Hearthstone está se tornando insuportável?

Jogo Hearthstone desde o Beta e nunca vim aqui para o fórum para falar amplamente sobre o jogo. Dessa vez senti a necessidade de trazer ao conhecimento da comunidade o que eu e jogadores que conheço temos pensado acerca do jogo.

Sinceramente, imagino que nesse patamar do jogo ou os desenvolvedores devem estar cegos ou devem estar dormindo.

Sei que a Blizzard não é mais aquela empresa que costuma dar ouvidos aos jogadores, como já foi um dia. Todos sabemos, com grande pesar, que ela perdeu sua excelência.

Mas não vim aqui para reclamar da conduta desprezível da Blizzard. Vim realizar uma análise sobre elementos que estão deixando Hearthstone (especialmente o Duels) insuportável.

Como muitos sabem, o Duels é certamente o melhor modo de se obter ouro e coletar pacotes e miniconjuntos necessários para obter um bom ranking na temporada.

Dessa forma, a saúde desse modo é essencial para que Hearthstone seja um jogo bom, em sua amplitude. Quando me refiro a saúde existem alguns elementos a se considerar: diversão; custo e benefício; balanceamento.

O jogo é divertido quando a frustração gerada por ele é minimamente compensada pela satisfação do jogador.

Após conversar com outros jogadores da comunidade, notei que muitos estão pensando em deixar o jogo e ir tentar outras coisas (Gwent, Magic The Gathering…), pois não estão mais achando Hearthstone um jogo divertido.

Pior que isso, não é um jogo com um bom custo e benefício, ou seja, você investe o seu tempo, sua energia e suas capacidades mentais no jogo, e no final do dia parece que não valeu a pena, você sai mais frustrado que satisfeito, não é divertido.

Em minha experiência, eu desinstalei Hearthstone durante uns meses e resolvi voltar agora para dar uma segunda chance. Resolvi tentar identificar o que estava tornando esse jogo insuportável.

Para começar, vamos observar que os duelos sofrem de um problema em sua própria natureza: existem tesouros que são objetivamente muito melhores ou piores do que outros, não há um balanceamento.

Deixo como exemplo os famigerados Maestria Meiga (seus lacaios Neutros têm +1/+1 e custam 1 a menos, mas não menos que 2) e Membro de Grupo Reserva (evoca um aventureiro aleatório 2/2 todo turno).

Esses por si só são tesouros desproporcionais em comparação aos outros. Quando eu pego um destes, especialmente o segundo, costumo vencer de 3 a 4 partidas a mais, independente do deck que estou usando.

Se isso por si só não é suficiente, o meta do duels nos prova o quanto esse modo de jogo está desbalanceado.

Para exemplificar, enquanto vemos uma enxurrada de druida com 20 de mana, presenciamos as principais cartas de poder heroico do mago serem banidas.

Sério desenvolvedores?

Existem duas formas de tornar um jogo balanceado: ou todos as classes/heróis podem recorrer a artifícios desproporcionalmente fortes (como no wild), ou podem recorrer a artifícios igualmente ordinários (como no classic).

Quando certas classes/heróis adquirem uma grande vantagem enquanto outras perdem suas vantagens, o equilíbrio do jogo é destruído, e é isso que está acontecendo.

Graças a essa ausência de balanceamento a diversidade de decks é reduzida e jogamos sempre contra oponentes com os mesmos decks, o que gera uma experiência repetitiva que acaba com a diversão do jogo.

O que mais me preocupa é que de tempos em tempos eu paro de jogar esse jogo e volto e os mesmos problemas continuam.

Se você ficar inativo e clicar para reconectar o jogo vai ficar reconectando para sempre.

Vira e mexe o jogo simplesmente crasha após o fim de uma partida.

Não podemos nos esquecer de quando o oponente vai agir e dá o bug da carta flutuante (o jogo congela com a carta flutuando e é necessário reiniciar, o que muitas vezes pode fazer você reconectar depois que um turno já passou).

Todos esses são problemas técnicos que estão no jogo há anos e até hoje não foram resolvidos, o que me faz me perguntar se os desenvolvedores estou cegos ou dormindo.

Se meros problemas técnicos não estão sendo resolvidos, é evidente que mal se tem a atenção necessária para o balanceamento do jogo.

Enfim, isso aqui já ficou longo o suficiente. Abro espaço para outros jogadores compartilharem o que estão pensando desse jogo e espero sinceramente que a Blizzard retorne a ser metade do que já foi um dia.

2 Curtidas

A chamada “variedade de decks” é um mito no modo clássico e livre.

O resto do texto não tem nem o que comentar, fala mais sobre um modo de jogo do que sobre o hearthstone em si.

1 Curtida

é um absurdo o quanto o jogo “cai” fica desconectando toda hora, e a cada novo Patch o jogo parece ficar pior neste ponto.
Não vejo nada sendo feito dentro da Comunidade Br, apesar de respeitar muito a Day, antes tínhamos ações sendo realizadas (até corrida já teve), comercial com Joel Santana, esse ultimo mini conjunto nem um clipe se deram o trabalho de fazer…

Duel é um modo de jogo desbalanceado desde o lançamento, não rende baú nenhum. Prefiro jogar ranked mesmo e no modo livre. Prefiro ficar testando novos decks que crio ou decks diferentes do meta atual que encontro nos sites, tem aos montes!

Me lembro uma vez que fiz um combo muito forte de paladin no duel e até eu fiquei puto com esse deck, tipo eu pensei: se eu enfrentasse um oponente com esse meu deck aqui, eu iria ficar muito pputo… daí ganho 4 em sequência e começo a enfrentar as aberrações das outras classes…

O modo Duel é um lixo!

Muita gente joga no celular, minha lista de amigos, uns 90% são gringos e eu vejo que eles só jogam no celular, teve um deles que o adicionei desde quando comecei a jogar e até hoje falo com ele, quando a gente faz x1, eu não vejo falha de conexão por parte dele… celular usa rede wi-fi e rede wi-fi é muito inferior a conexão do que via cabo RJ-45 plugado no seu PC. Ou seja, o wi-fi dele é muito potente, EUA é outra realidade!! Aqui em casa dá pra se jogar no celular via rede wi-fi, mas eu fico caindo direto… por isso que jogo somente no PC!

A chamada “variedade de decks” é um mito no modo clássico e livre.

Não é verdade. Ao que parece o motivo de ter tanto Zoo Warlock não é apenas a eficiência do deck, mas o fato dele ser acessível (budget). Se você chegar no diamante vai começar a ver jogadores com uma variedade maior de decks.

Em relação ao Wild, recentemente tenho jogado com um deck de Mage Secret que usei para pegar legend várias temporadas atrás e ele tem funcionado muito bem. Já peguei bastante jogador usando decks funcionais que nunca vi na vida.

fala mais sobre um modo de jogo do que sobre o hearthstone em si

A questão é que para jogadores que não gastam dinheiro com o jogo (F2P) esse modo é a melhor alternativa para obter ouro e ganhar pacotes. Se você vence 7 partidas você já recuperou seu ouro e basicamente tem um pacote garantido.

Desde que foi introduzido, o duels abriu portas para jogadores que não conseguiam ter recursos para construir decks ranqueados (eu entre eles). Então ele não é só mais um modo, ele desempenha um papel fundamental no jogo.

Nenhum jogo de cartas Magic Style possuem variedades de decks, sempre existe um limite de decks por conta do meta gamer, é um limite muitas vezes matemático, mas demostrar isso não é muito fácil (por isso não o farei).

Já sobre o duelos eu vou despensar comentários já que não tenho certeza de sua importância, é praticamente uma arena nerfada ao meu ver.

1 Curtida

Nenhum jogo de cartas Magic Style possuem variedades de decks

Claro que possuem, o próprio Magic possui uma variedade absurda de decks. Sempre haverá meta, mas a graça do jogo é que você sempre pode tentar criar um deck novo e suplantar o meta.

No duels isso não é mais possível. Enquanto as principais cards de certas classes estão banidas, outras classes estão completamente desbalanceadas.

Além disso o problema não é somente a variedade, se você pegar algumas temporadas atrás havia uma quantidade de decks muito maior em circulação, agora além de ter menos decks os poucos que restaram são desproporcionalmente mais fortes.

Existe uma combinação de xamã que o cara ganha uma bola de fogo por turno na primeira vez que ele usa um feitiço de fogo e ele fica jogando bola de fogo por 2 de mana (ou seja, a partir do turno quatro ele já pode dar 12 de dano por 4 de mana).

Se isso não demonstrar o nível de desbalanceamento do jogo não sei o que demonstra. O cara nem precisa pensar, é só jogar bola de fogo todo turno.

é praticamente uma arena nerfada ao meu ver

Na verdade bem pelo contrário, seria uma arena buffada.

Já sobre o duelos eu vou despensar comentários já que não tenho certeza de sua importância

Se você é um jogador F2P você deveria experimentar um dia. Se você obtiver 5 vitórias em uma run você já garantiu um pacote e é capaz de você recuperar 100 gold (ou seja, acabou pagando 50 pelo pacote). E 5 não é muito difícil de conseguir.

Só que nos tempos atuais eu recomendo já ir preparado, estudar os decks que você pode fazer no hearthstone-decks, que tem sido complicado.

O jogo é um lixo e a blizzard uns incompetentes… por isso há tanto jogo de cartas novo a surgir e que divertem. Aqui nem gasto tempo nem NUNCA gastei $.
Os modos de jogo estão todos male cansam porque são frustrantes, cheios de cartas OP, bugs e até cheaters. Gastar $ neste jogo é deitar $ no lixo. Tentar jogar por diversão já não é possível, até na bosta dos mercenários a IA faz batota hahaha patético.

Melhor coisa que fiz na minha vida, foi desinstalar essa porcaria. Faça a conta de quantas horas da sua vida já perdeu com essa porcaria, e as coisas que poderia ter aprendido nesse tempo, que fariam a sua vida melhorar em todos os sentidos.

Eu pensava assim, mas depois de um tempo o que realmente impera é isso aqui: