Oi Gente Grande
Bom, por onde eu começo…
Eu estava vendo ontem um vídeo do Lord sobre o perguntas e respostas que a Blizzard fez recentemente, e teve uma em especial que me deixou bastanta decepcionado, porém nem um pouco surpreso.
Este vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tNeIVh604hs
Perguntaram se haveria servidor RP para o Vanilla. A resposta da Blizzard é que “Sim, teremos servidores RP pro Vanilla, mas só pros Estados Unidos e Europa que são regiões mais populosas, não teremos para o Brasil e América Latina”. Mais ou menos com essas palavras.
Quem me conhece aqui no fórum sabe que eu sou um dos muitos (e talvez um dos últimos remanescentes) que já passou por este fórum desde a época do Cata insistindo para que a Blizzard invista um mínino (que não é tanta coisa assim, um reino RP já seria suficiente) no crescimento do cenário RP brasileiro. Cheguei até mesmo a me dispor a gerar conteúdo só pra poder brigar um pouco mais por isso.
O ponto é que eu sempre vi a forma como a blizzard trata o cenário RP do brasil e da américa latina (que passa por problemas semelhantes ao brasil) como um sintoma de como a blizzard realmente enxerga a comunidade inteira (não só os roleplayers) dessas duas regiões.
Quando somamos a isso outros fatores, como o aumento da mensalidade que tivemos ano passado (feito da forma desonesta como feita com promoção armadilha) e também o fato de proporcionalmente as demissões terem afetado muito mais o brasil e américa latina do que outras regiões do mundo (https://www.youtube.com/watch?v=P6vU2nxOLAE), além de outros fatores que talvez eu não saiba ou esteja me esquecendo, creio que seja possível ter um panorama de como a blizzard de fato nos vê.
Tem algumas informações que eu acho que valem a pena listar sobre isso:
1- O fato de termos os servidores brasileiros que temos (Azralon, Goldrinn, etc) não foi fácil de conquistar. Foi necessário muita pressão dos jogadores brasileiros nos fóruns para que isso fosse possível.
2- Uma coisa que é possível extrair da resposta da Blizzard neste Q&A é que a blizzard sabe que existe a demanda por servidores RP nessas regiões, dado a rapidez com que o dev (não vi ainda qual) respondeu prontamente sobre servidor RP vanilla pra essas regiões.
3- Esta resposta, junto com os fatores que eu mencionei acima, também mostra uma coisa que eu considero ainda mais problemática. A Blizzard não parece ter planos (se é que um dia já teve) de investir no crescimento da comunidade (inteira, não só os roleplayers) brasileira e latina. Isso ao meu ver apenas reforça a ideia de que a Blizzard está cortando investimentos pra essas regiões, e eu não ficaria surpreso se no futuro a blizzard parar até mesmo de fazer a tradução dos seus jogos para o nosso idioma.
Bom, é isso. O meu desabafo foi este. O que eu vou fazer a respeito vai depender muito de como este tópico vai repercutir aqui neste fórum. Conto com vocês pra fomentar um debate (saudável e respeitoso) sobre este assunto.
PS: Em caso de aparição de haters, favor não responder nem alimentar de forma nenhuma. Limitem-se apenas a ignorar e clicar nos botões de denunciar (que eu ainda não vi onde ficam no novo fórum). Obrigado.