Olá, pessoal! Tudo bem? Prazer, eu sou o Dine e jogo Overwatch desde 2017. Atualmente, temos um novo sistema competitivo que agradou muitos jogadores, mas também deixou alguns irritados. Estou aqui para compartilhar minha experiência e explicar, de acordo com minhas observações, como funciona o cálculo para subir de elo no Overwatch. Vale ressaltar que estas são apenas suposições, pois não tenho certeza de todos os detalhes. No entanto, reuni informações suficientes para compartilhar com vocês. Se encontrarem algo que discordem, por favor, compartilhem nas respostas.
Vamos então, as mudanças no competitivo:
-
Reinicialização de Ranks e MMR:
- Todos os ranks foram reiniciados.
- O MMR (um cálculo secreto que define o seu elo) também foi resetado. Falarei mais sobre isso adiante.
-
Ajustes em Cura e Projéteis:
- Foram feitos ajustes para proporcionar uma maior sensação de precisão.
- Projéteis foram modificados, ficando ligeiramente maiores.
-
Redução do Dano Explosivo:
- O dano explosivo foi diminuído, buscando equilibrar a jogabilidade.
-
Ajustes em Dano e Cura:
- Modificações foram realizadas para evitar batalhas estagnadas.
- Agora, o melhor jogador tem uma vantagem mais clara.
-
Nova Classificação “Champion” (“Campeão” em português):
-
Introdução de uma nova classificação para os jogadores mais habilidosos.
-
Mudanças nos Pontos Competitivos e Adição de Novas Armas de JADE:
- Os pontos competitivos foram removidos.
- Novos pontos foram adicionados devido à inclusão de novas armas de JADE.
Nos links favor colocar um “.” após a palavra “imgur”.
Como os ranques estão funcionando: imgurcom/a/KkLDIOM
Mudanças nos projéteis: imgurcom/a/PfERHwO
Novo ranque “champion”: imgurcom/1oykXLh
Novo sistema de pontos para comprar armas: imgurcom/Xa3ZKcz
Para mais detalhes sobre as mudanças no competitivo, recomendo verificar o link oficial da Overwatch, pesquisando por “REVITALIZANDO A EXPERIÊNCIA DE OVERWATCH 2”.
Agora, vamos falar sobre o MMR (Matchmaking Rating), que basicamente é como o jogo calcula o seu elo. Devo esclarecer que este é um cálculo secreto, mas podemos supor quais informações ele utiliza.
Eu tenho certeza de que esse cálculo não é baseado em derrotas, mas sim no desempenho dentro do jogo. Antes de prosseguir, é importante mencionar meu elo como DPS, que sempre foi GOLD 4-5, embora eu sempre tenha jogado para um nível superior, treinando e aprimorando minha gameplay. Antes da última atualização, meu elo era GOLD 1, o ponto mais alto que alcancei como DPS. Na minha última MD10 como DPS, perdi 5 partidas e ganhei 5, fazendo um 50/50. Comecei a MD10 ganhando 1 partida, e meu elo provisório foi definido como Prata 4. Em certo ponto, na penúltima partida da MD10, com um elo provisório de GOLD 2, perdi a partida, mas meu desempenho foi excelente, ficando com 47/0/9, sendo o melhor da partida em kills e dano. Surpreendentemente, mesmo perdendo, meu elo subiu para Platina 5, o que me fez ter certeza de que o cálculo não se baseia apenas em derrotas.
Quanto aos elementos considerados no cálculo, acredito que seja mais complexo do que imaginamos. Infelizmente, para obter uma precisão quase perfeita, seria necessário acessar o perfil dos adversários. No entanto, posso especular sobre o que pode influenciar o cálculo.
Comparando meu desempenho na partida 710 (a partida 7/10, na qual perdi mas subi de elo) com o outro DPS, um Junkrat, destaco alguns dados:
Meu desempenho (Reaper):
- Kills: 47
- Assistências: 0
- Mortes: 11
- Dano: 19.902
- Cura: 3.968
- Dano mitigado: 0
Desempenho do Junkrat:
- Kills: 30
- Assistências: 1
- Mortes: 15
- Dano: 24.347
- Cura: 101
- Dano mitigado: 361
Segue o print da partida: imgurcom/hREvPID
Tendo as informações que eu realizei 47 kills e morri 11 vezes, e o Junkrat fez 30 kills e morreu 15 vezes, segue o calculo que eu fiz:
Porcentagem de Assassinatos = (Número de Assassinatos / (Número Total de Mortes + Número de Assassinatos)) * 100
Porcentagem de Assassinatos = (47 / (11 + 47)) * 100
Porcentagem de Assassinatos = (47 / 58) * 100
Porcentagem de Assassinatos ≈ 81,03%; Ou seja, eu matei 81.03% a mais do que eu morri.
Agora vamos para o Junkrat:
Porcentagem de Assassinatos = (Número de Assassinatos / (Número Total de Mortes + Número de Assassinatos)) * 100
Porcentagem de Assassinatos = (30 / (15 + 30)) * 100
Porcentagem de Assassinatos = (30 / 45) * 100
Porcentagem de Assassinatos = 66,67%
Então o meu desempenho comparado ao Junkrat foi cerca de 14,36%.
Fazendo a comparação, acredito que o cálculo do elo leve em consideração as kills e mortes. A percentagem de assassinatos que obtive foi de aproximadamente 81,03%, enquanto o Junkrat obteve cerca de 66,67%. Assim, meu desempenho, em termos de matar em relação às mortes, foi superior.
Em resumo, acredito que o cálculo do elo pode envolver diversos fatores, mas as kills e mortes desempenham um papel importante. Estas são minhas observações e suposições, e estou aberto a contribuições e correções. Caso haja mais informações confirmadas ou alterações no jogo, estarei disposto a editar este post.
Espero que estas informações ajudem a esclarecer dúvidas sobre o novo sistema competitivo. Se encontrarem alguém desanimado por ter caído de elo, compartilhem este tópico com ele!