Estou extremamente frustrado com o sistema de MMR e pareamento atual. Em apenas dois dias caí de Platina 3 para Prata 2 jogando solo e desde então estou preso no prata, há semanas! O problema não está apenas nas derrotas, mas na forma repetitiva, desbalanceada e desmotivadora como elas acontecem. O matchmaking me coloca em partidas onde, muitas vezes, sou o jogador com maior cura ou maior dano, mas ainda assim, sou jogado com companheiros muito abaixo do nível necessário, contra times incrivelmente coordenados e experientes.
Recentemente, enfrentei um tank com mais de 1400 horas de jogo, enquanto o tank do meu time tinha apenas 26 horas e não sabia nem se movimentar corretamente. Como isso é considerado um pareamento justo? Isso não é azar ou coincidência, é um sintoma claro de um sistema falho, que coloca jogadores em uma espécie de “fila de perdedores”, onde a derrota é praticamente garantida, independentemente da performance individual.
E o mais grave: a Blizzard não faz absolutamente nada sobre isso!
A empresa já foi referência em entregar experiências de qualidade, mas hoje parece completamente desconectada da sua base de jogadores, principalmente os que jogam solo. Ninguém é obrigado a ficar formando times fechados, em call, para só assim vencer partidas, eu mesmo não gosto disso. Então não adianta jogar a culpa na comunidade, no algoritmo ou em variáveis externas. A responsabilidade é da Blizzard! Vocês criaram esse sistema, vocês têm os dados, vocês sabem que isso está acontecendo.
A sensação é de total abandono. Não há nenhuma transparência, nenhuma comunicação real, nenhuma melhoria perceptível no sistema de pareamento há muito tempo. Jogadores vêm aqui, dia após dia, nos fóruns BR e internacionais, relatar os mesmos problemas, e tudo o que vemos da Blizzard é silêncio e mais skins na loja.
Antes eu ficava animado com novas skins, comprava o passe, investia porque acreditava no jogo. Hoje, sinceramente, não quero gastar mais nada, nem com o passe gasto meu dinheiro, porque ficou claro que a empresa não valoriza a experiência do jogador, apenas o que pode ser monetizado.
O matchmaking é a base de um jogo competitivo. Se isso está quebrado, e está, então tudo o resto perde o sentido. Estou deixando o jogo por isso, não há mais porque jogar.
Blizzard, é hora de assumir a responsabilidade. Não dá mais pra fingir que está tudo bem enquanto os jogadores vão embora, frustrados e desmotivados. Se não houver mudanças concretas, o jogo está fadado a perder os que ainda se importam.