Cliente nativo Linux

Sim eu sei os outros jogadores não querem saber deste assunto, pois já deu.

Mesmo assim baseado no tópico Como a blizzard se tornou uma empresa tão odiada? , o que mais me machucou perante a Blizzard foi anunciarem novidades para Linux em 2013 e depois não falarem mais nada. Foi bem doloroso, pois deixou margem para acreditar em um cliente nativo comercial para o Linux.

Bem não vou parar de investir na empresa e nem nada disso, mas foi uma coisa bem triste e frustrante que a Blizzard poderia ter evitado.

E sim este tópico é para Blizzard, onde hoje o fórum é uma das poucas ou a única ferramenta de contato com a empresa.

Então sinto este tópico não serve para outros jogadores, é apenas uma retroalimentação minha para a empresa em que eu invisto uma boa grana.

6 Curtidas

Linux não foi feito para jogos, quase nenhuma empresa quer trabalhar com esse sistema, muito menos gastar recursos com um sistema que uma minoria usa contra uma gigantesca gama de usuários de windows.

Quer jogar jogos tenha dois sistemas operacionais ou instale o windows. É o que todas elas pensam, quando os usuários de linux for tão grande quanto a de windows, a e sim eles vão começar a pensar em portar os jogos para ele.

3 Curtidas

Nenhum sistema operacional foi feito pensando só em jogos. É pra isso que existe PS4, XBOX, Nintendo, etc.

“quase nenhuma empresa quer trabalhar com esse sistema” fala isso pra Steam, Epic Games, etc.

Vc ta bem por fora. Se for levar ao pé da letra, a minoria aqui é o Windows, pois o Android é o sistema mais usado no mundo e é um sistema Linux do Google.
E o jogo mais jogado da Actvision-Blizzard é o COD pra celular. Vai la falar pra eles pararem de fazer COD pra linux e focar só no Windows.

A Steam trabalhou na tecnologia Proton pra tornar a maioria dos jogos compatíveis com linux. A questão nem é sobre ser possível jogar no linux, mas sim ter um cliente nativo, ou seja, uma forma oficial de instalação e integração com o sistema.

A própria microsoft lançou seu sistema operacional focado em segurança que é LINUX, o Azure Sphere.
As empresas já pensam em linux faz tempo, mas aqui em bananil o pessoal ainda acha que linux é coisa de tecnico em TI.

2 Curtidas

Sim nenhum foi feito pensando em jogos, mas agora eles estão fazendo isso e só um detalhe todos os jogos são feitos no pc, para irem para os consoles.

Sim eles pensam tanto no linux que todos os jogos grandes e triple A precisam de um programara para emular o windows de tanto que pensam na sistema operacional, tanto que o pessoal que jogava cod agora não pode mais poque o programa é considerado hack e dá banimento.

Eu desisti do linux faz tempo, todo jogo bom tinha que emular o windows então para que vou ter um pc gamer se o tenho que usar um emulador de outro sistema.

1 Curtida

Nem todo usuário de Linux e técnico em ti, mas todo técnico em ti e usuário de Linux…
Só quis dar um pitaco…

Tá mas e dai que os jogos são feitos em um PC?

Não sei de que buraco tu tirou essa informação do COD, mas fica a vontade pra pesquisar qual jogo mobile é sucesso da Actvision. Alias a blizzard ficou tão preocupada com jogo pra windows que está fazendo o Diablo Imortal pra celular…

No mais, só fato de vc dizer que precisava emular o windows pra jogar, já mostra que tu não entende do que está falando. Qualquer um que já usou linux sabe que não existe emulador de windows e que o WINE não faz emulação.

Como eu disse antes, a questão não é ser possível jogar no linux, pois isso já é. A questão é ter um cliente oficial, integrado com o sistema.

Para desenvolver Linux é uma delícia, para jogar não.

1 Curtida

Wine - Wine Is Not an Emulator…

Vocês que ficam chorando por Linux com certeza não entendem dos custos de desenvolvimento de software.

“Ah mas roda no Wine, é tão fácil”. Não, dar um suporte de verdade não é barato.

É o mesmo que vocês acharem que lançar um Wow Classic era só pegar e fonte de 10 anos atrás e colocar pra rodar num container. Não. Pra ter qualidade, tem custo.

PS: wow roda muito bem no lutris. Me incomodei consertando 500 hotkeys padrão da distribuição. Como sempre, os caras que fazem distros linux possuem um tato de design EXCELENTE pra colocar as teclas de atalho mais absurdas que conflitam com tudo.

Algumas coisas ditas aqui foram bem distorcidas, e outras fugiram do foco. É mentira que praticamente toda empresa ignora o linux, na verdade a maioria das grandes empresas de jogos de hoje em dia estão dando suporte ao sistema para os jogadores. E também é mentira que o linux não serve pra jogo. O sistema foi sim, por muito tempo, muito pior no desempenho para jogos simplesmente porque a API utilizada pela grande maioria das distribuições (OpenGL) realmente tem o desempenho muito pior, mas com o advento do vulkan nos últimos anos esse problema foi eliminado, e a diferença no desempenho que existe hoje em alguns jogos é problema de simples otimização. Sobre o aumento no custo para suporte para outro sistema, é óbvio que existe esse custo, mas, a longo prazo, é um custo menor que suporte a outro idioma, por exemplo.

No entanto, apesar de todos esses assuntos serem tópicos muito importantes quando se pensa em um projeto de software, eles “não importam” nesse tópico. O assunto aqui é que a blizzard (mais uma vez) informou algo para sua comunidade e depois não deu mais nenhuma informação aos seus jogadores.

1 Curtida

Minoria da minoria que não sabe formatar para windows.

Eu uso dualboot e vivo na excelência. Pois para gerenciamento DevOPs, programação uso o ubuntu. Mas o ubuntu é limitado pois tem até aplicações que não rodam no wine direito.

O tempo que você perdeu consertando 500 hotkeys padrão de distribuição é o suficiente para ter colocado um 3 chars no lvl 120 e pegar exalted com todas as facções do BfA hahahhaa

Eu também gostaria muito de um cliente Nativo Linux, hoje uso o “Rwindows rsrs” somente pra jogar wow e mais nada. O wow tem cliente nativo pra macOS que também é um sistema UNIX, nao acredito que seria tão dificil assim criar um cliente Nativo Linux.

Jogo wow no linux e tem uma diferença em média de 8-10 fps o que não é significativo pra mim, afinal não tenho monitor que suporta um numero maior que 60 fps.

Utilizo arch linux, não gosto desses linux pré prontos com um monte de coisa já feita. Só da problema no final.

1 Curtida

Sim eu uso windows.

INCLUSIVE pra desenvolvimento.

Mas as vezes bate um masoquismo. Como usar windows pra dev ou tentar rodar algum jogo no linux.

FPS do wow no linux e na GTX 960 foi o mesmo do windows. Bem eficiente a biblioteca de port de DX11 (que esqueci o nome), o cara tem que ser muito doido pra fazer uma parada dessas.

Infelizmente devido ao custo eles não disponibilizam um cliente nativo para linux. Não vale a pena tendo em vista o numero de usuários do sistema.

Eu não sou nenhum técnico e nem trabalho com TI mas, sou um entusiasta do Linux desde a época do KURUMIN linux (versão brasileira baseada no Knoppix / Debian).

Eu gostaria que tivesse um cliente nativo mas, sei que não vai acontecer tão cedo. E dá tanto trabalho rodar WOW no linux que nem vale a pena, melhor ter Dual Boot mesmo.