Congelamento do computador

Boa tarde!

Mês passado eu comprei uma nova placa-mãe por estar sofrendo anteriormente com quedas de FPS devido a placa-mãe antiga não ser boa para os processadores da FX (era uma Asus M5a78l-m Plus). Aproveitei e comprei também um WaterCooler duplo para o meu computador. Mandei o computador para ser formatado na assistência técnica. Com isso, meu problema de queda de FPS foi solucionado, mas as vezes quando eu ia jogar Overwatch, acontecia do jogo travar totalmente e aparecer uma mensagem que não lembro exatamente o que estava escrito, mas algo como “memória dx0000004”. Se uma música estivesse tocando no meu computador, ela continuava normalmente, mas só o jogo que congelava. Nesse momento, não dava para fechar o jogo, mas eu conseguia abrir o gerenciador de tarefas e reiniciar o computador. Só que depois de um tempo (mais ou menos uma semana) isso começou a acontecer também não só no Overwatch, mas em outros tipos de atividades no computador. Só que dessa vez, o congelamento é geral, até em uma música tocando, e só consigo sair disso forçando o desligamento do computador. E, quando isso aconteceu novamente no Overwatch, a mensagem que aparecia antes deixou de aparecer, pois o computador congela totalmente e não consigo mais sair pelo gerenciador de tarefas, apenas forçando o desligamento. Pesquisei bastante sobre esse problema em diversos fóruns, e até agora não consegui achar uma solução. A única coisa que vi de comum é que o problema acontece só em processadores FX. Lembrando que não é problema de aquecimento, pois as temperaturas de todos os componentes do meu computador estão muito boas. Inclusive já usei o programa AIDA64 para estressar o computador e ver se acontecia algum congelamento ou tela azul, o que não aconteceu. No windows 10 tem uma opção de verificar se há problema com a memória RAM, eu fiz esse procedimento e não apresentou nenhuma falha. Também usei o HD Tune Pro e ele não apresentou problemas no meu HD. Em alguns fóruns, vi que o problema poderia ser do AMD OverDrive e desinstalei, mas mesmo assim continuou. Também pensei que o problema poderia ser no MSI AfterBurner, que estava usando para controlar as fans da minha placa de vídeo, mas mesmo desativando o programa, isso aconteceu novamente (mas percebi que ele demorou 3 dias para acontecer, sendo que antes acontecia todo dia ou em 2 dias no máximo, mas pode ser só uma coincidência). Vi também que a BIOS desatualizada causa isso, mas quando fui ver, a versão da BIOS da placa-mãe é um dia antes da versão da que consta no site, só que quando fui atualizar, apareceu que a versão que eu iria atualizar era a mesma data que já estava na BIOS, então cancelei a atualização.
Devido a isso, estou desesperado pois não consigo saber de forma alguma qual é o problema desses congelamentos que, antes de trocar a placa-mãe e o cooler do processador pro WaterCooler, não aconteciam.

As configurações do meu computador são: Processador AMD FX 8350 Eight-Core 4.00GHz

Placa Mãe Gigabyte Ga-970a-ds3p FX

Memória 8GB Logic 1600MHz

Placa de vídeo radeon sapphire nitro+ rx 480 8gb

HD 1 TB

Fonte Corsair VS600

Obrigado desde já!

Esse é o código exato do erro? É bom saber o código exato para começar por ai.

Sobre o seu problema, infelizmente vai ter que ser na base de tentativa e erro. Até porque pelo jeito você não formatou o PC. Então sabe-se la qual gambiarra quem formatou pode ter feito para economizar tempo.

Primeiro de tudo tente fazer a inicialização seletiva no Windows. Isso garante que não tenha nenhum programa de terceiro inicializando e gerando esse erro no seu Windows.

  1. Pressione as teclas Windows + R.
  2. Digite msconfig e aperte OK.
  3. Na aba Geral, selecione Inicialização seletiva e desmarque Carregar Itens de Inicialização.
  4. Selecione a aba de Serviços.
  5. Marque Esconder todos os serviços Microsoft.
  6. Clique em Desativar todos.
  7. Clique em Aplicar, depois clique em OK.
  8. Selecione a opção de Reiniciar após fechar a janela.

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.

Depois, tente rodar um sfc /scannow para ver se não tem nada comprometido no seu Windows.

  1. Pressione as tecla Windows + X.
  2. Cliquem em Prompt de Comando (Admin).
  3. Na tela Prompt de Comando digite sfc /scannow e pressione Enter. Esse procedimento levará alguns minutos.
  4. Ainda no Prompt de Comando digite [b]chkdsk /f/r[b] e aguarde concluir. Pode demorar um pouco.

Após a execução esse comando, será apresentado um relatório com os arquivos corrigidos ou não. Caso o Windows não consiga corrigir os arquivos comprometidos, poste uma screenshot do Prompt de Comando no tópico.

Outra coisa, talvez reinstalar o driver da placa de vídeo de forma limpa ajude. Como a sua placa é ATI, você pode baixar o AMD Clean Uninstall Utility da própria ATI, ou o Display Driver Uninstaller para fazer a desinstalação completa dos arquivos do driver de vídeo da ATI. Após isso, reinstalar o último driver estável para fazer uma reinstalação limpa. Isso garante que nenhum possível arquivo problemático permaneça instalado na reinstalação e faz a reinstalação limpa do driver.
Segue os links:

1 Curtida

Então, quando eu fui pensar em salvar o texto que estava escrito com o aviso, esse aviso não apareceu mais pois os congelamentos no Overwatch passaram a ser gerais, e não só no jogo. Eu só lembro mais ou menos de como era o código, era escrito memória e mais uns números com vários zeros.

Eu executei esse sfc /scannow e disse que a proteção do windows não encontrou nenhuma violação de integridade. Mas ao digitar esse [b]chkdsk /f/r[b], apareceu que não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Vou tentar fazer essa reinstalação do driver da placa de vídeo e já mando aqui o resultado.

O meu windows 10 x64 não está totalmente atualizado, o técnico que deve ter desativado para não ocorrer aquilo do windows não ser original. Tem algum problema nisso?

O driver estável seria o que não tem a palavra “optional”?

No caso, eu coloquei lá no site o modelo da minha placa e apareceu uma versão mais recente com o “Optional” e outra mais antiga sem essa palavra.

E muito obrigado!

Sobre o Windows, o ideal é manter atualizado por diversos motivos. Se for algo referente ao sistema operacional e saiu um fix qualquer, tu já não recebeu.

Sobre os erros:

  • Os drivers gerais do PC estão atualizados? (tem muita gente que formata e não instala os drivers de controladora e outros da placa mãe, por exemplo)
  • Se sim, quando travar tenta deixar o PC ligado um tempo sem dar reset para ver se força uma BSOD. Se conseguir, pegue o código do erro que vai lhe ajudar a localizar o problema.
  • Tente verificar no “VIsualizador de Eventos” se acha alguma coisa antes de você reiniciar o PC após um travamento. Em alguns casos, pode ser que algo surja ali e também dê uma noção do que possa estar ocorrendo.

Esses tipos de crash são meio tensos de verificar e chegar a uma conclusão sobre o que possa estar ocorrendo.
Eu já tive uma placa mãe problemática que gerava erros semelhantes, mas obviamente é bem difícil de testar problemas nela sem ter todas as outras peças em casa para substituir e ir testando uma a uma. Tente levar o PC em um lugar de confiança, já que hoje em dia tem muito “técnico” que simplesmente vai tentar te empurrar um kit novo.

1 Curtida

Não sabia que não podia ter double posting, então por mais que esteja citando o Dedo, estou respondendo ao brainnz (coloquei o que tinha acrescentado ao Dedo na minha outra resposta)

  • Como eu verifico se os drives estão atualizados? Eu só sei que o driver da minha placa de vídeo está atualizado e também que a Bios da placa-mãe também está.

  • Quando o computador trava eu já deixei assim por uns 3-5minutos, mas nada aconteceu.

  • Fui olhar no visualizador de eventos no horário que aconteceu o travamento e não apareceu alguma coisa no momento exato do travamento, mas apareceu um Erro e um aviso uns 10 minutos antes do travamento. Mas esses erros e avisos aparecem em diversos horários mesmo não havendo o travamento.

Vou atualizar o windows aqui para ver se resolve.

Muito obrigado!

Olá Fosho!

Espero que fora este travamento total do seu sistema esteja tudo bem por aí.
Nesse caso amigo. Se possível peço que por favor nos envie um ticket, e no ticket nos envie um msinfo.
Com essas informações poderemos fazer uma análise complete do caso e ver o que mais pode tentar para resolver esses travamentos.

Farei isso agora mesmo! Obrigado pela disposição!

Só queria dizer que eu também tô sofrendo com isso há alguns meses. Mas até agora nunca aconteceu enquanto eu jogava (sorte talvez). O que eu notei nesses travamentos, é que no Relatório de Confiabilidade do Windows, como ele registra qualquer evento do sistema (não só encerramentos forçados, como atualizações também), os travamentos sempre ocorrem antes de uma atualização do Windows Defender.

Sempre seguem esse padrão: O congelamento total ocorre, eu sou forçado a reiniciar o computador, e 5 minutos depois o Windows termina de atualizar as definições do Defender. Esse travamento sempre ocorre 1x por dia, nem menos e nem mais vezes que isso. Pode ser uma grande coincidência, ainda não testei desativar o defender pra ter certeza disso. Mas é bem curioso isso. O pior é que fora isso do Relatório de Confiabilidade, o Windows não apresenta nada sobre o erro pra gente ter alguma ideia de onde possa estar o problema.

Eu uso um FX-6300, Windows 10, verifiquei memória, HD, SSD e não deu nada de errado também.

1 Curtida

Phadiere, nos fóruns que acompanhei, esse problema é comum aos processadores FX. Bem triste.

1 Curtida

Se você quiser, pode postar o MSInfo como o @Shredallar linkou aqui.

Lembre-se de postar utilizando as tags de [code].
Por exemplo:

[code]Teste 1
Teste 2
Teste 3[/code]

Para ficar assim e não comprometer a formatação do tópico:

Teste 1 Teste 2 Teste 3

1 Curtida

Sobre os drivers, existem alguns programas específicos tipo o Driver Booster (faça sempre o download pelo site do desenvolvedor e tome cuidado durante a instalação para evitar coisas desnecessárias).

Fora isso, pode pesquisar pelo modelo da placa mãe. O fabricante com certeza terá vários drivers, bios e outras ferramentas (várias são inúteis mas algumas até compensam) e que, mesmo no site do fabricante as vezes estando desatualizado, talvez possam lhe ajudar.

Também dei uma olhada com base no teu processador aqui, vi algumas coisas de gente resetando bios pra voltar pras configs padrão, alterando voltagem e tudo mais… mas prefiro não recomendar nada desse tipo pois não sei o teu nível de conhecimento. Se não se sentir confortável, ainda sugiro que leve num local/pessoa de confiança para que ela faça alguns testes.

ps.: mesmo o memtest tendo funcionado, você também pode experimentar testar individualmente os pentes de memória para ver se o problema persiste, se ocorre com todos, só com 1, etc.

ps2: novamente, se não tem familiaridade com essas coisas, evite fazer sozinho

1 Curtida

Eu tentei apagar todo os relatórios de erros do windows e mesmo assim a quantidade de caracteres está em 230 mil, enquanto que o limite para postar é 99 mil. O que devo apagar mais para poder postar aqui?

Em resposta ao brainnz:
Vou fazer o download do Driver Booster agora. Só que os drivers do chipset que eu vi da minha placa-mãe nenhum é para windows 10. Tem algum problema?

Meu nível de conhecimento é muito baixo, mas sinto que sou capaz de fazer essas coisas se tiver um tutorial na internet. Quando eu tentei atualizar a BIOS, eu vi um tutorial e consegui fazer. Mas quando chegou na parte de escolher o arquivo da BIOS para atualizar, percebi que a data dele era a mesma que já estava na BIOS, então abortei a atualização.

Infelizmente na cidade onde eu estudo eu não conheço algum técnico bom para fazer isso, mas vou tentar procurar.

E eu só uso um pente de memória.

Depende um pouco. As vezes até dá pra usar se forem tipo do windows 7 por exemplo. Mas com a ferramenta, teoricamente ela já vai baixar o que for necessário, então não se preocupe com os downloads.

Sobre o resto que mencionei, prefiro não dar as direções ou testes para fazer pois acho arriscado demais, mas se você quiser tentar, pesquisa em inglês seu processador + “random freeze”. Mas cuidado.

Sobre o pente, tenta achar algum outro de amigo sei lá pra testar na tua máquina ou experimenta trocar de encaixe (se for familiar com isso, senão evita também… vai que).

Entendi. Eu atualizei e fiz todos os procedimentos, estou na esperança de que nada vai acontecer. Eu já tinha procurado em alguns fóruns sobre esse problema e todos eles tinham em comum os processadores FX e as soluções encontradas tinham a ver com a atualização da BIOS e também o uso de programas “turbo”, como o OverDrive, etc.
Uma pessoa que resolveu disse: “SO i figured out the Solution. Turns out amd turbo boost or watever is causing the issue. I’ve turned that feature off in the BIOS and i haven’t experienced a single freeze in 12 hours.”

Eu já desinstalei o overdrive, mas agora não sei desligar esse turbo boost pela Bios. Vou tentar achar um tutorial na internet, pois essa pessoa que resolveu o problema disse não entender nada de computador.

Muito obrigado pela ajuda!

Eita. Tenta publica no pastebin o MsInfo e coloca o link aqui então. :joy:
Se puder, faça um segundo links poara o DxDiag também que tem informação que aparece no DxDiag que não aparece no MsInfo.

Se não der para postar o link, ou o fórum bloquear de alguma maneira, usa o esquema do [code] que mencionei acima. Dai deve dar para você postar links dentro das tags de código.

como o tamanho do arquivo é maior que o permitido no site, mandei o MSInfo dividido em 2 partes

Parte 1: https://pastebin.com/WKA6swRL
Parte 2: https://pastebin.com/URN6PgdN

DxDiag: https://pastebin.com/6GR9BUQJ

É… Infelizmente o seu MsInfo e DxDiag não informam muita coisa pelos relatórios de erro. Apenas ter ter 250 relatórios em pouco mais de 1 mês.
Tem uns 12 relatórios de RADAR_PRE_LEAK_64, que são relatórios gerados antes de possíveis vazamentos e problemas de memória. Mas isso não significa que necessariamente pode ser problema nas rams. Mas é bom dar uma verificada.
Caso tenha experiencia com hardware de PC, tirar a ram e passar uma borracha pode resolver. As vezes isso pode ser mal contato com algum principio de corrosão gerando problemas.

Talvez até uma geral no PC para eliminar poeira e ver se não tem nenhum capacitor vazando, ou parte vazando pode ser bom. Existe a possibilidade de ser a placa mãe falhando. Existe um ditado que diz que as peças de um PC geralmente duram 6 meses ou 6 anos. Se o seu PC for meio antigo já uma verificada geral com uma boa luz para ver se não tem nada vazando ou úmido onde não deveria também pode ser uma boa.

Vi que você tem MS Afterburn instalado. Tentou mexer alguma coisa nos clocks de algo do PC? Caso saiba fazer e mexer com ele, já tentou fazer downclok no processador para ver se os erros param?

O computador é bem novo, vai fazer 1 ano agora, e a placa mãe apenas 1 mês. A ram funcionava muito bem antes de eu fazer essa troca de placa-mãe + formatação, por isso que não acho que seja a ram.

Vou tentar fazer esse downclock, eu não sei como fazer, mas na internet deve ter algum tutorial.

Aliás, antes de ontem depois que eu fiz todas esses procedimentos aqui, aconteceu do overwatch travar e fechar logo depois. Ontem o jogo travou, ficou com uma tela preta, e eu não conseguia sair disso. Mas apertei o botão do teclado de power e o computador desligou normalmente. Foram esses dois problemas que aconteceram, o congelamento de antes pelo menos por enquanto não aconteceu.

Já tentou verificar a mobo pará ver se não está com problemas?