[Classe/Raça] Nossos personagens precisam ser canônicos para a história do jogo?

Vocês acham que a raça e a classe do nosso personagem precisa ser canônica para a história?

=======================================================================

Temos um treinador draenei bruxo em Shattrath que desafiou as tradições do Velen e mergulhou no Fel mas que não tem a classe como jogável.

Também tivemos os elfos do caos que desafiaram os elfos sangrentos e mergulharam no void/caos e que depois de muito tempo e acaloradas discussões foram inseridos no jogo.

Os taurens Grimtotem (não lembro o nome em português) tem um perfil bem oposto dos taurens mais pacifistas que conhecemos com um casco mais pro lado bandido, mercenário, sanguinário e que quer eliminar a todos sem se preocupar com honra mas apenas em vencer.

Os anões não seriam paladinos ou acreditariam na Luz se os humanos não tivessem compartilhado essas coisas com eles.

Por que os anões não fariam o mesmo em troca e compartilhariam o xamanismo com os humanos que estivessem interessados ainda mais com as influencias dos kultirenos e worgens ao seu lado depois de tanto tempo?

Ou o que falar da presença dos elfos noturno na época do Classic com a sua “base” de Lunatrama em Ventobravo? Será que depois de tantos acontecimentos e contatos entre as duas raças nenhum humano de Ventobravo se pré-dispôs a aprender e a praticar tanto o druidismo quanto o xamanismo? Logo os humanos de Ventobravo??? :rofl: :rofl: :rofl:

Os draeneis Rangari tem um casco ali nos ladinos também que tanto é que se vocês forem ver as características de classes que lhes é atribuída no Wowpedia é de assassin, ranger e scout que estão de certa forma conectadas a fantasia que os caçadores e ladinos possuem. Não vamos nos esquecer que os hunters no passado envenenavam as flechas e usavam adagas como arma secundária!

Os goblins pra mim deveriam ser uma raça neutra igual os pandarens são pra Aliança e pra Horda. Há um cartel de goblins que se entendem melhor com Aliança além de terem um longo histórico de negociações com os elfos que aproveitavam pra comprar itens mágicos.

O que impediu os kultirenos de serem paladinos foi uma sabotagem da casa Trovamaré que mandou vários piratas e ladinos numa reunião entre as casas que tratava sobre a incursão dessa elite da Luz vindas dos continentais (pessoas de fora do reino de Kultiras) pra ajudar na inquisição contra as bruxas que estavam espalhando maldições por alguns cantos do continente tipo Drustvar.

==========================================================================

Depois de muitos contatos entre culturas diferentes, de guerras travadas e de expansões lançadas, quanto tempo demora para uma raça pode ser uma determinada classe?

Quanto tempo demorou para os anões se tornarem xamãs e paladinos?
Quanto tempo demorou para os gnomos serem sacerdotes?
Quanto tempo demorou para os kultirenos serem magos e sacerdotes?
Quanto tempo demorou para os humanos repassarem os ensinamentos dos paladinos para outros guerreiros?
Quanto tempo durou o coach dos demônios até o Guldan se tornar um bruxo capaz de abrir um portal negro?

Quanto tempo demorou para os ogros aprenderem durante a campanha da segunda guerra a usarem os poderes mágicos?

Eu acho que hoje existe um grande atraso na permissibilidade de algumas raças poderem ser certas classes no jogo. Em tempos passados de primeira, segunda e terceira guerra muitas mudanças aconteceram num perído de tempo bem menor enquanto que na versão de MMO depois de inúmeros acontecimentos ainda continuamos presos a pensamentos de líderes do passado que nem estão mais vivos hoje em dia.

Eu pergunto novamente:

Vocês acham que a raça e a classe dos nossos personagens precisam ser canônicas para a história que está se desenrolando durante uma expansão depois de já termos derrotado grandes líderes demoníacos, de termos enfrentado titãs, de termos visitados inúmeros locais religiosos e culturalmente diferente das nossas raças escolhidas e principalmente depois de já termos ido para a terra dos mortos?

Acho que no passado a troca de figurinhas entre classes e raças aconteciam de forma mais rápida do que atualmente.

15 Curtidas

Acho que o maior problema mesmo é que a própria blizzard não desenvolve isso dentro do jogo, já que a mesma não cria um foco nas raças. Mas realmente nada impede uma raça de mergulhar na cultura da outra a ponto de compartilhar os ensinamentos, tendo em vista que isso já aconteceu e acontece.

5 Curtidas

É provável que seja esse o novo caminho com as restrições de raça/classe, agora mago, ladino e sacerdote também são universais. Contudo acredito que druida vai demorar muito a ser difundida, já que da mais trabalho do que as demais classes.

3 Curtidas

O que impede e falta de foco, preguiça e ma vontade por parte da blizzard, classes possuem animações de forma, stances, poderes variados e unicos, que so foram feitos pra determinados personagens que estão disponivel na criação, criar isso pra todos as raças jogaveis demanda tempo, organização e o mais importante $$$. Por que voce acha que rogue, priest e mage vão ser liberados pras raças? por que a animação das habilidades deles e simples e ja ta feito. Adiciona um efeitinho aki e ali e ta pronto, agora vai criar uma forma animal pra cada raça do jogo ou um conjunto de totens pra cada um.

Lore e o menor dos problemas. Cada vez mais estamos vendo isso em jogos, seja eletronico ou tabuleiro, cada vez mais estão tirando os “padrões” de raças e transformando em algo mais realista.

3 Curtidas

Isso é algo insatisfatório pra mim, pois raças são raças e gosto que exista discrepância entre elas.

Sobre a questão de classe/raça WoW acho que tinha que liberar tudo.

3 Curtidas

Concordo com cada palavra neste post, meu sonho é poder jogar de paladino kultireno.

Acho dahora demais a raça usando armadura de placas.

4 Curtidas

Esse poste respondeu muito do que ainda tinham em duvidas acho parabéns @Minso pelo tópico. Nossas raças no WoW já convivem juntas a tempos seria ou é natural que sofram influencia uma das outras seja em religião ou costumes. Um tauren aprende desde filhote a seguir a mãe terra como divindade por exemplo e a honra como regra. Mas nada impede que um dia ele deixe de acreditar nisso e siga outros passos, prioridades mudam e crenças também.

4 Curtidas

O lore segue a logica de RPG de mesa tradicional, nada é impossível mas existem consequências como o Anduin, essencialmente ele poderia ser um priest e usar plate e two hand mas iria ter penalidades, como por exemplo ser ruim com a espada.

Mas para o jogador, segue aquela logica de 2002 toda engessada, ah humano não ser shaman pq tem uma mão magica que impede e por ai vai.

3 Curtidas

Se pensarmos um pouco, chegamos a seguinte pergunta “o que define as caracteristicas de uma raça?”
em muitos rpgs nos temos os elfos como seres ageis, versados no arcano, com pontaria quase sobrenatural. Mas pq eles são assim? que vida eles levaram para terem essas caracteristicas? se meu personagem elfo na verdade foi criado em meio a vida selvagem sem acesso ao conhecimento arcano e lidando com criaturas bestiais ele ainda teria as mesmas caracteristicas da raça? O D&D e outros sistemas vem mudando essa visão de um tempo pra ca, pra tornar a criação do personagem mais variada.

3 Curtidas

Não acho que se um gato for criado igual cachorro deixa de ser gato. Isso são raças diferentes, acredito sim que um elfo criado como humano vai ter traços culturais humanos, entretanto os traços biológicos ainda serão de elfos.
Qual é o meu ponto, não sou contra que haja versatilidade nas raças, mas gosto que mantenham a identidade delas. Porque se não no fim é tudo humano com skin de elfo, anão e orc.

Um anão é resistente, é o traço biológico mais marcante desta raça, quando voce tira isso da raça, a mensagem implícita é “seu meio é capaz de mudar sua biologia.”

4 Curtidas

Acho que a ideia seria ampliar o leque de possibilidades de classes que as raças podem assumir sem descaracterizar a individualidade biológica delas que presumo seriam as raciais, mas ai acho que seria a questão do player saber e entender que esta jogando com uma raça que não tem boas raciais pra quela classe, por exemplo se eu jogo de elfo que tem maior afinidade com magia mas vou de caçador ou guerreiro que não usa essa característica estou assumindo que vou estar perdendo esse “bônus”.
Ainda acho que tem classe que não combina com determinada raça, porem o fato de conviverem juntas a tempos também e um fator que pode ser influencia em pra onde vou seguir meu caminho, quero ser um orc que não gosto de sair na porrada, e sim ser um raro orc com um QI melhor e quero me dedicar a magia arcana porque não me sinto bem sendo um lock ou xamã.
A meu ver isso só contribui com o R.P. individual, tem gente que gosta de determinada classe mas não joga nela porque nela não tem a raça que gosta ou só tem as que não curte e isso agora abre um bom leque de possibilidades.

7 Curtidas

Acho que poderia liberar tudo para todas as raças por uma questão de aumento do leque para RP/possibilidades, mas também justamente por uma questão de RP, implicar em penalidades para determinadas combinações

Por exemplo um undead druida teria uma penalidade (quando eu digo penalidade, eu quero dizer PENALIDADE) razoavelmente intensa para desmotivar mesmo a criação dessa combinação

O mesmo pode ser intitulado para orcs de classes mais “delicadas”, considerando que o ponto forte dessa raça seria a fúria, a higidez física e tal.

Por exemplo, BE de classes mágicas seriam beneficiados com algo realmente significativo, enquanto warriors seriam penalizadas com algo também significativo.

Isso aumentaria o leque e ao mesmo tempo deixaria bem claro a identidade de cada raça, porém permitindo a individualidade do jogador em “brincar” com as diferentes combinações, mas isso não seria endossado justamente por questões de RP (para o WoW não virar esses jogos genéricos em que andar pelo mundo parece um carnaval a céu aberto cof cof ff)

2 Curtidas

ah acho que falei de forma burra, voce tem razão, o que eu quis dizer e em questão as aptidões da raça, qualquer raça pode ser qualquer classe, com o tanto de tempo que as raças estão unidas nas facções chega a ser dificil imaginar que nenhum humano/elfo ou grupo deles não tenham se interessado pelo druidismo ou xamanismo, e mesmo que não, nosso personagem não deveria ser preso a isso

3 Curtidas

Não falou não.

Concordo plenamente. E acho que poderiam sim melhorar as identidades raciais. Lembro no LK que gnomo tinha 5% A mais de mana e tauren 5% a mais de vida. :grin:

3 Curtidas

Seria legal ter isso mas a Blizzard mal trabalha o que ela ja tem.

Exemplos… blood elf warrior ao certo teria que ser spellbreak

Tauren paladinos teriam que ser sunwalkers com skills voltadas ao fogo.

Blood elfs deveriam ser blood knights

Undead deveria ter somente shadowpriest

Enfim coisa que sabemos que nunca teremos.

6 Curtidas

Olha acho que o sacerdote já passou da hora de desvincular um do outro. O Vazio da uma classe inteira. E acho que seria descende ter uma especialização caster de sagrado dps.

Assim como foi feito com DH deveriam fazer com shadowpriest.

Sobre as outras coisas que você citou skin resolve.

2 Curtidas

Eu sempre gostei dos conceitos mais classicos do jogo onde, por exemplo, os druidas eram apenas do sexo masculino e as guerreiras, caçadoras e sacerdotisas eram do sexo feminino na cultura dos elfos noturnos como também sempre gostei mais da ideia de os paladinos sempre serem da Aliança de armadura prata com detalhes dourado e azul enquanto que os xamãs eram da Horda mas desde o fim do Warcraft 3 e inicio da The Burning Crusader essas regras meio que foram caindo por terra conforme a história foi se desenvolvendo e quando olhamos para trás mais precisamente há 12 anos na época do Cataclysm (último grande combo de raça/classe inserido no jogo) nós já derrotamos grandes ameaças da história do jogo como Deathwing, Arquimonde, Guldan, Lei Shen, Sylvanas, Garrosh, Nzoth, Argus, Kil Jaeden, Mão Negra, Azshara entre outros além de já termos vistos muitos reis, rainhas e líderes caírem.

Olha essa imagem do Classic:

Por de trás de cada raça que nós tínhamos para jogar nessa época é fácil compreender os porquês de muitas classes estarem associadas a elas quando levamos em consideração os líderes que os representavam.

Só que os tempos mudaram! O líder da Horda não é mais o Thrall, nem o Voljin, nem o Garrosh e nem a Sylvanas. O líder dos humanos de Ventobravo não é mais o Varian e nem o Anduin. O líder dos renegados agora é a Calia e dos taurens o Baine e não mais o Cairne.

Eu compreendo a identidade que foi sendo construída na história do jogo em torno das raças mas desde que a versão MMO passou a existir e o não desenvolvimento de uma forma jogável com as outras raças da mesma espécie não se tornou possível para os jogadores, passou a existir uma “desconstrução” dessas culturas em cima das raças existentes.

Pra mim seria algo mais plausível se os taurens Bloodtotem ou Grimtotem fossem rogues mas não os taurens do trovão e da alta montanha, entende?

WoW se tornou tão multicultural ao longo dos anos que faz muito sentido alguém querer começar a estudar sob a maneira de fazer as coisas de outra cultura.

O que exatamente impede um draenei de ser um feiticeiro, por exemplo? Os draeneis têm um histórico de serem muito contra os feiticeiros, com certeza, então não é realmente algo que eles encorajariam - mas também vimos muitos feiticeiros draeneis ao longo da história do WoW. Basta olhar para os Sargerei em Warlords of Draenor, muitos dos bruxos eram draeneis regulares que foram convertidos. Eles têm a capacidade de abraçar essas classes, e essa lógica se estende a mais ou menos todas as raças e classes.

Eu realmente não acho que isso remova tanto a singularidade porque um combo de raça/classe é bastante único por si só. Um bruxo humano se sente muito diferente de jogar do que um bruxo goblin. Um druida elfo noturno não sente o mesmo que um druida de alta montanha. Cada raça traria algo novo e único para a mesa em cada uma de suas respectivas classes e acho que isso acrescenta muito mais do que tiraria. As raças não parecem únicas por causa das classes que não podem jogar.

Tipo os vulpera não serem druidas pra mim é algo no mínimo estranho. Eles literalmente vivem em estado selvagem com os Loa. Eles são os maiores candidatos a druidas de todas as raças do jogo e talvez tenhamos os pandarens correndo por fora.

Os próprios taurens da trovão tem uma caverna “magecraft” debaixo do nariz deles. :rofl: :rofl:

Esses dias eu encontrei um high elf xamã enquanto fazia loremaster na TBC. É lógico que após os anos que se passaram, ele teria aprendido o suficiente sobre os elementos para aprender o xamanismo - e como tal, passar esse conhecimento para os elfos sangrentos. Há também um Blood Elf Shaman, Elementalist Starion , no Anel Terrestre.

Earthcaller Franzahl

O Holinka disse esses dias que eles estão trabalhando para disponibilizar o máximo de combinações entre raças e classes no jogo então eu não ficaria surpreso se amanhã fossemos agraciados com pandarens, blood elf e filhos da noite druidas.

7 Curtidas

Uma coisa que eu queria muito que eles trabalhassem era as skins de xamã e druida por raça, xamã então e pra lã de esquecido nesse ponto, todo o xamã não importa se é talren ou troll (zandalare ou ñ) se torna na forma espiritual um de lobo ou um raptor ou vulpino e lupino com os gifos, isso já era pra ser da raça se eu sou um Zandalari minha forma espiritual tinha que ser algo mais ligado a minha cultura tipo um raptor do tipo dos que vivem em Zandalar, se sou um alta montanha poderia ser uma águia ou um alce mas todos são um lobo, mesma coisa os Druidas tirando os que foram lançados nas raças de legion pra cá todas são 90% a mesma coisa urso, tigre ou leão ou aquela galinha superdesenvolvida.

5 Curtidas

Atualemente, se o pedido não for um rework ou algo novo para o druid ou uma nova forma para night fae pode esqueçer.

3 Curtidas

Isso, também vejo dessa forma. Acho que esses novos combos de raças a classes não necessariamente descaraterizariam as raças, mas ao mesmo tempo penso que uma liberação total tornaria a coisa uma salada.

Mas assim, druidas por exemplo, na minha percepção já estão super defasados nesse sentido, falando rapidamente de cabeça aqui já vejo várias outras raças que possuem contexto ou algo inlore para o druidismo (mesmo não sendo um pilar central de suas respectivas culturas)
Humanos em todas as formas, anoes, draeneis, elfos em todas as formas, pandaren

Uma coisa que já acho bem absurda por exemplo seria undead druid, por isso acho que algumas restrições poderiam ser mantidas, mas tudo aquilo que tiver algum contexto ou algo inlore que justifique, mesmo que de forma discreta, poderia ser implementado.

Esse meu personagem é um exemplo, não há nada em lugar algum sobre zandalari monge, porém no meu enredo pessoal (fonte: vozes da minha cabeça) esse personagem aprendeu através dos pandarens após ensinamentos passados durante as primeiras guerra entre os dois povos. Há algo inlore que justifique? Sim, houve um contato no passado.
É algo central na cultura zandalari? Não, mas para mim é o suficiente

2 Curtidas