5 Stacks QM & Ranked

Antes de discorrer sobre vou relatar um ocorrido ontem, jogando ranked:

Eu estava buscando Ranked sozinho e fui pareado contra um grupo full. Isto é, 5 pessoas aleatórias contra um grupo de 5 amigos, com comunicação, sinergia, estratégia, prevenidos de trolls e afks e tudo mais. Perfeito! Até aí, tudo bem.
Fomos stompados, óbvio. Perdi meus 200 pontos de rank. Tranquilo.
Depois da derrota, coloquei para buscar partida novamente. Vida que segue!
Vinte segundos (20) (VINTE) - eu disse VINTE SEGUNDOS - depois de clicar em “Pronto” para buscar novamente outra partida rankeada… Adivinhem! Sim, pareado novamente contra o mesmo grupo full. Não seria interessante o sistema ao menos TENTAR encontrar algum outro grupo full para que as partidas de ambas as equipes fossem equilibradas, talvez um quarteto ou um tio e uma dupla? (Lembrando que estávamos jogando por volta das 20hrs, horário de pico no server BR. Não era de madrugada ou pela manhã/tarde onde a falta de players é significativamente menor). Outro stomp, óbvio. Mas dessa vez nem teve uma partida de fato… depois dos primeiros minutos em que o meu time já havia morrido trocentas vezes devido as ganks de 4 ou 5 jogadores e das boas táticas grupais do oponente 5 stack, eu resolvi abandonar a partida e trollei. Já estava conformado com o novo stomp e com a nova derrota. Na verdade, não só isso. Já estava decidido a abandonar o Heroes of the Storm. Não por isso. Não por este episódio. Mas por saber como as coisas funcionam…

O que vou relatar aqui não é novidade. Já foi muito denunciado e discutido aqui no fórum e in-game por outros players. A verdade é que os times 5 stacks obtêm muita vantagem. É uma coisa absurda. Feito em QM então, a vantagem é descabível. Feito em horários de poucos players ativos então, é delirante.

E o problema é que os praticantes dos 5 stacks sabem disso. Eles sabem que o pareamento é falho. Eles sabem que o sistema não vai encontrar 5 players do mesmo nível/elo que eles. Eles sabem que não haverá equilíbrio nas partidas. Eles sabem que a vitória é 95% garantida (estou sendo pessimista com essa porcentagem). Eles sabem que vão dar um stomp na equipe adversária e que não haverá diversão alguma na partida.

E eu falo isso com propriedade por também já ter praticado e participar dos 5 stacks.

Antes que venham sugerir para eu arrumar outros 4 amigos para jogar e o meu problema estará solucionado… Arranjar outras 4 pessoas para jogar um joguinho é a coisa mais simples possível. Aliás, eu mesmo possuo uma lista de amigos in-game com aproximadamente 47 amigos ativos diariamente e outros tantos não tão ativos assim. Vejam só: não é difícil encontrar pessoas para jogar junto. Inclusive, possuo na minha lista de amigos muitos dos praticantes de 5 stacks e, volta e meia eu até jogo junto com eles pra gente ficar stompando os novatos. Que diversão! -_-’

Mas essa prática não trás benefício pro jogo e pro restante dos players (principalmente para os novos jogadores). Ou você se rende à pratica dos 5 stacks e é obrigado a participar dela junto com os seus amigos ou você é o cara que eles stompam. Não têm outra alternativa.

Mas, então, se eu sei disso porque revolvi abandonar os 5 stacks?

1 - Não há graça. Os jogos não são divertidos. Você sabe que vai ganhar e pronto;
2 - Jogar sozinho (ou em composições menores) realmente testa suas habilidades para carregar a partida;
3 - As partidas encontram mais rápido buscando solo;
4 - Buscando solo você dá a chance para o sistema colocar você em partidas mais equilibradas. Com integrantes de níveis semelhantes entre si (eu disse DÁ A CHANCE, pois sabemos que é um pouco falho nesse quesito, mas a lógica seria essa);
5 - Você não abusa do sistema falho de pareamento.

Porém, a Blizzard não está preocupada com isso. Não que ela fomente ou incentive, mas ela acoberta. Lembremos de alguns patchs atrás em que ela tirou a visibilidades dos grupos na tela de carregamento. Pra você não perceber que será stompado por um grupo de 5 stacks. Hahaha. Como se fosse muito difícil perceber um grupo 5 stacks. É só observar no chat Geral ou começar um sussurro com algum integrante da equipe adversária e olhar o histórico dele e dos outros companheiros dele. Muito simples.

Por fim, eu sei que o delito principal não é o de quem pratica isso, (afinal eles são apenas amigos que querem jogar juntos, ué, qual o problema nisso?!), mas sim o da Blizzard que nada faz ou que permite, acoberta ou não proporciona bons pareamentos ou até da própria comunidade que joga muito mal em sua grande maioria. Pode até ser que sim. Mas coloquem a mão na consciência (se é que possuem alguma), vocês estão estragando o jogo!
Todos os novos players recebem um stomp de boas vindas e logo são evadidos do joguinho.

Enfim, é por esse sistema de pareamento ser uma piada que prefiro excluir o Hots e deixar de jogar à participar dos 5 stacks ou ser stompado por eles.

P.S.: Ficarei atendo à atualizações futuras, caso surja algo que corrija ou amenize esse tipo de conduta, talvez eu instale novamente e volte a jogar. Caso contrário, eu sigo minha vida com um estresse a menos. Hehehe

P.S².: Essa conta “SoloPlayer” não é a minha conta principal. Mas eu resolvi criar ela e abandonar a outra justamente para mostrar o arrependimento de ter praticado os 5 stacks na outra conta e assim, inflacionado alguns números ou Elos que eu verdadeiramente não teria se as partidas fossem justas e equilibradas e se eu não tivesse me aproveitado dessa prática abusiva.

2 Curtidas

confesso que as vezes até me estresso jogando solo, e não deveria… pois eu sei como o mm funciona.

o problema nestes casos está mais em mim, que estou me permitindo o estresse naquele dia, do que o jogo em si…

tem dia q vc está assim… somos humanos, é duro suportar uma sequencia de derrotas; no outro dia vc sacode a poeira já está mais de boas novamente

e n é todo dia que a gente joga bem

dias bons e ruins, normal

quem n gostaria de só vencer, sempre? mas n deveria ser assim

a vida é aprender a se reerguer de derrotas

ah, e o estresse aqui é entre aspas kkkkkk não é um estresse real como os que a gente tem na realidade, é mais estresse com o joguinho mesmo, como quando vc tá jogando PES com teu maior amigo rival, ele te provoca, vc joga melhor mas dá um azar no jogo e tem vontade de jogar o controle na parede :joy: :joy: é coisa de jogo, morre ali…

perde fica brabo na hora, na proxima vc vence…

n ligo em perder ou vencer, sei que se jogar o que sei o meu melhor vou vencer um pouco mais que perder… o que é esperado pelo pareamento, e já é bastante coisa

oq n dá pra tolerar é isso mesmo… meia duzia de malandros que se acham os xuxos, prevalecendo-se do sistema pra obter vantagem sobre os novatos

80… 90% de win rate na temporada. Tudo fake

esse wr irreal é obtido mediante jogos desbalanceados sobre novatos, enquanto a massa de jogadores honestos está ali se matando pra ter por volta de 50-55% de win rate conforme o lvl da conta… e esses são os que jogam bem solo

a maioria mesmo fica pouco abaixo dos 50%, em quick match… pois estão aprendendo, ou tentando aprender

essa malandragem em qm - e são sempre as mesmas figuras -, não é legal

faz mal para o jogo

1 Curtida

“almost like they should make some sort of, separate mode for group play & solo queue since people playing in groups are playing a different game than people playing solo queue”

Há muitos posts sobre isso no reddit e no forum em ingles. Concordo com todos eles, obviamente.

É quase como se existisse um jogo diferente para quem joga em premade de quem joga solo. Atenção, o problema não é o grupo em si, se você analisar a fundo, verá que é a falta de player. Sim. O cara que joga bem, dos tempos da liga heroica, que chegou até elos mais altos sozinho, sabe o que fazer no mapa, no jogo, intuitivamente. Ele não precisa necessariamente estar sintonizado nas calls com comunicação oral pra fazer as jogadas. Ele já sabe. Já viu tudo tantas e tantas vezes que é intuitivo. O problema é que pelo fato de o jogo permitir, agora, jogar em grupo contra randons, os melhores se juntam entre eles. Vão ter meia duzia só de diamantes, digamos, em tal horario naquele servidor… todos estão no mesmo grupo. Contra quem o sistema vai pareá-los? Não tem nada disponivel, em quick match, vai precisar expandir os parametros ate o limite e forçar a partida contra qq coisa, novatos via de regra. E em ranked incluindo sempre um smurf pra ratear pra baixo a mmr do grupo, alem de eliminar a possibilidade de cair com trolls, vc vai ter uma vantagem enorme jogando em premade. Mas a vantagem em ranked é menor que em quick match. Eu diria que em ranked é só ruim, vc está em desvantagem indo solo, mas dá pra ganhar. Em quick match é uma palhaçada mesmo.

A falta de player leva a isto… que leva a falta de player, e assim sucessivamente.

A solução de unificar team league com a hero league foi devido a falta de player. Agora aqueles que jogam um pouco melhor perceberam que fechando premade entre eles é possível vencer mais facilmente… devido a falta de player.

1 Curtida

Os 5 stacks que eu tomei duas vezes seguidas não é o problema na Ranked. Tudo bem. O que me espantou foi a velocidade com que eles encontraram partida. E, depois dessas duas partidas, eles encontraram outra partida poucos minutos depois. Provavelmente eu teria caído novamente contra eles, caso colocasse para buscar uma terceira vez. Esse foi o maior problema pra mim. O Sistema nem ao menos tentou achar algum grupo compatível com o 5 stacks deles. Foram 2 partidas seguidas envolvendo praticamente as mesmas pessoas e de forma instantânea. Nem chegou a expandir os critérios de busca. Ta muito vantajoso fazer os 5 stacks, entende? Nem a demora para encontrar partida eles enfrentam. Dá a entender que o próprio sistema beneficia o 5 stacks. Quase que propositalmente. Eles não tem motivo algum para não praticar isso. Não correm o risco nem de serem pareados contra outro grupo full. É só alegria!

talvez o intuito da Blizzard seja esse mesmo, ir tornando os jogos cada vez menos agradáveis pra maioria, com esse sistema, afugentando aos poucos a base de jogadores que ainda resiste… até poder dizer que justifica fechar os servidores e o departamento relacionado ao HOTS

deve ser uma fonte de prejuízo e dor de cabeça pra eles

um jogo caro, gratuito, que quase ninguem joga

1 Curtida

A progressão de rank em HOTS já é uma vergonha. Há relatos (aqui mesmo no forum) aos montes, de players que recebem 15 ou 20 pontinhos por vitoria, no bronze! Ou seja, o cara teria que vencer uma caralhada de partidas a fio sem perder para atingir um bom rank. Qual o incentivo desse sistema. É logico que o camarada vai preferir abandonar o game.

Mesmo os casos não bugados, onde o cidadão recebe pontuação normal na casa dos 100 a 200 ptos, ele levará semanas ou meses para tirar a conta do bronze e levar até mestre. Isso se ele já for mestre numa conta smurf kkkkkk os jogadores normais, incluindo a fase de aprendizagem, vão levar mais de ano. E o periodo no bronze vai atrasar esse aprendizado com certeza. Enfim, tudo isso é bastante mal pensado e planejado por quem desenvolve o game. A mobilidade em outros jogos é muito maior. Uma vez que você aprende, irá se mover muito rapido na tua ascensão pelo rank. Em outros games da própria Blizzard como sc2 vc faz a escalada em uma final de semana. Hots ponderando todos os elementos é pouco estimulante e gratificante para a maioria dos jogadores.

E falando aqui como se funcionasse, sem distorções, o que sabemos que não é o caso. Há excelentes players em ranques baixos, porque foram jogados lá no primeiro pareamento ranqueado, e não se deram o trabalho ou tiveram tempo de sair. E há players mediocres em ranques mais altos, que só estão lá porque pegaram o HOTS dos primordios quando dava pra inflar e pegar um rank artificilamente alto, e esses se jogarem mais agora não sustetam o ranque iflado que tem. Aliás ha muitos fazendo isto na quarentena, eles voltaram kkkkkk espia o desempenho deles.

Pois é. Eis o problema de quando se usa um modo de jogo sandbox como quick match de parametro pra ranqueado, outra maluquice só vista aqui em hots.

1 Curtida

conheço jogador que foi platina numa season, curiosamente a primeira e unica temporada dele nesse elo…

e caiu de rank nas temporadas seguintes até chegar ao bronze, e de lá não saiu mais

é so um exemplo, poderia citar outros, dando nome aos bois, com print e tudo pra provar … o caso não é unico e nem é incomum

evidencia clara da precariedade desse sistema de pareamento

era (ou é ainda) muito fácil burlar e inflar a conta pra pegar um rank alto de partida, enquanto jogadores honestos as vezes são jogados lá no bronze5 e tem de remar, mesmo n merecendo tal rank, pq n “burlaram” ou cuidaram do desempenho em quick matc no inicio da conta

1 Curtida