Não querendo desvincular o assunto do tópico, mas pra mim, ESO se salva dessa lista ai.
O Background da série TES é bem maior que a do próprio WoW. Vide a porrada de livros, tanto físicos , como dentro dos próprio jogos.
Se caso vc gosta de historias de universos nerds igual a TES, WoW e Senhor dos Anéis, sugiro vc pesquisar por:
Tiber Septin e o domínio de Tamriel;
O desaparecimento dos Dwemer e a batalha da Montanha Vermelha;
Quem foi Indoril Nerevar e o Tribinual de Morrowind;
Pelinal Whitestrake
Só alguns exemplos, isso não é nem 1% de toda lore de TES.
Lembrando que a série é mais velha que o WoW e o mesmo ja pegou inspirações da saga Elder Scrolls.
Eu não jogo MMORPGs sem ter um universo incrível por trás, acho q por isso não curto esse MMORPGs criados por acaso, com uma história genérica por trás, igual a BD, Tera, GuildWar e tals, é sempre a mesma historia, o chefão é sempre um demônio com vários chifres, ele quer acabar com tudo e blá blá blá. Fora que odeio RPGs, onde guerreira usa um biquini como armadura e/ou aquelas armadura toscas, cheia de pontas, enfeites e raios saindo do rab0, parecendo um carro de alguma escola de carnaval. Isso no TES é único, pois as armadura não são nada chamativas e abstratas, são equipamentos de pele, couro e metais nada ridículos. Existe uma concordância com o universo, sacas? Lembrando que no WoW e ESO, eles fogem um pouco desse conceito, por existe um mercado atras de transformigaçao e tals, isso eu até intendo. Mas pelo menos no ESO, não é tao ridículo igual nos outros.
Únicos que me apeguei mesmo foram os do Senhor dos Anéis, WoW e ESO, justamente pela lore do universo e por esses detalhes medievais realísticos.
Talvez seja só eu, mas eu amo criar um personagem novo em Skyrm, me enfiar em uma biblioteca ou Dungeon e encontrar manuscritos e livros, cada um contando fatos, historias e/ou ensinamentos, é a tal da IMERSÃO, o que pra mim, É OBRIGATÓRIO EM JOGOS DE RPGs. O que infelizmente não existe mais no WoW, é tudo rushado e as áreas novas são sem sal, sem história aprofundada, apenas um background previsível e com gráficos muito belos.
Vc estando em um MMORPG, entra em uma área qualquer e sabe que ali, há 2 eras passadas, Tiber Septins usou a Voz pela primeira vez, e descobriu ser um Dragonborn, cara, é uma sensação nerd muito boa, não é só um campo verde com mobs andando por ali atoa e servindo de xp, entende o que digo? Cada zona, cada mapa, no passado ouve um acontecimento e vc só saberá estudando a lore, pelo simples fato de existe uma. Essa pra mim é a magia do MMORPG, algo que somente WoW, LOTRO e ESO possuem. ESO e a série TES com muito mais.