Galera eu sou novato, e vejo muita gente mesmo dizendo que WoW está morto, que o jogo no Brasil tá em extrema decadência. Pra vocês ainda vale a pena a imersão no universo do WoW?
SInceramente, isso é com você.
Você criou diversos tópicos em que ficou meio que claro que você tá em dúvida se deveria estar jogando o jogo ou não. Não tem como a gente te responder, o que dá pra dizer é que tem uma expansão prestes a lançar e a melhor hora de se jogar é no lançamento das expansões.
Mas não existe receita de bolo. Não dá pra dizer se é de chocolate ou morango, nem mesmo a gente sabe se a expansão vai ser boa ou não. Pergunte a si mesmo se você tá curtindo o jogo, se quer continuar jogando, e jogue no lançamento da expansão. Se nada disso te atrair talvez seja hora de pular fora do barco.
E outra: não ligue pra maioria dos comentários que você vê in game, principalmente no Trade Chat, muito troll e gente falando o que não sabe. Não sei onde você leu que WoW tá morto, mas Trade Chat do WoW não é muito diferente de por exemplo chat da Twitch, tem muito troll e gente falando besteira.
Obrigado pela sinceridade, de verdade! s2
Se o Morto falou que wow não tá morto, então ele tá vivo mesmo.
Pois é, é isso aí que o mago falou a cima.
Só acrecentando que, se vc está gostando do jogo, da lore, da interação, dos afazeres, enfim, do formato geral do jogo eu sugiro que vc invista sim e jogue, pelo menos por um tempo até vc tirar suas próprias conclusões de fato.
Cara tem muito gente jogando, muita gente se divertindo e agora com o lançamento de shadowlands aí que tudo fica mais empolgante. Não vai na onda de certas pessoas, o jogo está de fato maçante em diversos aspectos, mas isso não inibe nem de longe as qualidades do jogo, que cara, são muitas pq se não ninguém jogava e acredite o jogo tá lotado.
Mó galera (não estou generalizando) já enjoou do wow e fica achando mil artifícios para culpar a empresa ou o jogo, quando simplesmente não querem aceitar que já deu mano, muitos anos jogando isso aqui, uma hora cansa mesmo. Repare que eu não estou falando que o jogo não está com certos problemas, pelo contrário ele está sim, mas como eu disse, ainda é muito gostoso de jogar.
Então é isso, sugiro que vc jogue e tire suas próprias conclusões, não escuta galera que joga a 10 anos dizendo que o wow morreu pq não, não morreu e sinceramente está longe disso.
Detalhe, se vc for casual, da pra se divertir e ignorar grande parte das coisas ruins (grinds e famrs excessivos).
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK perdi
Se ainda não jogou a saga Warcraft 3, recomendo para aumentar seu interesse nos personagens e na história.
WoW não está morto, está bem longe disso.
Porém, infelizmente, é um jogo pensado em como você pode gastar sempre mais, sua experiência está em segundo plano.
Se for para jogar a porcaria que fizeram no reforged
melhor nem jogar.
A resposta dessa pergunta depende de muita coisa. Especialmente do que você procura, que tipo de conteúdo você quer fazer.
Apesar disso, colocando o meu lado…
Se por “muita gente” você estiver se referindo a quem posta aqui, olhe sempre isso aqui com um pouco de desconfiança. Estatisticamente, a quantidade de reclamações aqui é sempre grande. E uma outra coisa, a porcentagem de gente que participa desses fóruns é bem pequena se comparada ao total de jogadores BR.
“Wow está morto”. Discordo. O jogo está bem vivo até. O que acontece é estamos em final de expansão. E o patch atual está no ar há quase um ano. Então já é quase um ano “sem novidade”, sem ter muita coisa “nova” pra fazer, pois a expansão seguinte entra daqui uma semana e alguns dias.
Além disso essa última expansão teve diversos pontos que muita gente não gostou, a recepção foi ruim. Então isso contribui. Eu por exemplo gostei da expansão até o 8.1 Depois muita coisa eu deixei de curtir tanto que parei de jogar e fui jogar outras coisas e só voltei agora no final do 8.3
“O jogo no Brasil tá em extrema decadência”. Isso precisa ser trabalhado melhor também. De fato existem muitos reinos BR que estão “esvaziados” (o que você joga é um deles). Mas dependendo do tipo de conteúdo que você quer fazer, vários deles atendem alguns requisitos.
Só pra servir de exemplo, o Gallywix tem 8 guildas que fizeram conteúdo Mythic de raid. e 16 que fecharam ou fizeram alguma coisa no Heroic. Claro, o esvaziamento de server pode afetar outros aspectos como AH mas aí parte de você também ver até onde você se sente afetado por isso.
A recomendação que eu dou a qualquer pessoa que venha jogar isso aqui é: Se possível, procure conhecer gente, fazer amigos aqui dentro. Procurar guildas com gente legal, que faça mais ou menos as mesmas coisas que você, levando em conta coisas como idioma, horários que você normalmente joga, etc.
Mas de verdade, não vá por opinião de Trade Chat ou daqui não. Jogue, gaste um tempo e veja o que você acha. As vezes a gente compra “a reclamação alheia” e quando vai ver nem é afetada por ela.
As opiniões de vocês são muito válidas. WoW é um jogo muito experiente e grande, muito grande kkkk. A insegurança vem justamente pelo tamanho, pelo tempo que o jogo exige de você e principalmente a mensalidade. Faço muito conteúdo pvE (Mas também curto muito pvp) e no começo me senti meio sozinho, entrei em guilds que ninguém falava nada. Ai percebi que isso não significava evasão do WoW mas sim do Gallywix, mas mesmo assim. Tô experimentando e tô gostando pra caramba (Apesar do preço salgado) mas as vezes bate aquela insegurança. Mas o fórum tem me esclarecido muito e a comunidade também é um ponto muito positivo para o jogo.
A Mano, a realidade é que tem muito muito jogo melhor que wow e bem mais barato
so joga isso aqui ainda quem jogo por muitos anos
fora isso é dificil quem goste
o melhor que tu pode fazer é jogar por um mes
ver se doi no teu bolso e se tu gosta
se gostar continua se nao gostar tanto, simplesmente para e joga outra coisa.
Tudo vai depender de você no final, existe vários mmos muito bons por ai, mas a questão vai ser ser o quanto você gosta do game.
WoW não ta nas melhores épocas porém ele não deixa de ser um jogo bom ainda, se quiser baixe outros games e vai pesando na balança 
Caso você tenha entrado numa dessas guildas que te mandam o invite do nada, com uma msg de whisper padrão, é furada. Isso aí é guilda que quer só inchar número. Esse trabalho é algo que você tem que garimpar mesmo. Bater papo com outros jogadores, de repente vc conhece alguem maneiro, perguntar como é a guilda da pessoa e tal. É sempre interessante olhar a seção dos reinos aqui no fórum. Essa parte não é muito movimentada mas tem alguns posts que são guildas procurando gente. Em começo de expansão inclusive costumam aparecer mais.
Quanto ao preço, de novo isso tem que ir de acordo com a sua realidade e o que você quer. Se vc acha que tá salgado demais, é aquele trabalho de pesar custo X benefício. Mas de novo, é algo que vc só vai sentir jogando e experimentando.
Nesse ponto eu concordo com o OP jogar um mmo sozinho é pior doq ficar sozinho de verdade
Recomendo você testar o jogo no trial e se ele satisfazer suas necessidade de entretenimento, pague um mês de jogo e veja se o jogo te satisfaz, só você pode responder se o jogo vale ou não a pena de acordo com as suas necessidades porque no final das contas, que vai pagar a mensalidade e comprar as expansões no futuro será apenas você.
Eu acho que vale no mínimo jogar o primeiro mês de lançamento da expansão. Se você vai continuar ou não ai é você quem vai decidir.
Sinceramente? não.
to jogando pq to mais acomodado ja que conheço o jogo a uns anos. E pq n tenho nd melhor pra fazer tb
Pra mim sempre vale. Até hoje não vi 1 MMO sequer que me segure por 2 semanas do que o wow.
Mas servidores br estão uma bosta mesmo, só o azalão que vale a pena jogar, fora ele esquece.
Servers NA costumam ser super mas super cheios, AH vende de tudo que voce coloca e não demora de vender, sempre tem gente em qualquer lugar que você vá. Mas eu sei que muita gente não sabe nada de inglês e não quer jogar em server NA
Mas os principais servidores NA tem muita guilda BR e grande, e como existe um exodo de br pra esses servers, acho que vale bem a pena
WoW é um dos melhores jogos já feitos. Ele tem muitas coisas boas, muitas cosias divertidas. O jogo passa por problemas? Sim, mas principalmente para quem já joga há muito tempo. Quem está começando tem um mundo inteiro a descobrir.
Hoje você não precisa comprar nada para jogar basta pagar a mensalidade. A dica é: não compre nada, não compre shadowlands. Pague a mensalidade e jogue, conheça o jogo, teste o jogo. Vá jogando, sem se importar com outras opiniões, não procure guia da melhor classe ou raça, pegue a que você gostou e jogue. Se estiver se divertindo, continue.
Se vale a pena? Eu acredito que sim. Tem várias coisas diferentes que vc pode fazer no wow, não só o endgame. Vc pode farmar pets, toys, atrás de montarias, de conquistas, transmogs, farmar gold, conhecer a história (existem várias)…
Como o Lordmons disse acima, vc não precisa comprar shadowlands (a ultima expansão). Pode pagar a mensalidade e vai ter acesso até o lvl 50 e também ao classic. Ai pode ir jogando devagar, conhecendo bem cada área, descobrir o que vai te chamar mais a atenção.