Entrevista com Mike Morhaime traduzida

Boa noite a todos hoje trago para vocês uma entrevista recente feita com o ex-presidente da Blizzard, o grande Mike Morhaime, mas já avisando que nela não teremos conteúdos sobre Shadowlands. Foi uma entrevista onde ele falou sobre os aspectos sociais, monetização e alguns investimentos que ele mesmo fez.

Então vamos começar:

A popularidade inicial de World of Warcraft surpreendeu a todos, inclusive os desenvolvedores, eles achavam inicialmente que o jogo agradaria apenas uma audiência pequena e que cresceria ao longo do tempo. Porém rapidamente o jogo acabou atraindo muitas pessoas, inclusive indo além do público alvo, algo que foi atribuído aos sistemas sociais do jogo.

Apesar do sucesso crescente esses números foram diminuindo com o tempo, e embora ainda seja popular, o gênero MMO não é mais tão popular como costumava ser, algo que Morhaime atribui parcialmente ao impulso para maior acessibilidade.

Em suas palavras:

Eu acho que essa é uma questão de acessibilidade e investimento de tempo… talvez haja outros tipos jogos que sejam capazes de capturar ainda mais essa experiência social. Eu também observaria que World of Warcraft evoluiu ao longo dos anos, e acabou se tornando menos social, por conta de um esforço para alcançar maior acessibilidade, nós acabamos removendo alguns dos motivos pelos quais você precisa jogar com o mesmo grupo de pessoas de novo e de novo.

Eu acho que isso tira alguns dos motivos para certas pessoas, de porque elas jogam e de porque elas podem querer continuar jogando.

A acessibilidade tem sido uma palavra de ordem no desenvolvimento do jogo - manter jogadores, continuar a alcançar novos e maiores públicos pode ter um custo, seja o declínio dos sistemas sociais que ajudaram na popularidade do game inicialmente. Apesar dessas perdas, é difícil dizer que jogo está pior por conta disso, já que essa acessibilidade ajudou a atrair novos jogadores e a manter o jogo por estes longos 15 anos. Como Morhaime disse é uma linha tênue:

O Santo Graal é entender que é fácil de aprender mas difícil de dominar, um tipo acessibilidade superficial da curva de aprendizado que leva as pessoas a um lugar onde elas tem um profundo envolvimento com o conteúdo, e a capacidade de compartilhar isso com outras pessoas.

Schiesel (O entrevistador) que é um jogador de longa data de World of Warcraft, apontou que a parte mais difícil do jogo não é necessariamente aprender sobre o jogo, mas achar e organizar pessoas suficientes e que joguem regularmente. Esse foi o motivo para o jogo diminuir de 40 para 25 ou 20 o número de pessoas necessárias para raides, e outros grupos flexíveis além destes, e o porque de muitos jogos terem adotado tamanhos de grupos menores. Pois é mais fácil encontrar, organizar e coordenar grupos menores ao invés de maiores.

Essa foi uma observação interessante pois os comentários feitos por Morhaime podem soar como se a busca por maior acessibilidade possa ser ruim para o jogo, quando na verdade esse não é sempre o caso, é um ato de equilíbrio para que possamos manter e atrair novos jogadores.

Outra coisa levantada na entrevista foi a reputação negativa que a Blizzard tem adquirido recentemente, resultado de controvérsias nos últimos anos, como a recepção extremamente negativa do Warcraft 3 Reforged. Embora ela tenha tido uma excelente reputação como uma empresa amada pelos seus jogadores, a crise parece ter coincidido com a saída de Mike Morhaime e do Co-Fundador Frank Pierce, a resposta de Mike foi diplomática, reconhecendo que eles certamente cometeram erros enquanto ele também estava no comando. E a comunidade foi rápida em chamar a atenção deles também, ao mesmo tempo em que ele reafirmava sua confiança nos que ainda estavam na empresa e na vontade da comunidade para falar sobre o jogo e o seu estado.

Mike também falou sobre outros assuntos e aqui está um resumo sobre eles, feito pelo MMO-Champion:

Companhias de Jogos:

Mais empresas de capital de risco e de mídia estão começando a prestar atenção nos jogos.

Agora é um momento muito bom para empresas de jogos indie.

Os investimentos de Mike:

Mike investiu no Rally Cry, que está criando uma forma mais organizada para conectar, jogar e competir para os jogadores.

Mike também investiu na VENN, uma network de vídeos que está interessada em jogos, cultura pop e no público dos E-sports.

Mike é apaixonado pelo fato dos jogos ajudarem a conectar pessoas de diferentes lugares, ele viu o poder deles na Blizzard e com isso passou a ficar ansioso para que as BlizzCons começassem logo, em todos os anos.

Trabalhando em casa e o Coronavírus:

As ferramentas para ajudar no Home-Office são muito boas.

Vídeo e áudio persistentes para simular um ambiente de trabalho são uma maneira de lidar com o trabalho em casa.

Os jogos são uma forma de entretenimento que não foram afetados de forma drástica.

A comunidade gamer sabia da magia e poder dos jogos, pessoas de fora dessa comunidade que no momento não tem mais acesso aos seus passatempos estão descobrindo agora o poder dos jogos.

A monetização nos jogos:

É bom ter um kit de ferramentas com mais opções de monetização.

Quando você vai escolher um modelo de monetização, deve pensar se esse modelo atende ao conteúdo e a experiência que você deseja criar. Ele coloca diferentes tipos de pressão sobre desenvolvedores, que conteúdo eles criarão e como você mede o sucesso desse produto.

Você tem que ter certeza de que o que o jogo precisa para ser bom, é consistente com os tipos de pressão que irá sofrer com um determinado modelo de negócios.

Você tem muitas opções se está começando uma companhia, em termos de como conseguir investimento. Antes você ia numa grande editora e conseguia um grande adiantamento sobre royalties, agora temos muitas empresas interessadas em financiar projetos.

A indústria dos games está cheia de sonhadores que desejam se concentrar na criação de ótimos conteúdos, e não necessariamente em se concentrar no lado logístico e comercial das coisas.

Pois bem pessoal aqui está a entrevista, a primeira parte foi traduzida do WoWHead e a segunda com estes tópicos em específico do MMO-Champion, optei para traduzir os dois nessa entrevista pois ambas tem um número menor de informação e são mais específicas. Não traduzi a parte do MMO-Champion sobre WoW e o aspecto social pois isso já está bem explicado na parte do WoWHead, então colocar a do MMO-Champion seria repetir a mesma coisa.

Pois bem então aqui está ela, aproveitem =D

21 Curtidas

Brigadão <3 :hugs: :grin:

1 Curtida

Muito bom o seu trabalho, parabéns pelo esforço e tempo gasto.

observei que você vem fazendo bastante disso ( traduções sobre novidades e entrevidas)

Precisamos disso mais aqui, continue com o bom trabalho ^^

1 Curtida

Concordo com ele.

Acho que o diferencial do WoW, no inicio, era poder fazer conteúdo em grupo com seus amigos, coisa que poucos jogos tinham na época (um multiplayer de qualidade).

O problema é que hoje em dia qualquer jogo tem multiplayer (seja survival, sandbox, battle royale etc) e enquanto isso os mmorpg estão seguindo a fórmula da década passada de grind, grind e grind, é por isso que estão morrendo.

Os jogos hoje em dia não disputam nosso tempo só com outros jogos, eles disputam com filmes, séries, livros, trabalho, família etc, então a gente tem cada vez menos tempo para ficar desperdiçando em conteúdo obrigatório que não é divertido.

Resumindo, acho que o erro da Blizzard é forçar o grind de conteúdo que não é divertido. O grind deveria ficar na parte boa do jogo (raids, dungeons, arena rbg) e ele deveria ser recompensador para que a pessoa não sinta que está cumprindo uma obrigação somente.

11 Curtidas

Acho que é bem fácil testar essa teoria do Morhaime basta lançarem o TBC e o Lich King e ficar neles pra ver se a “interação social” vai manter os servidores vivos já que ele acha que a falta de interação social foi afastando os jogadores do WoW eu já acho que foi a incapacidade deles em criar um conteúdo instigante, divertido que faça o jogador querer ficar mais tempo no jogo porque o que ele está fazendo é muito divertido, não acho que só a falta de interação social seja realmente o grande problema e sim uma série de pequenos problemas que foram escalonando ao longo dos anos como por exemplo, ignorar o feedback da comunidade, engraçado que isso eles nunca admitem não é mesmo? Queria saber realmente a opinião dele sobre isso.

6 Curtidas

Essa é a minha opinião tb. Já cansei de trazer amigos para jogar, mas a série de empecilhos para eles fazerem determinada atividade vai afastando eles pouco a pouco. Eu até faço bastante grind, mas é pq quero muito certas coisas, mas para aliviar o estresse fico vendo videos ao mesmo tempo. Pergunto: onde está a parte da diversão do game se vc precisa ver outra coisa para fazer o conteúdo do game?

Posé, tb acho isso. Na real talvez tirando o LK que existe uma nostalgia extrema embutida nele, o TBC vai ser que nem o Classic, uma legião de jogadores iniciando o 1º mês, mas depois o esvaziamento foi absurdo, coisa que jamais vi nesse tempo de Retail. Vejam bem, não estou fazendo torcida, é apenas algo que observei lendo o fórum Classic, onde o que reina agora são servers que ficaram vazios e que todos estão indo atrás de servers populares, que tinha espera de horas e hj em dia tá quase entrando no automatico.

Resumindo, o jogador mudou, se o game não se adapta vai morrendo junto. O wow diria que até mudou bastante, mas vai precisar ainda de bastante ajustes.

6 Curtidas

Eu ainda tenho esperanças de lançarem um classic do MoP, ou até mesmo do LK.

4 Curtidas

Eu antes sofria com horas de fila pra jogar no Thalnos por exemplo e em menos de 3 semanas as filas sumiram completamente e o êxodo dos outros servidores não foi diferente, a galera só foi jogar por causa do hype que muito streamer e gerador de conteúdo criou tanto que hoje em dia, temos muitos servidores vazios e foi isso que você falou, a galera ta buscando os servidores populares pra poder jogar porque não encontra mais jogador pra jogar junto e assim, não estou torcendo contra o TBC ou Lich King nem nada mas, a galera tem que entender que os tempos mudam, as pessoas mudam e querendo ou não o jogo teve que evoluir, se o mercado de mmorpgs não é tão popular como antigamente é apenas porque pararam de tentar inovar e agora só investem no que requer pouco esforço mas que dá muito lucro por isso a gente viu moba, batte royale, card game se tornando tão populares e movendo tanta grana, porque não precisa investir muito tempo e dinheiro numa receita de bolo pronta só que em mmropg isso não funciona, precisa sempre ter uma renovação e inovação coisa que no WoW em si, muitas coisas melhoraram em contrapartida, muitas coisas pioraram tipo o grind que está insuportável do jeito que está hoje.

4 Curtidas

Muito obrigado, meu caro!

Obrigado pela entrevista!!!

Acho que existem pontos a serem discutidos na opinião do Morhaime, a época em que o WoW foi lançado era diferente da que é hoje, o perfil do jogador é diferente e um MMORPG demanda dedicação, no WoW então nem se fala, até o próprio grind tem grind, deve existir conteúdos possíveis de se fazer solo e também em grupo, sendo ambos recompensadores.

O erro da blizzard, na minha opinião, foi não dar a devida importância aos conteúdos feitos em conjunto, hoje a guild não serve pra quase nada, um grupo de whatsapp ou discord pode muito bem substitui-la, a única recompensa em estar numa guild são as pessoas, não tem prêmios, não tem objetivos, podemos até citar o world first, mas aqueles que concorrem a ele são praticamente jogadores profissionais.

O que vocês acham que poderia melhorar essa questão da sociabilidade no WoW?

1º - Alarishanir: Parabens pelo OTIMO trabalho de traduzir, concebendo acessibilidade a “Analfabetos do Inglês” com eu.
Obrigado!
^,^

“Guilda” resume muito bem o que ele quis dizer
Atualmente “sucateadas”, tornaram-se irrelevantes.
*A Blizzard em sua ultima mudança, tentou fazer das Guildas, redes sociais articulares, na minha opinião, uma tentativa fracassada de reanimar os destroços do que um dia foram grupo de amigos.
Espero que em sua atual situação, em um momento historico em que finalmente a Blizzard parece estar olhando para seus o jogadores e comunidade ja que:
1 - Reconheceram o erro de mudar a introdução das raças (especialmente undeads) tornando-os bonzinhos ou com ideais diferentes do que são.
2 - Reconheceram que High Elf não é Blood Elf e por tanto não tera olhos azuis em Elfos Sangrentos jogaveis.
Que a Blizzard reconheça tambem a importancia das Guildas em World of Warcraft, que o jogo é formado por servidores, que esses servidores são formados por Guildas e se você destroi Guildas como foi o que aconteceu, você destroi servidores que atualmente estão em agonia (excerto Azralon AXO) e consequentemente o proprio jogo.
Se os desenvolvedores e TODOS que trabalham em WoW DE FATO jogassem o jogo e conhecessem sua historia, não estariamos vivendo dias sombrios e incertos em um jogo que sim, ja tem muito tempo. Mas estariamos vivendo dias de Gloria e sucesso absoluto, com numeros recordes e o principal, detendo um publico que foi fiel a mais de 25 anos, e não perdendo-o como esta acontecendo ate hoje.

Chris Metzen e outros que sairam da Blizzard sabem disso, espero que quem sobreviveu aos “Cataclysm” causado pela “AsActivision” tambem saiba, mas principalmente, que quem chegou depois APRENDA e reconheça! U,u

#SddsCataclysm

Mas isso aí é você que tem que reconhecer que você que tá errado. ‘-’ kkkkk

6 Curtidas

Isso é provado na propria Lore do WoW, e Ion ja reconheceu isso.
O fato de cancelar os “olhos azuis” pros seus Elfos ja prova isso.
Mas você, claro… não esta preparado para discutir isso! U,u

#LideComEssaRealidade

1 Curtida

Amigo, todo mundo sabe que a cor dos olhos é influenciado pela magia que os elfos usam…

“Prova”? Você quer dizer o fórum americano com outro tópico reclamando…

Wow, agora mudou todo o universo. Quanto poder.

1 Curtida

Cancelou pelo choro dos allys, estavam inundando os servidores.

10 Curtidas

Credo todo tópico agora tem esses comentários câncer sobre High Elf / Belf olhos azuis…

1 Curtida