Ghosting em monitor 144hz G2460PF (AOC)

Bom dia.

Ao testar esse novo monitor em modo arcade, percebi um problema de rastro (ou ghosting) presente na movimentação da arma,personagens,etc…

Como posso resolver isso?

Ja tentou ativar o v-sync? Você liga o seu pc ao monitor por que cabo? Da isso em outros jogos?

1 Curtida
  1. Deixar desativado o V-Sync é melhor (é mt pior com ele ligado)
  2. Display Port
  3. Sim

Pelo menu do monitor, em Luminance (Ajuste de Imagem) tente deixar o DCR e Overdrive em OFF.
A propósito, em Extra (Itens Adicionais) verifique se a frequência está realmente em 144Hz. Se não estiver, precisa mudar pela placa de vídeo. Verifique também na resolução do jogo se está com uma resolução de 144Hz selecionada.

2 Curtidas

V. Frequency? Se sim, sim, está em 144 hz.

Olá Rady!

Nesse caso, algo que vale a pena manter em mente é que a configuração de 144Hz está em vários locais. A configuração precisa estar no monitor, nas configurações da placa de video, e também dentro do jogo.

Como mencionou que o problema está acontecendo em vários jogos, o recomendado será verificar que está com 144Hz tanto nas configurações do monitor, como nas configurações da placa de video.

Espero que isso ajude e qualquer coisa é só avisar.

1 Curtida

Resolvi. Tem que deixar essas opções desligadas msm ou posso alterá-las? (ex.: deixar o overdrive no médio,pois tava lendo que Overdrive baixo = possibildade de ghosting e Overdrive alto = possibildade de “coronas” (avanço de pixels)

Tenho o mesmo monitor que você, acredite já passei hora pesquisando e vendo qual eram as melhor configurações. Isso de quanto deixar o Overdrive é meio que gosto pessoal, mas pessoalmente achei melhor deixar desligado em modo geral pois evita esse ghost.

1 Curtida

Mais deixá-lo no médio auxilia/ajuda em alguma coisa?

Nota-se alguma diferença?

Diferença grande mesmo você só nota em alto contraste. Se em modo geral o jogo estiver todo muito escuro ou muito claro não fica tão evidente. Mas como falei, é meio que é questão de gosto pessoal.
Tenta dar uma testada por esse site: TestUFO: Ghosting
E calibra como você achar que fica melhor para você essa questão do ghosting.

No testufo se ele não reconhecer com 144 Hz, testa em outro browser. Aqui por exemplo ele não funciona mais no Chrome. Apesar de que antes funcionava.

Uma dica para calibrar as cores e tudo mais desse monitor é usar esse site: LCD monitor test images
E não se apegue apenas ao menu do monitor para configurar as cores. Eu mesmo precisei configurar o gamma e brilho pelo painel da Nvidia até achar uma configuração boa. Esse monitor da AOC é bom, mas a configuração de fabrica dele vem muito zoada.

Se possuir Nvidia já te dou a dica de colocar o “power management mode” em maximum performance. Por algum motivo as placas da Nvidia desligam completamente a saída DP se você deixa o PC parado e o monitor desliga por inatividade. Ou até mesmo se desligar o monitor pelo botão power e deixar ele assim por muito tempo com o PC ligado.
Nem mesmo rebootando as vezes ele volta. É algo bem estranho, não sei se é bug do monitor ou das placas Nvidia quando a saída DP. Mas fica a dica para você evitar isso. Pois da a impressão que a saída DP da placa de vídeo, entrada DP do monitor ou cabo DP simplesmente morreu. :grin:
Screenshot mostrando onde tem que alterar a opção de power management no painel da Nvidia:

1 Curtida

Ok. Obrigado pela ajuda =)

Desenterrando o post, qual o setup de vocês?