Bom galera. eu já estou jogando o classico já faz um tempinho e eu pude tirar as seguintes conclusões:
Eu percebi que o WoW Classico é feito para atender uma pequena parcela de jogadores. Que querem interagir socialmente.
O WoW classico é todo estruturado em cima de interações sociais pois para você conseguir matar mobs você precisa bater nele primeiro do que as pessoas que estão em volta. pois se você não bate primeiro, você perde Xp e loot. Nem adianta você ajudar o player que esta batendo no mob. Pois você não ganha nada em troca
Isso não acontece quando você esta jogando em grupo. Você quando esta jogando em grupo ao bater no mob você e seus amigos não precisam se preocupar com o xp e o loot. Pois tem aquele sistema de Greed pass ou need
isso é muito bom pois fica bem interessante.
No WoW Retail o loot e xp é individual. não tem problema nenhum vc ajudar quem esta batendo no mob. Ao morrer você terá seu loot e seu xp sem a necessidade de fazer grupo.
O ponto que eu quero chegar aqui. é que agora eu passo a entender e defender de certa forma os desenvolvedores em transformar o WoW em um jogo que era focado em interações sociais em um jogo singleplayer baseado em filas de espera.
Pois é muito dificil você encontrar gente dentro do jogo que queira esse tipo de interação. Eu mesmo falei com uma dezena de jogadores e a cada de 10 jogadores que eu falava 8 de ignoravam. apenas 2 falavam com você. Ou seja a maioria dos jogadores preferem jogar sozinho ou com amigos proximos do que tentar fazer novos amigos dentro do jogo.
É muito dificil arrumar um grupo pelo menos no servidor Ashkandi que queira jogar junto. Hoje por exemplo consegui jogar com um cara que tinha 14 anos de jogo. ou seja o cara sabe como é o classico. O problema que eu vejo em questão.
é que muitos jogadores que não sabe o que de fato é o classico (isso eu digo aqueles players que não vivenciaram o classico) muitos jogadores que nao pegaram os primordios de WoW não sabem o que é interação social. Aqueles jogadores que pegaram o sistema de filas provavelmente não sentiram essa necessidade de interação pois o WoW retail tem fila pra tudo. você nao precisa de guilda ou interagir socialmente, a menos que queira fazer endgame
Eu sem brincadeira nenhuma. Falei com muitos jogadores na tentativa de fazer party e não obtive sucesso. demorei bastante ate encontrar alguem que te respondesse e te chamasse pra grupo, o que eu consegui foi ser ignorado por varios players. e sabe o que é mais engraçado. é você ir fazer ir fazer quest no WoW classico e ter um aglomerado de gente fazendo a mesma quest que você.
Dai você vai lá e tenta dialogar com essas pessoas no intuito de se juntar pra fazer a quest junto e é ignorado por a maioria das pessoas. é muito triste isso. Você ir la e tentar fazer amizade ou jogar junto com alguém e não conseguir. Ai você não consegue fazer as quests porque você precisa esperar os mobs renascerem pra tentar dar o primerio hit antes dos outros. Ou em casos mais extremos como no dia do lançamento do Classico ter que esperar numa fila quilométrica pra fazer a mesma quest, como por exemplo matar um Elite. Você imagina ter que esperar mais de 30 minutos pra completar uma quest, porque você não consegue dar o primeiro hit no mob. Isso é muito chato, porque você tem que competir com os outros pra ver quem da o primeiro hit. isso é muito chato
no Retail não tem nada disso. Você mesmo não dando o primeiro hit. você pode ajudar tranquilamente o jogador que começou a briga com o mob que você vai conseguir xp e loot. Isso eu acho muito melhor do que o Classico. O Endgame do Retail pode estar todo cagado. Mas ele tem muitos pontos positivos em relação ao classico
O Classico é bem dificil:
- Gold é muito importante
- Gerenciamento de Mana é extremamente necessário
- Você precisa decidir de que jeito vai upar seu personagem dando prioridade em determinadas habilidades
- Precisa decidir e montar uma Build de talentos
- Profissão Realmente importa no Clássico e é um elemento vital em como isso vai afetar sua gameplay
- Necessidade de Interagir Socialmente. Pois o game é todo estruturado e voltado para beneficiar para aqueles que jogam em grupo
Mas o que realmente estraga o Clássico são a grande maioria dos jogadores que não buscam desenvolver amizades e interagir com os outros. O que eu vejo aqui são jogadores que preferem interagir com pessoas que já são próximas do que interagir com pessoas totalmente desconhecidas, e isso ferra muito a experiencia do Clássico. Eu sinceramente vou esperar o hype todo do Clássico acabar. Dar um tempo de uns 3~6 meses para poder jogar tranquilo.
Ou melhor para poder fazer o conteudo PvE sem precisar ter que competir com os jogadores por aggro.
Vale muito mais apena pegar fila pra tudo no Retail e ter que esperar 10~30 minutos em fila do que eu ser obrigado a interagir com pessoas que não querem fazer grupo, A unica dor de cabeça que tenho no Retail é ter que discutir as vezes com as pessoas aleatórias de fila ( isso quando há alguma discussão) normalmente os outros te chutam da Dungeon sem direito de defesa ou argumentações
Mais vale meu tempo em fila no Retail do que tendo que ser forçado a interagir socialmente com quem não quer interação social. Pois assim eu posso pegar fila pra fazer o conteudo do jogo e ainda da pra assistir uns videos no youtube, escutar musica, desenhar ou fazer qualquer outra coisa enquanto espero na fila
Assim não vou perder tempo tentando arrumar gente pra jogar junto em grupo
É aquilo não adianta nada tentar jogar em grupo, se o pessoal prefere jogar sozinho. Então só isso que eu tenho pra falar mesmo.
Não estou falando que o Retail é melhor do que o Clássico. Longe disso Só estou dizendo que o Retail é bem melhor para quem quer jogar sozinho
O Classico é voltado para uma pequena parcela de jogadores que querem jogar em grupo
Até pra fazer questing no Retail é melhor do que o classico. pois você não precisa estar necessariamente em um grupo para poder tirar proveito do Xp e do loot. Ou seja se o jogador que está do seu lado bate a primeira vez no mob você pode sem problema nenhum bater no mob também que você vai ser beneficiar disso
O Retail não te força a interagir com os outros já o classico meio que foi desenvolvido pra isso