Manutenção em horário comercial: um modelo que já não faz sentido em 2026

Em 2026, após mais de 20 anos de evolução tecnológica, não é razoável que a Blizzard ainda precise de janelas de manutenção de até 8 horas, realizadas em pleno horário comercial (07h às 15h PST). Isso já não soa como limitação técnica, mas como um modelo operacional ultrapassado que nunca foi modernizado.

O jogador paga por tempo de acesso. Compra 30 dias de jogo, mas não recebe 30 dias completos de disponibilidade, já que parte desse período é consumida por manutenções recorrentes e previsíveis. O serviço entregue, portanto, não corresponde integralmente ao que é vendido.

Outros MMOs como FFXIV e ESO já executam suas manutenções na madrugada (PST), reduzindo drasticamente o impacto no jogador. Isso mostra que a questão não é técnica, é escolha. Está na hora da Blizzard se adequar ao padrão atual de disponibilidade que o mercado já considera básico.

10 Curtidas

isso é uma repudia quermos inujustica agente trabalha para pagar o jogo e nao pode jogar pq escolhem fazer manutencao bem no feriado pq e feriado e estou em casa sozinho e queria jogar wow mas quando tento jogar nao entrar

4 Curtidas

em pleno feriado de aniversário de Santa Cruz do Rio Pardo - SP

4 Curtidas

8-Hour Maintenance Scheduled for January 20th Ahead of the Midnight Pre-Patch - Wowhead News

3 Curtidas

Pelo jeito WoWzin só de noite msm…

2 Curtidas

Isso que eu penso, e pior é a falta de informação e transparência dessa empresa. Pagamos caros pela mensalidade e toda terça-feira é palhaçada.

Agora o jogador que não tem culpa disso e que paga a mensalidade, pega um dia de folga, depois de meses, um dia colega e justamente neste dia o jogo vai ficar offline o dia todo.

Não sei quanto a vocês, mas eu já cancelei minha mensalidade aqui, enquanto não tiver um esclarecimento da Blizzard, eu não vou renovar minha mensalidade.

Ai também não, né, colega, eu trabalho de porteiro no terceiro turno. Como eu vou jogar de madrugada?

1 Curtida

Essa é uma coisa que eu concordo 100% com vc meu amigo, é muito sem sentido isso.
Essas manutenções poderiam muito bem serem feitas na madrugada, a partir da meia noite, talvez incomodaria uma parcela bem pequena de players, com certeza.

eu combeintei com meu tio de jogar hoje mas ele esta bravo pq no remix nao teve torre dos maguis e falou que so volta na proxima expansao mas ja nao e hoje a proxima expansao por isso nao entendi a gente gosta de duelar

1 Curtida

Vocês tão pegando muito pesado, a blizzard é uma empresa indie gente… :zany_face:

issso e uma falta de desrespeito com o jogador por ser uma empresa tao grande com tanto dinheiro acho que nao jogo mais a proxima espansao

1 Curtida

Kkkkkkkkk ri alto aqui.

1 Curtida

Eu tanbem espero que aja injustica estou temtamdo emtrar no jogo mais nao extou conseguindo. Vou meter prosseso

Mais iso é por causa que a torre dos magus e proveniente da espansao warloidis ofi draenoir emtao só deve voltar em um renix desa espansao.

Sin muinta falta de pouco rezpeito. A minha indiguinasao e muito gramde. Ese jogo ja foi um jogo mais melhor

Eu támben vou canselar a asinatura porquê eu nao aguiento mais

eu fiz um post sobre isso e fui ridicularizado, é foda mermao não adianta reclamar disso pq ainda vai ter gente defendendo essa atrocidade

1 Curtida

(post excluído pelo autor)

e que a jente e bobo eu nao vou mas pagar e que tenho 5 anos de menslidaee paga por isso nao paro mas vou jogar mais 3 expancoes no maximo e chega nao da mais nao e muito cara de pau e vacilo da impresa ja chega os jogadores estao acordando blissard tic tac tic tac e a nova espanssao de fynal fantasi 15 logo sera lancada e vc vai sentirrrr!!! tic tac tic tac

1 Curtida

Eu ai falar umas verdades aqui mas não vai adiantar nada.

Ainda estou aguardando um esclarecimento da Blizzard.

2 Curtidas

É mais fácil falkior em midnight, pegar gladiador, 3k + de io e CE antes da blizzard se pronunciar ou prestar esclarecimento sobre algo.

2 Curtidas

Agora você pegou pesado no argumento listou ai alguns acontecimentos que poderiam entrar para a lore de WoW mas é provável que nunca aconteçam.

Ainda é estranho ver que parte da comunidade de WoW continua presa à mentalidade de troll de internet. Isso até fazia sentido lá em 2005, na época de fórum do UOL Jogos e 4chan. Antes mesmo de alguns aqui terem nascido. Hoje, esse tipo de postura só expõe a própria insegurança e falta de maturidade da pessoa, não argumento.

A Respeito do ponto do meu tópico nunca foi “querer jogar e não poder”. Eu trabalho, só jogo à noite. A questão é enxergar claramente que o que acontece hoje é uma decisão comercial, não uma limitação técnica.

Manutenção em horário comercial é mais barata para a Blizzard, simples assim. Mas está longe de ser a melhor escolha para os jogadores. Defender isso como algo normal ou minimizar os efeitos é confundir conveniência da empresa com qualidade de serviço.

3 Curtidas