Não joguei a EXP no passado, será que vale a pena da uma chance agora? estou curtindo muito o Retail com esse novo evento do Remix e estou em dúvida se dou uma chance ou não ao cataclysm.
so vai saber jogando
Melhor do que pandaria.
Por causa dela eu quitei em firelands e so voltei pro game com 3 meses pra wod ser lançada
Pra mim não, mas vai lá, da uma olhada voce mesmo
A campanha principal, quests e leveling eu achei show de bola, ambientação e tematica melhor que tem.
Não curti o class design nem a ultima raid, fora isso foi uma expansão ok.
Mas no geral eu sinto que nenhum classic vale a pena, se n for o MOP, mas isso é so eu
Eu estou planejando fazer o Cataclysm desde o level 01. Eu gosto porque é o Classic, mas sem os exageros do classic.
Eu to curtindo, mas não vou ficar muito tempo nele.
Estou jogando e curtindo, parece que deram um boa aumentada no xp pq está bem mais rapido do que na época. E tinha me esquecido que as classes eram tão legais no cataclysm
Cata é legal, só ficou ruim no último patch.
Não vou jogar porque precisa ter tempo.
Até tava animado pra testar tb, mas retail me prendeu de novo.
to na mesma, não entendi pq a blizzard lançou as duas coisas praticamente juntas, até queria testar o cata mas não da pra perder esse evento do mop
Mais uma vez aquele discurso podre de que não quer separar muitos players cai por terra, quando a mesma falava que não manteria o LK classic pra não separar tantos players.
O colega abriu o tópico pedindo a opinião da galera, acho que devemos respeitar a intenção do tópico e não criticar a opinião de ninguém.
Minha opinião é a seguinte:
Eu já jogo WoW desde 2005 (vai ter amor pelo jogo assim lá em casa).
Paro, volto, paro, volto, como a maioria.
Vale a pena tentar conhecer o Cata? Para mim não! Porque ?
Porque no Retail eu já vivi a experiência de jogar a expansão do Cataclysm INTEIRA na época q ela era a expansão atual. Então, para quem vale? Para quem não jogou no RETAIL quando a expansão do momento era o Cataclysm…
Eu por exemplo não joguei no Vanilla. Por isso hoje em dia, eu divido o meu tempo livre para jogar tanto no RETAIL como nos servidores do Classic ( Era, HC, SoD ) Todos Vanilla.
Sobre o REMIX - do Pandria, só temos que agradecer a Blizzard. Porque ?
Como vários amigos disseram:
1 ) Bônus op para Upar ( Fast Leveling )
2 ) Tudo o que vc vende vc ganha coins de troca ( tokens ) pra comprar Mounts e Tmogs do Ctaclysm bem mais fácil do que no Retail. ( LEMBRANDO QUE SEUS TOONS DO REMIX VÃO SER MIGRADOS PRO RETAIL QUANDO ACABAR O EVENTO ) mas por enquanto são TRAVADOS no REMIX, apesar de vc poder por eles em GUILDS do RETAIL vc não pode receber nem enviar itens pelo correio. Etc, ou seja, estão trancados até acabar o evento.
3) Ela liberou + 5 caps na lista de personagens da sua conta do Retail (antes 60 agora 65 )
OBRIGADO BLIZZARD !!! ( Criei aquele alt q eu não tinha ainda por falta de espaço )
World of Warcraft/Data de lançamento inicial
23 de novembro de 2004
como é amigo?
![]()
Verdade, obrigado pela atenção em relação as datas, deixa eu me corrigir:
Lá estava eu trabalhando de técnico de informatica na Embratel em 2005, quando um amigo falou sobre o jogo, que era viciante, melhor mmorpg ever, época do vanilla, porém meu salário de estagiario éra só de 590 reais, eu tinha esposa e filho de 4 anos para bancar… Então só dava pra jogar Tibia e Ultima Online rs.
Passou uns 2 anos, e os servidores privados começaram a aparecer, então corrigindo não foi 2005 realmente, deve ter sido por meados de 2007 quando lançou um servidor privado chamado Azeroth BR onde eu comecei a jogar o jogo pela primeira vez, “sem pagar” desculpe Blizzard
- nessa epoca eu já estava trabahando em um cybercafé, e podia ficar o dia inteiro jogando ( além de comer os docinhos que er apra vender no cyber
) A expansão no caso era o TBC o servidor era “BlizzLike” como eram chamados os servidores survival 1x na época. Então eu joguei e conheci praticamente essa expansão inteira, mas não conhecia nada do Vanilla.
Até que um amigo, falou no finalzinho de 2009, para virmos para a Blizzard, então no final de 2009 quando eu cheguei na Blizzard a expansão atual era o LK, no servidor Drakkari pq o ping era menor q o tão aclamando warsong onde diziam ter mais BRs.
Meu primeiro personagem foi o Comonier (que futuramente seria migrado para os servidores brasileiros > goldrinn > nemesis > azralon
Registro https://www.wowprogress.com/character/us/drakkari/comonier
Então confirmando o que eu disse, conheci a expansão do TBC inteira em privado mesmo, conheci todas as expansões inteiras jogando no Retail (Blizzard). porém nunca havia jogado no Vanilla (Classic) por isso hoje em dia jogo no Retail (expansão atual) + Vanilla (Classic ERA + HC + SoD) e criei um Toon no REMIX apenas para upar rapido mais um alt pra quando acabar o REMIX ir pra junto dos outros.
Mas foi bom vc me chamar a atenção obrigado, eu costumo confirmar que comecei no wow em 2005 quando me perguntam mas realmente não faz sentido, eu comecei a jogar wow em privado quando abri o cybercafé, e foi no TBC e verfiquei aqui que o TBC foi Lançada em 16 de janeiro de 2007 ou seja, trabalhei na Embratel de 2001 a 2005 na MJV de 2006 a 2007, quando abri o Cybercafé, no Cyber eu trabalhei de 2007 a 2010, depois fechei o Cyber e comecei a vida de Investidor, rs. Pelas datas realmente PRIVADO no TBC em 2007 E Retail na Blizzard durante o final do LK ICC 2010 (mas lembro que assinei finalzinho de 2009)
O Cataclysm chegou no final de 2010 mais precisamente: 07 de dezembro de 2010.
Então as conquistas da minha guilda mais velha hoje renomeada para Retired que existe no Azralon devem ser da epoca que ela era do Drakkari mesmo.
Similar comigo, comecei no wrath 0800, mas so vim pra blizzard no cata.
Mesmo assim eu pessoalmente vejo como jogar esses classics como perda de tempo, porque, nada que você faz vai pro jogo normal. So questão de toc mesmo
Por isso eu to preferindo muito o remix. Uma historia muito melhor que shadowlands pra mim que não comprou e nem vai comprar DF, quests temáticas e bem feitas.
O esquema de dar streamroll nas raids e dungeons tmb é mt bom, não é pra pegar progressão, é so zuera mesmo
Agora fiquei encucado sobre as datas ![]()
Os servidores brasileiros foram criados então na ordem: PvP Nemesis e PVE Goldrinn e por causa dos problemas gerados por super lotação de filas momentaneamente a Blizzard saiu trancando a criação de personagens, e criou o Azralon pra galera transferir gratuitamente os personagens até saiu uma matéria a respeito sobre isso no site abaixo:
“Lembrando que Azralon é um reino do tipo JxJ (Jogador x Jogador) e aceita transferência gratuita dos seguintes servidores: Warsong (JxJ), Gurubashi (JxJ), Ursin (JxJ), Nemesis (JxJ) e Goldrinn (JxA).”
fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2011/12/blizzard-inaugura-mais-um-servidor-para-world-of-warcraft-no-brasil.ghtml
Matéria lançadas no Techtudo em 16/12/2011 (já era cataclysm) que foi criada em 07/12/2010 e durou até 25/09/2012 (mop) depois 13/11/2014 [wod] 30/08/2016 [legion] 14/08/2018 bfa, 24/11/2020 [shadowlands] 28/11/2022 dragonflight | já o the war within eu não sei.
Ou seja, já que eu vim pra Blizzard no fim de 2009 e joguei praticamente até o fim de 2010 no Drakkari durante o LK, pratiacmente 1 ano de tempo para eu conhecer o que era o World of Warcraft de verdade!!! sem aqueles bugs de privado, e com as I.A.s dos mobs que não existiam nos privados, foi o que me encantou de verdade no jogo. Eu posso dizer que não conheci o LK inteiro, só o final da expansão, Já que no fim de 2010 inicia-se o Cataclysm (eu ainda preso no Drakkari) com minha guilda Brasil! Saudades da galera, posso até citar nomes de jogadores que vieram de lá pra ca comigo, Lionhearth, Helgamaster, Guldon (que vendeu a conta) rs. eram todos da minha guilda e raidaram muito comigo no Drakkri, principalmente no Cataclysm, deve ter o nicks dele registrado nas conquitas da guild q migrou de lá pra ca:
https://worldofwarcraft.blizzard.com/en-us/guild/us/azralon/retired
Mas esses nicks citados todos sairam da guild, provavelmente em uma epoca que eu parei de jogar. RS. Quando voltei e ví que a galera tinha parado de jogar ou abandonado eu mudei o nome da guilda algumas vezes, no Drakkari, ela se chamava Brasil pois o servidor não era Brasileiro (quando eu crio guilda em servidores que não são Brasileiros, geralmente eu tento criar a guilda com o nome Brasil para servir de referência para os Brasileiros, mas quando migramos, Nemesis > Goldrinn > Azralon mudamos várias vezes o nome da guilda, inicialmente se chamou Ordem e Progresso, e depois mudou varias vezes até virar o que é hoje Retired. Lá só estão os personagens de quem jogou com a gente no inicio, em respeito a essa galera, eu devo ter deixado só 3 alt meu lá pra tomar conta… Lecurador, Icermoon e Necromoi, meus 3 panos. Mas dá pra ver o nick dos personagens da galera que não jogam a mais de 10 anos ![]()
AH SIM RESUMINDO: isso prova que o primeiro servidor brasileiro foi criado durante a expansão do Cataclysma, só pra deixar claro para quem tiver curiosidade, e futuramente vier a se perguntar qual era a expansão em vigor quando começou a jogar. Se você começou a jogar no Azralon desde o inicio, saiba que ele não foi o primeiro servidor, era o final do Cataclysma e inicio do Pandaria, então quem começou a jogar WoW no servidores brasileiros, muto provavelmente começaram no Pandária. ( a nível de curiosidade ) E foi essa galera, que foi a grande clientela, da Blizzard que gostou de jogar WoW Classic > TBC > que virou LK > que agora virou Cataclysm e que deve parar por ae. Porque ? Porque a Blizzard já criou o REMIX pra dizer, BASTA. Ou pelo menos parece que é isso. Ja eu continuo lindo level e solto no Classic Era / HC / SoD ( porque é outra coisa ) tipo, vc se sente seguro. Não é algo que vai morrer pra virar outra cosia. Como aconteceu com os insatisfeitos do Classic TBC e com os insatisfeitos do Classic LK, ainda bem, que eu nem joguei nesses dois e pelo mesmo motivo não vou jogar no Cataclysm. Já foi. Mas sim entendo sua opinião sobre não valer a pena jogar No Classic pois as coisas adiquiridas lá não vão pra sua conta do RETAIL. Realmente parece triste, mas se vc perceber, é outra “área”. Tanto que o cap de persoangens é individual. vc tem um cap no retail, e tem um cap para distribuir entre os servidores do vanilla classic (era/hc/sod) que compartilham o mesmo cap de personagens. Eu gosto como eu falei, porque como eu não joguei na epoca que o wow lançou, fico feliz de ter a oportunidade de estar conhecendo agora. Jogando casualmente na paz. Acredito que da mesma forma quem não jogou as expansões também ficará feliz de conhece-las. E é por esse motivo que a Blizzard criou essa opção a pedidos dos jogadores. Mas como muitos reclamaram, foi triste não terem mantidos as expansões todas separadamente. Mas acho inviável tb.
Isso também me incomoda, acho que poderiam existir algumas recompensas pro retail pra quem jogou no classic, tipo aquela montaria que ganhava quando fazia a introdução do dk.
Outra coisa que me incomoda é a expansão ser substituída, eu até entendi quando a blizzard fechou os servidores de TBC, mas fechar o WOLK com tantas pessoas jogando não faz sentido já que o cata é menos atrativo.
é como o riddley disse… O cata só server pra lançarem depois o MOP e só. Creio que futuramente eles coloquem servers de LK de novo pq creio que muita gente vai chorar pedindo. Mas na minha cabeça tb não entra isso. Fechar só o server que foi aclamado por voltar pra por o cata… Vi um vídeo da apresentação do cata classic na blizzcon com uma empolgação 0 kkkkkkkkkkk. Mas não tem como entender a lógica desses caras não.
Não e não e não… quando começaram isso de reviver o classico lá atrás, deixaram claro que nada que fosse feito nele seria contado no retail. Mudar isso agora seria muita sacanagem. Caso contrário eu teria jogado todo os classicos para pegar o que eu não tenho/nao consigui na época.