Feedback - Parando de jogar

Boa!

Bem, nada de discussão, provavelmente vou apenas postar e esperar minha conta zerar os dias, já faz um tempo que não jogo, porém como joguei WoW desde 2010 gostaria de dar minha opinião para a empresa, se é que há reesposáveis para ler tudo isso.

Refletem a MINHA opinião/perspectiva (meio óbvio, mas é importa falar)

Vamos lá:

PvP: Por que ilevel importa dentro de Arena ou BG?! Longas fila também!

• Sugestão: Não ter mais item ilevel dentro do PvP instanciado. Apenas itens com alguns efeitos/bônus situacionais. Aguns players não querem ficar se matando para ter itens, querem apenas jogar um pouco de PvP e sair… Bem simples e sem ser humilhado por quem já possue mais ilvl DENTRO de PvP Instanciado. Se acabar com Facção para o PvP a fila fica equilibrada tanto para a horda quanto para a aliança.

Atuzalizações no Balanceamento: Acredito que a eficácia dos buffs/nerfs nas classes/itens seja algo MUITO demorado para a Blizzard. Ao longo do tempo percebi que balancear tantas classes/Specs para a Blizzard seja algo realmente difícil.

• Sugestão: Aprender com outros jogos que balanceamentos semanais FAZEM diferença.

Loja: Itens/serviços/etc. Extremamente caros e poucas opções!

• Sugestão: Aprender a vender itens cosméticos (montarias, brinquedos, mascotes, transmogs) a um preço mais acessível, eu já gastei rios de dinheiro em um MOBA que tem um preço “justo” nos itens cosméticos e mesmo com a alta do dólar continua em a um preço justo!

Grid: Não há como negar, Shadowlands melhorou em alguns pontos e piorou em outros ou se manteve igual antes. A vida dos Alts ficou um pouco mais fácil, mas o que me incomoda é a necessidade de ficar ‘gridando’ para tudo no jogo… A Torre é algo PÉSSIMO e eu simplesmente odeio aquilo, porém sou OBRIGADO a fazer caso quiser meus itens lendários…

• Sugestão: Opção de conteúdo é sempre bem vinda! Porém desde que não esteja vinculado uma OBRIGAÇÃO junto com essa opção! Deixa o player pegar ilvl/itens/recurso para PvE de todas as formas possíveis. Eu gostava de M+, porém SEMPRE detestei Raid… Tive que fazer por OBRIGAÇÃO para obter um lendário para meu Shadow Priest… Isso alimenta a raiva sobre as obrigações.

Profissões: Em muitos casos algo inútil, embora em Shadowlands melhorou um pouco por causa dos lendários, porém eu acho as profissões do WoW apenas um “tampa” buraco só para falar que tem.

• Sugestão: Aprender com alguns jogos Sandbox que o ‘mundo’ das profissões pode ser algo MUITO MAIOR, divertido e útil que é atualmente no WoW…

E Por fim, uma sugestão BEM diferente:

• ACABAR com o LEVEL no jogo, isso mesmo, uma pitada de sandbox ao tão cansativo e velho WoW…

Antes de criticar imagine:

• Se novas expansões fossem apenas uma OPÇÃO de conteúdo e não uma obrigação;
  • Se você pudesse ter item level alto fazendo conteúdos antigos com seus amigos ou da nova expansão, afinal vocês são LIVRES para escolher;
  • Guilds especializadas em conteúdos antigos, novos ou em ambos;
  • O mundo de Masmorra M+ seria muito mais versátil e tentador (raids também, afinal sem level, todo conteúdo é desafiador);
  • Se curtiu a ideia pensa bem e passe a diante, o que me deixa ‘triste’ é a cada dois anos uma expansão nova surge e uma é esquecida porque não há como ficar “forte” em expansões passadas.

Galera é isso, desejo sorte a todos e um abraço.

18 Curtidas

Antigamente até dava para fazer algo parecido. Era só travar o nível na expansão que você queria jogar e convencer o seus amigos a fazer o mesmo.
Mas acho que agora fica mais complicado com o novo level squish de Shadowlands.

1 Curtida

Visto que a blizz demitiu grande parte do setor BR, infelizmente ninguém vai ler suas sugestões, e isso é muito triste, tem sugestões boas aí.

1 Curtida

Demitiram o pessoal que trabalhava em São Paulo. Eles tratavam tratavam de assuntos da empresa, não de jogos.
Os CMs e GMs são tudo funcionários da Blizzard US e moram por lá.

2 Curtidas

não, se tirar IL e permitir mistura de facção acabou o rpg

1 Curtida

Eu sinto muito que tenha escolhido parar de jogar, principalmente pelo WoW ter tanta coisa variada e divertida a se fazer. É um mundo fictício realmente.

Sobre a retirada de nível dos personagens, como disseram antes, isso faz parte da essência do jogo como um MMORPG. Esse tipo de jogo é justamente seguir essa pegada de evoluir seu personagem e ir progredindo com ele, deixando ele mais forte.

3 Curtidas

Solução. Tira tudo oq eu n gosto e o jogo fica perfeito.

Vc quer tirar toda a essencia dos MMO, q eh upar level, se equipar, eu tenho 2 lendarios, e nem fiz torre toda semana seguida, fui fazendo qdo deu na telha, unica coisa que faco sao umas 12 15+ por semana pra pegar os 3 226, e fazendo umas 16 pro score, mas eu curto fazer m+

1 Curtida

Isso é uma coisa que eu gostaria que acontecesse, ajudaria bastante em alguns casos pra melhorar itens, quanto a torre tenho feito sem muita pressa e ta dando pra levar com mais facilidade que ter que catar alma na gorja.

Tá ai uma coisa que realmente a Blizz ainda não consegui acertar, tem classe que nem com todos os itens do pacto + lendário consegue dar um bom dano comparado a outras.

Uma das graças do MMOrpg é o ganho de level e a “recompensa” de chegar até ele com a classe acho que retirar isso mataria muito á vontade de upar um personagem e acabaria com a sensação de progressão.

2 Curtidas

Quer dizer, tente balancear eternamente e nao consiga, ja que semana q vem precisa corrigir novamente o da semana passada, e assim “substantivamente” como diria o Chaves lol

1 Curtida

Imagina toda semana mudar o seu BIS ou melhor lendário… Ou pacto…

1 Curtida

Balanceamento semanais é nocivo para o jogo, ainda mais um jogo que demora algumas vezes semanas para equipar com algum atributo ou lendário específico.

Quanto a retirar level do WoW, eu cancelo minha assinatura no outro dia.

1 Curtida

O cara quer um WOW MOBA. LOL

Quando esse pessoal vai entender que o PVP do wow é um extra e o que realmente importa é o pve?

Wow é que nem o FF14, tem o pvp mas o foco real é o pve. Simples assim.

Recomendo você buscar um moba ou um hibrido entre mmo e moba tipo ark survivavel.

Porém, não fique desanimado quando tua tribo inteira for raidado por um alfa do dia pra noite.

Hoje em dia os jogos mmo que tão fazendo sucesso são os de sobrevivencia que se misturam com minecraft. Estilo rust, ark e etc.

Na época que eu jogava ark, eu raidava os noobs sem pena e nem do. Sozinho ainda. Eu ia com meu giga(alguns meses depois do lançamento no xbox) e raidava todos. Isso que era diversão de verdade.

Isso sem falar nas batalhar com armas brancas. Matava o pessoal que nem o Jaison. Tudo o que estava na frente morria. Tiranossauro, lobos, aguias, dente de sabres e etc.

2 Curtidas

Lineage tirou essa ideia de upar personagem, hoje em dia no servidor oficial você faz uma missão e upa 10 leveis até chegar 5 level antes do level maximo aí você vai upar o restante.
O que estraga nisso? Você mata 90% do mapa do jogo.

1 Curtida

Uma pena que tenha optado por parar. Pelo menos tu conseguiu “encontrar” o seu motivo.

Quanto as sugestões, consigo concordar com algumas.

O ilvl sendo tão relevante no PVP é de fato bizarro e com o escalonamento atual a tendência é ficar ainda mais impraticável para quem está entrando nesse segmento ou vai jogar com um alt.

Tecnicamente a diferença vai aumentar ainda mais com o avançar da expansão. E mesmo com o sistema de catch up não vejo muita salvação para isso.

O balanceamento semanal em sistema que são vendidos como competitivos é FUNDAMENTAL.
Hoje a Activision vende o conteúdo de masmorras míticas e arena como competitivo, logo ela deveria sim fazer um balanceamento semanal para manter a saúde do sistema.

Quanto a loja, não ligo. Mas como se trata de um jogo p2p com mensalidade não deveria existir essa bizarrice, não para quem já comprou e ainda paga mensalidade do jogo.
Se existisse uma versão gratuita para o jogo a loja seria fundamental. No atual modelo, acho bizarro.

Grind sem objetivo definido é outra bizarrice no mundo dos jogos. Para Torgash se tornar amigável, bastaria um sistema de catch up de cinzas para os alts.
Acredito que boa parte das reclamações na obrigação de fazer esse conteúdo já seria sanado.

Sistema de profissão do wow nunca existiu, tem uma parada no jogo que o pessoal faz para farmar pontos de conquistas mas não sei o que é aquilo.

Questão de acabar com o level é algo que já defendo a algum tempo, e Shadowlands reforçou ainda mais essa visão.
HOJE no atual estado do wow não faz mais sentido ter leveling no jogo, pelo menos não o tradicional que a gente está acostumado.

Os squeesh que o jogo vem tomando nos últimos anos é a prova disso, só sendo cego e bastante leigo para não perceber isso. E daqui 4 ou 6 anos vai acontecer essa bizarrice novamente.

TALVEZ um sistema onde ao atingir o level 30/60(que seria o máximo por exemplo) você não ganhasse mais level e ao invés disso fizesse apenas a campanha da expansão vigente.
E na próxima expansão como você já tem o level 30/60 no teu main char, você só vai fazer a campanha da próxima expansão.
Sem a necessidade de upar mais 10 niveis que daqui alguns anos serão descartados e jogados na tua cara como se você fosse um otario.

1 Curtida

Isso para mim estragou o jogo em muitos aspectos pois é absurdo eu level 120 não conseguir dar hitkill num elite lv 85 de uma expansão de 10 anos atrás e isso em BFA agora em Shadowlands, piorou mais ainda, eu não consigo fazer nem os trash mobs de raid com lv 50, eu preciso upar até o level 60 ter pego 140 de item level para poder fazer conteúdo de raid de 10 anos atrás, não faz o menor sentido cara, se passaram 10 anos de jogo era para nossos chars conseguirem fazer conteúdo antigo com facilidade mas não, parece que estão mais fracos do que nunca e o pior foi eu descobrir que se você não upa renome e não upa a trilha de talentos do seu soulbind e seus respectivos conduits seu personagem fica inútil, coisa que não deveria acontecer, parece que desmembraram parte da sua classe e colocou na trilha de talentos dos pactos, agora faz sentido porque o nosso leveling mesmo com alts é lento que só a desgraça, porque nosso personagem está incompleto, junta isso com squish de item level e com level parece que você está andando dentro do cimento de tão lento que é chega a ser bizarro, como os caras que desenvolvem o jogo não perceberam isso?

1 Curtida

Essa é uma discussão complicada porque existe o World of Warcraft na cabeça do jogador e existe o World of Warcraft verdadeiro.

Tirar o level acaba com o rpg. porque a caba com a evolução? Já não existe evolução em World of Warcraft, você passa de nivel e fica mais fraco, você pega gear melhor e os mobs batem mais em você.

O leveling do wow hoje não tem propósito. O jogo é feito para o endgame para o hardcore, que quer uppar o mais rápido possível e começar a jogar de verdade, o leveling é apenas uma perda de tempo. Então não recebe muita atenção. Do que adianta o leveling como é hoje visto como uma perda de tempo? Só para dizer que tem?

5 Curtidas

Pois é.

Atualmente estou jogando Alb**n (sei que não se pode citar nomes, mas… meio que é irrelevante para mim se eu “pegar uma punição”), o jogo não tem LEVEL apenas IP (item power) e funciona direitinho, joguei muito tempo UltimaOnline TAMBÉM sem level…

Por esse motivo existem aqueles super buffs de experiência, é convidativo aos olhos tanto dos que jogam e dos que pararam, LEVEL é apenas um bom marketing.

Eu só não entendo, o motivo da MINHA OPINIÃO, aparentemente ofender um ou outro… Nível de maturidade e noção de MMORPG 0(zero). Enfim, eu parei, foi escolha minha, apenas quis explicar para os GM’s/Responsáveis os motivos, além do mais eles conseguem ver se a minha conta possui atividades recentes ou não… “Deixei” 3 meses pagos… E então quis utilizar esse tempo de uma forma benéfica, dando o meu feedback.

De qualquer forma agradeço o ponto de vista de todos. Abraços.

2 Curtidas

Triste é que eles sabem disso, as ultimas 3 exp tiveram o mesmo sistema logo…

2 Curtidas

Só observando essa treta, kkkkk. É o fim do Wow no Brasil. Quando meu tempo de jogo acabar eu não volto nunca mais.