(Spoilers) Análise sobre o Retorno de Sir Denathrius

Olá pessoal! Em meio as várias informações sobre a história que será contada no patch 9.1, acabamos sabendo que Sir Denathrius vai retornar e finalmente também acabamos sabendo sobre o seu grande plano ao lado do Carcereiro.

Nós fizemos um vídeo em nosso canal do Youtube analisando esse retorno de Sir Denathrius e contém spoilers sobre a história do patch 9.1, então estejam avisados: https://youtu.be/55fKWBLOoog.

Para quem não quiser assistir ao vídeo ou quiser acompanhar a análise por aqui mesmo, ela segue completa abaixo.

Ao longo da campanha que os jogadores farão no próximo patch, vamos acabar enfrentando o nathrezim Mal’Ganis. Ele foi o responsável por liderar toda a trama para transformar Arthas no campeão do Lich Rei. E na expansão de Legion ele foi um dos muitos demônios que cruzaram o portal aberto na Tumba de Sargeras, só que ele não havia aparecido desde então.

No patch 9.1, os jogadores o enfrentarão e o derrotarão. Só que ao ser derrotado, Mal’Ganis nos diz que isso fazia parte de seu plano, pois ele queria nos distrair para que outro nathrezim que estava com ele fosse atrás do verdadeiro alvo, o único mestre a quem eles serviram de verdade: Sir Denathrius. Eles então acabam escapando com Sir Denathrius.

Acontece que algum tempo atrás encontramos um livro muito interessante localizado em Revendreth chamado Infiltração Inimiga. Nesse livro descobrimos que no passado foi traçado um grande plano para infiltrar criaturas da Morte em todas as outras forças cósmicas, consideradas como rivais. E ao que parece, pelo que nos foi revelado sobre a história do próximo patch, esse livro foi escrito por um nathrezim ao Sir Denathrius, sendo que por todo esse tempo eles trabalharam à serviço dele e do Carcereiro.

Em Battle for Azeroth, quando enfrentamos Il’gynoth na raide de Ny’alotha, ele nos diz que “os astutos se ajoelham diante de seis mestres, mas servem apenas um”. Os “astutos” provavelmente são os nathrezim e a parte onde diz que “se ajoelham diante de seis mestres” provavelmente se refere aos mais influentes em cada uma das seis forças cósmicas: Luz, Sombra, Vida, Morte, Ordem e Desordem. E quando Il’gynoth diz que eles “servem apenas um”, provavelmente é por eles servirem apenas a Morte.

Sobre as Terras Sombrias, sua origem ainda não nos foi revelada, mas é dito que ela existe desde que a vida mortal surgiu no universo físico. Isso torna Sir Denathrius extremamente velho e dá ele tempo mais do que suficiente para criar os nathrezim e enviá-los ao universo físico para agirem como seus agentes.

Pouco se sabe sobre o passado dos nathrezim, mas no Crônicas é dito que eles são um dos demônios originais. Não tem como dizer se isso significa que literalmente eles nasceram como demônios ou foram um dos primeiros seres a se tornarem demônios. Nesse caso, com relação a essa ideia de os nathrezim não terem nascido como demônios, isso tem relação com outro trecho do livro encontrado em Revendreth, aonde é dito o seguinte: “Consumir energia vil não é um processo agradável, porém se faz necessário. O ardil que você arquitetou dará frutos nas eras que estão por vir.

Então, com base nisso, os nathrezim provavelmente foram criados por Sir Denathrius para servi-lo, assim como ele criou os venthyr, sendo que depois foram transformados em demônios, provavelmente com a finalidade de se tornarem livres de qualquer desconfiança, já que no livro é dito que foi um processo desagradável, mas necessário.

Sabemos que o Carcereiro considera Arthas e Ner’zhul um de seus fracassos, pois foram transformados no Lich Rei para servi-lo, mas depois eles acabaram trilhando outro caminho. Como sabemos, sob o comando de Kil’Jaeden os nathrezim criaram o Lich Rei, amarrando o espírito de Ner’zhul à espada Gélido Lamento e ao Elmo da Dominação, artefatos que agora sabemos que foram criados pelo Entalhador de Runas, à serviço do Carcereiro.

A própria Legião Ardente também não confiava no Flagelo e no Lich Rei, por isso que Kil’Jaeden mandou os nathrezim para Azeroth com a finalidade de garantir que não os traíssem.

Com relação a infiltração nas forças da Luz, no livro é dito que eles possuem uma visão limitada e nada é mais prazeroso para eles do que estarem com a razão. E se acreditarem que converteram um dos seus inimigos à sua preciosa Luz, está implícito que confiarão nesse agente.

Provavelmente esse trecho se refere a Lothraxion, que é um nathrezim que foi libertado das energias vis e infundido com a Luz, se tornando o Alto Comandante do Exército da Luz.

Uma outra fala de Il’gynoth na raide de Ny’alotha é que “o dourado reivindica um trono vago. A coroa de Luz trará apenas trevas”. Se especularmos que a transformação de Lothraxion fazia parte do plano de infiltração dos nathrezim, sabendo que Lothraxion foi um dos principais responsáveis por trazer Turalyon para o Exército da Luz, essa fala de Il’gynoth se conecta diretamente com os objetivos de Sir Denathrius, sendo que assim que Anduin foi sequestrado pelo Carcereiro no início de Shadowlands Turalyon assumiu o trono de Ventobravo e a liderança da Aliança. Se a fala de Il’gynoth for realmente sobre isso e se concretizar, então provavelmente veremos algo de muito ruim acontecer durante o governo de Turalyon, seja mais pra frente nessa expansão, ou talvez algo que sirva como ponte para a próxima.

Com relação a infiltração na força da Sombra, é dito que suas entidades possuem um grande alcance e podem ser usadas como bucha de canhão contra os outros rivais. Nesse caso, também poderia ter feito parte do plano dos nathrezim o ataque das forças da Sombra contra o Bastião no passado, onde Agthia, antiga Paragona da Coragem e predecessora de Xândria, sacrificou sua própria vida para trazer a vitória para os kyrianos.

Também sabemos que os drustos estão invadindo Ardena através de Thros, que é um reino que tem conexão com as Terras Sombrias e com o Pesadelo Esmeralda, sendo que o Pesadelo Esmeralda é uma criação do deus antigo Yogg-Saron, que conseguiu corromper parte do Sonho Esmeralda.

Além disso, em Legion vimos Ysera morrer por ter sido corrompida por Xavius, usando o poder do Pesadelo Esmeralda, e em Shadowlands vimos o deus selvagem Ursoc morrer permanentemente por conta da seca de ânima em Ardena.

Por falar em Xavius, no início de Shadowlands vemos que a Juíza foi incapacitada por uma alma de cor vermelha, e isso aconteceu durante a expansão de Legion. Na época especulou-se que essa alma poderia ser a de Xavius e isso ganha ainda mais força agora, já que as forças da Sombra estão enfraquecendo não somente as outras entidades cósmicas, mas também as entidades da própria Morte que são inimigas de Sir Denathrius e do Carcereiro.

Enfim, no patch 9.1 vamos ver o retorno de Sir Denathrius, o criador e mestre dos nathrezim, que por sua vez trabalharam arduamente para se infiltrarem em cada uma das forças cósmicas, servindo como uma mão invisível de Sir Denathrius e envenenando a todos que cometeram a tolice de os convidarem para suas casas.

Muito obrigado para quem me acompanhou até aqui.

30 Curtidas

Isso é bem legal, pois os Nathrezim sempre estiveram envolvidos na lore do wow e sempre foram retratados como ardilosos e manipuladores, então isso se encaixa muito bem em qualquer trama em que eles estiverem por trás.

Eles são muito dúbios em se aliarem, e tem até a capacidade de nos ajudar a matar um dos seus se for para esconder algum plano maior. Como foi a questão do Varimathras e Putress no ataque ao portão da Ira. Essa história sempre foi muito mal contada e ninguém engoliu ( exceto os zumbizinhos da musa do IML, claro) que a Sylvana não teve culpa, uma vez que foi traida pelo Nathrezim. Acredito que ele se deixa ser o Judas dessa vez para Sylvana não se tornar alvo da Horda e da Aliança por esse evento e assim prosseguir com o tal grande Plano do carcereiro desde essa época.

3 Curtidas

Outro evento que demonstra muito bem como os nathrezim são ardilosos, foi no Warcraft III.

Quando eles se aliam com Sylvana e derrotam Arthas, obrigando ele fugir pra não ser morto, Balnazzar tenta governar Lordaeron e manda Varimathras pra chamar Sylvana pra uma nova aliança. Só que esse plano dá muito errado, pois Sylvana vai contra eles e Varimathras jura lealdade a ela em troca de não ser morto.

No final, quando as forças de Sylvana ao lado de Varimathras e Garithos cercam Balnazzar, Sylvana manda Varimathras matar ele, como prova de sua lealdade, e pensávamos que ele realmente tivesse matado.

Contudo, foi tudo uma simulação e mais tarde Balnazzar acaba matando e possuindo Saidan Dathrohan, ajudando a criar a Cruzada Escarlate.

o cão muito articulado esses nathrezim, ansioso pra Jaina ser revelada como Dreadlady absoluts rsrsrssrsr

Acho que um dos pontos principais dessa libertação do Denathrius é: Esse lance de forças cósmicas ainda tá longe de acabar.

Com os Nathrezim sendo revelados como servos dele muita coisa do lore terá que ser revista, começando com a primeira aparição de um Dreadlord que foi quando Sargeras chegou no mundo já corrompido pelo Void, quem garante que isso já não foi algo premeditado. Talvez esse Natherezim estava ali para estudar mais sobre os Void Lords e quem sabe tentar uma aliança, talvez esse Dreadlord estaria ali justamente esperando que um dos Titãs encontrasse aquilo e então perturbaria sua cabeça com o que aconteceria caso um mundo que possua uma alma fosse corrompido pelos Void Lords, que foi o caso do Sargeras.

Outro ponto é que nós não sabemos ainda o quão velhos são os seres do Panteão da Morte e muito menos quando Zovaal traiu seus irmãos e foi preso, quem sabe quando Sargeras encontrou esse Natherezim a aliança entre Denathrius e o Carcereiro já não estava firmada.

As duas coisas que me incomodam nesse retcon que os Dreadlords sofreram é primeiro logicamente a origem deles ter sido mudada, e segundo é o caminho que isso pode seguir em Azeroth com o Turalyon. Eu duvido muito que se ele tomar alguma atitude que leve a um novo confronto de Aliança x Horda, isso vá acontecer porque ele decidiu, acho que será na base da manipulação e talvez Lothraxion tenha até um dedo nisso e se rolar uma parada assim sinceramente vou achar tosco pois mais uma vez será: Os dois lados indo pro cangote um do outro pra no final se juntarem contra o mal maior que foi descoberto estar manipulando tudo.

Fica cada vez mais claro que Azeroth tem um papel muito grande nessa guerra cósmica visto que agora temos a Morte querendo dominar nosso mundo, já é a terceira força que está interessada na alma da Titã adormecida.

2 Curtidas

Bem a pergunta que fica será que Denathrius serve mesmo ao irmão dele, porque esse cara é astuto demais para ser somente mais um peão do carcereiro.

O que Zorvaal aprontou para ser preso pelos proprios irmão, e porque Denathrius passou a ajudar ele, depois de ter ajudado a prender ele, isso tá estranho.

Desde quando os dois trabalham juntos, e porque ajudar o carcereiro quando ele podia causar horrores sem a ajuda de Zorvaal.

Será que Denathrius agiu desdo inicio por conta própria enviando seus servos, ou isso teve dedo do carcereiro.

Sei lá mais ainda acho que Denathrius vai apunhalar seu irmão mais uma vez pelas costas.

Prevejo futuro loko para a Aliança, quem sabe eu virou um ally no futuro.

Essa lore me deixou com mais perguntas do que respostas.

1 Curtida

Outro ponto a se levantar é a criação do Elmo da Dominação e da Gélido Lamento, pela lembrança que vimos do Entalhador de Runas (O Prócer) ele já estava sendo mantido preso e forçado a servir o Jailer a muito tempo, e sua última criação foram essas armas.

Acho que a própria ideia de criar elas veio por meio do Jailer que então falou para Denathrius entrar em contato com os Natherezim e plantarem essa ideia em Kil’jaeden e na Legião Ardente, talvez o Jailer tenha decidido isso após os vários fracassos da Legião em tomar Azeroth. Então ele decidiu uma abordagem mais direta e que envolvesse artefatos criados no próprio reino da Morte assim ele teria maior controle.

Muita gente especulava que o Jailer podia ter uma aliança com a Legião, acho que depois desses acontecimentos recentes não é bem o caso, mas sim que a Legião foi a primeira esfera cósmica a ser infiltrada com êxito a ponto de ninguém ali saber a real lealdade dos Dreadlords e a sua origem.

1 Curtida

Pelo que nos foi mostrado, não vejo Denathrius como um peão do Carcereiro, mas com ambos trabalhando juntos em par de igualdade.

3 Curtidas

Denathrius ser um peão eu acho difícil, acho que a aliança entre ele e o Jailer foi para ganhos mútuos mas acho que ele iria acabar traindo Zovaal em algum momento, agora então que ele foi preso e o cara nem se preocupou em tentar libertá-lo é quase certeza.

Denathrius não parece ser do tipo que é manipulado, ele parece ser aquele que reconhece uma boa oportunidade quando aparece, só que desde o inicio eu tenho a impressão de que se ele servia ao Jailer era por medo do poder dele.

Todos os outros Eternos demonstram um certo medo do Jailer, acho que Denathrius o serviu por medo dele acabar virando um alvo do Zovaal caso ficasse em seu caminho.

3 Curtidas

No meu ver a Legião foi totalmente manipulada.

Os Dread Lords enganaram Sargeras desdo inicio.

Sargeras cria uma Legião que destruiu inumeros mundos, mandando muitas almas para as terras sombrias, enxendo Denathrius de anima de geral que eles mandavam para lá.

Depois enganando a Legião para criar o Flagelo.

Assim espero.

2 Curtidas

Tbm acho precisou o Mal’ganis sair da geladeira para vir salvar ele.

No meu ver Zorvaal descartou Denathrius, quero treta entre eles.

Também entendo o lado do Carceireiro, pois não sei se valeria a pena sair fora dos planos que ele traçou pra salvar Denathrius. Ainda mais que ele estava preso dentro da Remornia e aparentemente não corria perigo de morrer.

Como ele disse pra Sylvana, Denathrius já tinha cumprido o propósito dele no plano dos dois, que seria jogar na Gorja uma grande quantidade de ânima pra deixar ele ainda mais poderoso.

Chamar a Jaina de Dreadlady é um belo elogio; ardilosa, linda e inteligente rsrs.

Dá pra ver que a história tá se encaminhando para um clímax bem intenso, que está quase se finalizando com o aprisionamento do Denathrius. Eu ainda não confio que essa narrativa estava sendo montada desde há muito tempo pois a Blizz confirmou que só vai continuar usando o Denathrius por conta da ótima recepção que ele teve com os players (e de fato teve, é um dos poucos personagens carismático de SL) e o mesmo aconteceu com o Bwosamdi, sendo utilizado mais algumas vezes por conta do agrado da galera.

Enfim, o que mais me chama a atenção é esse energia vermelha que atingiu a Juíza e uma provável investida dos Nathrezim… o restante da história dessa expansão não me interessa nem um pouco.

1 Curtida

Na raid nova a forma Banshee da Sylvanas está com um tipo de poder vermelho emanando, tem gente teorizando que esse poder vermelho é o anima roubado.

1 Curtida

Nem sabia que você possuía canal, Étel.
Vou ver o vídeo e depois retorno aqui para ler seu texto.

2 Curtidas

Os dreadlords sempre foram um misterio absoluto na lore do warcraft, até mesmo no warcraft 3 o arthas conversando com Malganis em uma das missões do frozen throne fala que não confia nem um pouco no dreadlords pq com certeza ele tem objetivos próprios. Malganis não confirma e nem nega LOL

Cadê ele? Desde que Legion acabou esse personagem sumiu, desde Legion falavam que ele poderia ser um agente duplo mas a expansão foi se desenrolando e nada demais aconteceu mais sobre ele desde que foi imbuído com a luz ai nada…

Bem colocado isso aqui, eu pensei que mais em Lothraxion assumindo a função de lider do exercito da luz fora de azeroth, já que ele é o terceiro na cadeia de comando depois de turalyon e alleria. E com o naaru deles foi morto por illidan ele poderia ficar completamente livre pra fazer oq quer no exercito da luz.

Curiosidade que li no wowhead ontem: A blizz gostou muito do Denathrius e do trabalho de dublagem dele, por isso resolveram antecipar a lore dele. (Possivel que essa historia dos dreadlords apareceria mais a frente na expansão e não agora)

1 Curtida

A blizzard viu que o Denathrius tem mais porte de vilão que o próprio vilão principal e agora está tentando trazer de volta.

3 Curtidas

Pow achei maneiro a volta do Denathrius, queria isso mesmo que ele ficasse por mais um tempo na expansão, gostei do personagem, do visual, da personalidade dele.
Quando ele foi derrotado, fiquei pensando… puts, que desperdício de vilão viu.

3 Curtidas

Os Nathrezim são os mais astutos e salafrários da lore, e se os sussurros ao 6 dizem respeito a eles msm, temos aquele nathrezim da luz que vai acabar fazendo algum estrago. Talvez ele esteja controlando Turalyon agora que ele está no trono de vento bravo provisoriamente.

2 Curtidas

Como ele vive perto do turalyon eu não duvido nada que ele vá matar o nosso paladino D:

1 Curtida