Voltar nunca é simples. Principalmente quando o chão que um dia me sustentou também foi o mesmo que me expulsou.
Faz muito tempo desde a última vez que atravessei esses portões. Naquela época, eu vinha com pressa, com ideias demais e maturidade de menos. O WoW não era só um jogo pra mim — era casa, palco, refúgio. Cada vídeo, cada postagem, cada live era uma tentativa sincera de pertencer, mesmo quando eu não sabia exatamente como.
Mas a comunidade é viva. E comunidades também ferem. Houve erros meus, ruídos que cresceram, palavras que ficaram maiores do que deveriam. Em algum momento, deixei de ser “aquele criador” e virei “aquele problema”. O silêncio veio depois, pesado, definitivo. E eu fui embora carregando mais coisas do que admiti na época.
O tempo passou. Não só no calendário, mas em mim. Aprendi a ouvir mais do que falar, a entender antes de responder. Aprendi que paixão sem cuidado vira barulho, e que nem toda batalha precisa ser lutada em público.
Hoje eu volto diferente. Não pra cobrar espaço, nem pra reescrever o passado. Volto porque, apesar de tudo, esse lugar ainda importa. Volto com respeito por quem ficou, por quem discordou, por quem criticou — e até por quem virou a página sem olhar pra trás.
Não espero aplausos. Nem absolvição. Só a chance de existir aqui de novo, do jeito certo, com mais humildade e menos ego. Se antes eu falava para ser ouvido, agora falo porque ainda amo isso aqui.
Talvez alguns nem lembrem. Talvez outros lembrem demais. Tudo bem. Eu também lembro. E é justamente por isso que estou de volta.