Impressões do WoW Classic vs Comunidade Moderna

Joguei o Vanilla, BC e WotLK na Blizzard e lembro de ter sido a melhor experiência gamer que tive até hoje. No Classic o jogo era completamente inovador, mapas imensos, vários NPCs, profissões bem desenvolvidas, classes interessantes, opções de customização com talentos… enfim, o jogo era incrível.

Abandonei o WoW a medida que o jogo foi se tornando um jogo que exigia menos dos jogadores: menos comprometimento com o char, menos dedicação, menos interação entre jogadores, menos requisitos para ter itens bons, menos skill para conteúdos em intâncias, menos WpvP, etc. Compreendo a abordagem e necessidade de tornar o jogo mais acessível para uma audiência maior, e isso fez com que o jogo crescesse em alcance e a comunidade expandisse. O outro efeito dessas mudanças foi tornar o jogo algo sazonal e transitório. A medida que os jogadores não precisam mais dispor de esforço contínuo para alcançar as metas ingame a longo prazo, a comunidade só permanece no jogo enquanto tem alguma novidade transitória que não foi alcançada, depois disso “a gente fica esperando a próxima expansão”.

O Classic sofrerá do mesmo problema, só que em um processo inversamente relativo ao desenvolvimento do jogo. O Classic é uma experiência ótima pra quem jogou o Vanilla ou para os jogadores novos que gostam do gênero RPG - um seleto grupo de jogadores. Inclusive arrisco dizer que os Realms RP ou RPPvP terão longevidade bem maior e uma comunidade mais consistente que os realms convencionais.

Acredito que o Classic será abandonado por ter sido feito estritamente igual ao Vanilla. Esse foi o erro, a meu ver. No ínicio será legal, todos queremos a mesma experiência ou algo parecido, mas a longo prazo a comunidade não terá persistência ou paciência para esperar todas as fases e manter-se ativa no jogo. O jogo precisaria de adequações sutis que o tornasse interessante a longo prazo, em vista que quase toda a comunidade já experimentou o WoW em um potencial superior, seja na BC ou BFA. Os dungeons deveriam ser um pouco mais difíceis, a API para addons poderia ser um pouco melhor, as classes poderiam ser levemente ajustadas, algumas mecânicas de bosses aprimoradas etc. Essas modificações refletiriam melhor a experiência que a comunidade e desenvolvedores tiveram ao longo dos anos e quando implementadas de maneira coerente não mitigariam a “experiência do Classic”.

São só observações que não pude descrever em detalhes para o post não se tornar muito extenso. Sei que serão mal interpretadas em sua maioria ou distorcidas além do que eu escrevi, mas a discussão é válida de todo modo.

4 Curtidas

Eu vi stremer com o teclado em cima da cabeça usando uma skill.

1 Curtida

Meu mano Malaman, acredito que compreendi o que você quer dizer, porém me parece haver uma controvérsia nessa questão, deixa eu ver se eu compreendi plenamente:
Você inicialmente expressa que quando jogou o “Classic o jogo era completamente inovador, mapas imensos, vários NPCs, profissões bem desenvolvidas, classes interessantes, opções de customização com talentos” e achou incrível. Porém, com o tempo, o jogo se tornou “sazonal e transitório”.
Ou seja, a mudança, a progressão em questão de se tornar algo mais fácil, ou algo com “menos comprometimento com o char, menos dedicação, menos interação entre jogadores, menos requisitos para ter itens bons, menos skill para conteúdos em intâncias” fez com que o jogo deixasse de ser interessante em sua opinião.
Enfim eles decidem lançar o Classic com a mesma experiência inicial, para digamos fugir dessa progressão mais fácil do jogo, e trazer à comunidade a experiência um pouco mais desafiadora do que a atual, e tu diz que ainda assim eles deveriam ter lançado algo diferente, algo que se adequasse ao que exatamente? Afinal, pelo que eu vejo, após o lançamento do Classic há 2 públicos diferentes de WoW. E cada um dos públicos gosta do jogo de uma forma diferente, alguns gostam das duas formas.
Não leve meu comentário de forma ofensiva, apenas gostaria de entender seu ponto de vista, porque com esse lançamento o público alvo se tornou muito mais abrangente, tanto para jogadores, em termos simples, que gostam de coisas um pouco mais fáceis, quanto pra aqueles que gostam de bastante dificuldade. Sobre por exemplo, o que você acha que poderia ser feito melhor no atual WoW Classic?
Porque o que eu vejo atualmente é pessoas saindo do Classic porque acham o jogo um tanto difícil em questões de progressão, e alguns não conseguem lidar com o fato de não haver tantas explicações em relação a missões e etc., outros reclamam sobre o gerenciamento de mana, que é um saco para sempre pra recuperar a mana e etc.
Mas pensando de forma bem simples, o Classic se fosse pra ser igual o atual não seria Classic, seria uma nova expansão, lançar o Classic com inovações e mudanças faria com que a nostalgia não fosse tão idêntica para aqueles que jogaram o Vanilla quando lançou.
Por isso gostaria de entender em que sentido você diz sobre adequações para se tornar interessante. Na minha opinião a grande questão em si não está no lançamento idêntico ao Vanilla, mas sim em qual e como será os próximos lançamentos relacionados ao Classic, isso vai determinar se o jogo continuará interessante ou não.

3 Curtidas

Acredito que nao, acredito que a fama que o jogo esta fazendo e justamente por ser igual ao vanilla. Dificuldade para fazer quest dungeons e normal afinal a proposta de um mmorpg e você interagir com outros jogadores coisa isso que no retail “quaze” não existe hoje em dia.

4 Curtidas

Concordo com você! Realmente o jogo proporciona situações e interações que não existem no retail. Só que a medida em que o jogo avançar não sei o que você destacou será suficiente para manter a grande quantidade de jogadores ativos que temos agora.

Aí vem o que eu coloquei no texto inicial: talvez algumas modificações que não diminuíssem essa experiência boa que você destacou pudessem prolongar e aumentar a satisfação e entretenimento com o Classic.

Essas características que você citou como sendo as dificuldades relatadas pelos outros jogadores eu entendo como sendo inerentes ao Classic e não deveriam ser modificadas. São características que fazem do Classic um jogo “melhor” para um grupo mais exigente de jogadores. Essas características eu não modificaria.

Agora respondendo a sua pergunta para tentar explicar o que eu acho que poderia ser modificado. São só alguns exemplos de coisas que eu mesmo considerei:

  • No Classic o range dos Nameplates é de 20yards. Qual o motivo de manter isso da mesma maneira? Poderia ser da mesma forma que é no Retail;

  • Balancear alguns specs que não são eficientes e dar aos jogadores mais possibilidades: Druid Balance, Shaman Elemental etc;

  • Liberar alguns recursos na API que proporcionasse o uso de addons um pouco mais poderosos, por exemplo: recurso de @mouseover;

Acho que essas modificações não seriam ruins para o Classic e ao mesmo tempo permitiriam uma experiência melhor sem comprometer os aspectos que fazem do Classic um jogo mais desafiador e socialmente complexo.

1 Curtida

É por essas coisas que as pessoas evitam comentar sobre qualquer coisa, dar qualquer opinião ou sugestão no fórum. Por receio de terem de lidar com esse tipo de comentário/situação que não acrescenta nada ao debate saudável.
O OP apresentou um ponto de vista (que eu discordo) sem ofender ninguém, mas parece que, para um pequeno grupo aqui na comunidade, é impossível interagir socialmente sem diminuir o outro.

16 Curtidas

Essa postura é horrível de sua parte mano, todos temos direito a expressar com repeito a nossa opinião. Ele tem a dele e nem por isso desrespeitou a nós. Isso é um tópico de discussão sadia, não uma zona de rages e xingamentos. Ele tem base e fundamento de acordo com as ideologias dele. Tu deve ter suas bases e fundamentos, mas pra sua opinião valer a pena, saiba se expressar, não escrevendo coisas sem nenhum sentido achando que você é o dono da razão.
Se tu não achou interessante, se expresse de forma respeitosa, porém, se não conseguir, nem se expresse.

12 Curtidas

Pelo que eu entendi vc tipo que quer algo que uns jogadores ja palpitaram um classic reforged. Difícil, se tivesse qualquer mudança hj no classic que ajudaria o jogo e muito os vanilla boys ficariam enlouquecidos. Mais facil e melhor vc torcer pro retail na prox exp vir com um espírito mais MoP e bem menos WoD, Legion e BfA.

N entendo a galera que defende a trindade do classic, tbc e wotlk. Longe de criticar elas mas wow melhorou muito dps dessas exp assim como regrediu nas ultimas exp

4 Curtidas

Essa galera que fica sofrendo por antecedência, o classic saiu ontem e já estão chorando no forum falando que vai acabar, malditos teóricos desocupados do apocalipse.

O Vanila revolucionou naquela epoca, achava bem imersivo tipo a pegada era vc se sentir em um filme dos senhor dos aneis e tbm em uma mesa de RPG, wow hj em dia vc parece que ta jogando um moba com uma história tirada de um filme da marvel com ação e piadinhas no meio ZzZzZZ.

O que mudou foi que a blizzard com o passar do tempo tentou atrair um publico mais casual e manter os jogadores que estavam entrando em uma fase mais adulta da vida, porem a forma que isso foi feito foi horrível e não agradou ninguém.

Acho que basicamente algum dev a uns 10 anos atrás viu que tinha um tal de lol fazendo sucesso, e olhou nossa que genial os personagens tem 4 skill sendo 1 ultimate, vamos atrair a garotada desse jogo transformando nosso class desing nisso ZzZzZz

Dai viram, po tem esse tal de vingadores fazendo sucesso com a “juventude”, temos que fazer cenas de ação com piadinhas no meio, tudo tem que ser épico essa coisa de RPG não ta com nada ZzZzZ

Ah e coloca farm de reputação em tudo até usar o banheiro da cidade rs.

5 Curtidas

“malditos teóricos desocupados do apocalipse” Mito kkkkk

Concordo com você e acho que foi por aí mesmo. Eu tentei colocar que algumas dessas modificações foram saudáveis e trouxeram melhorias para o jogo, por isso comecei a me perguntar até que ponto não seria interessante que algumas modificações fossem feitas no Classic - como as que citei em outra resposta - para tornar o jogo ainda melhor.

Entendi o que você quis dizer, realmente faz sentido, adicionar algumas coisas poderia trazer uma experiência mais confortável, porém na minha opinião não acho que a ausência desses elementos será o fator chave pra determinar se o Classic vai fracassar ou não. Exatamente essa diferença de jogo é o que atrai a muitos também, afinal esses detalhes trazem um pouco mais de dificuldade, ou ao menos, te tira da zona de conforto onde basta mirar, ou basta seguir o guia, acho que o Classic incentiva muito mais a interação em grupo, não é tão individualista, algo que infelizmente se tornou algo rotineiro com o decorrer das expansões e as facilidades que foram aparecendo.

1 Curtida

É isso que eu sinto toda vez que eu logo o meu char principal.

In lore, eu ajudei a crona a montar aquele abotocador temporal.

O povo pensa que todo orc é burro…

Vai vendo.

Depois de um tempo sem poder responder, aguento calado todo esse negócio de ‘’ ain quem gosta do retail é nutella’’, posso finalmente colocar esse típico pessoal em ser devido lugar.

Classic/vanilla é um jogo quebrado. Aceitem, e que 95% da galera que joga ele hoje é por nostalgia ou por querer testemunhar uma experiência totalmente diferente da atual. As classes são medíocres, as quests são de rir, e o end game? Quase inexistente, tirando o Wpvp, que também sempre foi quebrado. Então pra esse povo que fala que tá jogando um jogo ‘‘de verdade’’ e que é raiz, jogadores de RPG de mesa e blábláblá, parem de passar vergonha nesse fórum, querer diminuir o retail que é um lixo colocando o Classic que é outro lixo no lugar, e vão jogar deixando as pessoas em paz.

Uma coisa que eu observei é que, qualquer pessoa que fala algo do retail no fórum, já vem um jogador do Classic querendo sobrepor o Vanilla sobre aquilo. Isso é simplesmente ridículo. Não são todas os jogadores do Classic que são assim, é óbvio, eu mesmo joguei um pouco pra ver como era aquela época, mas simplesmente desisti. Torturante e chato jogar de mago, embora eu goste do sistema dá árvore de talento.

Repetindo, o Classic consegue ser inferior ao retail. WoW só começou a ficar bom no TbC, e olha lá.

16 Curtidas

Eu acho que eventualmente a Blizzard vá liberar mudanças no Classic, mas quiseram lançar o jogo o mais fiel possível a experiência original

Só espero que escutem os jogadores na hora de quais elementos vão colocar e tirar

1 Curtida

Eu digo que foi no wotlk : P

2 Curtidas

Que comentário lindo!

Acredito que em nenhum momento ele esteja falando do end-game do jogo, e nem tentando comparar Classic x Retail, mas sim em como o Classic está se projetando desde o início.

Vulgrïm se tu acha que quando as opiniões dos outros são contrárias as suas as pessoas merecem uma “voadora no meio da boca”, isso já mostra o quão irrelevante é sua opinião, afinal a simples virtude de um homem de verdade é de pelo menos saber escutar a opinião de outros de forma respeitosa, independente se tu concorda ou não. A propósito se tu é alguma coisa dentro do jogo, isso é o que menos importa, a partir do momento que tu não sabe participar de uma discussão sadia sem atacar a outros, isso só mostra que tu gastou mais tempo jogando do que se desenvolvendo como ser humano.

Independente de o player jogar conteúdo end-game ou não, o início do jogo do Classic é muito mais difícil que o inicio de jogo do Retail. Até chegar a parte onde fica difícil no Retail, tu nem precisa de teclado pra jogar, enquanto no Classic tu simplesmente morre uma vez atras da outra se não prestar atenção no que está fazendo.
O Classic é um tipo de jogo que durante a progressão, ele exige que você tome decisões mais calculadas, pois caso contrário a punição pelo erro é maior.
Enquanto durante a progressão do Retail você pode errar mais, e facilmente você consegue consertar seu erro, sem ser tão penalizado por isso.
Por experiência própria, o que tu faz em 1 semana do Classic, você faz em algumas horas no Retail.
Diversos players que jogam no Retail, entraram no Classic e falaram: “Poxa não aguentei jogar, sofri demais pra upar, passei 1 hora e 30 minutos pra upar 1 level, quitei, voltei pro Retail.” Ou falaram, “poxa entediante, ter que ficar andando de um lado pra outro, perdido, demora muito.” Exemplo disso é o próprio comentário do Tósh.
“eu mesmo joguei um pouco pra ver como era aquela época, mas simplesmente desisti. Torturante e chato jogar de mago”

Há quem compartilhe da mesma opinião que ele, porém como ele mesmo disse, ele jogou pouco, então obviamente ele não tem uma base real aprofundada de como é jogar no Classic de Mage durante toda a jornada.
Assim como talvez outras pessoas critiquem o Retail, mas não tem uma base real de como é o end-game do jogo por também terem jogado pouco.

São estilos de jogos diferentes, formas de jogar totalmente diferentes que de incio não foram feitas para agradar a todos, com o decorrer do tempo e das expansões foram focando outros públicos, tentando não esquecer do público inicial, porém depois de tantas expansões agora pelo Classic é possível perceber que o foco do jogo mudou bastante desde o inicio.

O que pra alguns é defeito, pra outros são qualidades. Uns não acham legal o fato de não ter nenhum guia durante o jogo, ou de as mecânicas serem limitadas a ponto de você ser até prejudicado em algumas situações, porém pra outros isso é a diversão, de ter que fazer escolhas mais acertadas porque sabe que o jogo em si não dá muita brecha pra erros. São praticamente 2 jogos diferentes, cada um com seu público-alvo, com pontos positivos e negativos.

O mesmo cara que diz: “Nuss eu faço mítica +10, +15, e sou main DPS dou 50% do dano da party”, “Nuss eu zero easy o Classic, não tem dificuldade nenhuma lá, as DG e Raids são muito fáceis pra mim”, esse é o mesmo cara que desistiu de jogar reclamando que tem que ficar esperando muito pra mana se restabelecer porque simplesmente “spammou” uma skill que consome muita mana, é o mesmo cara que não consegue gerenciar o uso de habilidades pra dar um dano equivalente a aquela skill poderosa (que consome muita mana), porém utilizando outros recursos que não gaste tanta mana, fazendo com que ele consiga progredir o jogo sem ter que parar a todo momento, ou seja, a mecânica base do jogo antigo pra o cara é entediante, não porque necessariamente seja entediante, mas porque ele não soube jogar o jogo da maneira correta, ou talvez por desinteresse mesmo, afinal o cara tem os personagens dele tudo upado no Retail, ele não quer se dar o luxo de aprender um jogo totalmente do zero, ter que encarar fracassos e derrotas, afinal isso afeta o ego do player que acha que ser bom num jogo muda algo na vida real, o cara não quer se sentir um newbie, porque isso pra ele é um desaforo, o cara gosta mesmo é de mostrar que tem as conquistas da expansão atual, mostrar que faz a mítica +15 com trocentos afixos e ainda é o top DPS do time, aí o cara desiste de jogar o Classic, e no final das contas reclama que a culpa é do jogo, como se o jogo fosse feito especialmente pra o cara haha.

Assim como o mesmo cara que joga no Classic e diz que o Retail é fácil mas não buscou fazer nada do conteúdo end-game, e ele também culpa o jogo, mas ta lá todo mês com a mensalidade paga kkkk.

Porém acredito que a questão do post não é sobre o que é melhor ou pior entre Classic e Retail, mas sobre como o Classic poderia ser melhor projetado de acordo com os gostos e avanços atuais. Talvez dando um “toquezinho” de modernidade, pra ser mais atrativo a todos.

De certa forma eu discordo do ponto de vista dele na questão de fazer um lançamento de algo antigo com alterações, acho que não seria tão legal se tivessem alterado desde o inicio, pois quando se falou de Classic, os mais antigos realmente ficaram muito felizes de poderem reviver o Vanilla. Porém concordo que com o tempo eles poderiam incrementar algumas coisas que não afetasse na nostalgia dos players, mas que também agregasse de forma positiva na gameplay de todos.

8 Curtidas

Pare de ser hater do Classic.