Afinal, HoTS vai ou não acabar?

Depois daquele fatídico dia no qual a Blizzard emitiu uma nota sobre o futuro do jogo, houve não só desânimo na comunidade, como também uma debandada em massa e o pouco engajamento que o jogo tinha, dentro e fora do jogo, diminuiu ainda mais.

Eu fui um dos que abandonaram o jogo devido aquela nota, contudo, tempos depois recebo uma notificação sobre a chegada de um Hero MUITO esperado, o Deathwing. Foi então que voltei ao fórum para saber como está a situação do jogo e somente olhando os números dos comentários das postagens eu pude ter uma ideia… 90% das postagens não chegam a 30 comentários e isso demonstra que HoTS está com um PÉSSIMO engajamento (em verdade, pior do que antes).

O que eu realmente quero saber é: qual o sentido em desanimar os jogadores e continuar lançando conteúdo (conteúdo bom e chamativo)? Alguma coisa mudou desde aquela época? A empresa voltou atrás e vai continuar perseverando no jogo? Se a resposta for “sim”, o que o marketing da Blizzard tem feito pelo jogo?

Até hoje continuo firme na minha opinião: Heroes of the Storm é o melhor moba que já joguei. É realmente uma pena que a comunidade gamer não tenha abraçado o projeto.

3 Curtidas

Alguém tem o link do post da Blizzard falando sobre o futuro do jogo ?

Se me lembro bem, a postagem foi removida pois causou um grande desconforto à época. Resumidamente, o presidente da Blizzard, J. Allen Brack, juntamente do chefe de desenvolvimento, Ray Gresko falaram sobre o jogo não ter dado o lucro esperado pela empresa e que por isso HoTS seria “descontinuado”. Com base nisso, a Blizzard não só cancelou eventos competitivos, como também resolveu transferir parte da equipe de HoTS para outros setores e, consequentemente, anunciou que haveria diminuição de conteúdo.

1 Curtida

Humm beleza, isso já é o suficiente pra entender.
Basicamente é difícil pra Blizzard manter um jogo free que não é p2w como o Hearthstone.

1 Curtida

Eu me lembro bem dessa história por sempre acompanhar o jogo e nunca teve essa postagem que foi removida falando que o jogo seria descontinuado. A notícia foi que os campeonatos oficiais foram suspensos (Heroes of the Dorm), que o design líder do jogo foi pra outro projeto e que agora o lançamento de coisas novas pro jogo demoram um pouco mais. Eu acho que está até dentro da média, geralmente aparece um herói novo a cada 3 ou 4 meses. Aí isso vira: “o jogo vai ser abandonado”, “a Blizzard não se importa com jogadores”, etc… quando nunca existiu essa notícia. Até onde sei a Blizzard não divulga a quantidade de players que jogavam e saíram, não sei de onde foi tirada essa notícia. Vi até alguns youtubers divulgando a mesma coisa. Mas de fato não existe nenhuma notícia oficial de que o jogo vai ser descontinuado. Onde está os dados sobre debandada em massa?

1 Curtida

A realidade é que, por mais que as pessoas digam que o jogo está morrendo etc, as partidas continuam acontecendo. Eu não levo tanto tempo para encontrar partidas rápidas, algo em torno de 1 min. As ranqueadas levam em torno de 3 a 6 min em média (elo platina / diamante). Pode ser que o jogo acabe, mas enquanto as partidas estiverem rolando eu vou continuar jogando o jogo porque eu gosto, independente de ter ou não um cenário competitivo.

2 Curtidas

Galera parece que torce contra também. Melhor moba que existe.

2 Curtidas

Então você não lembra é de nada! A mensagem de J. Allen Brack e Ray Gresko foi, sim, apagada. Ela havia sido postada na comunidade GRINGA e eu acompanhava fielmente o fórum americano. Foi falado que o jogo não teria dado o lucro esperado pela empresa e que por isso os torneios de HoTS seriam descontinuados, assim, a Blizzard não só cancelou eventos competitivos, como também resolveu transferir parte da equipe de HoTS para outros setores e não somente o design líder, como você afirma. Tanto é verdade que o conteúdo do jogo foi DRASTICAMENTE reduzido. A comoção foi tamanha dentro da comunidade GRINGA que deletaram a postagem e o diretor de HOTS emitiu uma nota de esclarecimento:

In a message posted on the Blizzard forums, Heroes of the Storm production director Kaéo Milker expressed sadness about the end of the HGC and reduced development resources, but also told fans that “all is not lost.”

“The team that remains dedicated to Heroes of the Storm is a veritable Who’s Who of developers who have been driving every facet of the game from the very beginning—from people you know and have seen speak publicly about the game for years, to those who have poured their hearts into it from behind the scenes. In short, we’re continuing to develop the game with an incredible team that has the experience and passion required to support Heroes of the Storm well into the future,” Milker wrote.

“The Heroes of the Storm team and I also have a unique opportunity to rethink things and reprioritize. Because now more than ever, our charge is to focus on taking care of you, our players, and to channel all our energy into keeping the game dynamic and fun. This means we’re still committed to regular hero reworks, themed events, and even new heroes.”

Milker said that the remaining HotS team is setting “new goals and timelines” for the future of the game, and that it will share those plans as soon as everything is nailed down.

“I’m excited for my teammates to bring their hard-won experience from making this game to the other teams at Blizzard to help their games be even better,” he said. “And I’m especially excited for Heroes of the Storm to continue evolving with a renewed focus and purity of purpose.”

Se não souber ler em inglês, peça para alguém traduzir. O diretor disse à época que nem tudo estava perdido, mas foram apenas palavras vazias, pois o marketing da blizzard SEMPRE falhou com o jogo e, ao mesmo tempo, a Blizzard se recusou a dar ouvidos para os jogadores que sempre sugeriram mudanças no sistema.

Portanto, mesmo com a nota de esclarecimento do diretor, a primeira nota (que foi deletada) está sendo cumprida: HoTS sem contingente na criação, recursos reduzidos, drastica diminuição de conteúdo, sem publicidade e sem engajamento da comunidade (e olha que eu ainda uso a comunidade gringa para afirmar isso), o fórum BR não era assim tão deserto.

Criei este tópico para saber se algo havia mudado, pois recebi uma notificação sobre a chegada de um personagem que gosto muito, porém, ninguém apareceu para falar como está, de fato, o jogo.

Meu intuito nunca foi “torcer” para HoTS acabar, muito pelo contrário… fiz esse questionamento pois gostaria de voltar a jogar.

3 Curtidas

Pois é, esse fórum é um deserto total, só tem tópicos de quem precisa de suporte e mais nada.
No tópico do fim do HOTS tem mais mensagens que nos últimos 6 meses.

Eu só lembro de entrar aqui quando tenho algum problema no jogo, realmente esqueço de vir aqui ver o fórum, mas quando venho reconheço alguns nomes que já joguei com e contra. E não acho que tá morrendo não, to ouvindo isso faz tempo e sempre uma amiga minha vinha com notícia que o jogo ia encerrar. Aí veio Imperius, Orféa (nunca lembro onde é o acento), a desgraça quebrada da Qhira, o evento de farmar baú que me rendeu uns 10 mil estilhaços (brincadeira, não foi isso tudo), tamo nesse do escarlate e o dragão tá vindo aí. Fora isso, rework dos personagens, balanceamentos, mudanças muito legais, inclusive de mapas. A única coisa que eu não tenho visto mudar são as contendas e eu curtia muito elas mudarem e não ser sempre o mapa de uma linha como está sendo. Aquela de enfrentar os zergs (difícil) foi a melhor na minha opinião.

Nos grupos de chat do jogo lá sempre tem comentário, pessoal pedindo informação, a temporada já tá acabando e vc ainda consegue ver gente em nivelamento. Se fosse pra acabar já teria ocorrido. E antes que mais alguém diga que o Deathwing é um final eu discordo. Em uma das atualizações passadas tinha um comentário do desenvolvedor dizendo: “Enquanto o rework do Tassadar não vem…” ou seja, tem coisa pra rolar ainda. Tem gente que ainda acredita, graças a esse pessoal que não saiu do barco que as coisas ainda vão sendo feitas. Não que esteja te julgando é claro, mas enquanto eles tiverem um número que pra eles seja aceitável, eles continuam.

Obs: Eu acho que o pessoal é mais calado porque tem muitos, muitos mesmo que não tentam conversar. É gritaria e ofensa o tempo todo, deboche e não sei mais oque, aí é melhor ficar quieto e só olhar do que tentar dar opinião e virar um mal entendido. É como foi dito no Joker, as pessoas só gritam e berram umas com as outras, ninguém é mais civilizado (nessa pourra) uahuaahauhahu abraço o/

2 Curtidas

Obrigado pela resposta! Sendo assim, vou reinstalar o jogo e ver como está.

Esse é fanboy demais. Heroes não é nem o terceiro moba mais jogado. Decisão errada atrás de decisão fizeram o jogo estar nesse estado decadente.

No primeiro post você diz:

qual o sentido em desanimar os jogadores e continuar lançando conteúdo (conteúdo bom e chamativo)?

No terceiro:

falaram sobre o jogo não ter dado o lucro esperado pela empresa e que por isso HoTS seria “descontinuado”.

Descontinuado é parar de produzir o jogo. E quando respondi é que não vi em nenhum lugar isso que de que o jogo seria descontinuado. Eu vi que os campeonatos oficiais foram descontinuados.
Agora vamos ser francos, desde que o mundo é mundo, os jogadores reclamam que não sou ouvidos e que o jogo está em decadência, que “a blizzard vai acabar porque não me ouve, e não me responde, e mimimi”.
Mas choro de comunidade nunca deixou de existir e sempre tem essas pessoas que entram pra responder no fórum só pra dizer que não jogam mais e que a Blizzard acabou pra eles. Tudo bem se alguns gostam de fazer isso, mas se eles lançam conteúdo e as pessoas continuam jogando por mim está tranquilo. Se o jogo não vai acabar, tudo bem pra mim. Respondendo ao último post, sim, sou fã do jogo, ele não precisa ser o primeiro, só de ser um bom jogo ta tudo certo. Tem coisas que acho ruim no jogo mas dentre os mobas que existem é o meu preferido. Muito melhor que League of Legends que já joguei bastante, mas é sempre a mesmas coisa.

1 Curtida

Volte a jogar, uai. Você não precisa de confirmação de nada se o jogo vai continuar ou não. Eu também fiquei triste com o anúncio, mas até que o HOTS morra de vez (se isso acontecer, espero que não), eu darei meu apoio e jogarei até o fim.

3 Curtidas

Olha, vou te falar o que eu acho: dado as circunstâncias, até que o conteúdo está muito bom, e o jogo também. Quando eu li o fatídico post do J. Allen Brack também fiquei com aquela vibe de que acabou tudo…Mas o suporte ao HotS continua firme e forte. Li que você acompanha os fóruns gringos, então sabe que principalmente no servidor NA, o HotS é bem mais popular que aqui e tem comunidade bem ativa. Consideravelmente popular, diga-se de passagem. Então não teria porquê não fazer conteúdo. O HotS não dá prejuízo efetivamente, só não deu o lucro esperado, porquê não se tornou o novo LoL ou Dota 2. Pra mim eu achei que eles cancelaram a HGC tarde demais até. Os mundiais de HotS mal chegavam a bater 30k de view na twitch, o que apesar de expressivo, comparado com outros e-sports é literalmente nada. E com aquelas prize pools enormes, os caras pagavam salários anuais(não muito altos mas, também é custo) pros jogadores profissionais… Tava na cara que financiar campeonato de HotS tava dando prejuízo.

O que ao meu ver foi burrice da Blizzard, foi não financiar e promover campeonatos de menor escala. Hoje, campeonatos de HotS são promovidos e financiados pela própria comunidade NA/EU via Herous Lounge(Division S) e apesar de não ser o nível da HGC, é um nível de jogo bem legal de ver ainda. Então, nem tudo tá perdido. O problema é que aqui na South America, não tem iniciativa e nem gente o suficiente pra isso.

Mas enfim, o jogo está aí em pé, está muito bom e se você gostava e quiser voltar a jogar não vai se arrepender.

3 Curtidas

cara vcs só podem ter problema na cabeça pra se importar com uma porcaria de campeonato… ‘‘ain ain jogo acabou nao tem campeonatinho lixo pra mim assistir envez de jogar ain ain’’. Melhor coisa do hots é nao ter campeonato pra n ter mais babacas querendo imitar ‘‘jogador profissional’’ (uns podres q sao pagos só pra jogar) pra ficar se achando prozinho

Rappaz, se vai acabar ou não, só a empresa que vai decidir…

Enquanto não houver uma posição da empresa, o jogo continua e enquanto o servidor não fecha, eu continuo fazendo minhas missões pra aumentar minha coleção de montaria e skins.

Mas a questão é… Preocupação com o jogo ou apenas torcendo contra ?

Se você acompanha na gringa, os canais de youtube de Highlights e Fail HotS continuam batendo mais de 150K de visualizações.

A questão é que no Brasil o Heroes não é popular como LOL.
Sei que muitos não gostam dessa comparação, mas em relação a publicidade, isso é fato, são poucos os BRs que possuem um pc bom pra jogar Heroes, enquanto o LOL exigia bem menos dos PCs e ainda tem o Fator Overwatch…
O Over foi umas das franquias mais lucrativas desses 4 últimos anos e com esse sucesso todo, os principais recursos foram relocados para o Over, tanto os recursos financeiros (o valor gasto nas competições e premiações dos campeonatos de Heroes, que agora são utilizados nas competições de Over) como os recursos de desenvolvimento (Que estão focados no desenvolvendo do Over 2 e novidades para o jogo).

É natural que uma empresa pense na publicidade, no retorno financeiro e no empenho da sua franquia mais lucrativa, a empresa precisa de recolhimento, precisa de dinheiro.

Entendo que vocês querem novidades pro jogo, eu também adoraria um evento a cada 2 meses e não apenas continuidade dos eventos dos anos passados (como foi o evento de natal dos brinquedos), mas temos que encarar a realidade do Heroes, sabemos que não é a franquia mais lucrativa da Blizzard e mesmo assim o jogo continua há disposição pra todos.

Não adianta cobrar da Blizzard a mesma dedicação que a RIOT tem pelo LOL, o LOL é a Franquia Principal da RIOT, por isso sempre tem novidades com mais frequência no LOL.

Vamos compreender a situação e aceitar.

dizem a mesma coisa de WoW há anos. o jogo ta aí firme e forte com 15 anos. vão se passar mais 10 anos e ainda vão ta pregando a morte do jogo.

Acho que HOTS é o melhor jogo da blizzard, mas eles nunca investiram nele de verdade. Tem propaganda de LOL em todo lugar e nunca vi propaganda de HOTS. E não consigo entender como overwatch é lucrativo. Já joguei e não vi nada demais. CS, rainbow six e vários outros jogos do gênero são melhores.

2 Curtidas

Eu jogo a tempos, acho excelente desde a época que me apresentaram ele.
Mas, ele parece estar abandonado, não consigo mais encontrar partidas, nem no medo rápido. Desanima um game tão perfeito ficar assim!:sweat::sweat:

1 Curtida