[Discussão] WoW Classico vs WoW Retail

Bom galera. eu já estou jogando o classico já faz um tempinho e eu pude tirar as seguintes conclusões:

Eu percebi que o WoW Classico é feito para atender uma pequena parcela de jogadores. Que querem interagir socialmente.

O WoW classico é todo estruturado em cima de interações sociais pois para você conseguir matar mobs você precisa bater nele primeiro do que as pessoas que estão em volta. pois se você não bate primeiro, você perde Xp e loot. Nem adianta você ajudar o player que esta batendo no mob. Pois você não ganha nada em troca

Isso não acontece quando você esta jogando em grupo. Você quando esta jogando em grupo ao bater no mob você e seus amigos não precisam se preocupar com o xp e o loot. Pois tem aquele sistema de Greed pass ou need
isso é muito bom pois fica bem interessante.

No WoW Retail o loot e xp é individual. não tem problema nenhum vc ajudar quem esta batendo no mob. Ao morrer você terá seu loot e seu xp sem a necessidade de fazer grupo.

O ponto que eu quero chegar aqui. é que agora eu passo a entender e defender de certa forma os desenvolvedores em transformar o WoW em um jogo que era focado em interações sociais em um jogo singleplayer baseado em filas de espera.

Pois é muito dificil você encontrar gente dentro do jogo que queira esse tipo de interação. Eu mesmo falei com uma dezena de jogadores e a cada de 10 jogadores que eu falava 8 de ignoravam. apenas 2 falavam com você. Ou seja a maioria dos jogadores preferem jogar sozinho ou com amigos proximos do que tentar fazer novos amigos dentro do jogo.

É muito dificil arrumar um grupo pelo menos no servidor Ashkandi que queira jogar junto. Hoje por exemplo consegui jogar com um cara que tinha 14 anos de jogo. ou seja o cara sabe como é o classico. O problema que eu vejo em questão.

é que muitos jogadores que não sabe o que de fato é o classico (isso eu digo aqueles players que não vivenciaram o classico) muitos jogadores que nao pegaram os primordios de WoW não sabem o que é interação social. Aqueles jogadores que pegaram o sistema de filas provavelmente não sentiram essa necessidade de interação pois o WoW retail tem fila pra tudo. você nao precisa de guilda ou interagir socialmente, a menos que queira fazer endgame

Eu sem brincadeira nenhuma. Falei com muitos jogadores na tentativa de fazer party e não obtive sucesso. demorei bastante ate encontrar alguem que te respondesse e te chamasse pra grupo, o que eu consegui foi ser ignorado por varios players. e sabe o que é mais engraçado. é você ir fazer ir fazer quest no WoW classico e ter um aglomerado de gente fazendo a mesma quest que você.

Dai você vai lá e tenta dialogar com essas pessoas no intuito de se juntar pra fazer a quest junto e é ignorado por a maioria das pessoas. é muito triste isso. Você ir la e tentar fazer amizade ou jogar junto com alguém e não conseguir. Ai você não consegue fazer as quests porque você precisa esperar os mobs renascerem pra tentar dar o primerio hit antes dos outros. Ou em casos mais extremos como no dia do lançamento do Classico ter que esperar numa fila quilométrica pra fazer a mesma quest, como por exemplo matar um Elite. Você imagina ter que esperar mais de 30 minutos pra completar uma quest, porque você não consegue dar o primeiro hit no mob. Isso é muito chato, porque você tem que competir com os outros pra ver quem da o primeiro hit. isso é muito chato

no Retail não tem nada disso. Você mesmo não dando o primeiro hit. você pode ajudar tranquilamente o jogador que começou a briga com o mob que você vai conseguir xp e loot. Isso eu acho muito melhor do que o Classico. O Endgame do Retail pode estar todo cagado. Mas ele tem muitos pontos positivos em relação ao classico

O Classico é bem dificil:

• Gold é muito importante
  • Gerenciamento de Mana é extremamente necessário
  • Você precisa decidir de que jeito vai upar seu personagem dando prioridade em determinadas habilidades
  • Precisa decidir e montar uma Build de talentos
  • Profissão Realmente importa no Clássico e é um elemento vital em como isso vai afetar sua gameplay
  • Necessidade de Interagir Socialmente. Pois o game é todo estruturado e voltado para beneficiar para aqueles que jogam em grupo

Mas o que realmente estraga o Clássico são a grande maioria dos jogadores que não buscam desenvolver amizades e interagir com os outros. O que eu vejo aqui são jogadores que preferem interagir com pessoas que já são próximas do que interagir com pessoas totalmente desconhecidas, e isso ferra muito a experiencia do Clássico. Eu sinceramente vou esperar o hype todo do Clássico acabar. Dar um tempo de uns 3~6 meses para poder jogar tranquilo.

Ou melhor para poder fazer o conteudo PvE sem precisar ter que competir com os jogadores por aggro.

Vale muito mais apena pegar fila pra tudo no Retail e ter que esperar 10~30 minutos em fila do que eu ser obrigado a interagir com pessoas que não querem fazer grupo, A unica dor de cabeça que tenho no Retail é ter que discutir as vezes com as pessoas aleatórias de fila ( isso quando há alguma discussão) normalmente os outros te chutam da Dungeon sem direito de defesa ou argumentações

Mais vale meu tempo em fila no Retail do que tendo que ser forçado a interagir socialmente com quem não quer interação social. Pois assim eu posso pegar fila pra fazer o conteudo do jogo e ainda da pra assistir uns videos no youtube, escutar musica, desenhar ou fazer qualquer outra coisa enquanto espero na fila

Assim não vou perder tempo tentando arrumar gente pra jogar junto em grupo

É aquilo não adianta nada tentar jogar em grupo, se o pessoal prefere jogar sozinho. Então só isso que eu tenho pra falar mesmo.

Não estou falando que o Retail é melhor do que o Clássico. Longe disso Só estou dizendo que o Retail é bem melhor para quem quer jogar sozinho

O Classico é voltado para uma pequena parcela de jogadores que querem jogar em grupo

Até pra fazer questing no Retail é melhor do que o classico. pois você não precisa estar necessariamente em um grupo para poder tirar proveito do Xp e do loot. Ou seja se o jogador que está do seu lado bate a primeira vez no mob você pode sem problema nenhum bater no mob também que você vai ser beneficiar disso

O Retail não te força a interagir com os outros já o classico meio que foi desenvolvido pra isso

1 Curtida

De certa forma era esperado acontecer já que são 15 anos de diferença, a comunidade cresceu e mudou ao longo desses anos, naquela época não existiam memes, twitch, streamers, Brasil não tinha tomado de 7 a 1, quase todo mundo que tinha PC na época possuia conexões ruins e por aí vai.

É de muita ingenuidade achar que vamos voltar no tempo e todo mundo vai interagir igual na época que o Cabeção ainda fazia Malhação. Não vai, era uma outra época e tudo era novidade, inclusive o próprio WoW. Além do que, muitas pessoas estão jogando pelo hype e uma boa parcela de jogadores deve quitar do jogo, depois que os números se estabilizarem e ficarem só quem realmente é interessado te garanto que vai ter mais gente interagindo. Talvez não como era antigamente, mas com certeza vão.

Ah, e certamente virá gente aqui dizer que interagiu e teve uma experiencia melhor que a sua, que se agrupou com quests etc etc, é bem pessoal e acho que deve variar de acordo com o horário e os dias jogados e também com o servidor.

2 Curtidas

Então, eu meio que dei o azar de encontrar players que não estão afim de interagirem, eu to tentando jogar o classico com todas as minhas forças, mas é insano o tempo que leva pra fazer as quests de matar mob e pegar loot fora de ter que matar mob elite. Eu vi alguns prints no discord de pessoas que estavam em filas quilométricas dentro do jogo pra matar determinado mob. Aquilo pra mim foi o absurdo. Quer dizer já é dificil entrar a noite pra jogar dependendo de que server você esta. Ai você ainda tem que esperar mais dentro do jogo indiretamente pra poder avançar, é muita sacanagem. Hoje eu demorei umas 2 horas pra subir 1 lv fazendo quest. Enquanto que no Retail você sobe de lv muito facil.

O leveling do Classico é mto mais hard do que o Retail. Sem comparação é insano. é muito mais intenso e massante. Enquanto que no Retail é tudo uma questao de fila e paciencia. Pois você pode simplesmente só spammar dungeon pra upar. Você não precisa fazer quest pra subir de nivel

Eu estou ciente que teve um jogador especifico que conseguiu upar do 1 ao 60 no classico usando a classe mage jogando de Frost mage, inclusive tem um guia no Icy-veins que fala exatamente como ele fez. Só que eu não quero ter que fazer oque aquele jogador fez. eu quero mesmo é ter uma experiencia real do classico. Só que infelizmente essa obrigação de interagir com os outros esta meio que ferrando a gameplay.

Como disse eu vou dar tempo ao tempo. Vou ficar no Retail mesmo e vou esperar uns 3~6 meses. Esperar a maioria atingir o 60 pra poder jogar e fazer o questing em paz

Ao menos comigo, toda vez que spamei LFM para matar algum Elite ou fazer aquela quest de 3 níveis acima do seu, apareceu alguém na mesma e mandou inv.
O clássico é mais hard, mas nao é tudo aquilo que ficaram falando nao. Com um pouco de paciência e estudo, vc percebe que tal quest nao compensa fazer, pois vc tem que andar 3x mais e é muito melhor vc fazer menos quets e ja pular para o próximo mapa, do que fazer tudo e achar que esta upando rápido.

1 Curtida

Sobre a questão da interação, eu comecei a jogar WoW durante a Wotlk e nesse tempo já havia o sistema de LFD ativo no game. Mesmo nessa época lembro que a interação social no game era gigantesca tanto nas dgs formadas pelo localizador, quanto no servidor em que jogava (Warsong).

Tentei voltar para o retail duas vezes depois do final da Wotlk, uma vez durante a Warlords of Draenor e outra mais recentemente na Battle for Azeroth. O que pude perceber nesses dois retornos é que o jogador de WoW mudou muito, pois dificilmente vejo grupos se formando ou as pessoas interagindo uma com as outras em DGs, a galera quer apenas fazer as atividades (dgs, bgs e etc) o mais rápido possível para chegar ao endgame o quanto antes.

Uma pena que sua experiência no Classic tenha sido essa, estou jogando atualmente no Thalnos e estou impressionado como a galera tem se ajudado e formado grupos para completar as quests. E isso ocorre não somente entre Brasileiros mas sim em toda população do servidor.

4 Curtidas

Na real, acho que nem precisa esperar isso tudo não, em 1 mês você tenta de novo que já deve ter esvaziado um bocado, a não ser que você tenha ido pra um dos servidores mais populares. Aliás, se você quer mesmo fazer o leveling em paz, espero que tenha escolhido um servidor PvE, porque servidor PvP só fica pior pra upar char com o passar do tempo (pessoal que tá entediado as vezes curte campar low level).

1 Curtida

1,2 milhões de views no Twitch. Uma semana depois do lançamento e mesmo a blizzard aumentando a capacidade de servidores e quase triplicando o número de servidores, filas de 1h, a 4h pra jogar.

Pequena parcela…:face_with_raised_eyebrow:

5 Curtidas

Vou resumir

Classic
-Rotações horriveis com downtime gigantesco e resource starving
-Leveling demorado e chato
-classes extremamente desbalanceadas
-Sem transmog

Fico com o retail um milhão de vezes, mesmo BFA sendo horrivel como é.
A única coisa do classic que eu curto é horda sem elfo nojento pra todo lado.

Interação social em jogo online @ 2019? prefiro evitar, ao máximo.
Eu jogaria com meus amigos próximos e ignoraria todo o resto.

4 Curtidas

Eu também prefiro o atual, e a melhor coisa do classic é a horda sem elfos, raça imunda que devia ter ido para aliança ou extinta de preferencia.

3 Curtidas

Isso é hype pode ter certeza depois que o hype acabar e passar alguns meses, muitos vão sair. Só vai ficar uma pequena parecela de jogadores. Quando todo mundo fizer o endgame do classico. vao voltar pra retail e só vai ficar os veteranos ou aqueles que gostam de interação social

2 Curtidas

O Arthas tentou…

pra depois juntar um monte de delinquentes pra matar o coitado numa raid. Bando de ingratos.

2 Curtidas

Cês falam mal de elfos mais todo mundo curte né

Nem vem :rofl::rofl::rofl:

Bem, eu prefiro o retail também mas não nego que ando me divertindo no classic. A galera que sempre jogou comigo tá lá, estamos todos se ajudando em quest, em fazer bags, em procurar reagentes. Não vejo muito isso no retail. Aliás, tou deixando o retail pra fazer as coisas sozinha, quando não estou com saco de falar com ninguem

3 Curtidas

Gente que isso? Belf é vida

*Balanço meus lindos cabelos hidratados cuidadosamente escovados

2 Curtidas

/highfive
Todos os elfos, sem exclusão merecem ser exterminados.

2 Curtidas

elfo bom é elfo exterminado

Não vejo motivo de comparar um WoW com o outro. Essa competição interna não ajuda, nem um, nem outro.
Pq não jogar os dois? Sempre que tiver vontade, jogue aquilo que o desejo tá pedindo.
Apesar de serem todos warcraft, é inegável que se tratam de jogos bem distintos.

2 Curtidas

Aqui no chat da guilda, tem mais gente conversando que no /c 1 de Boralus lá no retail.

2 Curtidas

Isso não serve muito para comparação no chat da minha guilda na ally, não interessa hora sempre que vc loga tem gente conversando aos montes.

E sim claro que o classic tá lotado de gente nesses meses iniciais mas até o atual quando lança um path é assim nos primeiros dias. Mas quando passar o hype e ficar somente o pessoal que só quer o classic e nada mais vai cair mto esses números de pessoas ativas no chat.

3 Curtidas

Essa discussão interna só mostra o quanto a comunidade desse jogo é infantil. Ainda mais nos dias de hoje em que a infantilização do ser humano é fato e que só tende a piorar.

1 Curtida

Pare de ser hater do Classic.

1 Curtida