Problemas de renderização e demora no loading screen

Bom dia, tudo bem ?

Não consegui abrir o ticket de suporte, por isto fiz este tópico aqui.

Eu estou tendo alguns problemas no jogo e não consegui identificar o que está havendo, alguém pode me ajudar por favor ?

Primeiramente, aponto que melhorei a conexão da minha internet e já fiz outros testes que encontrei em artigos de ajuda da Blizzard. E ontem a noite entre 22h a 02h da manhã (foi o horário que estava jogando e vi os problemas), ao medir a velocidade, estava com taxa de download estava entre 230 ~ 250 mbps, e a taxa de upload entre 3,5 ~ 5,5 mpbs.

Meu computador é: Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 Intel Core i5-7300HQ 8GB 1TB NVIDIA GeForce GTX 1050 4GB GDDR5 15,6´´ AN515-51-50U2. E tenho 519gb livres de HD.

Deixei todas as configurações do jogo conforme recomendas ontem. Já até estavam na realidade, apenas a Sombra que eu coloquei inclusive abaixo do recomendado. Salvo engano a recomendação era em “high” e eu coloquei em “good”. E o VSync fica desligado. Até diminui 1 nível os 3 itens que ficam no canto esquerdo inferior da tela na aba System de configurações, esqueci o nome, mas são as configurações referentes a qual distancia eu consigo ver os elementos do jogo.

Achei importante explicitar isso antes de apontar o problema.

Acontece que eu estou com uma demora muito grande em todas as telas de loading, quer seja ao entrar em um battleground (bg), usando a heartstone (HS), ou uma dungeon (dg). Qualquer situação na realidade. Muitas vezes até na hora de começar alguma cinematic o jogo “trava”. Já aconteceu de eu ouvir o som da cinematic, mas a tela estar travada na primeira imagem da cinematic, sem qualquer movimento, e demora muito para voltar a rodar.

Todas as vezes, sem exceção, quando logo no jogo a primeira vez demora muito para renderizar (acho que é esse o termo) os elementos do jogo.
Os ícones das skills, o rosto do meu personagem no portrait no canto esquerdo superior da tela, quando aperto M para ver o mapa só aparece a “setinha” mostrando onde estou e os ícones “!” e “?” referentes a quests, mas não mostra mais nada e fica transparente. Também demora muito para aparecerem os demais elementos do cenário onde eu estou, NPCs, terreno etc.
E costuma demorar alguns minutos até tudo se regularizar.
Muitas vezes eu entro em uma dg com alguns minutos de atraso, por demora na tela de loading. E quando entro em um bg também demora, eu apareço sozinho e só depois os outros players vão aparecendo.
E em Dalaran (Legion), sempre demora muito para meu personagem aparecer, e todos os elementos do jogo demoram muito. Eu não consigo mexer o personagem, e fica tudo travando.

Quando cheguei em Dalaran, não vi nenhum NPC, mas consegui ouvir um tentando comunicar comigo. Imaginei que fosse até uma quest, e depois de um tempo o NPC apareceu, mas sem a “!” acima da cabeça, e eu não consegui clicar nele. Também tentei clicar em um guarda, porque até apareceu aquela imagem no lugar do mouse como se fosse um mapa com um x, mas não surtiu efeito nenhum. A imagem do meu personagem no portrait também havia “sumido”, estava transparente dentro do círculo.
Demorou muito tempo para poder regularizar tudo. E só tinha 1 player do meu lado, e 2 ou 3 na frente, do lado de fora do ponto onde vc “aparece” ao usar a HS para lá. Então não tinham muitos jogadores.

Ao usar o flight path para Val’Sharah, no meio do caminho apertei o M para aparecer o mapa, e deu o problema apontado acima, que fica tudo transparente e só consigo ver alguns ícones como a setinha de onde estou e “?” e “!” referente a quests. Depois de um tempo isso normalizou, mas o canto direito do mapa, onde ficam todas as quests que tenho ficou transparente.

Esse problema do mapa, inclusive, acontece muito. Isso de travar e demorar muito para renderizar eu só lembro de ter ocorrido em Dalaran (Legion) e ao fazer o login no jogo, mas sempre acontece nestas situações.

De vez enquanto acontece essa demora para renderizar em outros lugares, mas não me recordo de nenhum momento específico e é até rápido.

Eu estava em outro server (US), e fiz a transferência para o server Nemesis (BR), até porque é um server BR e minha conexão melhorou bem. Até troquei o modem da internet ontem como falei acima, e ontem eu estava jogando perto do modem, sem nenhuma parede ou nada causando interferência no sinal.

Achei que resolveria o problema, mas ele continuou exatamente igual.

Inclusive, ontem minha latência estava bem melhor do que antes de mudar o server, e pensei que pudesse ser isso o problema. Minha latência estava em 159ms (World) e 161ms(Home), e o FPS estava em 79, no momento em que cheguei em Dalaran (Legion). E a AddonMemory é de 117,65mb, não é muito. Ao chegar em Val’Sharah meu FPS era de 86.

Acontece que, ainda com tudo isso, eu sempre tenho demora na loading screen em diversos lugares. Dungeons, Battlegrounds, mudança de “fase” (como p. ex. Ao entrar em Halls of Origination com o npc Magni para uma quest referente ao Heart of Azeroth), etc. Eu sempre chego atrasado nas dungeons e nos bgs.

Inclusive, muitas vezes ao usar os portais, como o para Boralus ou StormWind, por exemplo, meu personagem demora muito para aparecer na tela, e quando aparece e vou usar uma mount, aí não aparece a barra de “sumoning” e meu personagem também some, e demora um tempo para aparecer a imagem.

E, também, quase sempre que uso a HS, meu personagem não aparece, e não consigo movimentar. Aperto o w,s,a,d, do teclado, mas não mexe a câmera nem nada. Seja em Boralus, ou em Nazjatar. As vezes ao usar a HS para Boralus eu estava tendo o mesmo problema de Dalaran (Legion), mas em escala menor, porque os elementos do jogo apareciam, mas os NPCs não, e demorava muito, e meu personagem também sumia.
Também, muitas vezes que eu usava o barco em Boralus, como para ir à Vol’Dun (ou vice-versa) por exemplo, acho que o nome do NPC é Grand Admiral Jes-Tereth, meu personagem aparece, mas o barco e todo o resto do “conteúdo” não. Demora muito. Muitas vezes consigo ver o NPC que está no andar de baixo andando, e alguns npcs onde deveria estar o barco. Mas nao consigo me movimentar no jogo e também demora muito para renderizar tudo.
Até foi por isso que coloquei minha HS em Nazjatar, mas acontece o mesmo problema, porém também em uma escala bem menor. Meu personagem aparece e eu consigo me movimentar, mas os NPCs demoram alguns minutos para aparecer.

Outro problema, que não entendi o que houve, foi que ontem eu entrei em um bg, Eye of The Storm, e, do nada, minha latência de 180ms - home (não lembro exatamente o valor mas era menor do que 200 e maior do que 150), foi para mais de 500ms (home). E meu fps continuava bom. E no momento que isso aconteceu eu não estava tendo nenhum problema de conexão. E, após sair do bg, a latência regularizou. Aponto que esse valor de 500ms permaneceu até mesmo quando estava sozinho em alguma área do bg, longe de outros players.

Então, basicamente, depois desse texto enorme (desculpa), meus problemas são:

a) Demora para renderizar os elementos do jogo ao fazer o login, usar HS, e usar os portais;

b) Demora muito grande para renderizar todos os elementos do jogo em Dalaran (Legion);

c) Quase sempre ao usar o flight path o mapa (botão M) não renderiza e fica transparente, e demora para regularizar depois que “pouso”;

d) Demora na tela de loading, consequentemente causando demora para entrar nas “sessões” do jogo: bg, dg, etc;

e) Aumento repentino e excessivo da latência no bg, mesmo em áreas que estava sozinho.

O que eu posso fazer para corrigir estes problemas ? O que está acontecendo ?

Desculpe pelo trabalho e pela mensagem extensa, mas achei por bem pontuar todas as questões pormenorizadamente.

Ps: Se puderem, gostaria que me indicassem algum tópico ou lugar onde possa entender melhor a taxa de latência.

Obrigado,
Tenha um bom dia e um bom trabalho.

Olá boa noite nos que agradecemos seu contato e uma pena está acontecendo isso contigo… mas vamos lá primeiro me responda tu tens um HDD ou SSD, porque a pergunta? Venho observando em muitos casos os loading ficam lentos em HDD que elé um HD mecânico e no SSD não acontece isso. O que posso recomendar que faca é uma desfragmentação do seu HD e depois que terminar utilizar o CMD como administrador e digite sfc /scannow para que busque erros e se houve os force ao Windows a corrigi-los.

Verificar também se seu Windows update está 100%, drive de vídeo também atualizado no site da NVIDIA, em alguns casos até mesmo a leve optimização no Windows 10 e desligar alguns programas que iniciam com o Windows pode ajudar a melhorar o desempenho no jogo e na máquina.

Sobre o ping envie aqui para nós um WINMTR e deixo rodando fazendo a leitura por 10 minutos para que vejamos o que se passa na sua rota para com o servidor.

Faça isso faz favor e me dê um feedback e eu vou tentando ajudá-lo no que for possível.

1 Curtida

Boa noite.

Obrigado pelo retorno.

Eu uso um HDD. Um amigo também me indicou um SSD, e vou fazer a alteração. Um SSD 250gb é suficiente ?

Os drivers da placa de vídeo estão atualizados. Mas o Windows Updatte não estava 100% não.

Já tinha alterado as configurações para reduzir a quantidade de programas que se inciam junto com o Windows.

Agora, quanto ao WINMTR, como faço isso ?

Obrigado.

Boa noite Stoneskin,

Dependendo do que você faz na sua máquina 250GB podem ou não ser suficientes, mas também depende do seu orçamento. Por exemplo se você joga todos os jogos da Blizzard, talvez alguma variação dos 500GB seja melhor. E se esse seria o único disco ou se você teria mais. Tudo depende do indivíduo :slight_smile:

O WinMTR pode ser gerado seguindo este guia.

1 Curtida

Stoneskin boa noite. Foi como Sogumio citou “isso depende do seu orçamento” por que 250GB é um bom tamanho sim e tu poderia usar seu HDD para colocar outros programas e o principal com Windows e jogos que tu joga com mais frequência no SSD.

1 Curtida

Boa noite.

Desculpa se não fui claro. Eu queria saber, na realidade, se 250gb é suficiente para o World of Warcraft, porque é o único jogo que jogo atualmente.

Logo logo mando o WinMTR. Obrigado pelo auxílio.

Boa noite Stoneskin!

Sim é suficiente e ainda sobra muito espaço para utilizar outras coisas, o Wow é uma media de 59GB