"Buffed.de" entrevista com Ion Hazzikosta traduzido

  • Clássico

Não há novidade para compartilhar sobre o clássico e o “relançamento” continua para o verão.

  • Patch 8.2 conteúdos

1 Não há novas raças aliadas no 8.2. O time vai adicionar mais (raças) quando fazer sentido, e novas raças totalmente inteiras (Não serão mais raças aliadas). São melhores inseridas em uma expansão do que em conteúdos de patchs.

Mechagon é menor do que Nazjatar, mas ainda há muito conteúdo. É um pouco maior que a “Timeless Isle”.

  • História da Azshara

Azshara tem planos e um papel a desempenhar nos conflitos das facções. Ocorrerá eventos que os jogadores não esperam.

Acabamos de sair de uma grande guerra entre as facções, e o conflito das mesmas ocorrerá durante um futuro contínuo. (Foi o que eu entendi nessa parte)

  • Classes

O time quer ver mais representações de classe em Myhtic + e MDI e irá considerar isso quando estiver adicionando novos afixos no futuro.

2 Não há planos de adicionar uma quarta opção de spec para as classes existentes em um futuro próximo. Uma outra spec colocaria muito mais complicações para alguém que estivesse aprendendo o jogo

No futuro o time quer desenvolver as specs para que elas se diferenciem uma das outras, que evidencie as fraquezas e forças de cada uma.

  • Diversos

Poderá ter mais brigas com BOT AI no futuro como foi visto no “Comp Stomp”

Seria dificil imaginar um WoW2 não sendo em Azeroth, no entanto, a equipe pode mundar o mundo drasticamente, como foi com a espada em Silithus.

  • Desenvolvimento

Ion admitiu que o fato do inicio de BfA ter falhado foi que todos os novos recursos não encaixaram de maneira coesa. Por exemplo, o salão de ordem estava diretamente ligados à sua arma, enquanto este não é o caso da última expansão.

A equipe continua lendo e dando valor ao feedback do jogador. Eles lêem quase tudo, mas perceberam que nem todos os jogadores estão nas redes sociais.

3 Jogadores sentem que o silencio significa que a equipe não está olhando ou ouvindo. Este não é o caso. Eles diariamente discutem um monte de tópicos apresentados nos forums, mas não querem anunciar mudanças antes que eles estejam certo que essa é a direção certa e consideram audiências cada vez mais amplas. Um bom exemplo disso é o problema de Warforging/Titanforing. A equipe diariamente discute sobre isso mas querem achar uma solução para todos os públicos.

4 Eles estão relutantes em implementar os sistemas de nivelamento usado no Guild Wars porque o nivelamento / progressão são experiências essenciais para os RPG’s

Eles querem chegar num lugar onde cada nível signifique algo novamente.

_______________________________________________________________________________

Vou comentar algumas coisas que achei interessante abordar. “Minha opinião”

1 GRAÇAS A DEUS SENHORRRRRR. Não guento mais ver “raça aliada” que é só mais um recolor do que uma raça em si. Preferia mil vezes que dessem novos conteúdos para as raças atuais, do que essa meléquinha chamada de raça aliada. Tirando Kul Tiran e Zandalari, o resto pode ir pro lixo com toda a certeza.

2 Concordo com ele sobre isso. Muitas pessoas reclamam do balanceamento de classes… Muitas vezes uma se sobressai e as vezes fica por expansões sendo a mais pik das galáxias até ser nerfada e você reclamar: Peraí! Eu nem to conseguindo matar um murloc mais.

Agora discordo no ponto em que ele diz continua se colocando como o “defensor das pessoas que querem aprender a jogar”. Sério, da um ranço em mim que nem te conto… Mano, o jogo ta aí, complexidade faz parte de alguns conteúdos e se você quer se sobressair, tem que treinar e até mesmo se dedicar ao conteúdo… As pessoas não vão sair do jogo só porque uma classe gera uma complicação e ele não consegue entender. Vai sair do jogo porque você está fazendo um péssimo trabalho e nem conseguiu ver que esse novo sistema de azerita ia dar me&$!, além de obviamente não saber do que seus jogadores gostam mais.

3 Na verdade, não é o silencio é apenas um parecer, como o que acontece aqui no fórum. Estamos no escuro, e o escuro gera medo e insegurança. Existe uma longa linha que os jogadores conseguem ver sobre o jogo, a partir do momento que se a luz apaga, no mínimo vocês devem dar uma orientação, como por exemplo, “estamos lendo o feedback sobre este tópico e será discutido no próximo Q&A”. Algo assim, que nos dê a orientação da onde o jogo está indo e que rumo está tomando. o 8.2 está ai, e a única coisa que temos em mente são as coisas da Blizzcon do ano passado, e ainda temos que esperar mais tempo no escuro até as coisas saírem no PTR.

Além do mais querer agradar todo mundo e não agradar ninguém é osso…

É um longo caminho no escuro pra dizer que o silêncio não significa que vocês não nos escutam…

4 Eles estão relutantes em fazer qualquer coisa que melhore o nivelamento, porque olha, falta de feedback não é. Além de parecer que eles sabem o que é melhor pro jogador, ou seja, um nivelamento mais difícil, chato, demorado e sem recompensa alguma.

Não estou dizendo que o do Guild Wars é melhor, mas é mais dinâmico. Você tem coisas diferentes pra fazer o tempo todo. E no WoW ou é quest, BG ou DG que chega uma hora que eu enjoo demais só de fazer as mesmas coisas.

12 Curtidas

Eu não vejo problema em relação as raças aliadas, de maneiras geral muita gente gostou, eu não curti esse lance de ter que farmar reputação para liberar elas mas longe dizer que foi um problema, visto que foi apenas uma adição.

O leviling atual não faz sentido, vc upa e não recebe nada por isso, passa leveis para conseguir uma skill nova por exemplo, isso deveria ser arrumado.

E sem falar nesse RNG quebrado, eu pessoalmente gosto da ideia de ter um item titan forge, mas não como está hoje, quer dizer eu já recebi um item de m+0 com 400 de ilvl tem noção do quão absurdo e ridiculo isso é ?

5 Curtidas

1- Que maravilha, pq essas raças aliadas são encheção de saco, pq as raças que ambas as facções querem que é bom nunca vem.

2- Esse negócio de melhorar especs e sua identificação eles falam isso toda vez, mas fazer que é bom nada.

3- Uhumm Blizzard lendo os fóruns sei…

4- Não, ninguém merece o sistema de nivelamento do guild wars, jogando aquele jogo sinto que meu personagem nunca evolui.

Em resumo falaram super mais do mesmo é no final vai mudar nada.

4 Curtidas

POR FAVOR E OBRIGADO.

Eita. Eu queria mais interação com a Azeroth que já existe, pois temos muitos lugares legais que já não são mais visitados.

Eu acredito sim que eles acompanham a comunidade, mas acredito que havia mais coerência e comunicação antigamente e mudou muito isso de uns tempos pra cá. Acho que há maneiras melhores de conversar com seus clientes que não só com observações e silêncio.

Exatamente. Acho que esse silêncio foi muito abrupto, seguido de uma expansão ruim. Não dá pra agradar assim.

Não sei como é o sistema do guild wars, mas se fosse para dizer um sistema de balanceamento que eu gosto é de skyrim, eu nem gosto dessa coisa de chegar em um mapa e ter um porco lvl 60 e no outro ver o mesmo porco lvl 80 hue

Do lvl 110 pro 120 não tem 1 skill ou talento novo, é basicamente upar por upar, pega lvl 120 para poder fazer conteudo engame.

2 Curtidas

o balanceamento do gw é assim:
vc é nvl 80 vai em mapa de nvl 5, todos os seus atributos são nivelados como um jogador de nvl 5.
Moral da história vc é jogador nvl máximo farmou equipamento super top e da msm dano que lvl 5 com item de missão.

3 Curtidas

E isso é bom? Não parece ser.

Eu tbm não. Acho legal a ideia, mas acho que dá pra trabalhar mais pra que não seja tudo no mesmo level que vc, pois senao a evolução não é muito prática.

2 Curtidas

Eu sou contra o nivelamento. Pois vai demorar o dobro para upar as skills vão demorar mais para vim. Assim mata um mob vai ser mais difícil.

2 Curtidas

Eu acho que esse sistema de balanceamento só é bom para quem faz RP, pq assim todo conteúdo pode ser usado, mas para os outros jogadores e bem ruim.

1 Curtida

Para mim o balanceamento tem mais a ver com o mapa ou zona, apenas para refletir os inimigos que vc encontra em Kul tiras tipo o homem porco tem logica de serem mais fortes do que aqueles colossos de 15 metros de zul drak ? Obviamente não, mas é isso que acontece quando vc faz um rpg que se baseia só no nivel como balanceamento.
É bem verdade, que construir um RPG que seja fluido e dê a sensação de evolução natural sem recorrer a um numero do lado do nome de personagem é bem difícil, mas eu acho bem legal quando da certo.
Mas isso seria muito complicado de se aplicar no wow, para mim a proxima expansão devia ir até o lvl 60 e adicionar ao menos 2 ou 3 skill novas para cada classe, voltar o senso de recompensa e progressão por cada nivel.
E em relação ao mapas, bem seria legal upar do 1 ao 30 nos mapas classicos e do 30 ao 55 nos mapas de qual quer expansão, e do 55 ao 60 no mapa da expansão nova, seria otimo dar skip na tbc, lich king rofl

2 Curtidas

Na verdade é upar pra ficar mais fraco, visto que os stats nos personagens 110-119 são mais altos que num fresh 120.

1 Curtida

Hahaha. Engraçado é achar que wow ainda te oferece experiência de RPG. A progressão é uma porcaria, inúmeros níveis nos quais você não ganha nada. Sem falar que outros elementos do gênero foram retirados do jogo a fim de deixa-lo mais adequado para os casuais e jogadores de counter strike e fortnite.

1 Curtida

Nível 60 eu acho pouco. Eu acho o up ate o 60 bem rápido no clássico, nos moldes atuais. Acho que até 100, contando a próxima expansão, estaria ótimo, pois daria pra distribuir 40 níveis do tbc até o bfa<.

DEUS ME LIVRE DISSO! :nauseated_face::face_vomiting:

Eu quero ser forte para zergar as coisas. Senão vou ficar lvl 01 com equips cinza para sempre, não tem sentido upar ou farmar equips.

3 Curtidas

Sinceramente, se vc adquiriu loremaster com um personagem ou em vários pode buffar e muito o XP obtido nos demais alts. Upar um alt por mais que 20 horas pro lvl máximo já começa a ser demais.
Até pode cortar lvls, mas quero ver se vão manter a XP necessária vou vão aumentar a necessidade de XP pq tem menos lvls (o famoso tudo pela metade do dobro).

5 Curtidas

Sobre o tópico 2.

  • Preguiça e incompetência definem, além das desculpas esfarrapadas. Até em jogos como Ragnarok os devs conseguem balancear as classes com um porrilhão de skill e é só tirar a porcaria dos caras que vieram do Diablo 3 que descaracterizaram as classes do WoW.

  • Outro ponto tirem o self-heal das classes que não tem nada a ver com healer é um dos primeiros passos.

  • Desenvolvimento = É complicado, novos players aprenderem sobre como jogar (ainda mais adicionando uma espec à mais) ou pegar token pra trocar por armadura de pvp, mas te obrigando fazer conteúdo que vc não gosta… Ele acha que somos retardados!

  • Continuando: Mentira, se tivesse ouvido a comunidade, não teria regredido o sistema de artefato do Legion a essa tranqueira do BfA.

  • Se os devs primarem por qualidade, por trazer novidades ou até mesmo coisas que funcionam em outros jogos, mas com a cara do WoW… Trarão novos e players antigos, sendo a permanência no jogo gradual, não uma obrigação e será algo prazeroso com a galera pagando pelo excelente serviço prestado… Não precisa ser um matemático exímio pra entender isso! Mas essa ânsia por fazer os xaropes grindarem tempo é burrice e acontece o que vem acontecendo debandada geral! Eu por exemplo só tou entrando pra pegar gold e indo upar em outros MMOs.

5 Curtidas

Mas a questão do Guild Wars não é essa.

O leveling lá diferente. Existem eventos que você faz, acompanha a história e ganha exp, o sistema de quest é muito pouco por lá.

Agora sobre a questão do level 80 sendo level 5 na área. Isso é apenas uma mecânica pra deixar o jogo atrativo para todos, visto que você pode ajudar e jogar com seus amigos de level baixo com seu level cap, além dos eventos dinâmicos.

Creio eu que as pessoas não dizem do leveling em si, mas da mecânica por trás.

O leveling do WoW é morto, antigamente tinha-se o PvP nos mapas que era rodeado de player. Hoje TODOS os mapas estão mortos e abandonados, só existe você, npc e quest. E isso não é divertido, as pessoas querem um sistema igual do GW pelo simples motivo: Você vê pessoas em todos os mapas, fazendo os eventos juntos.

1 Curtida

Na real, eu até agora não entendo o porque regrediram o sistema de artefato. Só pelo fato de não ter que dropar e ficar disputando armas já era um alivio. Era só melhorar o sistema com feedback, além do mais tinha aqueles visuais maravilindos, magina os visuais adaptados pra essa expansão? Aff… agora me vêm com essa tralha de azerita que não agrega nada ao game.

1 Curtida

Complicado pois geralmente quando se acaba uma expansão a próxima já está pronta ou seja, o que tinha de bom no Legion só poderíamos ver uma evolução de fato na expansão pós BFA.
O wow nunca teve uma estrutura solida de gameplay, toda expansão muda tudo no jogo e isso dificulta ainda mais.

1 Curtida