns tesouros que dão experiência.

Warlords of Draenor: 91-100
Tesouros, tesouros, tesouros.

Tesouros são uma das principais fontes de experiência em WoD, aumentando a possibilidade de ficar nesses mapas até o nível 104, se assim desejado. Tudo depende do quão confortável você se sente nesses mapas. Pessoalmente eu ODEIO os mapas de Draenor.

Antes de ir para lá, instale algum addon para mostrar os tesouros no seu mapa. Recomendo usar o HandyNotes (você vai precisar de uma extensão dos tesouros de draenor).

O motivo de esperarmos até o nível 91 em Pandaria/Cata, é porque precisamos do nível 91 para poder usar a Poção Excedente de Aprendizagem Acelerada, vendida na sua guarnição por 100 Recursos da Guarnição.

Quando você chegar no nível 91 NÃO FAÇA A QUEST DO PORTAL NEGRO DO HADGGAR!

O cenário do Portal dura cerca de 1 hora ou mais!

Se você não tiver o pathfinder de Draenor, esqueça e faça o cenário. Sem poder voar em Draenor, o cenário vai te dar uma quantidade de exp boa que você vai precisar mais na frente.

A ideia é ir para a Ilha Perene e pegar o portal para Gorgrond. De lá, voe até o mapa inicial da sua facção (Serra Fogofrio para Horda e Vale da Lua Negra para Aliança), vá até o local da sua guarnição e faça as quests iniciais para desbloquear a guarnição (uma pequena sequência de missões começando perto da água de onde você estaria se tivesse feito o cenário do Portal Negro).

Após liberar os primeiros vendedores da sua guarnição colete apenas a quantidade de tesouros para garantir a compra de 2 poções de experiência da guarnição, citada acima.

Os tesouros continuam dando uma grande quantidade de exp até o nível 104. Não queremos coletar mais tesouros antes do nível 100.

Assim que você tiver suas poções NÃO as use ainda. Complete os objetivos bônus da sua área inicial até chegar no nível 92, quando você deve ir para Gorgrond.

Por algum motivo, as missões de Gorgrond dão mais experiência que nos outros mapas. Em alguns casos, a experiência é quase o dobro do que as outras.

Em Gorgrond, utilize sua poção de exp e faça todas as missões e objetivos bônus.

No nível 96 é comum que você queira ir para Agulhas de Arak e fazer as missões para desbloquear a Pousada, garantindo outros 20% de experiência enquanto estiver no mapa. Talvez você faça isso eventualmente, mas, se decidir ir para as Agulhas de Arak imediatamente no 96, faça apenas os objetivos bônus e deixe os tesouros para o nível 100+.

Enquanto estiver fazendo as missões para desbloquear a Pousada, aprenda Arqueologia, já que muitos tesouros das Agulhas têm Arqueologia como um requerimento.

No nível 98 você tem a opção de parar tudo que está fazendo e ir para Legion. Eu recomendo isso apenas se você não aguentar mais passar o tempo em Draenor.

Se você ainda estiver confortável com as missões de Draenor, a recomendação é fazer missões e objetivos bônus até o nível 100, depois do nível 100 você ainda pode coletar tesouros por uma boa quantidade de experiência até o nível 104, quando a experiência dos tesouros começa a cair drasticamente.

Legion: 98/100/104-110
Assaltos da Legião.
Quando disponíveis, são sua maior fonte de exp/hora.
Em um dia normal, sem bônus de experiência, é possível subir até 3 níveis fazendo apenas as missões dos Assaltos.

Fora isso, você pode fazer quests onde achar melhor e se sentir mais confortável. Alta Montanha é a minha zona preferida para isso.

BfA: 110-120

Azeroth Autopilot
Usando apenas esse addon você consegue encontrar a rota otimizada para cada facção. Minha preferida é:
Horda: Vol’dun > Zuldazar > Nazmir
Aliança: Drustvar > Estreito Tiragarde > Vale Trovamare

Considerações Finais

No geral, você quer sempre estar indo em direção de um objetivo de missão.
Tente não se distrair muito ou desviar da sua rota.

Ignore outros jogadores, a menos que eles ofereçam grupo para a mesma quest que você está fazendo.
Ignore jogadores inimigos. JxJ é uma perda de tempo enquanto você está upando.

Tente se manter na montaria o maior tempo possível, mesmo para viajar distâncias curtas.

Fora do jogo, tente se esticar um pouco de tempos em tempos, fazer pausas periódicas para comer, ir ao banheiro, dormir, descansar. O processo de upar um alt é muito cansativo por vezes e você precisa se manter saudável.

Sempre que tirar uma dessas pausas, deslogue. O bônus de experiência é mínimo as vezes, mas você nunca sabe quando precisará passar fora por um longo período.

Esse guia foi baseado num guia que eu uso desde metade de Legion, postado pelo SirCowdog lá no MMO-Champion/threads/2384923-What-is-the-best-leveling-path-right-now?p=49085801&viewfull=1#post49085801 (não consigo postar link direto de lá :frowning:)

Para novos jogadores, eu não recomendo utilizar este guia, para futuros alts, quem sabe?. Para vocês, eu recomendo que aproveitem o jogo e divirtam-se o máximo possível.

Jogar WoW é muito mais uma maratona do que uma prova de arrancada. Vá no seu tempo.

Tem muita escolha pessoal envolvida no processo de up, então alterações e melhorias são bem-vindas.

Eu mantenho um canal no YouTube que eu posto um vídeo ou outro. O vídeo referenciado neste guia é do meu canal.

Eu também faço lives na Twitch de vez em quando.

Edit: Precisei remover os links do WoWHead para postar. Vou trabalhar para incluir os links dos recursos no site da própria Blizzard.

10 Curtidas

Apenas um pequeno conselho. O período de up do 87~91 pode ser encurtado ainda mais graças aos tesouros de Pandaria que garantem 4 níveis com os mesmos equipamentos de herança ( 5 se estiver usando tudo) e do 91 ao 102, é bom mesclar tesouro com objetivos de mapa (inclusive, sugiro que SEMPRE faça as quests iniciais até a construção da guarnição pois é uma quantidade muito boa de XP e as quests são fáceis)

No legion, pode ser um problema fazer os Assaltos da Legião com WM ligado pois tem dias que a facção oposta está em peso no nível alto matando alts. Fique longe, mantenha distancia e sempre que estiver jogando com WM ligado, SEMPRE fique de olho nos seus arredores (principalmente do 90 ao 110)

Val’sharah, sem voo, é o lugar mais fácil para upar do 100 ao 110 pois as quests são próximas, seguindo de Alta Montanha (as quests iniciais também ficam bem perto umas das outras e se for Hunter, tem o plus do Class Hall ser perto)

BFA eu sugiro upar fazendo expedição ou fazer DG temporal quando disponível. São relativamente fáceis e se tiver um amigo no 120 para te rushar, ele pode te levar em Angra do Facão. Fazendo uma Full run, levando mais ou menos 15, da aproximadamente 80% de xp.

4 Curtidas

Segurança, se importa se eu incorporar suas sugestões no post original? :slight_smile:

Claro que não, vá em frente.

Só pra lembrar que você devia colocar os créditos ou o link do post original em inglês. Traduzir um conteúdo ou guia não o faz de sua autoria :wink:

ate o lv 90 vc faz DG, muito mais rapido

eu upei do 90 ao 100 em uma noite so fazendo pvp

Obrigado pelo lembrete, Serenityz!
No meu texto original os créditos estavam lá, mas na hora de passar pro fórum tive alguns problemas com links e fui removendo o que eu achava que tava dando problema heheh, acabei me passando.

Já dei os créditos devidos ao SirCowdog :slight_smile:

Chegando no 90 eu faço a quest de draenor e ganho 2 lvls em meia hora. Do 92 até o 102 eu só cato tesouro e faço quest bônus, isso em 3 zonas, nunca passo por agulhas, n chego nem perto daquilo. Na ally eu só faço isso em 2 zonas, a inicial e talador, pq shadowmoon valley é lotada de tesouro e a ally tem a vantagem de ter 25% no bônus de pvp.

Uma coisa que eu fiz para quebrar o tédio do Up, foi sempre deixar na fila para Dungeon e Battlegrounds.

Isso deixou meu up muito mais dinâmico e divertido. e também recomendo muito essa prática.