Sugestões para um WOW mais focado em trabalho em equipe

Prezados,

Antes de dar as minha sugestões, gostaria de dizer que, na minha opinião, o que fez WOW o maior game de todos os tempos foi a comunidade, ou, em outras palavras: GUILDAS.

Acredito que existem milhares e jogos por aí em que a pessoa possa jogar sozinha, ou que o próprio sistema organize os grupos de jogadores, sem que eles precisem conhecer uns aos outros.

O WOW adotou esse sistema já há algum tempo com sucesso, mas acredito que seja hora de rever até onde o sistema é útil, e em que ponto ele passa a ser prejudicial, afinal, como dizem, muitas vezes a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose.

Faço uma crítica especial ao sistema e loot, antigamente com o Master Loot as guildas usavam sistema de EPGP ou DKP e, apesar do trabalho e brigas que isso dava, funcionada. Os membros da guilda se sentiam motivados a participarem para pegarem os melhores drops, principalmente quando dropava aquele trinket tintanforged que todo mundo queria. O membro com maior participação na guilda era recompensado. Isso acabou, e assim também o próprio sentido em permanecer numa guilda, exceto para os jogadores mair hard core, mas acredito que são minoria.

O que gostaria de sugerir são tarefas e recompensas pensando na guilda, claro que toda ideia precisa de refinamento então peço que os demais jogadores critiquem à vontade. Vamos lá:

  1. Profissões de craft vinculadas à guilda. Por exemplo: Itens lendários cujo craft exigiria, por exemplo, vários jogadores da guilda com o nível máximo em algumas profissões para craftar, por exemplo, uma peça de armadura única para a guilda. Essa peça poderia ser um peitoral de tank, por exemplo, que só poderia ser equipada por membros da guilda com rank mínimo, não poderiam ser desencantadas ou vendidas, e retornariam para o banco da guilda tão logo o jogador deslogasse de seu personagem.
    Claro que a ideia precisa de refinamento, cada guilda poderia ter apenas um item de cada tipo, restrições quanto ao seu uso, por exemplo apenas em raids, enfim, a ideia é dar um objetivo para a guilda, algo que exigiria empenho de vários jogadores e daria uma recompensa digna, que facilitaria o progresso do grupo na raid. Nem que isso fosse apenas para a raid heroica, deixando o mítico para o povo competitivo, ou enfim, até mesmo no mítico, muita gente deixa de fazer esse conteúdo porque exige demais dos jogadores, mas se com o tempo a guilda craftasse alguns itens e facilitasse essa progressão, por que não ? A briga pelo world first continuaria existindo, essas facilidades estariam sujeitas a cooldown global para ninguém conseguir nenhum item desses no primeiro mês de raid…

  2. As profissões deveriam poder craftar qualquer item. Vamos supor que a guilda acabou de matar um boss novo, ele dropou uma arma que vários jogadores querem, mas o ferreiro pega essa arma e a “desencanta” para aprender a forjá-la, e poderia forjar uma cópia dessas por semana, exclusivamente para os membros da guilda. A ideia precisa de refino, o item poderia ser vinculado à guilda, uma vez que o membro deixe a guilda o item desaparece ou volta para o banco da guilda. A quantidade de materiais necessários para o craft deveria ser bem grande, exigindo que outros membros ajudassem, mas o ponto é que toda semana alguém da guilda poderia ter acesso ao item desejável e não ficar esperando semanas pelo drop.

  3. Um sistema de pontos ganhos ao se concluir objetivos em grupos da guilda, seja pve ou pvp, e esses pontos seriam usados para aprimorar itens (warforged, titanforged), ou craftar itens de guilda realmente “usáveis”, cosméticos também são legais, mas muitos já estão saturados, acho que muita gente gostaria de benefícios para ficar mais forte.

  4. Guild hall customizável, uma verdadeira cidade, e os prédios, construídos depois de muito farm de recursos pelos membros da guilda, poderiam dar buffs úteis de verdade em raid ou pvp.

Enfim, sugestões para motivar o trabalho em equipe, que as pessoas sejam obrigadas a trabalhar junto, afinal os benefícios justificariam a formulação de guildas grandes, poderiam até limitar o número de membros de uma guilda a 100, 200… não sei, mas as guildas com muitos membros ativos seriam recompensadas, a progressão seria mais rápida, eu sei que isso desvirtuaria alguns aspectos competitivos de jogo, existe uma indústria do WORLD FIRST, mas o jogador médio não se importa muito com isso na minha visão.
As guildas pequenas continuariam existindo, afinal nenhum do bônus seria essencial, apenas facilidades.