Duvida sobre Resolução de tela nos jogos

Pessoal, uma duvida rapida…

Nao eh do wow nao, mas a pergunta pode ser pra qqr game.

Bom eu jogo GTA 5 no meu note, que a resolucao dele eh 1920x1080, roda de boa, meu irmao tem um note mais fraco, entao ele tb joga, porem ele colocou a resolução 1280 x 800 mas o note dele tb chega ateh 1920, porem se ele botar nessa resolução, ele laga, entao ele joga, porem o jogo n ocupa a tela toda dele e fica sem lag e boas, mas o game ocupa um tamanho menor da tela menor, tipo um quadrado no meio da tela, com o jogo e em volta tudo preto.

Dai ta, SE ele colocar entao, a resolucao do note dele na mesma 1280, e o jogo tb, entao o jogo vai ocupar a tela toda, e entao, n vai ficar com lag ?? E assim ele joga full screen, ou se ocupar a tela toda vai lagar? Independente da resolucao

1 Curtida

Depende, se ele diminuir muita a resolução nativa dele no windows, o próprio windows vai ficar com as mesmas marcas pretas em volta pois a resolução esta muito baixa. Ai ao invés dele ficar com as marcas pretas em volta da tela só no jogo, vai ficar com elas no sistema inteiro.

Se a placa de vídeo for NVIDIA isso é uma configuração do driver de vídeo, algo sobre escala, se não me engano. É diferente da configuração de escala da área de trabalho do Windows. Sugiro dar uma olhada, porém, se o monitor é FULLHD e você vai usar apenas em HD, o melhor é deixar que fique menor pq vc não perde qualidade de imagem, se você esticar o HD para o FULLHD, vai ficar tudo embaçado e serrilhado… Não fica legal.

Amigo pelo que vc descreveu, é um comportamento de um note que possui uma placa de vídeo integrada e não dedicada, ou seja, por mais que consiga chega em 1920, ele não vai preencher a tela e se preencher vai fica lento, isso depende da quantidade de memoria de vídeo e processamento que esse note mais fraco tem. Sugiro vc jogar na resolução 1280 mesmo.

O note é um placa dedicada tb.

Acho q talvez n fui muito claro na explicacao rsrs

tipo, exemplo, o jogo tem diversas resolucoes pra escolher

O windows está no 1920x1000epoco la
Entao no jogo, se ele botar 1920, o jogo vai ficar na tela toda, a 30 fps por exemplo
Conforme ele vai abaixando a resolucao, o jogo começa a ficar menor em relacao a resolucao do sistema, ou seja, a tela do jogo vai ficando cada vez menor e aumentando a area preta em volta dela, fazendo o FPS subir

Se vc botar por exemplo 800x600, o jogo fica um quadradinho menor que um mouse pad comum, e em volta tudo preto até o limite fisico do monitor do note, porem com o fps la no alto. tipo 60-70 dps.

Entao oq eu tinha perguntado era essa questao, q se por exemplo eu colocasse o windows no 1280x800 e o jogo na mesma resolucao, teoricamente ele ficaria tela cheia, porem n sei se o lag iria continuar melhor, ou ia piorar tendo em vista que o jogo está “novamente ocupando a tela toda”

Já que o assunto é GTA5, tu já pensou em malhar enquanto espera gta abrir? Vai ficar com o corpo trincado em pouco tempo…

2 Curtidas

aproveitando o tópico sobre resolução…eu tenho um monitor HD, se eu comprar uma placa de vídeo que dê suporte a uma resolução FullHD poderei por essa resolução dentro dos jogos? Se sim, a diferença da imagem é notável?

Jogo em um ultra wide que tem 2560 x 1080 e não me imagino jogando wow sem ser em monitor ultra wide

pior neh kkkk ainda mais com varios mods

algo curioso aqui comigo: eu peguei um notebook velho de 2014(?) daqueles bem normalzinho, 2g, celeron, to jogando wow aceitavel porque botei a resolução do jogo em 33% LOL, mas acho que isso é so refrente as texturas.

Enfim, parece quem em a corrupção e os efeitos cagados o wow ficou mais levin, se to conseguindo abrir por esse note.

não só as corrupções como tbm o fim do escalonamento de pvp e o squish nos danos, assim os servidores tem que trabalhar menos, fazer menos cálculos, o que deixa o jogo mais leve. Mas jaja isso acaba quando chegar no lvl 60 com vários lendários e o sistema de soulbind. Hoje mesmo em uma live vi 40 druidas atacando dazar’alor e não teve um freeze.

Amigo, perceba que 1280 x 800 é uma resolução de proporção 16:10, já 1280 x 720 (HD), bem como 1920 x 1080 (Full HD), seriam resoluções de proporção 16:9. Verifique isso na hora de configurar a resolução correta no seu jogo. O Windows coloca tarjas pretas nos cantos da tela em que faltam pixels por conta da proporção não ser a mesma ou nativa a do monitor.

Outra questão a considerar seriam configurações via driver. Se você usa uma placa nVidia ou AMD, ou até mesmo uma GPU Intel integrada, vá nas configurações de exibição/tela/resolução do “Painel de Controle” do seu driver de vídeo e tente ajustar a proporção do seu vídeo.

Como eu uso uma GPU nVidia, é por aqui que eu modifico essas opções.
Segue o link da foto:

https://ibb.co/mF1xyHf

Agora sobre o jogo perder desempenho utilizando resoluções menores, mesmo em tela cheia e com a tarja preta nos cantos, você ganharia desempenho em relação a resolução Full HD, pois são bem menos pixels para seu computador calcular, que eu saiba, a tarja preta não tem como impactar no desempenho, uma vez que seriam “pixels desligados” na sua tela, ou seja, menos carga pra GPU calcular.

Espero ter ajudado.

ai ate lá ou ja peguei outro pc ou nem vo jogar mais

Na verdade é ao contrario, qto menor o tamanho da tela do jogo, melhor o desempenho.