Os Ataques à Força da Vida

Olá meus caros! Gostaria de conversar um pouco com vocês a respeito da nova animação Pós-vida: Ardena, traçando um breve paralelo com as informações existentes no jogo até então.

O SONHO ESMERALDA

O Sonho Esmeralda é uma dimensão imaterial repleta de espíritos e magia da natureza.

No Crônicas é mostrada duas possíveis origens. A primeira é que ele tenha sido criado pela guardiã titânica Freya a partir do nada. A segunda, é que esse lugar sempre existiu de alguma forma e que Freya entrou nesse reino e o moldou como uma forma de comungar com o bebê titã em Azeroth.

Quando morrem, os espíritos dos animais, dos deuses selvagens e até mesmo dos dragões da Revoada Dragônica Verde, viajam para o Sonho Esmeralda como sua vida após morte.

Na cosmologia do WoW, esse plano de existência se contrapõe às Terras Sombrias, demonstrando a dualidade entre Vida e Morte, no que o Sonho Esmeralda representa o lar da força cósmica da Vida.

Tanto o Sonho Esmeralda quanto as Terras Sombrias estão em torno da realidade física, a Grande Treva Infinita. Contudo, enquanto o Sonho Esmeralda atua como uma representação da Vida, as Terras Sombrias atua como uma representação da Morte.

URSOC

Ursoc, o “Deus dos Ursos”, é um deus selvagem e irmão gêmeo de Ursol.

No Crônicas é dito que os deuses selvagens são manifestações primordiais da força da Vida. E como entidades da natureza, eles pertencem a dois reinos: a realidade física e o plano etéreo do Sonho Esmeralda.

Por conta disso, os deuses selvagens são considerados imortais e eternos, pois quando mortos no mundo físico seus espíritos retornam para o Sonho Esmeralda, onde aguardam até serem conduzidos novamente de volta a nossa realidade.

Nas missões do Monte Hyjal, na expansão do Cataclysm, Ysera nos explica que os deuses selvagens (chamados pelos elfos noturnos de guardiões antigos) estavam no Sonho Esmeralda.

Na expansão de Legion, na história da arma-artefato dos druidas guardiões, as Garras de Ursoc, é dito que quando Ursol e Ursoc morreram na Guerra dos Antigos seus espíritos foram para o Sonho Esmeralda. E na história da arma-artefato dos druidas ferais, as Garras de Ashamane, também é dito que os deuses selvagens estão ligados ao Sonho Esmeralda.

Ursoc lutou na Guerra dos Antigos mas acabou perecendo em combate.

Na expansão de WotLK, usando a magia da árvore do mundo Vordrassil, os furbolgs novamente o trouxeram à vida. Contudo, por Vordrassil estar corrompida, Ursoc também acabou se corrompendo, levando à sua derrota mais uma vez.

Na expansão de Legion descobrimos que após sua morte em WotLK, seu espírito foi para o Sonho Esmeralda, mas seu covil acabou invadido pelo Pesadelo Esmeralda e Xavius o corrompeu novamente. Então o enfrentamos uma segunda vez, agora como chefe de raide.

O PESADELO ESMERALDA

O Pesadelo Esmeralda é o nome dado a corrupção dos deuses antigos do Sonho Esmeralda, ligado especialmente a morte e a decadência.

Quando o Pesadelo Esmeralda se espalha, ele consome a força vital de tudo o que toca. E é capaz de corromper qualquer ser vivo, como vemos acontecer até mesmo com Ysera, na expansão de Legion.

A corrupção do Pesadelo Esmeralda é perigosa justamente por não haver cura para ela, mas apenas a morte.

PÓS-VIDAS: ARDENA

A animação de Pós-vidas: Ardena começa com a fase final da luta contra Ursoc na raide do Pesadelo Esmeralda. Então nos é mostrado o que acontece depois que o derrotamos.

O espírito de Ursoc viaja para Ardena, se vinculando a uma pequena semente.

Contudo, em razão da seca de ânima, a semente onde Ursoc residia foi drenada para que toda a Floresta de Arden seja salva, processo em que o matou permanentemente.

Ardena ainda continua com problemas, mas a ânima de Ursoc ajudou a estabilizar a região, o que pode significar que sua morte não foi em vão.

OS ATAQUES À FORÇA DA VIDA

Algum tempo atrás foi descoberto um livro muito interessante onde nos é mostrado um grande plano obscuro para eliminar todas as entidades das outras forças cósmicas a serviço da Morte.

O trecho que fala especificamente da esfera da Vida é o seguinte:

"Os adeptos da Vida são os oponentes mais insidiosos, talvez porque sua natureza seja oposta a nossa.

Ainda assim aprendemos muito observando a ligação de seu plano com Ardena e estamos muito confiantes de que uma vulnerabilidade foi encontrada.

Nosso operativo já ganhou a confiança de seu alvo".

Essa “vulnerabilidade” apontada no livro pode se referir ao ataque conjunto das forças do Pesadelo Esmeralda com a quebra do ciclo natural das Terras Sombrias.

Como eu disse anteriormente, a corrupção do Pesadelo Esmeralda não tem cura, apenas a morte. E com a seca de ânima em Ardena, pode ser que as entidades da Vida jamais retornem ao mundo físico.

Portanto, o ataque da Legião Ardente na expansão anterior e a corrupção do Sonho Esmeralda pelos deuses antigos só contribuem para os planos do Carcereiro, pois com isso a força da Vida corre o risco de perder permanentemente entidades poderosas a seu serviço.

Ainda me restam muitas dúvidas a respeito da ligação de Ardena com o Sonho Esmeralda, principalmente devido ao fato de se tratar de planos de existência de forças cósmicas naturalmente opostas. Então espero que na próxima expansão essa relação seja melhor explicada, até porque anteriormente a história era muito clara ao descrever essa ligação dos deuses selvagens com o Sonho Esmeralda, não com as Terras Sombrias.

Contudo, deixando um pouco de lado essa questão, vemos que a força cósmica da Vida está sendo duramente atacada nos últimos tempos. E na próxima expansão também evidenciaremos que Ardena é a região que mais sofre com a seca de ânima.

6 Curtidas

Bom tópico, eu não acredito que as forças da vida se resumem apenas o sonho esmeralda, as forças da luz ( Naaru ) também já sofreram bastante e possivelmente Elune por tabela.
Além do fato de eu acreditar que azeroth seja uma dessas forças da vida, pois a vida floresce, várias raças, animais e etc.

Bom, acho que aquele mapa do wow que mostra as forças primordiais do universo aqui nesse tópico seria bacana para servir de pesquisa também.

Se puder colocar vai ficar show

1 Curtida

Realmente as forças da Vida não se resumem a apenas àqueles que se encontram no Sonho Esmeralda, mas a todos os animais e todos aqueles que dedicam sua existência para proteger a natureza, como no caso dos druidas. Contudo, acredito que suas maiores forças são suas personificações vivas, os deuses selvagens.

Sobre o mapa da cosmologia do WoW, eu até tentei colocá-lo aqui, mas não tenho permissão para isso rs.

1 Curtida

Possivelmente a ligação entre Ardena e o Sonho Esmeralda vai ser melhor explicada na expansão. Eles dão uma “pista” na passagem de novo livro, aqui:

Creio que por “seu plano” estejam se referindo justamente à Emerald Dream.
Alguém comentou no outro tópico sobre a possibilidade do Sonho ser de fato um ambiente onírico/lúdico.
Outra pista, na minha opinião, foi o Sr. Tumnus ter sugerido que Ursoc “sonhe” enquanto aguarda por seu retorno. Talvez o Sonho possa ser acessado em diversas esferas da realidade e mesmo nas Shadowlands, bem como na Treva Infinita, por meio da comunhão com a Natureza.
É possível que os wild gods aguardem seu retorno “material” nos campos de Ardena, enquanto seus espíritos/consciências navegam pelo Sonho? Seria uma boa sacada.
Dessa forma seria possível deduzirmos que a fragilidade de anima aumentada em Ardena pode ser devido a perturbações no Sonho caudadas por Thros, e vice-versa.
Se buscarmos analogias com a RL, o Sonho pode ser encarado como a elevação do Nirvana, que é a priori um estado de espírito e consciência em equilíbrio.
Quanto ao agente infiltrado que ganha a confiança do alvo, pensei e ainda não formulei nenhuma opinião específica.

Estão atacando a Vida para tentar tirar RDruid e MW do poder (ainda sem sucesso, rsrs)

Edit: Os druidas conseguem acessar o Sonho por meio da meditação e hibernação, elevando apenas suas consciências a esse plano e mantendo suas formas físicas na realidade da Treva Infinita. Talvez seja um sinal de que o Sonho seja de fato um plano onírico (porém em algumas situações acessível mesmo fisicamente, como nas passagens na Estrada Onírica)

1 Curtida

É justamente pelo Sonho Esmeralda ser acessível fisicamente que vejo como improvável ele ser apenas um plano abstrato, como se fosse literalmente um “sonho”. Até porque, em diversos momentos da história nos é dito que os espíritos dos deuses selvagens vão para lá. E nós mesmos já fomos ao Sonho Esmeralda fisicamente.

A parte “material” dos deuses selvagens ficam em Azeroth, que são seus corpos, por isso que os druidas guardiões usam literalmente as garras de Ursoc como arma. Mas seus espíritos vão para o Sonho Esmeralda, que é o plano de existência a qual estão ligados e que concede imortalidade a eles. Da mesma forma que a essência dos demônios estão ligadas a Espiral Etérea, por isso que quando mortos fisicamente seus espíritos vão para lá e depois de um tempo eles ficam completamente regenerados, razão pela qual também são considerados imortais.

Por conta disso, não faz sentido o espírito de um deus selvagem ir para as Terras Sombrias se ele está ligado ao Sonho Esmeralda e se anteriormente foi estabelecido que é para lá que seu espírito vai quando seu corpo físico é destruído.

Ou nos será dada uma explicação muito boa para justificar isso, ou será um grande retcon na história.

To achando que será um retcon com uma explicação mais ou menos na linha que comentei ainda a pouco.
Adaptando para a RL de novo, algumas culturas acreditam que possuímos vários “corpos”, como camadas de nossa alma, e que esses corpos vão sendo “descascados” conforme vamos atravessando os planos da existência até o corpo astral, que é o mais puro/primitivo/original. São culturas tipicamente ligadas à natureza e aos ciclos da vida (fontes de inspiração, como outras, para toda a temática da Vida/Sonho/Natureza que nos é apresentada em Warcraft).
Essa é uma das razões pela qual eu acho que a explicação que eles usarão será basicamente por esse caminho.
Acho que você está observando por um ângulo diferente, sua percepção é mais metódica e pragmática. Estou sugerindo algo mais abstrato e mesmo esotérico.
Ao morrerem, os corpos desses wild gods permanecem obviamente no plano material, sendo que suas almas vão (aparentemente) para as Shadowlands/Ardena, lá elas podem transportar suas consciências/astral ao Sonho, tal qual os druidas fazem mesmo no mundo material por meio da hibernação.
Já caminhamos fisicamente no Sonho, prática que acredito ser possível se pensarmos que essa realidade pode ser alcançada tanto de forma onírica (que também já nos foi apresentada e inclusive desde o Clássico) quanto de forma física (acredito que a primeira vez foi no Cata ou Legion).

Edit: é como pensar dessa forma: Um druida poderia meditar e se transportar (sua consciência apenas) ao Sonho estando fisicamente, por exemplo, em Ny’alotha? Acredito que sim. Da mesma forma como em outras ocasiões esses mesmos druidas conseguem por outros métodos adentrar o Sonho mesmo fisicamente.
(Obviamente aqui me refiro a questão de lore e não gameplay)

Sim. Vem falar comigo depois q tiver retcom pra poder encaixar a história doida q vão inventar de novo.
Não sei pra que ainda vc quer discutir sobre isso, vc melhor do que eu sabe q se algo não encaixar, eles retconam e assunto resolvido.

1 Curtida

@diern Por isso não ligo mais pra lore do wow e parei de tentar achar sentido.

Eles retconam oq quiserem, não tão nem aí.
Mas as cinematics são bonitas, gráficos maneiro, trilha sonora dahora, mapas legais…Ainda acho isso massa, mas sentido na história tanto faz, contanto que as facções continuem se matando eu to feliz.

no fundo ainda tento ter esperança discutindo algumas coisas como quem deve ser líder dos undeads mas sei lá, eu sei que é um esforço em vão, nem os própios devs sabem oq tão fazendo kkkkkkkkkk

Eu realmente fiquei com várias dúvidas assim que Ardena foi mostrada. Só resta aguardar a próxima expansão para ver se teremos boas explicações.

Quanto a aparente “fraqueza” da Vida apontada no livro, também acredito que seja com relação a ligação de Ardena com o Sonho Esmeralda.

As entidades da Vida são imortais, pois mesmo após suas mortes físicas seus espíritos se mantém vivos e depois de um tempo eles retornam com um novo corpo.

Contudo, agora descobrimos que os espíritos dessas entidades vão para Ardena, não para o Sonho Esmeralda, fato esse que também deve ter sido descoberto pelo autor do livro.

Com isso, o plano poderia ser justamente uma guerra em duas frentes: as forças da Morte contribuíram de alguma forma para os ataques da Legião Ardente e dos deuses antigos no mundo físico, ao passo em que o Carcereiro e seus aliados desestabilizariam o ciclo natural nas Terras Sombrias, interrompendo, portanto, o renascimento das entidades da Vida que forem morrendo.

1 Curtida

Ursoc se enquadra nessa sua suposição?

O que temos de canônico é que os deuses selvagens são imortais, pois quando mortos seus espíritos viajam para o Sonho Esmeralda e depois de um tempo podem retornar para nosso mundo. Semelhante ao que acontece com os demônios e sua ligação com a Espiral Etérea.

Ursoc, por ser um deus selvagem, também se encaixa nesse contexto, até porque nas duas vezes em que ele foi morto seu espírito foi para o Sonho Esmeralda.

Por isso que na próxima expansão a ida de Ursoc para Ardena precisa ser explicada, porque até então a história nos diz que os deuses selvagens estão ligados ao Sonho Esmeralda, não às Terras Sombrias.

1 Curtida

De acordo com esse vídeo do lord, ele explica que devido ursoc ter sido morto dentro do sonho/pesadelo esmeralda sua alma então foi enviada para ardena. (Um amigo que me enviou o vídeo, ainda não encontrei onde a blizz explica isso)
Se for isso mesmo achei a explicação bem fraquinha.

Pensando por esse lado, até que realmente fará um pouco de sentido se for isso mesmo. Mas os deuses tinham que morrer definitivamente mesmo, não ir para as Terras Sombrias.

Por exemplo, os demônios quando morrem na Espiral Etérea, que é o reino para onde seus espíritos vão quando seus corpos são destruídos, eles morrem definitivamente.

Nesse caso então o Ursoc e outros Deuses Selvagens teriam meio que 2 “backups”, indo primeiro para o Sonho e então quando morrem no Sonho vão para Ardena.

Eu quero saber o que eles vão fazer com o Sonho agora, como que os espíritos dos Wild Gods que antes era dito terem sido vinculados ao Sonho, mas que agora vão para Ardena. E o que o pessoal desse reino pensa ou sabe do Sonho Esmeralda, afinal ele é meio que uma “criação” dos Titãs.