Politíca de Proteção ao jogador

Gostaria de saber quais as políticas de proteção da Blizzard para jogadores atacados nas partidas (Não me refiro a política de punições à infratores, e sim de proteção ao jogador vítima).

É de conhecimento da comunidade que há centenas de ataques racistas, homofóbicos e misóginos nas partidas, por chat de texto e voz, muitas vezes direcionados e proferidos por times fechados que se unem em call por Discord, e na maioria das vezes cometidos por jogadores de língua espanhola (Argentinos e etc).

Mas ao jogador ATACADO, ofendido, há as consequências:

1 - Se responder aos ataques, será denunciado em massa pelo time e poderá ser punido com silenciamento de conta e até banimento.

2 - Se desistir da partida e quitar, poderá ser bloqueado de jogar novas partidas.

3 - Se se ausentar da partida, automaticamente será desconectado e punido.

O sistema de punição à jogadores é automático e se baseia em volume de denúncias, não pela causa. Se times fechados denunciam em massa, podem derrubar a conta de um outro jogador, e este jogador precisará recorrer ao suporte da Blizzard enquanto os times que fizeram o ataque seguem impunes. Ou seja, o sistema é falho e manipulável, e pode ser facilmente usado por times fechados para ataques coordenados.

Quero saber se na política de proteção da Blizzard a única opção do jogador atingido é se manter em silêncio aguentando ataques até que a partida acabe, por várias partidas, visto que os ataques são frequentes?
A segunda opção é apenas desativar as ferramentas de comunicação, impossibilitando comunicações estratégicas com aliados?

No Brasil, racismo é crime inafiançável e imprescritível, conforme Constituição Federal, portando qual a ferramenta que a Blizzard disponibiliza para julgar o peso da denúncia, ou todas possuem o mesmo peso, sem distinção? Qual o agravante se a vítima for menor de idade?

Faço o questionamento como um jogador de Overwatch 2 e pai de uma criança de 13 anos que também joga, e constantemente sofre ataques durante partidas.

Não sei de onde tirou essa informação, mas não é bem assim que funciona.
O sistema de punições de fato passa por uma pré-analise quantitativa automática. Porem, qualquer tipo de punição só é aplicada após uma análise qualitativa de validação humana.
A análise quantitativa considera múltiplas partidas, não apenas uma. Ou seja, você precisa tomar report em várias partidas para ser submetido para a análise humana que dai sim, pode aplicar uma punição analisando logs, prints e informações das partidas que foi reportado.
Então receber 4 reports em uma única partida não acarreta punições. Se você receber alguma punição, vai ser pelo seu histórico de reports na sua conta e nas últimas partidas.

Você sempre tem a opção de mutar e reportar. Se um jogador, ou um grupo de
jogadores comumente age de maneira racista, homofóbica ou misógina nas partidas, pode ter certeza que esses jogadores tem mais chances deles serem penalizados do que as vítimas em si. Mas é claro, se a vítima também não se der ao trabalho de reportar esse tipo de atitude, esses jogadores nunca serão punidos.
Quanto a recorrer ao suporte, não funciona bem assim. Denuncias devem ser feitas durante a partida, pois no momento em que você denuncia na partida, o próprio jogo vai anexar o replay da partida, com log de texto, áudios dos jogadores reportado e tudo mais. Pois, se alguém punido tentar recorrer ao suporte para apelar ao ban, essas provas são repassadas ao jogador comprovando o motivo do ban ou punição.

No Brasil o Overwatch é considerado um jogo para 12+, se o controle paternal não estiver ativo na conta, a conta vai ser considerada como uma conta de maior de idade, indiferente se for um adulto ou uma criança jogando. Por isso é importante a configuração adequada e acompanhamento dos pais em caso de menores de idade. Até porque pelo próprio controle paternal os pais podem limitar o acesso ao chat e evitar esse tipo de exposição.
Para mais informações sobre o controle paternal, você pode acessar esse link: Controle dos Pais - Atendimento Blizzard

1 Curtida

Por isso que eu gosto do “papel”, é tudo lindo, tudo funciona. Mas a comunidade de jogadores está ciente que não é assim que acontece pelo o que é vivenciado dia após a dia nas partidas. Times fechados, declaradamente racistas, em que mesmo denunciado frequentemente você sempre cai contra eles novamente nos dias seguintes. Principalmente para quem joga na madrugada isso ocorre com muito mais frequência.
Eu desativei os chats de voz e texto da conta do meu filho pois é assustador a quantidade de ataques nas partidas, a Blizzard sabe disso, mas a única política existente é a punitiva, ou seja, após o ocorrido. Você não me deu nenhuma política de PREVENÇÃO ou que evite que o ataque aconteça. É de admirar a sua eloquência em dizer que o Overwatch é um mundo perfeito, quem não conhece até se emociona.

Em nenhum momento disse que isso não acontece na comunidade. Casos de racismo e xenofobia existem, inclsuive devem estar entre a maior parte das denúncias envolvendo chat no Overwatch. Porem, não é uma atitude isolada que vai acarretar ao ban em uma conta, como expliquei acima. Muito menos falsas denúncias. Caso a pessoa tenha atitudes racistas em quase todas as partidas, é uma questão de tempo até ela sofrer punições na conta.

Conforme já deixei claro, no caso do seu filho que é menor de idade, a forma que existe para prevenção é ativando o controle paternal na conta dele. Assim você consegue ter controle sobre a conta e inibir qualquer tipo de conteúdo que considere impróprio para o seu filho. Se manter a conta do seu filho sem o controle paternal, ele vai ter acesso ao chat de texto e voz.

O jogo também conta com opções de filtro de profanidade para o chat e a opção de desativar chat de voz e texto. Mas por ser menor de idade, a melhor opções no seu caso é ativar o controle paternal na conta dele.

Na época do OW1, tomei silence de 1 semana por ter respondido agressão verbal da mesma maneira, advinha? Um grupo de 3 jogadores deram report.

Eu até tentei recorrer, mas o suporte da Blizzard nunca buscam entender a situação.

1 Curtida