Descobri que tenho bom senso

Olá.

Estava visitando estes fóruns, como de costume, e percebi que algumas pessoas continuavam tristes e insatisfeitas com WoW. Por ser uma pessoa do bem, pensei em como poderia ajudar os jogadores que não estavam satisfeitos.

Meu plano era criar um tópico apresentando as vantagens do WoW em relação aos outros MMO’s. Mas eu não teria garantia de que isso fosse ajudar, pois as pessoas poderiam continuar achando que WoW é ruim assim como os outros MMO’s que eu citaria.

(A parte do bom senso vem agora)

Também fiquei com peso na consciência de falar mal dos outros jogos, pois sei que pessoas trabalharam nesses projetos, usaram de seu tempo para isso - assim como os desenvolvedores da Blizzard.

Eu sei que existe liberdade de expressão, que jogos são produtos e eu como consumidor tenho direito de “falar mal” por assim dizer. Porém, minha bondade não me permitiu criar um tópico falando os defeitos de outros MMO’s enquanto falo apenas das qualidades do WoW - que são todas - pois isso seria canalhice da minha parte, falar apenas os pontos negativos sem citar os positivos da concorrência.

Por exemplo, para quê eu iria falar da enorme quantidade de hackers que existem no Aion? Tudo bem que nós, WoW players, não sofremos com isso… Ou quem sabe se eu falasse sobre o jogo não ter fila para instâncias, obrigando o jogador a ir andando até a entrada? Diferente do WoW, onde temos a confortabilidade de esperar na fila enquanto fazemos outras coisas. E eu nem jogo Aion, então como poderia julgá-lo pelo sistema que limita a quantidade de vezes que se pode fazer uma mesma instância no mesmo dia? Do grind excessivo que fez os jogadores apelidarem o Aion de “Grind Fest”.

Eu não tinha pensando em falar apenas do Aion, mas também havia colocado na lista o Star Wars: The Old Repulic (SWTOR). Mas não joguei SWTOR, então que base tenho para dizer que em muitos aspectos se parece mais com um single player do que um MMO? Sabemos que no WoW isso beira o impossível pois a Blizzard sempre preza pela interação social. Ou dizer que muitas vezes as mecânicas de combate do SWTOR deixam à desejar? Sim, eu concordo que no WoW as mecânicas de combate são dinâmicas e balanceadas, mas isso não vem ao caso agora.

Seria eu, alguém sem bom senso ao falar de algo do qual não possuo conhecimento prático?

Outro jogo que eu havia pensando em comparar ao WoW era The Elder Scrolls Online (TESO). Porém eu realmente me senti mal ao pensar que poderia falar negativamente de um jogo baseado em Skyrim - que por muitos anos me proporcionou diversão. Tudo bem, eu sei que TESO não é bem um Skyrim com todos os bugs que esse MMO possui e que eu provavelmente estranharia pois como WoW player nem sei o que é um bug. Mas talvez se eu citasse o grande desbalanceamento que existe entre raças e classes no TESO? Não, isso também não seria legal pois mesmo sabendo que WoW é sinônimo de jogo justo, eu havia prometido que não faria comparações.

Alguns dias após eu ter desistido de criar o tópico de comparação, novamente a ideia surgiu em minha mente. Sempre que eu via alguém falando mal do WoW, pensava:

“Nossa, essa pessoa está tão triste com um jogo que tanto me diverte. Eu não consigo me sentir bem sabendo que sou feliz com algo que entristece os outros”.

Então pensei em criar um tópico comparando apenas um MMO e não vários. O MMO seria Guild Wars 2 (GW2), escolhi ele pois eu realmente havia jogado esse jogo. Mas aquela sensação de falar mal de algo que alguém gastou tempo para criar novamente me afetou e acabei desistindo.

Sei que você deve estar pensando que eu poderia até falar do GW2 pois tenho conhecimento prático sobre o jogo, mas eu realmente não quis citar os fatores que achei negativos, como por exemplo o_PvP_ extremamente desbalanceado ou o sistema de target que é um dos piores que já vi dentre tantos MMO’s que testei, mesmo que a Blizzard tenha implementado no seu MMO um sistema de target extremamente eficaz e fácil de se adequar, ótimo para novatos e até mesmo jogadores experientes.

Acabei descartando o GW2 e pensei em falar do TERA, pois esse eu também havia testado. Bom, vocês já devem saber o que aconteceu… e foi isso mesmo! Novamente senti um peso na consciência e descartei a ideia de falar mal do TERA, outro jogo que não gostei do sistema de target e possui grind massivo - diferente do WoW onde grind é algo saudável. Quem sou para dizer que no TERA o sistema de quests é péssimo? Sendo que jogo apenas WoW há tanto tempo que nem sei mais dizer o que são quests ruins devido às missões do WoW serem divertidas e imersivas.

Peço desculpas mas não fui criativo o suficiente para criar algo que pudesse auxiliar a comunidade, que fizesse as pessoas pensarem “WoW pode ser ruim na minha opinião, mas existem outros MMO’s muito piores”.

Enfim, acabei desistindo de criar o tópico e não consegui ajudar as pessoas, isso me magoou muito.

6 Curtidas

Hum…parabéns pela sua derrota eu acho???

8 Curtidas

Gostei do seu tópico, vejo muita gente reclamando do WoW mas eu acho um jogo muito legal, tem coisas para melhorar? Claro, e na visão de cada um podem ser muitas ou poucas coisas.

2 Curtidas

Sério Volkor, por que você sempre escreve textão no seus posts?

18 Curtidas

Bem não tem muito o que falar, acredito que sempre vai ter pessoas descontente com o conteudo… Mas independente disso sempre vai ser um bom jogo para passar o tempo.

2 Curtidas

Não tem problema criticar outros mmos, cada mmo tem um conteúdo que agrada mais que os demais e no wow não é diferente, tem conteúdo bom? Tem mas nem sempre agrada os demais e outros mmos tem certos tipos de conteúdo que gostaríamos de ver no wow porque neles eles funcionam de maneira magistral, acho que comparar o que um mmo tem de atraente em relação aos demais não gera problema algum, somos consumidores e cada tem a sua própria opinião e uma opinião diferente não invalida até porque não existem opiniões certas ou erradas apenas opiniões, tem uma pá de eventos que tem no GW2 e gostaria que tivesse no wow porque tem sempre alguma coisa acontecendo no jogo e vira e mexe você roda o mapa do jogo todo nesses eventos.

1 Curtida

“ como wow player eu não sei o que é bug “

HAHSHAUSHAUSHAUSHAUSHAISJAUSJIAJSIASJ

22 Curtidas

Aqui tá o problema! Transformaram uma coisa magica, nisso… Um passa tempo.

E o pior é que não é só o WoW, a industria de MMO’s está acabando com seus jogos tentando atrair um publico jovem, imediatista e mimado.

Talvez o provável sucesso do Classic mude essa mentalidade da industria um pouco, visto que WoW ainda é o “melhor” MMO.

4 Curtidas

Na real o MMO hoje em dia o mercado dele e bem ruim comparado ao que era antes. O world of warcraft por exemplo ao logo dos anos foi alterando as coisas e deixando o jogo voltado mais para o publico casual. A prova disso e a “facilidade” que você tem de consiguir as coisas in game comparado ao que era antigamente. Nisso acredito que meio que perdeu a sua identidade visto a diferenca que você encontra se você comparar o bfa com o classico. Nao somente o classico mas algumas exp passadas.

Eu começei no world of warcraft pois adorei a ideia de você não ter uma spec, você tinha um warrior por exemplo e pegava a skills das 3 specs, prot, arms e fury coisa que foi alterada hoje em dia.

1 Curtida

O wow não tem raças furry e nem lolizinha.

SWTOR é realmente single player. O jogo é caro e é mecanicamente atrasado. É tudo sobre Star Wars mesmo.

Acho que um aspecto muito destacado do WoW é como o mundo realmente parece funcionar. É muito orgânico.

4 Curtidas

Tem, com os Vulperas…

1 Curtida

Concordo com oque disse.
E digo uma coisa, O jogo só está assim, pois é oque os jogadores vem pedindo ao longo dos anos … wow não é um jogo novo, foram muitos anos modificando o jogo de acordo com oque os jogadores queriam.
A maioria dos player é veterano, que já joga a anos… Muitos desde o próprio vanilla. Na época do vanilla grande parte dos jogadores eram adolescentes… Que hoje são adultos , trabalhadores, pais de família… Com outras responsabilidades. Não temos o mesmo tempo livre que tínhamos a 10 anos atrás, pra dedicar a um jogo. A blizzard só está adaptando o jogo pra nossa realidade… E vai continuar assim creio eu.

Eu mesmo sou jogador antigo e apaixonado pelo jogo… E mesmo com a vinda do clássic que acho ótimo, pois foi uma época MT boa, nao jogarei, sei que é mais demorado e não tenho tempo pra dedicar a isso. Continuarei do BFA em diante, com o jogo mais casual como está… Onde eu posso fazer tudo com calma e me divertir quando sobra um tempinho.

8 Curtidas

wow ainda é meu jogo favorito, mas sinto falta de ter orgulho de chamar as pessoas pra jogar comigo, sinto falta de um tempo de ouro das classes, da lore, de tudo.

4 Curtidas

Isso aqui não é BG pra vc ficar coletando Flag da galera não, bruxo.

2 Curtidas

Bruxo??? Estou chocado jurava que ele era rogue com esse capuz ae.

4 Curtidas

Eu acho que quem pensa assim tem a pior opinião que um veterano pode ter.

Quem aceita essas mudanças porque tem pouco tempo acaba sendo tão tóxico para o jogo quanto os novatos da geração Fortnite. Literalmente está colaborando para o estado atual do jogo.

Vanilla foi um jogo muito melhor para o publico casual do que o retail jamais será, porque era um jogo completo, um jogo com uma alma e não um passa tempo até chegar em um endgame de fazer a mesma Raid 3 vezes…

2 Curtidas

Nisso eu tenho que concordar naquela época o jogo foi lançado muito mais completo do que BFA nos dias de hoje foi lançada e detalhe, lançado numa época precária de tecnologia e falta de experiência em gerenciar um mmorpg, qual a desculpa que a Blizzard tem pra lançar essa última xpac com erros e bugs bizonhos se teve o máximo de feedback possível da comunidade? Como um jogo de 15 anos atrás consegue ser mais divertido que o atual. Eu mesmo nem faço raid mais eu fiz g’hunn e nunca mais entrei em LFR porque não aguento mais o conteúdo de BFA e olha que eu estava entusiasmado com o jogo viu.

E o povo continua caindo nas baits …

3 Curtidas

Se o assunto tem o minimo de relevância, morde com força mesmo.