Valve atualiza suas regras e bane jogadores em massa do DotA 2. Como um modelo similar poderia ajudar a comunidade de WoW?

Já não é de hoje que a comunidade de MOBAs e FPSs é uma das mais tóxicas do mundo (seja LoL ou DotA, CS: GO ou OW). Mas convenhamos que a comunidade dos MMORPGs não está muito atrás não. In-game ou no fórum, não foram poucas as vezes que vi trolls (não aqueles bacanudos da Horda) e gente gerando flamme pelo simples prazer de aparecer na internet com esse escudo que o computador nos proporciona.

Mas Valve colocou um basta nisso ontem ao lançar seu novo livrinho de regras com uma mensagem alta e clara: um ban de 19 anos nas contas afetadas.

Comprar e vender contas ranqueadas já não era exatamente bem visto, mas poucos eram punidos por isso. E, quem era, pouco dava importância. Apenas criava outra conta e segue o bonde. Mas agora a banda toca em outro ritmo! Valve decidiu deixar de ser boazinha e está simplesmente largando o Banhammer sem dó e nem piedade em cima de quem está comprando/vendendo contas ranqueadas, usando cheats, abusando de algum bug ou falha do sistema e por último, mas não menos importante, mau comportamento!!

Isso mesmo. O carinha babaca na sua partida que liga o Caps Lock pra falar umonte de abobrinha pelos dedos, o infeliz que quita e deixa todo mundo na mão, o mau amado que feeda quando o jogo não tá lá muito bacana, todos esses ilustríssimos jogadores estão tomando um ban bem gostoso e bem imediato.

“Ah, mas óbvio que isso nem acontece, só tão dizendo da boca pra fora.” Nope. Se você abre a página da comunidade do DotA 2 na Steam, há tópicos e tópicos de gente chorando, reclamando e entrando em full rage mode com essa decisão da Valve.

“Mas é só criar outra conta! DotA é grátis!” Sim, é gratuito. Mas não é “só criar uma conta”. A Valve desenvolveu um sistema em que sua conta precisa de um mínimo de 100 horas de partidas jogadas para permitir que você jogue ranqueado. E, saca só: você precisa atrelar um número de celular à sua conta para poder jogar ranqueado TAMBÉM. Sim, a Valve tá trancando número de celular à torto e a direito de todos os banidos.

Segue o link da matéria em Ingrish: h ttps://www.extremetech.com/gaming/298697-valve-hands-out-nearly-20-year-bans-to-abusive-dota-2-players (não posso incluir links, então é isso, galerë).

Sei que a comunidade de WoW não está muito atrás disso (não só WoW, acho que qualquer comunidade gamer, mas esse é fórum de WoW) e que a staff da Blizzard está meio mal das pernas (sempre foi, mas shhhh, eles se esforçam, vai), mas vocês acham que a Blizzard também deveria colocar as calças de gente grande dela e começar a balançar o martelo do Banhammer pra esse tipo de comportamento? Ou ter os nossos “Xerinhas” da vida é mais engraçadinho?

Pessoalmente, acho que o usuário do Reddit falou é certo:

Jogadores que chegam nesse nível baixo de comportamento no jogo é um peso muito grande para o resto da comunidade e não são bem quistos.

13 Curtidas

N sei se traria mt vantagem, acredito que sim a blizzard deveria pegar mais pesado com preconceitos, xenofobia, racismo… agora sobre a toxicidade em si eu nem lembro quando vi um jogador tretando e fazendo merda so pra causar e sem um pq. E olha que só faço mítica pugando

2 Curtidas

Existe toxicidade em todo lugar, inclusive no wow. Acho que a Blizzard devia agir com mais força quando alguém é difamado, ofendido e xingado, tanto ingame quanto nas outras plataformas oferecidas pela empresa (principalmente quando alguém apareceu aqui acusando alguem de panelinha -difamação em pleno forum oficial - e dizendo q essa pessoa ficava combinando com amigos pra dar mass flag, né Tramontina?)

10 Curtidas

A blizzard demora pra fazer as coisas , o procedimento leva tempo e isso não ajuda.
Acho que ela tem que rever isso aí

Sim, mas quando ela toma uma providência, toma mesmo. E até agradeço por isso, no meu caso eles foram prestativos, tanto por ticket quanto ingame

2 Curtidas

Não vamos exagerar heim.

MMORPGS são jogos de progressão lenta e com muito conteudo solo, algo totalmente oposto de mobas e fps, que tem o gameplay 100% baseado em equipes e gameplay frenético. Ou seja, é da propria natureza do gênero mmorpg ser algo mais calmo e que requer mais cuidado e atenção, alem do fato de possuírem players de idade mais adulta. Por isso a toxidade é menor, alias, boa parte dos casos nem é dentro do jogo e sim nos foruns. Mas de fato existe sim, não estou aqui para negar.

Numa escala de 1 a 10 em nivel de toxidade, eu diria que os mobas e fps estao em 10 (no caso do LoL extrapola a escala kkkkk), enquanto os mmorpgs estão entre 5 e 6 no máximo.

6 Curtidas

Falar que você tem panelinha ou não, não é xingamento ou difamação. Eu tenho a minha, você tem a sua, outros jogadores tem as deles. Ter panelinhas não é contra as regras, todo mundo tem. Também não é errado e nem motivo de shaming.

Mas o que você está fazendo no tópico tentando me baitar, pode ser considerado flamming, só pra desvirtuar o tópico. :woman_shrugging:

Bora deixar só assim mesmo?

De fato. Ás vezes dá até desânimo jogar qualquer tipo de MOBA só com um colega ao invés de time fechado só pela toxicidade.

3 Curtidas

EU não tenho panelinha nenhuma e vc ofendeu sim, e tirei print na epoca e abri ticket e tive minha resposta, por mais difamações de q vc e sua turma ficasse falando merda sobre mim no forum…

Claro uai, mas chega a ser engraçado, uma pessoa toxica vim falar de toxicidade em jogos…

Fica em paz, afinal telhado de vidro, né

4 Curtidas

Acho que você precisa de um upgrade na sua definição de toxicidade, mas ok.

Soco só dá pra medir em quem apanha, não em quem bate, eu suponho. :woman_shrugging:

5 Curtidas

Também concordo que os RPGs da vida possuem uma toxidade menor do que os outros jogos, principalmente pelo tipo de conteúdo e pelo tipo de público.

Mas com relação ao WoW a Blizzard poderia pesar um pouco mais a mão. Muitas coisas acontecem e ela demora demais para tomar alguma atitude. As vezes o problema até já foi resolvido, daí só depois é que a empresa toma alguma atitude que nem precisa mais rs.

2 Curtidas

Acho que a blizzard devia levar mais a sério alguns comportamentos relacionados a ofensas, xingar a pessoa a principio não tem nada de mais, para isso existe o mute mas coisas como xenofobia, racismo, e por ai vai é até crime na maioria dos países civilizados porem vc reporta e a blizzard se faz de desentendida.

E por mim, faz como no lol, se vc denunciou alguém e esse cara foi punido vc podia receber um email de agradecimento, tipo graças a sua denuncia um jogador(anonimato) foi punido, sei lá né, dar o sentimento de justiça.

1 Curtida

A Valve ta mais q certa… deixa os garotinho chorarem agora pra aprenderem a serem gente!

Pode até ser verdade, mas cada vez mais eu sinto que essa distância encurta, principalmente ao notar que tudo o que você falou sobre um MMO-RPG não estar mais condizendo 100% com o Retail.

2 Curtidas

O jogador aborrecente toxico de ontem que passava o dia no ragnarok minimizado jogando dota hoje cresceu e uma boa parte migrou pro WoW porem, nao amadureceu. Continua na mesma pratica, se equipa e passa o dia duelando xingando quem perde de lixo ou mesmo age de formas piores no forum, conforme ja todos testemunhamos isto veemente.
A Valve ta mais que certa em mudar as regras. Eles que se adaptem ou depois chorem com os bans. Tem de ser assim mesmo.

2 Curtidas

Eu acho que esse é um motivo mais do que válido para banir um jogador. Não precisa ser um ban de 20 anos que nem a Valve, mas também dar um mute de, sei lá, 72 horas pra pessoa não resolve muita coisa não.

No DotA também é assim, na próxima vez que você loga depois que o jogador foi punido (pode levar alguns dias), aparece um pop up no jogo te agradecendo dizendo que uma ação foi tomada contra o jogador reportado. Até aquece o coração. q-

Sobre o tópico, quase um ano atrás eu vi um artigo da PCGamer (eu acho) sobre como era difícil ser uma garota no meio dos jogos eletrônicos. Apontaram todos os problemas que não era nada de novo sob o sol: abuso, escrotisse, piadinhas toscas, jogadores largando o jogo por ter uma menina no time (principalmente em jogos como CoD e RB6), etc.

Os comentários na página do Facebook da notícia e no site da notícia? “Ah, todo mundo sofre isso, acostume-se” ou “Ué, não querem ser tratadas como iguais? Bem vindas ao mundo gamer, onde todo mundo se trata como lixo”.

E eu fiquei “But why?” Será que o mundo não é escroto que chega pra você vir ter que estragar a diversão de outras pessoas? Ou o mundo é tão escroto com esse tipo de gente que a única alegria da vida deles é acabar com a diversão alheia?

Fico feliz da Valve ter feito alguma coisa e botado a bola pra frente pra realmente melhorar a comunidade.

Um dos discursos do Morhaime que mais me impactou foi o da Blizzcon que anunciou BFA. “Não aceite o mundo como ele aparenta ser. Ouse vê-lo como ele poderia ser.”

1 Curtida

Assino embaixo, endosso e reconheço firma.

1 Curtida

Troll existe em todo cabto. Mas equivaler os de MMORPG com fps e moba é relativismo puro. Em mais de 15 anos jogando dezenas de mmorpg nenhum deles chegou minimamente perto ds toxicidade de dota ou fps algum. Repito, há trolls mas é estupidamente menor que nas ranqueada e pugs dos outros dois generos. Sobre o sistema na real bem facil burlar qualquer canto do mundo tu arranja um chip vagaba a ideia teoricamente boa foi as 100 horas. Espero que tenham deixado bem objetivo o sistema para reportar mau comportamento, no wow por exemplomse quuser forçar alguem a trocar de nick ou deixar em modo silencoso so juntar pessoal da sua guilda e reportar todo mundo ao mesmo tempo.

1 Curtida

Assim, só porque MMORPGs tem uma parcela de jogadores tóxicos bem menores do que os MOBAs e FPSs, isso não os imuniza de atitudes escrotas. Quem nunca sofreu de xenofobia sendo BR? Principalmente do Azralon? Racismo e xenofobia deveriam SIM ser passíveis de punição severa. Que nem a Valve está fazendo agora.

Obviamente a Blizzard está muuuuuuito longe de criar um sistema de report bom o suficiente pra esse tipo de coisa, provavelmente muita coisa ainda é aplicada com o auxílio humano ao invés de depender só do bot de report. Ainda bem. Já tivemos muitos casos de gente sofrendo mute, ban e etc por causa da sensibilidade do bot de report. Mas pra Valve, por enquanto, está funcionando.

E, veja bem, com exceção do Artifact, todos os jogos da Valve tem o valor simbólico da compra (L4D, Portal, etc) ou são gratuitos (DotA 2 e Underlords). Mesmo assim eles tem o cacife de vir com um sistema desses. Como uma empresa que cobra mensalidade não é capaz disso?

1 Curtida

Galera se apegou demais a comparação entre os gêneros e esqueceram o tema principal. Qualquer jogo que precise de teamwork vai ser sempre mais toxico. Se no WoW vc ficasse em gp com pessoas desconhecidas todo o tempo que jogasse seria o msm caos de jogos FPS ou Moba.

1 Curtida

Vale lembrar que mesmo você denunciando uma pessoa por xenofobia a empresa não vem a público informar o que aconteceu com o cara.
Só pegar alguns exemplo no fórum do overwacth varios tópicos banido injustamente assim até onde esse injusto seria verdade? Até porque só temos um lado da história.
Acredito que para a blizzard seja mais facil dela lidar com um processo de banimento na justiça do que um processo de expor o jogador.

Tecnicamente a Valve não expõe nome de ninguém também, nem fala o que aconteceu. Quando o DotA te avisa que medidas foram tomadas contra um ou mais jogadores que você reportou recentemente, até onde você saiba o cara pode só ter tomado um mute ou ido pra Low Priority. Mas alguma coisa aconteceu. Nessa ban wave, nenhum nick está sendo citado.

MAS

Os próprios jogadores estão abrindo seus tópicos de choro na página da comunidade e no Reddit. Quando os leitores do tópico pedem o dotabuff da pessoa (um equivalente ao wowprogress pra gente), você consegue ver que a conta foi comprada (índice de derrota muito grande depois de determinado período) ou um comportamento ruim mesmo (behaviour points) no perfil.

Como eu falei anteriormente, a Blizzard está longe de criar um sistema bom de reports e punições para quem merece, mas será que uma companhia de mais de 15 anos não tem a competência de criar algo semelhante pra começar a punir o comportamento tóxico dos jogadores? É viável? Ou o dinheiro que entra por causa de assinaturas é mais importante do que criar um ambiente saudável que traria mais jogadores novos pelo bom comportamento dos jogadores?