Jogo Hearthstone desde o Beta e nunca vim aqui para o fórum para falar amplamente sobre o jogo. Dessa vez senti a necessidade de trazer ao conhecimento da comunidade o que eu e jogadores que conheço temos pensado acerca do jogo.
Sinceramente, imagino que nesse patamar do jogo ou os desenvolvedores devem estar cegos ou devem estar dormindo.
Sei que a Blizzard não é mais aquela empresa que costuma dar ouvidos aos jogadores, como já foi um dia. Todos sabemos, com grande pesar, que ela perdeu sua excelência.
Mas não vim aqui para reclamar da conduta desprezível da Blizzard. Vim realizar uma análise sobre elementos que estão deixando Hearthstone (especialmente o Duels) insuportável.
Como muitos sabem, o Duels é certamente o melhor modo de se obter ouro e coletar pacotes e miniconjuntos necessários para obter um bom ranking na temporada.
Dessa forma, a saúde desse modo é essencial para que Hearthstone seja um jogo bom, em sua amplitude. Quando me refiro a saúde existem alguns elementos a se considerar: diversão; custo e benefício; balanceamento.
O jogo é divertido quando a frustração gerada por ele é minimamente compensada pela satisfação do jogador.
Após conversar com outros jogadores da comunidade, notei que muitos estão pensando em deixar o jogo e ir tentar outras coisas (Gwent, Magic The Gathering…), pois não estão mais achando Hearthstone um jogo divertido.
Pior que isso, não é um jogo com um bom custo e benefício, ou seja, você investe o seu tempo, sua energia e suas capacidades mentais no jogo, e no final do dia parece que não valeu a pena, você sai mais frustrado que satisfeito, não é divertido.
Em minha experiência, eu desinstalei Hearthstone durante uns meses e resolvi voltar agora para dar uma segunda chance. Resolvi tentar identificar o que estava tornando esse jogo insuportável.
Para começar, vamos observar que os duelos sofrem de um problema em sua própria natureza: existem tesouros que são objetivamente muito melhores ou piores do que outros, não há um balanceamento.
Deixo como exemplo os famigerados Maestria Meiga (seus lacaios Neutros têm +1/+1 e custam 1 a menos, mas não menos que 2) e Membro de Grupo Reserva (evoca um aventureiro aleatório 2/2 todo turno).
Esses por si só são tesouros desproporcionais em comparação aos outros. Quando eu pego um destes, especialmente o segundo, costumo vencer de 3 a 4 partidas a mais, independente do deck que estou usando.
Se isso por si só não é suficiente, o meta do duels nos prova o quanto esse modo de jogo está desbalanceado.
Para exemplificar, enquanto vemos uma enxurrada de druida com 20 de mana, presenciamos as principais cartas de poder heroico do mago serem banidas.
Sério desenvolvedores?
Existem duas formas de tornar um jogo balanceado: ou todos as classes/heróis podem recorrer a artifícios desproporcionalmente fortes (como no wild), ou podem recorrer a artifícios igualmente ordinários (como no classic).
Quando certas classes/heróis adquirem uma grande vantagem enquanto outras perdem suas vantagens, o equilíbrio do jogo é destruído, e é isso que está acontecendo.
Graças a essa ausência de balanceamento a diversidade de decks é reduzida e jogamos sempre contra oponentes com os mesmos decks, o que gera uma experiência repetitiva que acaba com a diversão do jogo.
O que mais me preocupa é que de tempos em tempos eu paro de jogar esse jogo e volto e os mesmos problemas continuam.
Se você ficar inativo e clicar para reconectar o jogo vai ficar reconectando para sempre.
Vira e mexe o jogo simplesmente crasha após o fim de uma partida.
Não podemos nos esquecer de quando o oponente vai agir e dá o bug da carta flutuante (o jogo congela com a carta flutuando e é necessário reiniciar, o que muitas vezes pode fazer você reconectar depois que um turno já passou).
Todos esses são problemas técnicos que estão no jogo há anos e até hoje não foram resolvidos, o que me faz me perguntar se os desenvolvedores estou cegos ou dormindo.
Se meros problemas técnicos não estão sendo resolvidos, é evidente que mal se tem a atenção necessária para o balanceamento do jogo.
Enfim, isso aqui já ficou longo o suficiente. Abro espaço para outros jogadores compartilharem o que estão pensando desse jogo e espero sinceramente que a Blizzard retorne a ser metade do que já foi um dia.