Atualização de driver Nvidia e travamentos no jogo

Olá, comunidade do WoW!

Este será um texto um pouco longo sobre um problema que estou enfrentando, se alguém por gentileza puder me ajudar, ficaria muito grato!

• O texto abaixo foi copiado do ticket que tentei enviar para a Blizzard, fiz apenas algumas alterações:

Estou tendo problemas de travamentos intensos no jogo.

Vou deixar aqui uma explicação bem detalhada para facilitar a identificação do problema. Vamos lá:

Uso notebook, cujo modelo é: Acer Nitro 5 AN515-43, com processador AMD Ryzen 5 3550H, e placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650.

Antes de começar a jogar eu notei que havia uma atualização a ser feita no driver de vídeo do aplicativo Nvidia, algo que nunca havia feito manualmente por aquele aplicativo (eu utilizo outro aplicativo chamado Driver Booster, que também realiza atualizações, e costuma fazer isto por mim). A versão do meu driver de vídeo da Nvidia era a 522.33, e eu atualizei para a atual, que é a 537.34. Após concluir a atualização do driver eu entrei no jogo, e notei travamentos na tela de seleção de personagem. Além disso, ao entrar no mundo, a tela de carregamento levava diversos segundos para iniciar (em outras tentativas, levou mais de 1 minuto para carregar), sendo que meu notebook possui SSD, e antes levava por volta de 5 segundos. Tentei alterar a qualidade gráfica para tentar melhorar a situação, jogo sempre na qualidade geral “5”, nas configurações, e em instâncias. Não utilizo Addons no meu notebook.
No jogo, entrei com um personagem que está em Thaldraszus, travava muito, e ainda tentei ir para Valdrakken, e lá, se tornou impraticável de se mover, a tela do jogo congelava. O QPS (FPS) fica em 20 ou muito menos.
Entrei com outro personagem, este, está em Nortúndria, com a Caminhada Temporal ativa. Também enfrentei travamentos com ele, porém ao tentar modificar a qualidade gráfica para a 4 (era 5), tive melhoras.
Logo, busquei ajuda na internet, foi indicado a alteração das configurações gráficas na parte de: Sistemas - Gráficos -; Anti-aliasing; Técnicas de Multiamostragem; Multiamostragem e Mostrar/Ocultar QPS máximo no primeiro plano. Tentei diversas combinações e não obtive resultado.
Tentei ainda reverter a versão do driver ( 537.34 para 522.33 novamente), algo que nem sabia que era possível, e fui testar no jogo: os travamentos continuam. Não tentei mais modificações após estas.

*Nota: tentei enviar um ticket para o suporte Blizzard mas o seguinte erro aparece após preencher as informações:
“Não é possível enviar este ticket.
Ocorreu um erro. Pode ser um erro temporário, portanto tente novamente mais tarde.”

Estarei sem opções caso não tenha resposta aqui do fórum. Conto com a ajuda de vocês! Agradeço com antecedência!

Olá Arnangrin boa noite

A algum tempo eu criei um tópico que fala sobre algumas coisas que podemos fazer para melhora desempenho no computador. No seu caso seria interessante verificar algumas configurações extras como alterar o modo de energia e manter o notebook ligado na tomada para gerar mais potência aplaca de video.

1 Curtida

Obrigado pela ajuda, o tópico que separou foi muito bem elaborado!
Eu tentei na parte de atualização limpa do driver de vídeo Nvidia e logo após a do AMD. Infelizmente não funcionou, quando entrei no jogo após finalizar as duas instalações, continuou travando. A tela de carregamento até demorou mais de 3 minutos pra sair dela, sem falar no mesmo travamento de antes dentro do jogo.
Talvez eu deva seguir o tópico inteiro e reinstalar tudo…

Desculpe a demora para responder, não tenho tido muito tempo para entrar no jogo pela semana!

Olá Arnangrin bom dia!

Qual a sua configuração do seu computador?

1 Curtida

Olá, Warretø!

Meu notebook é um Acer Nitro 5 AN515-43, comprei em 2021, creio ser modelo daquele ano mesmo!
O processador é o AMD Ryzen 5 3550H com Radeon Vega Mobile Gfx, 2100 Mhz, 4 Núcleo(s), 8 Processador(es) Lógico(s); placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650; e memória RAM de 8GB.
No jogo utilizo configurações gráficas padrões no nível “5”, e em instâncias, jogo na “4”. Não mexia muito nesta parte das configurações, até por ser complexa e não entender bem.

*Atualização: após o comentário anterior que postei, tentei entrar outras vezes e tive um desempenho melhor, aceitável até, mas principalmente com alts de nível baixo em áreas antigas. Porém tive picos de travamentos em Orgrimmar ( não cheguei a ir para Valdrakken ); e em algumas ocasiões, tive um tempo bem considerável nas telas de carregamento.
*O driver Nvidia e o processador AMD estão atualizados, como dito antes (o Nvidia foi de forma “limpa”), ainda tenho feito modificações dentro e fora do jogo ( nos aplicativos GeForce Experience e AMD Software: Adrenalin Edition ) para tentar achar um ponto de estabilização.

Vamos tentar te ajudar, vou analisando possibilidades e vou postando aqui ate conseguirmos arrumar seu problema.

Mude o plano de energia do computador

As configurações de energia também são um ponto muito importante, quando pensamos em como melhorar o desempenho do PC para jogos. Você pode fazer a alteração desse fator da seguinte maneira:

1. Acesse as configurações do Windows;
  2. Entre em “Painel de Controle”;
  3. Em seguida, acesse “Hardware e Sons” e entre em “Opções de Energia”;
  4. Clique em “Escolher ou personalizar um plano de energia”;
  5. Se ele estiver no modo equilibrado ou de economia de energia, mude para a opção de alto desempenho.

Mantenha o DirectX instalado e atualizado

O DirectX é uma API que melhora o desempenho dos aplicativos que rodam no PC.

Sendo assim, vale a pena baixá-lo e mantê-lo sempre atualizado no PC para que você possa ter um bom desempenho em jogos. DirectX End-User Runtime

Desativar Modo de jogo, Xbox Game Bar e Capturas no meu PC para melhorar o desempenho

Siga estas etapas para começar:

• Clique no menu Iniciar do Windows na barra de tarefas.
  • Selecione Configurações.
  • Selecione Jogos.
  • Selecione Xbox Game Bar.
  • Mude a chave para Desligado.
  • Selecione Capturando.
  • Mude a chave de Gravar em segundo plano enquanto eu estiver jogando para desligado.
  • Selecione Modo de jogo.
  • Mude a chave Modo de jogo para Desligado.
  • Reinicie seu PC

Se por acaso utilizar o computador para realizar transações bancárias você terá um programa chamado Warsaw aconselho desliga-o temporariamente para testar.

1 Curtida

Olá!

Deixei em Alto Desempenho;
Conferi minha versão do DirectX, está na atual;
Desativei as opções Xbox Game Bar e Modo de jogo, porém não encontrei a “Gravar em segundo plano enquanto eu estiver jogando” na parte de Capturando;
Não utilizo o Warsaw;
Reiniciei o notebook após isso.

Quando entrei no jogo percebi um desempenho similar ao que tive da última vez que comentei, com tela de carregamento um pouco menos lenta e travamentos leves ao andar e lançar feitiços ou realizar ações como abrir mapa/mochila ou qualquer outra “abertura de janela” no jogo, algo que ocorria antes.

Eu creio muito que tudo isso é devido à versão do Driver, tenho visto comentários sobre atualizações da Nvidia que causaram problemas.

Ainda não experimentei grandes instâncias como raids ou campos de batalha após estes impasses que vem ocorrendo, eu vou seguir tentando modificações e conforme for aviso por aqui quaisquer resultados diferentes.