Ganância nunca é plena, mata jogo e envenena (a playerbase)

Continuando a discussão em Demissões em massa na Activision Blizzard na próxima semana:
Eu queria realmente responder isso aqui, não tinha intensão de ofender ninguém, e sim de refletir muito brevemente as atitudes e motivações financeiras da blizzard com toda a onda de demissões que aconteceu hoje. É algo que já veio sendo debatido nesses últimos dias, o que você sabe/acha que está acontecendo e o que deve rolar em consequência disso tudo? Deixe tua opinião aí bro.

Você tem certeza? Quero dizer, as pré vendas de BfA marcaram recorde no histórico das vendas de expansões de WoW e os caras nunca lucraram tanto, porque muita muita gente comprou alguma versão mais cara com as raças aliadas e mount/mascote, etc.
Além disso eles vieram gastando significadamente menos com produções dentro do jogo, nunca houve tão pouco e repetitivo conteúdo para meses sucessivos que daqui a pouco somarão um ano desde a pre-venda.
O caso da bungie também deixa um rastro parecido, a activision exigia que os preços dos produtos de destiny subissem de forma preocupante, excedendo os preços sugeridos pela empresa criadora (bungie) para a expansão do forsaken e alguns itens na loja, e assim atingindo um lucro inferior ao esperado.
O que dá a entender é que a activision blizz quer lucrar muito mais do que produzir, se comunicar com sua comunidade e agradar seus players. Eles negligenciaram coisas completamente (e com margens de sobra nisso) evitáveis, exigiram demais e além de estarem produzindo menos vão fazê-lo menos ainda, com tantas demissões e menos pessoas para uma carga maior de atividade.
Se os últimos meses foram entediantes e pobres para o WoW na questão de conteúdo/enredo (não só pobres, como pedantes e que, na minha opinião, forneceram uma experiência ridícula como jogador da Horda que se apaixonou pelo WoW pelo carinho com que era feito a lore… antigamente) e melhorias do gameplay, acredito que com essa ganancia infundada as coisas podem piorar, sempre. Pior do que isso, as coisas parecem cada vez menos reparáveis do que na época do Warlords of Draenor, principalmente na questão da lore, mas também nas expectativas com gameplay pve e pvp.

Única certeza que tenho é da morte rs.

Mas wow bater recordes também vem do fato que o preço da xpac vem aumentando, a conversão de gold em saldo também ajuda muito. Lembrando que a Blizzard trabalha o wow com preço abaixo dos jogos AAA.
Me lembro que desenvolver e manter mmorpg estava entre os generos mais caros de se trabalhar.
Exemplo, tu lucra 1Bi com o jogo mas gastou 600M para dar vida ao mesmo. Ai tu vê um Fortnite da vida que custou 100M lucrar 3Bi, certeza que o coração do financeiro ou do acionista balança.
O Apex por exemplo, foi feito por um estúdio pequeno da EA, com uma grana não tão alta e sem expectativa alguma. Olha o sucesso do jogo hoje. Provavelmente vai canibalizar alguns fps pago da própria EA e ainda sim vai fazer a empresa sorrir.
Alias o estúdio que desenvolveu o Apex está trabalhando em um jogo da franquia Star War, o hype da galera já está mais de 8 mil.

Com Destiny a cagada foi de ambas as empresas, Activision quis dividir um jogo em três e a Bungie não conseguiu entregar tudo que prometeu nesse jogo.
Activision parece que colocou 500M no Destiny e o mesmo parece que deu pouco mais de lucro.

Quanto ao wow, acho que o problema não é investimento e sim direção. Optaram por um caminho que parece ser bem complicado de trabalhar pois você agrada muito pouco o fã hardcore, o fã casual e o visitante.