Olá, pessoal da Blizzard.
Gostaria de compartilhar meus anseios e minhas opiniões sobre o visual dos Dracthyrs.
Sobre a forma de dragão, não tenho muito o que reclamar do seu visual. Em sua concepção, ela está muito boa. Tanto no quesito visual quanto nas suas animações, seja parado, voando, ou planando. Novos visuais, novas animações. Assim, garantiu uma exclusividade que o torna um personagem único.
O mesmo eu não poderia dizer sobre as formas à paisana.
Meu adendo para a forma draconiana seria apenas na adição das visualizações das armaduras. É uma grande pena a gente não poder aproveitar os visuais dos transmogs no Dracthyr. Deveria ser possível.
Sobre a forma à paisana, ela é mais do mesmo. A forma masculina é uma versão recauchutada do Elfo Sangrento e a forma feminina é uma versão recauchutada da Humana.
O modelo 3D foi atualizado, mas reciclaram as mesmas animações e eu achei isso muito ruim.
O Dracthyr é uma raça nova, uma novidade, uma exclusividade. Deveria ter sido tratada assim. Fizeram tudo do bom e do melhor para a versão draconiana, mas meio que empurraram com a barriga a forma à paisana.
Reciclando as mesmas animações, seria como jogar com as mesmas raças às quais estamos acostumados. O mesmo digo sobre as raças aliadas. Fico muito triste em ver que, apesar de algumas das novas serem lindas, as animações são as mesmas.
Os Vulpera são Goblins. Os Filhos da Noite são Elfos Noturnos. Da Horda o único que se salva é o Zandalari porque a Blizzard tinha feito eles lá em Pandária, aí não precisou ter o trabalho de “reciclar” as animações e poses dos Trolls comuns.
Isso dá uma impressão de “preguiça”, de coisa “feita nas coxas”. isso dá uma impressão ruim. Como se a empresa não tivesse tempo de trabalhar nas animações de uma raça jogável, que é o elemento mais importante que se tem num jogo: O personagem do jogador.
Sobre as raças aliadas, eu até meio que relevo um pouco elas serem genéricas nas suas animações. Incomoda um pouco, não muito. Mas poderia ser melhor. Eu mesmo esperava mais.
Sobre os Dracthyr, aí sim foi uma decepção. A Blizzard só precisava se focar em fazer uma raça, por que não fazer com que ela fosse totalmente nova? A impressão é que a Blizzard se “acostumou” com o trabalho feito nas raças aliadas. Aí como aparentemente ninguém reclamou das animações, então acabou empurrando desse jeito mesmo. Economiza trabalho, tempo, dinheiro… Já que aparentemente o jogador não liga…
Bom, acho que todo jogador percebe quando um trabalho é feito com carinho e esmero. E todo jogador também percebe quando um trabalho que foi feito “poderia ter sido melhor” por já conhecermos a capacidade de quem o fez.
A Blizzard pode fazer mais. Ela pode fazer melhor. Possui capital, funcionários e tempo para isso.
Basta ver como são so mapas de Dragonflight. São lindos. Detalhados. Bem animados. As texturas são bem feitas. Você é capaz de se perder e viajar sem ver o tempo passar pelas planícies da Chapada Ohn’ahrana. Apreciar como são bem feitas as novas armaduras de tier. Partículas, água, física da Dragonaria. Todos são detalhes que percebemos. E acredito que a própria Blizzard esteja redirecionando esforços de onde realmente importa quando se cria uma raça jogável.
Para mim, todas as raças deveriam ter animações exclusivas de cada uma. Para as raças aliadas, tudo bem, já passou. Provavelmente não vai mudar do que já é. Mas para o Dracthyr, isso deveria ser revisado, aproveitando que estamos na expansão onde eles são o foco.
Além do mais, o que mais me incomodou e me incomoda até hoje ao jogar de Dracthyr (e que levei todo esse texto para exprimir meus sentimentos) é a animação de combate da forma masculina à paisana.
Jogo de Healer. Vou curar a mim mesmo ou um amigo. Meu personagem cerra os punhos e fica numa posição como se fosse socar alguém.
Cara, isso é completamente destoante da raça. Ele está assumindo uma posição de combate corpo-a-corpo, sendo que a raça não possui esse foco. Completamente sem nexo e totalmente fora da realidade do Dracthyr que é focado em magia.
A animação, claro, vem do Elfo Sangrento. Nem mesmo isso a Blizzard deu uma revisada ao criar o Dracthyr humanóide. Simplesmente copiou e colou as animações nos mesmos lugares e deixou. Essa animação de combate é a pior de todas para ele e tem que mudar. Me incomoda MUITO mesmo. Já a animação de combate do Dracthyr em forma de draconiano está muito boa. Claro, é a animação nova e que combina com a classe, não uma velha usada de tapa-buraco.
É como se o Dracthyr ainda não estivesse finalizado em seu desenvolvimento e a parte humanóide ainda contasse com placeholders por toda parte, como se estivesse ainda numa fase alpha/beta. Essa é a sensação.
Por favor, Blizzard. Volte seus olhos à experiência do jogador com as raças. Nós apreciamos tudo no visual e a identidade visual das raças também está nas suas animações. Quando você reaproveita a animação de uma raça na outra, você perde 50% de oportunidade de mostrar exclusividade naquela nova raça, o que atrairia mais os olhos dos jogadores a elas.
Espero que um dia os Devs possam ler este comentário (caso algum GM traduza e leve para eles) e possam dar uma repaginada em algumas animações de raças aliadas. Seja de movimentação, conjuração, dança… Seria muito bom.
EDIT: Ah, sim. Lembrei depois de outro detalhe que poderia ser legal colocar no Dracthyr.
As asas do Dracthyr poderiam ser mais utilizadas esteticamente. Eu gosto bastante que hajam certas limitações para elas para que o Dracthyr não fique tão poderoso e à frente das outras classes, mas algumas coisas ainda daria para implementar nele.
Eu gosto muito da habilidade Pairar. O fato de você se mover enquanto bate as asas faz do Dracthyr ser muito bonito voando.
Para mim, deveria haver uma habilidade do tipo, mas que ele pudesse bater as asas permanentemente, ou pelo menos até ser desativado.
Ele tem asas e não consegue segurar o vôo por tanto tempo… Lembrei do sacerdote que pode flutuar e ficar um bom tempo no ar, inclusive sobre a água.
A habilidade do Dracthyr poderia funcionar de modo parecido, mas sem ser interrompida por dano. Também não faria com que ele atacasse em movimento, para isso ainda teria que usar o Pairar.
Dessa forma o Dracthyr poderia ficar voando o quanto quisesse por aí, se aproveitando da beleza das suas asas. Acho que se a Blizzard quiser colocar alguma limitação para a habilidade, poderia ser para uso apenas em ambientes externos.
EDIT 2: O Dracthyr também poderia se beneficiar da Dragonaria. Assim, você não precisaria de chamar a montaria para voar, se beneficiando dos mesmos pontos de vigor e habilidades das montarias.