Guia de sobrevivência para introvertidos em Shadowlands

Olá pessoal

Eu gostaria antes de mais nada, falar um pouco a meu respeito. Jogo WoW desde o vanilla, época em que fui introduzido ao jogo por vários amigos. Estou na minha segunda conta, a qual adquiri em 2009. Sou muito introvertido, por isso foi muito importante estar rodeado de amigos ao começar a jogar este game. Só que o tempo passou, quase todos pararam e os poucos que restaram resolveram cada um seguir um caminho. Sendo assim tive de aprender a me virar sozinho em um jogo em que se socializar leva a melhores conquistas e recompensas.
Será um texto longo, por afinal de contas ser um guia e não um comentário, assim dando o máximo de abrangência ao assunto. Não há, pelo menos para mim, como falar disso de forma resumida. Espero que também ajude as pessoas que realmente estejam interessadas em entender nosso modo de ser e nos aceitar como tal.

1 - O que é ser introvertido?

Para quem não sabe o que é um introvertido, imagine pessoas que vão a uma festa e possuem uma bateria que se gasta a cada interação social. A princípio, nós tentamos ficar com nossos amigos porque isso evita que a bateria se esgote rápido e se tenha prazer nas interações, mas mesmo assim chega a um ponto em que não se aguenta mais e se tem de ir embora da festa. Geralmente somos os primeiros a sair. Se não houver amigos à volta ou se soubermos que eles não irão, as chances de não irmos ao evento é grande, pois a bateria irá se esgotar muito mais rápido, especialmente pelo receio de termos más experiências. Se formos e elas realmente acontecerem então, quando convidados novamente para algo parecido a resposta certamente será não. Levamos tempo para nos recuperar, e algumas vezes isso simplesmente não acontece. Para nos recuperar e recarregar nossas baterias, fazemos o que mais gostamos: ficar sozinhos fazendo algo que nos agrade. E exatamente aí que entra a nossa versão de um MMORPG. Gostamos de ver outros jogadores interagindo a nossa volta, mas isso não significa que iremos sair falando com todo mundo e criando grupos de pessoas da guilda para fazer conteúdo. Muito pelo contrário. Se formos convidados para um grupo, certamente avaliaremos primeiro nosso estado emocional no momento e como é nossa interação com quem nos convida. Checamos nossas baterias e se sentirmos que conseguiremos ir em frente, aceitamos. Não é raro recusarmos se estivermos no período de recarga ou se fomos de alguma forma ofendidos anteriormente. Não somos antissociais, apenas temos baixa tolerância a interações, nos cansando após cada um delas. Se ficarmos isolados, certamente teremos necessidade de falar ou fazer algo com alguém.

2 - Introvertidos em chats

Um detalhe muitíssimo importante: quase nenhum introvertido irá se juntar a formas de bate-papo em que só se encontrem pessoas que eles não conhecem, pelo mesmo motivo dado ao das interações em festa acima. Portanto, não insistam para que um introvertido se junte a um papo de Discord e fale como os demais, por exemplo. Se ele se juntar, pode ser que passe dias sem falar nada, apenas analisando os participantes do chat. Depois disso, o introvertido começará a falar com aqueles em que se sentir mais confortável e analisará as reações dos demais. Se ele se perceber bem aceito, então poderá se tornar um pouco mais ativo nas conversas. Claro que há exceções, mas via de regra, será assim. Depois de conversar com as pessoas dessa forma, pode ser que alguns deles deem um passo à frente e passe a integrar o grupo de Discord da guilda mais ativamente. No entanto, alguns jamais darão este passo à frente, por motivos de autopreservação. Muitos introvertidos também são tímidos, não esqueçam disso. Dá pra confundir um com o outro, mas são características diferentes. Infelizmente há casos em que estes já se sentem muito magoados com experiências anteriores e dificilmente falarão em qualquer tipo de chat. Para este caso em especial, vou falar posteriormente.
Portanto, o melhor para se relacionar com certos indivíduos que ainda não se sentem à vontade falando é o bom e velho chat da guilda. Mantenham sempre ele ativo, contando novidades, necessidades e oportunidades para os membros de sua guilda. Os introvertidos agradecem!

3 - Introvertidos em PUGs com jogadores tóxicos

Hoje em dia existem ferramentas in-game que facilitam encontrar grupos, os famosos PUGs, mas é aí também que está o maior perigo para nós: Jogadores tóxicos. É provavelmente o tipo de experiência que mais descarrega nossas baterias. Uma só experiência dessas pode desde afastar um introvertido por um longo tempo ou levar a episódios de ansiedade posteriores. Em alguns casos graves ou com o acúmulo de casos deste tipo, um introvertido pode parar de jogar definitivamente.

3.1 - Quem são?

São jogadores que tem uma visão geralmente limitada do que é um grupo e se comportam de maneira antissocial. Os demais membros são ferramentas para que eles atinjam seus objetivos e vão se cercar de todas as formas possíveis para que o que desejam seja alcançado da forma mais rápida e eficiente possível. Falam “meu grupo” de forma possessiva, como se fossem os demais membros realmente algo que lhes pertence.
Vou dar exemplos de atitudes dos mesmos.

3.2 - Possíveis atitudes e características de jogadores tóxicos:

3.2.1 - Eu sou o líder do grupo

Geralmente estes vão escolher preferencialmente ser healer ou tank, mas se pode achar alguns em posição DPS. Healer e Tank são posições vistas por eles como elitistas e é uma forma muito eficiente de se exercer controle sobre os demais membros, ainda mais estando em dupla. Se alguém tem mal desempenho, ganha um item que serviria para o char deles e não dá ou simplesmente não gostam da classe que o integrante do grupo joga (algum Hunter se sentiu nessa posição?) não tenha duvidas que em alguns segundos o infeliz será removido do grupo, não sem antes receber ofensas dos mesmos. Vale lembrar que os Termos de Conduta do WoW proíbem este tipo de atitude (as ofensas) e os mesmos podem ser denunciados. Outro motivo comum é o não conhecimento das mecânicas de um boss.

3.2.2 - Vamos dar skipping em tudo que pudermos. Quem for atacado pelos mobs vai ser quicado do grupo!

O ato de passar por vários mobs sem mata-los geralmente envolve riscos, sendo que muitas vezes estes são passados para os demais membros do grupo sem aviso prévio, muito menos consentimento. Infelizmente, para membros em grupos de jogadores tóxicos, eles são vistos como pessoas que tem de ser impecáveis, o que na prática não acontece. Volta e meia haverá quem vai errar e ser atacado por um grupo deixado para trás ou de uma patrulha que deu tempo para os da frente passar, mas os demais não. Hunters, warlocks ou qualquer outra classe com pet temporário ou não, ficam em posição complicada. Além de ocuparem maior área, o que os fazem ser maiores alvos, se dispensam os pets ficam para trás, tanto em DPS quanto em distância em relação ao grupo. Se os mantém, embora a Blizzard os tenha melhorado muito neste tópico, pode ser que eles optem por um patch diferente, trazendo tudo que ficou entre eles e o seu mestre. Como Healers ou tanks tóxicos não tem pets, não levam isto em consideração, o que leva a próxima característica:

3.2.3 -Vamos mais rápido! / Você está fazendo pouco dano! / Por que você está parado?

Jogadores tóxicos estão sempre de olho em suas propriedades. Muitas vezes usam add-ons para ver a performance dos integrantes do grupo, em alguns casos mostrando no chat e ofendendo certo jogador por mal desempenho. Por outro lado, gostam de forçar ao máximo seu grupo, como se estivessem fazendo treinamento para uma mítica 15+ ou maior. O grupo tem de se mover rápido, matar rápido e terminar a instancia rápido para ser considerado apenas ok, afinal de contas, eles têm mais coisas para fazer, logo tem de sair dali rápido.
Alguns jogadores podem ter dúvidas ou simplesmente desconhecerem certas mecânicas, por isso ficam parados tentando aprender ou, se for algo que não põe o grupo em risco, esperando alguém solucionar o problema. Os quebra-cabeças de Tirna Scithe é um bom exemplo. Em grupos comuns muitas vezes aparece alguém que tira a dúvida de quem não conhece as mecânicas, especialmente depois de um wipe. Mas jogadores tóxicos não tem tempo para isso. Preferem excluir do grupo quem está abaixo da expectativa pois afinal, segundo muitos deles dizem: DPS é o que não falta na fila.

3.4 – Como evitar este tipo de jogador?

3.4.1 - Observe como o grupo começou a jogar.

Grupos que começam mal, acabam mal. Se um introvertido se sente forçado a jogar de uma forma que não gosta ou não se sente seguro em jogar, existem duas opções: pedir para que o grupo siga de uma forma mais calma ou simplesmente sair e pegar outro grupo. Quinze minutos de ban nos desgastam muito menos do que ficar discutindo improdutivamente, o que pode render dias sem jogar.

3.4.2 - Repare se algum dos jogadores se encaixa nos perfis de jogadores tóxicos descritos acima.

Em caso positivo, deixe o grupo. Novamente agir de forma defensiva é o mais importante. Não se desgaste. No entanto se for ofendido, pare tudo e denuncie por não cumprimento dos Termos de Conduta. Pode-se fazer tanto clicando com o botão direito no retrato do jogador quanto via ticket. Se o jogador será punido ou não é outra história, mas o fato de tomar uma atitude reduz o estresse e a frustração. Esse é o objetivo principal, não se sentir tão mal com o que aconteceu e saber que agiu de forma ativa para que isso não ocorra novamente.

3.4.3 – Coloque em lista de jogadores a serem ignorados.

Isso evita de futuramente ouvir algo novamente desse jogador. Dizem que há add-ons que aumentam a capacidade da lista. Dificilmente se esquece o nome de quem nos ofende, portanto se entrar novamente em um grupo com um dos jogadores ignorados, saia imediatamente.

3.4.4 – Desabilite as opções de chat.

Quando o dano já está feito, mas se tem ainda algumas quests a serem completadas, o melhor é clicar com o botão direito na aba e chat Geral e desabilitar todas as formas que os demais integrantes do grupo teriam para usar para se comunicar com você. Pode ser chato, porque em certos PUGs tem pessoas legais e que vale a pena se ler ou mesmo conversar, sem falar que avisos importantes não chegarão, mas pelo menos você estará a salvo de futuros aborrecimentos. Novamente agir defensivamente é a chave para resistir mais um pouco.

3.4.5 – Fique um tempo sem jogar.

Respire fundo, lembre-se de que WoW é apenas um jogo e dê um tempo. Não se importe com o grind que não vai ser feito ou objetivos que não serão alcançados de acordo com o planejado. Quando voltar, dê preferência a coisas sem interações com outros jogadores. Missões mundiais ou semanais, bosses de open world e, caso sinta falta de estar em grupo, corra alguns BGs de PvP, preferencialmente os de 40 jogadores para evitar os famigerados PUGs vs Premade. Em PvP se escreve pouco e os que escrevem raramente são lidos, já que estão todos em combate.

3.4.6 – O que não se deve fazer nesses casos?

Não discuta, pois você é quem se desgasta. Esse tipo de jogador parece tirar forças de momentos como este. Outra coisa é jamais se culpar demais por algo que deu errado. Muitos introvertidos se cobram demais. Errou algo? Vá no Youtube e veja alguns vídeos sobre a mecânica que desconhecia. Ninguém nasce sabendo. Somos melhores em aprender quando estamos sozinhos. Você verá como da próxima você se sairá bem melhor. Infelizmente foi-se o tempo de bosses tipo TankNSpank em pequenas instancias. Sempre tem algo e diferente em algum momento. E finalmente: Jamais troque ou altere sua classe só porque dizem que seria melhor. Você joga sua classe e especialização porque isso te agrada. Trocar por causa dos outros só trará insatisfação com o char e futuro abandono dele.

4 - Mythics plus

Mythics sempre foram um pesadelo pelo menos para mim e isso porque envolve pequenas recompensas ou grande punição, dependendo do caso. Não tenho tempo para isso pois o uso do pouco tempo que sobra vai depender muito de como foram minhas interações durante o dia para saber se restou energia ou não para uma partida, cuja resposta normalmente tem sido “não”. Um grande problema é o chamado “drop rate” que se resume a um único item por corrida POR GRUPO! Claro que se terminar dentro do tempo passam a ser dois itens, mais coisas adicionais para quem chega a 15+, mas aí que entram os problemas:

Lidar com jogadores tóxicos que ocasionalmente aparecerão e não poderão ser removidos do grupo;

Forçar seu limite e do seu time para conseguir um drop extra;

Torcer para ter um drop para você ( não menosprezando o mérito dos demais);

Torcer para que o drop seja de um slot que você precise;

Ter de lidar com eventuais quebras de pedra, pois nem todas as vezes serão um sucesso;

Nem sempre o desafio do tempo será concluído;

Quanto mais alto o nível, mais dificil;

Conclusão: para mim, bastam os problemas do dia a dia. Não dá para agregar tantos problemas com os que já tenho, ainda mais de forma progressiva e/ou repetitiva. Como introvertido, numa simples instancia já pode aparecer problemas que me levarão a um desgaste grande.
Minha recomendação nesse caso é se auto-avaliar antes de mais nada. Se achar que está tudo bem, vá em frente mas jogue com uma perspectiva mais casual, nunca como obrigação.
Aumente ou diminua a freqüência em Mythics de acordo com sua disposição e resistência.
Raider_io para mim é uma incógnita, pois vejo tanto pessoas falando bem quanto mal, sendo assim não tenho como recomendar ou dizer para não usar.
Resumindo: muita cautela, pois a possibilidade de se viver uma má experiência aqui é talvez a mais alta em todo WoW, bem como altas chances de frustrações, independentemente das interações com os demais jogadores.

2 Curtidas