E o vencedor é...The Game Awards 2022

Ai seria criminoso. E é ainda mais absurdo a cada ano que passa você ver overwatch ter ganho de uc4 sem o mínimo de campanha. O jogo lançou o 2 e é basicamente a mesma coisa. Não tem inovação. Socaram uns heros novos e um BP e é isso. E olha que eu acho o jogo uma das melhores invenções originais da empresa nos últimos anos, mas a preguiça de fazer uma história boa com mais profundidade nos personagens nem que fosse algo em torno de 4h de duração é muito grande. Pra que história, né? Soca uns background e deixa os bonecos se matarem

Enfim, essa premiação, como nós discutimos aqui, mistura muita subjetividade, mas essa aí é bizarra

Ow não mereceu ganhar mas não tinha outro na lista. Uncharted perdeu porque era mais do mesmo simples assim.

2 Curtidas

Tambem nao acho que overwatch deveria ser eleito jogo do ano, porem qualquer coisa seria melhor do que uncharted que acho uma franquia muito supervalorizada. Apenas grafico e gameplay scriptado com uma historia generica tentando copiar Indiana Jones. Nao entendo o que as pessoas acham tao legal naquele protagonista generico. Porem, o pior sao os fas insuportaveis.

O 4 so segue o mesmo estilo, mas tem melhorias visíveis e uma história 50x melhor do que a do 3. É quase que comparar o 1 ao 2. A entrada do Sam revigorou, tanto que ele volta em lost legacy

O multiplayer durou bastante também. Cansei de jogar na época. Divertia bastante

É porque o game é bom mesmo. Nathan tem carisma e ele deu uma revigorada naquele sistema que tomb raider fez la atrás. Como game de ação ele é ótimo.

Eu chuto por esses argumentos ai genéricos que tu nunca encostou no jogo, principalmente pela parte do Indiana Jones. Mas enfim

Ok mas é fácil dizer isso hoje, na época ninguém esperava que overwatch floparia tão rápido.

Exatamente, overwatch era uma novidade e naquele ano estava mt hypado, uncharted não inovou tanto, quem já era fã da franquia gostou muito, quem não era fã continuou não sendo.

1 Curtida

Alias, Doom tambem estava concorrendo em 16, poderia ter ganhado.

Como eu te falei, na época nenhum player de shooter profissional animou com o game. Não falo por agora, mas ja na época eu via gente dizendo que era um bom game e só. Jogo casual, como ninguém leva a sério united atualmente. Só japonês leva aquilo a sério

E na epoca eu via players falando que o game era bom, mas que poderia vir a sofrer com falta de conteúdo. Coincidentemente é o que falta nele e nos jogos casuais. Acaba por enjoar. Ele fica naquele limiar entre um jogo competitivo e o casual que nao trás novidades

Quando lançou valorant ninguém animou também, mas o sucesso de um jogo não se resume em jogadores profissionais de outros jogos jogarem ele, mas sim da popularidade que ele tem e overwatch durante aquele ano foi muito popular.

1 Curtida

Dei edit no comentário

Sim, porque foi algo novo da blizzard, que nao fazia algo fora do universo de wow e diablo há anos. Mas dai goty foi de fuder

Valorant foi zoado no início por culpa da riot, que percebeu e melhorou o game. Hoje, mais jovem, é muito mais visado que ow, que foi simplesmente abandonado pela blizzard

Como o cara ai falou, até doom merecia mais que ow naquele ano. O game gerou um hype fudido porque foi o primeiro doom decente depois de 89 anos. Pelo menos tem campanha

1 Curtida

Overwatch comecou a perder a graca quando a blizz resolveu tentar agradar apenas aos “jogadores profossionais” de shooter.

1 Curtida

Ok mas novamente eu digo, como iriam imaginar isso? não tem como tu dizer que OW não mereceu o prêmio em 2016 pq em 2022 ninguém mais lembra dele, é impossível prever o futuro.

o hype do doom nem de longe foi grande como o overwatch apesar de doom ser um ótimo jogo.

1 Curtida

OW mereceu jogo do ano sim pesando no barulho que ele fez quando foi lançado. Muita gente jogou e se divertiu, e na época deu muito certo.
"Ah mas não tem historia/campanha" - tudo bem, para as pessoas se divertirem não precisa ter uma historia complexa e elaborada. Eu não acharia ruim nem se fall guys ganhasse jogo do ano.

2 Curtidas

História tem só não tem um single mode que o pessoa vivia pedindo.

2 Curtidas

Porque em via isso em 2016. Não to julgando agora em 22. Lá atrás eu via a galera elogiar sim o jogo, mas sendo um jogo ok, divertido. Goty? Exagero. Nao sou o maior fã do mundo de uncharted, mas o 4 nao merecia perder pra um jogo sem história. Acho que isso desvaloriza o esforço de quem se empenhou ao menos pra criar uma história decente. Hoje temos até jogos indies que se esforçam pra isso, embora eu ache forçado, por exemplo, Celeste ter concorrido a jogo do ano, embora ele tenha uma história por trás muito foda

Jogos como apex legends, ow e fall guys não deveriam chegar perto de uma premiação de jogo do ano pra mim. Construir uma narrativa é o foco principal de uma mídia de entretenimento na minha opinião. Videogame ainda é uma midia de entretenimento que so te permite estar imersivo no controle, diferente de um filme.

Multi é bom pra cacete, um dos meus jogos que eu tenho mais tempo é dota 2, mas sem campanha um jogo, pra mim, é vazio. É como uma escola de samba sem a sua comissão de frente

Nem discuti se é divertido ou não, isso é meramente subjetivo. Penso que ao menos um jogo do ano precisa reunir características bem objetivas pra ser o jogo do ano. E uma campanha seria um desses elementos. Talvez o principal

Eu acharia ow um jogo bem mais foda se eu vivenciasse as historias dos bonecos e as conexões entre eles. E a blizzard nao fez por preguiça. Enredo e personagens eles têm. Não precisa ser nada a nível de RDR, mas pelo menos o mínimo de esforço ja valeria a pena

as historias dos personagens do OW são muito bem feitas porem pouco exploradas in game, se tivesse uma serie de animação dando profundidade e enredo pra essas historias seria inacreditavelmente bom.

Mas ai a gente entra em um outro ponto, história também acaba sendo subjetivo, tem quem não tenha curtido a história de uncharted 4 por exemplo.

Eu não ligo do jogo não ter história, da mesma forma que quando vou jogar um jogo que só tem single player, não me importo de não ter multiplayer mesmo sendo meu modo de jogo favorito.

Na minha opinião, um jogo ser bom naquilo que ele se propõe é bem melhor do que fazer um conteúdo a mais só por fazer, tem jogos que tem um modo multiplayer que até quem criou sabe que ninguém vai jogar aquele modo por mais de uma semana, mas desenvolveram só pra dizer que existe.

3 Curtidas

Sim, mas o meu ponto é que ow sequer tem história. E isso, conforme falei, pra mim, é entrar na avenida faltando a comissão de frente. Se ela (a história) é boa ou não cabe discussão. Sempre. E claro, meramente subjetivo. Isso serve pra qualquer jogo.

Não me importo também de um jogo ser focado em single ou multi, tanto que nao comprei tlou2 pensando em multi. Mas eu ate me peguei lembrando de um exemplo recente de um jogo que tomou um hate desgraçado por falta de uma campanha e que nem é focado na narrativa: gt sports

Como falei, eu sou da velha guarda. Pra mim a narrativa vai sempre vir primeiro. Quando o phil specer falou aquela merda que os singleplayers não tinham mais tanto impacto assim, a indústria caiu de pau nele e vários devs de n empresas soltaram varias afinetadas. Não tem jeito, uma campanha bem feita coloca jogos na história

Eu tenho horas em pubg também com amigos na steam. Tenho o jogo desde a segunda semana de lançamento dele. Eu não sou shooter player, bem longe disso, mas o que eu me diverti nele não ta escrito, apesar de ser um dos jogos mais mal otimizados da história. Porém jamais colocaria ele pra disputar goty. Pelo mesmo motivo de overwatch. E pubg foi um fenômeno MUITO maior que overwatch. Não a toa que o record na steam de jogadores simultâneos dele dificilmente vai ser quebrado. Lost ark foi o que chegou mais perto sendo de graça enquanto pubg na época custava 50 contos

Enfim, acho que tu entendeu meu ponto

Ai é que tá, uma coisa diferença é o jogo ser focado em um modo mas dar atenção a todos os outros, outra coisa é o modo ter um modo história ou multiplayer que tá lá só pra encher linguiça.
Por exemplo: GTA 5 hoje em dia só recebe conteúdo novo no modo multiplayer, mas o jogo tem um ótimo modo história lotado de conteúdo, joguei mais de 500 horas só da campanha dele, então mesmo o jogo tendo um foco não da pra negar que ele também atende muito bem a galera que não curte o modo online e graças a isso tem jogadores que compram ele só pelo single player e nem tocam no multiplayer.

Agora tem jogo que quando tu joga o multiplayer tu pensa “nossa, como é possível criarem uma campanha tão boa sendo que o multiplayer é isso aqui?” e serve também pra alguns jogos multiplayer que colocam campanha fraca só pra dizer que tem.

Quando é uma franquia eu até entendo a galera se decepcionar, já vi pessoas que compravam battlefield só pela campanha, quando ficaram sabendo que o BF2042 desanimaram, mas com títulos novos não vejo sentido nessas reclamações, é tipo alguém jogar life is strange e pensar “nossa, boa história mas faltou um multiplayer aqui”

Nesse caso, creio que ele se referia aos jogos da microsoft e da pra entender o pq ele disse isso, jogos exclusivos da microsoft que são focados em single player não vendem tão bem quanto os jogos multiplayer, a maior parte da galera que quer exclusivo single player já tá jogando no concorrente.

O meu ponto é o seguinte, se a empresa não sabe fazer um modo single/multi que seja divertido, então é melhor não fazer, é muito melhor investir naquilo que sabem que vai dar certo do que perder tempo fazendo algo meia boca.

Já que ali em cima citei GTA 5 como um jogo que tem um bom multi e single, agora vou dar um exemplo de um jogo que tem um bom single e um péssimo multi, pra tu entender melhor meu ponto.

Tem um jogo chamado “bully scholarship edition” e ele tem a melhor campanha que já vi, já zerei ele diversas vezes e o single player dele é excelente, mas na versão de xbox 360 em vez de focarem em qualidade e desempenho, removendo bugs e melhorando ainda mais as texturas, perderam tempo lançando um multiplayer horrível que a maioria das pessoas nunca jogou e quem jogou não foi por muito tempo, não tem ninguém que compra esse jogo pensando no multiplayer, ele está lá só pra encher linguiça e o tempo que perderam criando ele poderia ter sido utilizado pra algo realmente útil, nessa versão do jogo tem diversos bugs, um deles é nos coletáveis, buga a contagem e mesmo tu pegando todos, fica sempre faltando 1, graças a isso muitas pessoas que buscaram o 100% acabaram tendo que jogar duas vezes ou até mais, eu mesmo passei por isso.

É sério mesmo??? Um quer que jogo de tiro tem que ter história???

Se for isso, Pq nenhum dos Medal Of Honor e Call Of Duty ganharam Goty e alguns do CS ganharam, sendo que CS é só tiro , sem história sem nada disso?

1 Curtida

Mas aí você misturou várias coisas que nós estavamos discutindo. Eu acho que overwatch deveria ter uma campanha sim, mas se ele não tem, paciência. E pra mim não deveria ter o poder de ganhar o jogo do ano por conta disso

Concordo que nem sempre é necessário atrelar um ao outro. Eu ainda acho que a maioria dos jogadores prezam pela campanha nos jogos. O multiplayer é bom, porém não acho que seja o x da venda dos jogos. Pego muito pelo exemplo dos exclusivos da nintendo, que vendem horrores e a esmagadora maioria é single

Novamente, eu de fato não vou ter nada contra se uma franquia x já começar como multi. Claro que eu vou me decepcionar levemente pelo fato da ausência de campanha, fazer o quê. Isso aí vai muito dos devs.

E sobre a fala do phil, ele não falou jogos da Microsoft em si. Ele falou no geral. E disse merda. Não a toa que foi zoado por todos os lados. E acredito que essa mentalidade seja um dos fatores de declínio da Microsoft ao longo dos anos. Ela simplesmente deixou de tentar apostar em jogos bons com singleplayer e focou nessaa porcarias como grounded e state of decay. Tu joga por umas 2h e depois enjoa disso. Ele inclusive citou o zelda, que foi eleito o game do ano. Patético

1 Curtida