sendo bem sincero, a Blizzard sempre me pareceu a ideia (muitas vezes errada) que as pessoas tem de uma repartição publica: imensa, inchada e ineficiente. De 2002 a 2012 ela lançou tres jogos (jogos fodas, mas só tres). Ela levou quase DEZ ANOS para lançar as expansões previstas de starcraft 2 e nem vou falar de diablo 3 que entre anuncio (2008) e lançamento (2012) foram longos quatro anos. Diabos, a própria Blizzard zuava com o soon™. Eu via documentário da blizzard e imaginava, que não era possível tanta gente reunida sem fazer absolutamente nada, vivendo dos louros de wow (que era abissalmente lucrativo). Quando a corda começou a apertar eles tiraram da cartola hearthsone e overwatch, o que só deixou eles ainda mais preguiçosos. Com meia dúzia de pessoas, conseguiram mais duas fábricas de dinheiro…
Finalmente reestruturaram a empresa. Pode ser ruim? Sim, pode. Mas os devs vão ter que se coçar.
Pelo que sei os devs de Diablo tiveram bastante participação no Legion, afinal masmorras M+ nada mais são do que o conceito de GR do diablo e as world quest são as caçadas, a equipe que fez o RoS era muito boa e o WoW tem que agradecer eles, porem depois do Legion maioria saiu da blizzard e o que sobrou fez o BfA.
Sim e não, é complicado afirmar isso pois BFA era feita na época do WOD, segundo os próprios devs. Metzen mesmo disse que “participou” da criação da cinematic de abertura do BFA.
Acredito que cinemáticas e o core de BfA pode ter sido feito nessa época, mas o grosso da expansão deve ter sido feito na época do Legion, mas sobre os devs de Diablo isso tenho certeza, saiu varias noticias de mudança de posição assim que o RoS foi lançado e a equipe esvaziada em prol do Legion.
Sim, essas realocação de pessoal acontece a um tempo já. Geralmente quando você termina sua parte em tal jogo, para não ficar parado te jogam em outra franquia.
O público e a forma de consumo de qualquer meio de entretenimento tem mudado cada vez mais rápido, e isso acaba complicando algumas produções mais “tradicionais”. A Activision não é muito diferente de uma EA da vida em ficar criando jogo cheio de bug a preços altíssimos com vida útil de poucos anos (Vide COD e BF). Diferente do que é a Blizzard, os jogos podem durar décadas, mas que com essa constante mudança de público e consumo, pode estar se tornado obsoleta também, pois tem essa variação e perda de jogadores de forma cada vez mais intensa. Tenho medo do que o WoW pode se tornar para se adequar ao público dessas novas modalidades de jogos, mas será inevitável desagradar os que consomem o jogo e o RPG em si há muito tempo.
Legion possue as melhores dungeons do jogo, em todos os quesitos:
Cada uma possui um visual único, com temas completamente diferentes.
Trouxeram mais mecânicas e novidades, algumas ate mais complexas que chefes de raid.
M+ foi um sucesso em Legion. Criando uma nova forma competitiva de PvE.
E uma mensão honrosa ao retorno de Karazhan, a melhor e mais criativa dungeon que esse jogo ja teve ate hoje.
As DG de BfA são chatas e preguiçosas. É visivel que eles quiseram economizar: Pra começar, metade das dungeons usam mapas que existem no mundo aberto, ou seja, nao precisaram gastar tempo e trabalho criando cenários novos.
Segundo, em termos de mecanicas, decepcionaram bastante tambem, como por exemplo a Mansão Capelo, que basicamente os chefes são puro zerg gg. As unicas dungeons com mecânicas interessantes são Repouso do Rei e Cerco a Boralus.
Alem disso, destruiram as M+, que foram um dos pontos altos da expansão passada.
Acho que as Masmorras do BFA salvaram o jogo, ao menos para mim.
Extremamente bem feitas em todos os sentidos e com ótimas lutas. Esse novo debuff da +10 ou maior é legal de fazer, diferente do debuff dos infectados que era chato.
Espero que as próximas expansões sigam a linha de BFA, pq na boa, as Masmorras do Legion foram muito lixo se comparado com o BFA, um abismo de diferença. Isso que estamos falando de apenas UMA expansão passada.
Acho q vai de gosto pq eu amava as masmorras de Legion e até as de Draenor (claro as de Pandaria pra mim são as melhores)
Não consigo gostar das de BFA… Aquela do Templo de Sethraeniisnfksbafj mesmo aqueles orbs q vc tem q passar no meio, meu autismo apita naquilo e sempre me lasco.
Idem. Não gostei de nenhuma DG de BfA, são tão chatas que nem dá vontade de usar um Dungeon Finder, diferente de Legion.
E Sethralis de longe é a pior DG justamente por esses orbs horríveis, parece Skyreach com aquele corredor de vento idiota, só que ainda pior e mais irritante.
Gente e aquela raide de Pandaria, era coração do medo? que tinha aquele corredor de vento e tinha aqueles minis furacões e a gente corria pra ir até o boss e tinha q desviar desses negocinhos senão voltava pro início?
Eu sempre me lascava nisso… em lfr então era festa
Não é puxando o saco de WOD, mas em termos de raídes e masmorras aquela expansão tem as minhas preferidas, com exceção da última raide. Mas a raide do Mão Negra, junto com a masmorra do Ner’zhul, são uma das melhores para mim em suas categorias.
Que ela afunde de vez!!! Pra aprender a respeitar os seus consumidores/players de base… E a investir em suas franquias de sucesso trazendo inovações e não inventando a roda com novas franquias! =3