Dúvidas com a evolução da lore

Começei a jogar recentemente (já estou lvl40) e gostaria de entender a história do jogo de alguma forma mais linear (cronológica, lançamento e etc). Já andei pesquisando muito sobre isso e sempre caio em diversos pontos:

1. Viajar entre expansões: Crona.
  2. Posso ir “andando” de mapa em mapa fazendo as quests do local.
  3. Já vi alguns dizendo para travar o lvl afim de fazer as missões de alguns lugares que só podem ter até X lvl ou até por causa da Crona.

Mas ainda fico com algumas dúvidas. Se possível, me ajudem a responde-las!

1. Se posso ir indo de mapa em mapa a vontade fazer as quests, por que a Crona foi criada?
  2. É melhor pegar o lvl max ou travar no 50 por exemplo, a fim de conseguir entrar em todas quests/mapas/masmorras das expansões?
    2.1 Ou é melhor travar até o 50 para Terralém e depois travar em 60 para Nortundria e assim por diante? Ou não preciso travar o level para completar tudo?
  3. Qual o melhor conselho para ir completando as principais historias das expansões? Estou pensando em travar meu level em 50, sair de BFA (Kul Tiraz), viajar para Terralém e começar as quests de lá até o BFA. É uma boa? Qual dessas opções é melhor ao meu proposito de entender e jogar as principais quests das expansões?
2 Curtidas

Seja bem vindo ao mundo de World of Warcraft!

Primeira dica que eu dou, mude de servidor, vc esta em um servidor morto, o servidor Brasileiro mais recomendando seria o Azralon, o que tem mais população.

Segunda dica, querer saber a história dentro do WoW eh uma furada, o jogo já se reformulou muitas vezes, e coisas que contavam a história antes da expansão Cataclisma se perderam, então querer seguir uma linha linear da história dentro do jogo não é possível.

Antes do Cata as quest contam a história do mapa e não da expansão, ou seja são mini histórias sobre o mapa em que vc esta upando, claro vai ter uma ou outro quest q vai ter algo sobre a história mas são poucas.

Com a chegada do Cata ai sim foi criado o conceito “main quest”, que é a quest da história da expansão, então vc até pode ter alguma idéia melhor no jogo, mas WoW nunca foi um bom contador de história dentro do jogo.

Pra vc saber 100% da lore, vc vai ter que ler livros, hqs e principalmente jogar Warcraft 2 e 3, pra conhecer todos os personagens importantes e as motivações de cada um deles.

E esse negocio de travar lvl não precisa, vc pode voltar depois de chegar no máximo e fazer todas as quest normalmente, e o melhor que sem dificuldade nenhuma, já q vc esta la só pela história.

Boa sorte na sua empreitada!

2 Curtidas

Até eu que entendo um nível intermediário de Lore me perco nessa Crona, blizz devia reformular isso ai, não deu certo o que tentaram.

Obrigado pela resposta! Já estou ciente desse problema em entender 100% da historia, o intuito mesmo é entender razoavelmente bem o que acontece entre as expansões e etc.

Sobre o servidor, também já estou sabendo que fui jogado pro pior (mais vazio) mas agora não estou muito a fim de recomeçar do zero, talvez junte gold (token) pra trocar de sv depois ou acabe indo upar mesmo, não sei, ainda estou colhendo ideias. (me lasquei kk)

Fiquei com algumas dúvidas:

1. Se não vou precisar travar o level, pq os mapas e masmorras tem um número do lado (tipo 20-50), se eu passar disso não vou conseguir entrar, correto??! Como funciona?
  2. Estou pensando em ir para os mapas em ordem de lançamento mesmo (terralém, nortundria…) e ir jogando até chegar na expansão atual. Acha que é uma boa?
1 Curtida

Hoje em dia do 01 ao 50 vc pode upar em qualquer lugar que vc escolher, a partir do 50 vc vai para Shadowlands que eh a expansão vigente, o número do lado só indica o level que aquele lugar serve para upar, em alguns são do 01 ao 30, outros do 01 ao 50, depende do lugar que escolher, mas mesmo depois de chegar no level máximo vc pode fazer qualquer conteúdo de level inferior normalmente.

Vc pode ir sim tranquilamente, mas já vá em mente que vc passará do level recomendado para esses mapas rápido e então vc não vai ganhar XP normalmente para upar, por isso mais uma vez recomendo chegar primeiro no level máximo e assim vc pode fazer todo o conteúdo anterior sem nenhum esforço pra ver a história.

1 Curtida

Coloca no Youtube:

Biblioteca secreta de azeroth

Melhor canal de Lore do Brasil.

O recomendável pela própria empresa (apesar de não ser o mais correto em questão de lore, mas pelo menos é o mais “agradável”) é upar em BFA, que no seu caso é a linha temporal atual, até chegar no 50 e iniciar sua vida em shadowlands.

Se teu objetivo for a lore em si, mesmo que de forma razoável, eu de você veria alguns resumos no youtube das histórias antigas, já que você tem toda a história sendo contada desde o warcraft 1 e muita coisa foi mudada mesmo nos níveis iniciais.

Sua ideia de ir jogando as expansões progressivamente é boa e você pode realizá-la com diversos personagens diferentes se quiser o desafio real de alcançar o título de loremaster, ou pegar nível máximo com este personagem e rushar a história sem dificuldade, já que os inimigos morrerão com 1~2 ataques.

1 Curtida

Olá Sr. Grindelwald! Tudo bom com você? Seja bem vindo ao World of Warcraft!

O WoW é um ótimo jogo, com grandes personagens e uma boa história (apesar de alguns problemas)!

Infelizmente, por vários motivos, a cronologia do jogo é uma bagunça, mas nada que não possamos superar e ter uma experiência legal! Vou tentar ajudá-lo com as suas dúvidas!

No jogo atual é possível que você faça um leveling, mas não vai ser uma boa experiência para quem busca história e progresso. O jogo esta cheio de bolhas temporais!

Um exemplo: Ao criar um personagem no level 01 e começar em Vila Norte, você estará na época do Cataclysm, ai, ao entrar na capital, você estará na capital na época de Shadowlands!

A Crona foi uma tentativa de consertar isso, te transportando para as expansões antigas, mas ela só ajusta o seu leveling, você continua nas bolhas temporais. E quando passar do nível 50, não poderá mais mudar a linha do tempo, o jogo vai te obrigar a jogar na expansão atual, você até poderia ir fazer as missões, mas vai ficar com o nível muito alto para elas (vai matar qualquer mob com um hit) e não poderá usar o localizador de masmorras!

O que você pode fazer, caso queira ter uma experiência completa no wow (considerando o atual momento):

• Jogue o Warcraft 3, caso não tenha jogado, além de ser um ótimo jogo você vai entender muita coisa da história do jogo!

• Jogue no servidor do WoW Classic (escolha um reino com uma grande população) e faça o leveling, você estar exatamente após o Warcraft 3

• Depois que “terminar” o Classic (coloquei entre aspas, porque você não termina, mas pode concluir a história) jogue o Classic Burning Crusade (você poderá transferir o seu personagem level 60 do Classic para o Classic Burning Crusade)

• E esta para ser lançado o Classic Wrath of the Lich King, você poderá transferir o seu personagem do Classic Burning Crusade para lá!

Agora vamos supor que os classics vão parar por ai!

• Recomendo que leia o livro A Ruptura

• Crie um personagem novo e vá jogando o novo leveling, quando chegar no level 10 lembre de falar com a Crona e mudar para o Cataclysm!

• Quando chegar no level 50, trave o nível no npc que fica na Bastilha de Ventobravo

• Quando terminar o Cataclysm, leia Thrall: Crepúsculo dos Aspectos mude na Crona para o Pandaria e leia Marés da Guerra

• Leia Alvorada dos Aspectos, Sombras da Horda e Crimes de Guerra!

• Depois para o Warlords of Draenor

• Depois leia Illidan e mude para o Legion

• Leia Antes da Tempestade e leia Battle for Azeroth e Shadowlands! (Devem ter outros livros entre essas expansões, mas eu não lembro agora quais, quem puder ajudar agradeço!)

Agora um conselho: Caso ache que isso vai consumir um tempo muito grande e desanime, não deixe de aproveitar o wow!

Crie um personagem novo e escolha o Rincão do Exilio e upe em Battle for Azeroth e depois Shadowlands, deixe ele pronto para a nova expansão!

Infelizmente, o wow foca muito na expansão atual e deixa o conteúdo antigo defasado, mas não deixe de jogar a expansão atual no lançamento, sempre vale a pena!

Qualquer dúvida é só falar!

1 Curtida

Muito bacana, Joakhin
Eu acrescentaria a leitura de Elegia e Guerra Justa antes de iniciar BfA
Ambos disponíveis em versão digital aqui mesmo pela Blizzard

Gostaria de reforçar o que você pontuou também:

Caso você ache que esse caminho é muito longo e cansativo, upe diretamente no Rincão do Exílio e BfA, posteriormente seguindo para SL, assim você pega mais rapidamente a experiência do endgame e pode fazer a parte mais conceitual de lore com calma e aos poucos, mas já pegando a parte “atual” do jogo

Dica 2: não desista do WoW :slight_smile: a maioria de nós está aqui há 5, 10, 12 anos.
Parecemos diferentes mas tempos todos um ponto em comum, estamos em Azeroth há muito tempo porque tivemos experienciais incríveis nesse mundo.
Quando cheguei eu era um garoto, hoje sou pai de família e o amor por essa fantasia é o mesmo!! Aproveite o caminho, bravo viajor

2 Curtidas

Meu chegado essa ideia é péssima.

Bom esse é meu conteudo favorito do wow.

Vamos começar pelo Cataclisma. As missões e mini-historias de cada mapa de Kalindor e Reinos do Leste recebeu um update, portanto meio que não existe mais o clássico. Nesses dois continentes cada mapa vai te contar uma pequena estória mesmo, eu recomendo, são muito boas. E voce acaba que aprende sobre cada masmorra do jogo também.

Logo a frente terão os mapas com historias do Cata. Ali tu vai acompanhar muito dos acontecimentos, lembre de sempre que terminar um mapa e houver masmorra é ideal que vc a faça-a.

As expansão seguintes irá repetir, complete as questes e faça as masmorras. Pandaria, warlords, legion, bfa, sombralandia.

Depois que vc tiver bastante experiencia com o WoW e principapmente com o WoWhead, ai vale a pena vc fazer as quests de terralém e nortundria, pq aquilo lá é uma zona. :joy:

Sobre a Chona
Tem duas formas de upar, vc vai pro mapa que quiser pq os mapas são escslonaveis, ou voce bate um lero com a chrona e ela te manda pra uma expansão específica onde vc terá um pequeno sabor do que era upar naquela exp. Inclusive falar com a Chona é o melhor modo de encontrar o Timelost.

Recomendo um canal no youtube chamado Biblioteca de Azeroth, tem varios videos, conta a historia das expansões, de varias raças e eventos como as guerras.

1 Curtida

Exatamente hoje esta completando dez anos que jogo o wow!

2 Curtidas

Obrigado por todas as ajudas! Gostei de que o fórum é bem ativo pelo jeito. Vou analisar todas essas dicas e decidir o que faço, ainda estou bem indeciso :frowning:

Acabei viajando para as regiões das expansões a fim de analisar o local (terralém, nortundria, kalimdor, pandaria e etc.) Notei algumas coisas que me gerou dúvidas básicas:

1. Fui ao portal negro em terralém e notei que matava os mobs com 1hit mesmo eles estando no level 30 e eu em 40, sendo que meus ataques (inclusive do pet) davam muito mais dano que o normal. Por que isso aconteceu se ainda não estou no level máximo dessa expansão?

2. Depois, fui para outras expansões e quando cheguei em WoD, fui no trono de kil jaeden e os mobs lá no nivel 40 me matavam com 2 tapas, sendo que mobs nivel 40 onde jogo atualmente (BfA) não fazem isso em mesmo level.

Podem me explicar esse funcionamento de level/mobs/região?!

1 Curtida

Oi Srgrindewald, bom dia.
Eu faço algo semelhante ao que tu deseja fazer. Eu tenho um personagem travado no nível 49 e faço as quests de todos os mapas de todas as expansões em ordem. Comecei pelo clássico, depois Terralém e agora estou em Nortundria.
Simplesmente porque gosto de fazer quests, de curtir os mapas, dgs antigas, um pouco da lore apesar de bagunçada. No nível 49 usando a crona os npcs vão estar em nível igualado, dando um pouco de dificuldade a jornada ao invés de mata-los com um hit, e também fica disponível as DGs daquela expansão.
No nível 50 a Crona não funciona mais e não dará mais para fazer DGs de outras expansões, então recomendo que trave no nível 49 e tu poderá fazer qualquer mapa e mudar de linha temporal até cansar disso.
Sobre a questão de tu poder fazer quests de qualquer mapa usando uma mesma linha temporal: Algumas expansões precisam que tu pegue a linha temporal daquela expansão para iniciar algumas quests principais, por exemplo o mapa do Legion precisa usar a Crona no Legion para iniciar a linha de quests principais do Legion.
Acho divertido fazer isso, adoro fazer quests e explorar mapas e com alguma dificuldade kakakaka.

1 Curtida

Isso ai se chama nivelamento, foi com intenção de deixar vc escolher onde upar que a Blizzard fez isso, pra “tentar dar mais opções de escolha”, mas acabou que ficou uma bagunça mesmo.

Temos mapas como eu disse anteriormente que vão do 01 ao 30, nesses se vc estiver até o nível 30 os mobs vão estar nivelados com vc, passou para o 31, eles já ficam absurdamente fracos, e isso tbm acontece com mapas que vão até o 40 que é no seu caso. Essa “fraqueza” é justamente pra forçar vc a ir para o mapa recomendado ao seu level.

É só uma maneira pra tentar fazer o leveling ser melhor que a Blizzard fez isso, antes vc tinha que escolher os mapas iniciais, que eram sempre os mesmos, e ir seguindo uma linha pra upar, pois cada mapa era pra um determinado lvl, então ficava uma coisa muito repetitiva toda vez que fosse upar, pra tentar contornar isso ela deixou todos os mapas possíveis de leveling, assim vc tendo mais opções de escolha pra upar.

Por isso eu digo, faça igual os amigos falaram, upe em Battle for Azeroth, depois Shadowlands e ai quando estiver no nível máximo vc volta e vai fazendo o Loremaster que é a conquista de Historiador de World of Warcraft, estando no nível máximo vc vai la só pela história e faz com calma sem dor de cabeça.

Eu jogo des de 2004, morava nos EUA no lançamento fazia intercâmbio, fui comprar o jogo junto com um colega meu Colombiano.

1 Curtida

Eu lembro que em 2004 o pessoal do fórum Jovem Nerd criou um sub-fórum de wow, para todos jogarem juntos, eu vi eles falando sobre, mas na época eu não tinha internet em casa, ai era inviável para mim! Mas jogava bastante o 3 em lanhouses!

Quando cheguei em terralém (na frente do portal negro via portal dos magos), notei que matava os mobs gigantes com poucos tapas. Acho que a região ali era level 1-30.

Então por que para entrar no portal negro é dito que precisa de level 58? Qual o sentido de chegar lá matando tudo? Isso esta correto? Não entendi a lógica

Pois é meu amigo kk, ninguem entende a lógica do Lore hoje em dia.