Criação de Char no beta

Eu tive a oportunidade de utilizar meu tempo para tentar entrar no servidor clássico beta de stress test. E fui barrado de criar o personagem. Ao ver pessoas criando personagens sem problemas na internet (ao vivo), fica a pergunta qual era a intenção do teste

2 Curtidas

deixar a galera mais hypada pra isso, é óbvio que o serve vai ate amanha então mais tarde vc tenta entrar denovo

eu nao sei se vc entendeu o recado.
é vc ser impedido de criar um char, nao existe nenhum tipo de mensagem

Tem a explicação do FAKE CONNECT, no client.log…
Só fica a pergunta: O que a blizz ganha fazendo geral de otário? Conjectura-se que talvez seja para lotar os streams com uma boa experiência, e aumentar o número de inscritos, já que isso é marketing gratuito.
Pelo barulho que isso deu, acho que a blizz vai se pronunciar, resta aguardar. Uma parte do meu log é essa, não coloco tudo porque seria muito flood:
5/22 21:57:50.420 Client Initialize.
5/22 22:33:01.557 Initial Hotfixes: Received
5/22 22:33:01.557 Initial Hotfixes: Fake Connect
5/22 22:33:01.557 Initial Hotfixes: Requested
5/22 22:33:01.557 Initial Hotfixes: Applied
5/22 22:38:45.134 Initial Hotfixes: Received
5/22 22:38:45.134 Initial Hotfixes: Fake Connect
5/22 22:38:45.134 Initial Hotfixes: Requested
5/22 22:38:45.134 Initial Hotfixes: Applied
5/22 22:40:52.962 Initial Hotfixes: Received
5/22 22:40:52.962 Initial Hotfixes: Fake Connect
5/22 22:40:52.962 Initial Hotfixes: Requested
5/22 22:40:52.962 Initial Hotfixes: Applied
5/22 22:47:05.826 Initial Hotfixes: Received

Nessas horas que penso, não receber acesso não foi tão ruim assim.

Mas explica melhor essa treta por favor, a blizzard barrou alguns jogadores propositalmente?

Ok, explicando:
Muita gente recebeu email convidando para o stress test somente (o que é diferente do beta), eu e vários amigos recebemos esse convite assim como milhares de pessoas ao redor do mundo.

O problema: Ninguém conseguia logar… Mas alguns “abençoados” conseguem logar, deslogar, criar personagem etc… Salvo lag e disconnects, os caras jogaram de boa.

Ninguém entendia porque isso acontecia, até que um cidadão foi fuçar o log do jogo e percebeu o que expus no post anterior. “Fake connect” nos logs do client. Isso deu combustível a narrativa de que os jogadores não conseguiam logar não por problemas no servidor, mas sim porque JÁ ESTAVAM CONDENADOS a não logar.

A Rage insana nos fóruns é porque não existe essa de que “Ain, mas é pra testar estresse, nem que seja de login!”. Essa narrativa não cola porque no email que recebemos o convite é pra jogar e reportar problemas no jogo, que está limitado a upar até o lvl5. Eu fui convidado pra jogar. Ficar 3 horas tentando logar não é jogar.

Por fim, se os servers estavam sobrecarregados, colocassem o pessoal numa fila como sempre fizeram. Mas não, colocavam o server para aparecer OFFLINE enquanto vários caras estavam fazendo stream!! hahahah.

Tem que rir para não chorar.

2 Curtidas

Mano, leigo lê duas linhas de log e acha que entende o que está lendo.

O Stress Test serve apenas para testar a escalabilidade do serviço. Porém, para evitar DDOS, queda de serviço e etc, não adianta só criar uma fila de concorrência de Login e sim evitar que o serviço de Login para o Classic fique Off-line. Para isso então, permite-se tentativas de login mas se estiver em um máximo de concorrência de login, impede-se o real login para não prejudicar o serviço.

Por isso tinham pessoas conseguindo logar, mas tomavam erro ao criar personagem. Outros conseguiram logar, criar personagem mas tomavam erro ao tentar entrar no jogo; e por fim, outros conseguirem ter a experiência completa.

O que acontece é que de fato contas marcadas como Streamers pela Blizzard receberam prioridade nos serviços e por isso muitos estavam conseguindo jogar.

Eu mesmo consegui criar personagem, logar, ser morto pela desgraça de um Raid boss no mapa inicial dos humanos porque algum suíno que trabalha na Blizzard achou que seria engraçado, e deslogar.

E só pra finalizar:

Não existe convite Stress Test diferente de convite de Beta conforme afirmado nesse post pela CM do fórum gring*.

https://eu.forums.blizzard.com/en/wow/t/there-are-no-beta-keys-for-wow-classic/49930

1 Curtida

Sabe como funciona um stress testing? Seguinte o servidor aguenta 10 jogadores… eles vão tentar colocar 15, se aguentar 15 eles vão tentar colocar 20… e assim por diante… pq a intenção é justamente levar os servidores ao limite… para terem um diagnostico mais preciso dos limites dos servidores no classico… eu ontem não consegui… tive amigos q conseguiram … más hoje estava logado

Acredito que “testar a capacidade dos servidores” não é realmente o que a Blizzard quer, a demora de 3 meses para liberar o classic não é à toa.
Eles não vão contratar um servidor logo de cara para centenas de milhares de players pq só vão perder dinheiro, eles querem ter uma ideia de quantas pessoas estão dispostas a jogar o jogo para aí sim saber qual será o investimento necessário para o host.

Ué, achei que está tudo dentro da normalidade: tentaram criar um char, não conseguiram e se estressaram. Pronto, teste de estresse completo! :thinking:

3 Curtidas

hm acredito que stress teste não é para você jogar aminho e sim para a empresa ter uma ideia do limite que o servidor aguenta. Se você entra com a ideia de jogar e upar personagem é melhor passar longe pois é o que você menos vai fazer durante esse periodo.

4 Curtidas

Cara eu imagino que deva ser frustrante não poder jogar quando vc estava esperando tanto para isso e tal, mas esquece essa emoção um pouco e tenta pensar racionalmente.

1 - Só tinha um server para todo o NA/EU/LATAM/BR
2 - O limite de players do servidor pode ter batido facilmente.
3 - Quando se bate o limite, não tem o que fazer é travar a criação de personagens/logins mesmo.
4 - Para a empresa é normal dar preferência para streamers “Ah mas odeio streamer eles recebem tudo @#%@#!!*”

Pensa racionalmente, tem uma quantidade X de pessoas que podem entrar e acompanhar o jogo, sem streamers a total quantidade de pessoas que irão poder ver o que aconteceu no test será exatamente os mesmos X, adicionando streamers essa quantidade será X + todo mundo que está assistindo as streams, logo dar uma preferência na fila para streamers é a forma mais racional de deixar o jogo mais “aberto” para o maior número de pessoas poderem ver e acompanhar.

Muita coisa para responder… Vamos lá!

Concordo. Mas o contexto dá “combustível a essa narrativa” como eu disse, e isso deu barulho… Acho que a blizzard deveria se pronunciar.

Uma indagação minha: Em programação, faz parte de um bom trabalho chamar uma coisa/variável pelo que ela de fato é, de forma simples e sem rodeios. Dessa forma, qualquer um que venha a conduzir o trabalho depois sabe facilmente do que se trata.
O que os programadores quiseram dizer com “Fake Connect”? Isso é no mínimo curioso.

Ótimo, só faltou deixar isso claro. Não podia é deixar os outros se matando para tentar logar com cara de otário como se isso tivesse sido “sorte”. Fazer os outros de otário sempre gerou, e sempre vai gerar rage.

Essa citação do blue se refere a tentativas de golpe. Está explicitamente dito “Email de TERCEIROS”. O email que eu e milhares de pessoas recebemos foi oficial da blizzard, e se refere unica e exclusivamente ao stress test. Como é feito o convite ao beta? Não faço a menor ideia e não vem ao caso.
O fato é: Não são a mesma coisa, e o que eu disse em relação a isso é válido.

Não, não sei. Por acaso eu ou qualquer pessoa tem a obrigação de saber?
O PONTO É ESSE! O pessoal foi convidado para o stress test, e o email DIZ o que é pra fazer: Criar personagem, upar até o lvl5 e reportar o que aconteceu de errado.
Instabilidade é de se esperar, mas não impossibilidade de logar - ainda mais se ocorreu “conforme o planejado”. Se era planejado que a maioria ficaria presa sem logar, isso deveria ter ficado explícito e pior, isso deveria ter sido gerenciado pelo sistema de fila de login como sempre foi de forma justa e ordenada.

Pois é… O teste era para estressar os servidores, não a comunidade.

O que você acredita ou não é irrelevante, a partir do momento em que a empresa emite um comunicado oficial dizendo o que irá (ou deveria) acontecer. Se alguém sente algum prazer ou não em logar durante 24hs e upar um personagem até o lvl5, relatar a experiência e possíveis comportamentos inesperados, é problema exclusivo de quem se submete a isso.

Eu estou pensando racionalmente. Talvez a forma direta (e potencialmente grosseira) de minhas palavras passem a ideia de que eu estou distribuindo hate gratuito. Não é isso…

Quanto ao privilégio dado aos streamers em questão de login (não de facilidades ingame obviamente): Ele DEVE ser dado, e quem discorda disso simplesmente não entende nada de negócios. Streamers = marketing digital de baixo custo.
DITO ISSO: Esse privilégio deve ser uma prática empresarial de conhecimento público, assim como as marcas compram camarotes na sapucaí e colocam Fulano ou Cicrano lá. Não há nada errado nisso e muito menos é culpa de que foi “abençoado”.
O problema é: “Ain, se o streamer logou então dá pra logar!” Que é o que alguns fanboys dizem, como se a blizzard desse a mesma oportunidade a todos.
A ideia de que todos tem a mesma oportunidade, se sustentada, é equivalente a chamar o pessoal de otário. A bronca é essa. Inicialmente não há motivo para destilar nenhum hate contra um streamer, salvo se ele chegar e falar “eu loguei, você também consegue”. Neste caso ele está se aliando a quem quer difundir uma fantasia, e certamente será devidamente criticado.
Só conheço streamers de ouvir falar, não sigo nenhum até o momento desse post e não sei o que cada1 fala/pensa.

Quanto a capacidade dos servers…
Entendo que o server de estresse não tem que comportar todo mundo e nem deveria mesmo pela natureza do teste. O problema é que isso foi administrado de forma catastrófica… Peço que você também tente ser racional, assim como você me pediu para ser.

A blizz manda um email para X pessoas convidado para o stress test. Enquanto é explicito de que se trata de um teste de estresse, ninguém sabe exatamente o que isso significa. Afinal, o que supostamente deveríamos fazer? O email responde: Logue, crie um personagem até o lvl5 e reporte o que achar de errado.

Apesar de o post ficar gigantesco, entendo ser fundamental transcrever NA ÍNTEGRA o conteúdo deste email para que quem não recebeu entenda o porque da bronca. Palavras da blizzard:

"RMV , selecionamos você para participar do primeiro teste de estresse de World of Warcraft Classic !

Instale agora e tenha tudo preparado para entrar com tudo no reino de teste. O reino abrirá das 20h às 22h (horário de Brasília) em 22 de maio . Jogue até o nível 5 e nos ajude a garantir a melhor experiência possível quando lançarmos World of Warcraft Classic em 27 de agosto de 2019.

Os reinos do beta fechado de World of Warcraft Classic ficarão desligados durante o teste. Quando o teste de estresse terminar, você poderá continuar jogando no reino do teste de estresse (até o nível 5) até quinta-feira, 23 de maio.

Você pode compartilhar publicamente suas experiências e aventuras no teste de estresse, então fique à vontade para transmitir, gravar vídeos e publicar capturas de tela. Lembre-se: seu parecer influenciará na qualidade final do jogo — nossos desenvolvedores estão a postos!

Comece instalando o cliente do teste de estresse de World of Warcraft: Classic :
Inicie o aplicativo Blizzard Battle .net e conecte-se.

Uma vez conectado, selecione World of Warcraft na esquerda e use o menu suspenso perto dos botões Jogar ou Instalar para selecionar a opção Beta e Teste de Estresse: WoW Classic .

Clique em Instalar e, depois, em Iniciar instalação .
[ Baixar agora ]

Diga-nos o que achou! Para apontar um erro ou dar uma sugestão a partir do jogo, vá até o Menu do Jogo (Escape), clique em Ajuda e selecione Enviar erro ou Enviar sugestão .

Obrigado, e nos vemos em Azeroth!

- The Equipe de World of Warcraft"

Diga-me sinceramente: Você acha que a expectativa era o que? Jogar, ainda que em condições precárias de lag e disconects random enquanto a blizz colhia os dados necessários, OU ficar 4hs na tela de login vendo “server offline” enquanto streamers transmitiam o que se passava no server ao vivo?

Criticar de graça não leva muito longe. Se eu digo que a condução do teste foi catastrófica, cabe a mim de forma racional, apontar os erros e como eles poderiam ser facilmente contornados:

1- Excesso de gente tentando logar: FILA como sempre foi feito!
Comentário: Qual o problema de fazer uma fila? Ainda que ela tivesse 500k de gente, com essa informação o player decide se quer continuar tentando ou não. Isso é tão básico e usual que assumir que a team da blizzard não cogitou isso, seria insultar a inteligência deles. Pessoalmente acredito que eles não fizeram isso propósito, para de uma forma ou de outra, enganar quem tentava logar.

2- Streamers ao vivo logando/jogando de boa: Deixar claro que isso é intencional.
Comentário: Não dizer que isso é intencional mexe com a esperança dos jogadores, que acreditam conseguir logar se der a “sorte” que o streamer deu. Sabemos que a realidade não foi essa, e fica a pergunta do porque alimentar jogadores com falsas esperanças de participação no teste.

Dos 2 pontos acima, fica um tanto quanto evidente que existem objetivos além de um simples teste. Exemplo? Para que a entrada liberada de um streamer contribui com o teste? NADA. Teria uma horda de gente tentando logar com ou sem eles.

Finalizando… Eu não tenho nada contra a blizzard querer promover seu próprio game. Também não é problema que ela queira usar a comunidade para promover seu próprio game… DESDE QUE a comunidade saiba que está sendo usada e concorde com isso. Essa relação consensual só funciona bem se feita as claras… Caso contrário é Manipulação/Enganação, coisa que sempre sofrerá o meu mais profundo repúdio.

[/Fim]

Significa que se começasse a tomar muita requisição de login e ficasse em um ponto que não compensasse deixar o pessoal na fila pra não deixar o serviço mais instável, aconteceria então o Fake Connect.

Por que? Porque pra Blizzard nesse exato momento tem duas únicas coisas que são importantes:

  • Entender quantos jogadores estão de fato interessados no Classic
  • Fazer planos de escalabilidade de servidor para atender essa demanda inicial, pois eles sabem que a demanda de agora é só Hype e Inicial, então no futuro irão “podar” essa capacidade de atendimento no Classic.

Infelizmente as empresas vivem nos fazendo de otários e a verdade é que mesmo que o jogo algum dia esteja perto de falir, é provável que continuem nos fazendo de otário. É a cultura do comitê executivo de grandes empresas fazerem isso e não acredite que vá mudar tão cedo, quiçá de fato mudar algum dia.

Então, como eu disse: O Convite do Stress Test é o convite ao Beta Test. Só que no momento, o que está acontecendo é um Closed Beta Test != Beta Test.

Para esse caso, os convites são feitos em Waves. A tática padrão pra Closed Beta Test é a seguinte:

  1. Streamers
  2. Jogadores que já participaram de outro Closed Beta Test antes, geralmente com jogos da empresa.
  3. Aleatório

Até porque é sempre importante ter testers em range de levels para poder pegar todos os bugs possíveis.

Então a primeira wave vai conseguir chegar nesses meses no nível 60, e aí se tiver um bug que depende de exaustão em níveis anteriores para ser detectado, não vai ser pego. Por isso vão precisar colocar outra Wave… e assim segue.

Porém, por conta da necessidade de reportar bugs constantemente, engajamento e etc ser tudo na língua inglesa, e sabemos que a maior parte dos jogadores do Brasil não sabem inglês, acho extremamente difícil o público brasileiro ser incluído na primeira e segunda wave. Talvez na terceira, talvez…

Eu acho que para ter noção da demanda pelo classic, seria melhor abrir o teste para todo mundo e fazer uma ampla divulgação, coisa que não ocorreu pois eu conheço gente que não recebeu o email.
Concordo que uma parte muito significativa de jogadores é só hype inicial, mas é realmente complexo tentar prever qual a demanda inicial ou só hype pois parece outro jogo. Vai ter gente que vai achar horrível, mas muita gente que vai só pela curiosidade vai acabar se apaixonando e trazendo mais gente, principalmente dos que já pararam. Eu não acredito que esse teste tenha contribuído em muita coisa nesse sentido.

É verdade que tentam nos fazer de otários a todo o tempo, mas na real isso só ocorre enquanto valer a pena (ie: entre ganho e perda, houver lucro). Se o valor da marca Blizzard fosse muito alto e, a empresa fizesse uma cagada que revoltasse a comunidade ao ponto de abalar o valor de mercado da marca de forma significativa, ela iria corrigir o erro… Ou no mínimo se retratar.
Porque eu digo isso com tranquilidade? Se o executivo responsável não amenizar o erro, seja porque é cabeça dura, orgulhoso ou acha que está certo, os acionistas cortam sua cabeça para que outro resolva.
No caso da blizz em particular, não há perspectiva alguma que ocorra algo do tipo nos tempos que se seguem, mas não é impossível que ocorra no futuro.

Agora sim estamos falando a mesma coisa, mas com um vocabulário diferente. Quando eu disse que ser convidado ao stress test não era a mesma coisa que ser chamado para o beta, usando a sua nomenclatura (tecnicamente correta), eu quis dizer que ser beta tester (no stress) é diferente de fazer parte do closed beta.

Quanto as suas outras explicações, obrigado pelo esclarecimento! :wink:

Deus te ouça, pois quero um Diablo 4 de verdade, ou um remake do 2. Nada de Diablo Immortal.

Brother nem fala… Eu joguei o 2 por muitos anos e acho que alguma coisa simplesmente não funcionou no 3. Talvez a limitação quanto ao número de jogadores ingame ou pouco pvp (PKs)… Enfim… A alteração que houve na AH foi uma tentativa de resposta a algo que não estava dando certo, e olha que a blizz tirava o dela em cima de todas as transações, então houve um bom motivo para isso. Se funcionou ou não eu não sei, pois já tinha largado o jogo.
Ao invés de consertarem no 4, mandam um jogo de celular LOL. Mas fazer o que? Jogo freemium dá muito mais grana hoje em dia do que vender uma licença. Triste realidade :frowning:

Bastante gente estava elogiando os momentos finais do stress test no fórum americano, vc tentou logar depois no outro dia?

Falando nisso vão refazer o stress test com as mesmas pessoas que foram invitadas no teste passado:

Comércio ilícito, entre outros problemas.

Se você tem bots e bots jogando 24h por dia, você tem uma fazenda de gold. Ou seja, você vai ter um estoque monstruoso de gold e de itens para vender. Os melhores itens você inflaciona e cobra 50KK num lendário bom de verdade, ou num set de classe. Talvez você pense: ninguém vai comprar isso por esse preço, não compensa gastar 50kk de gold, ou transformar $$ em gold que nem a AH fazia.

E é exatamente esse o problema! A blizz ganha o tostão dela quando você transforma $$ em gold pra comprar coisa na AH. Porém, os chineses vendiam gold extremamente barato colocando bot na sua conta ou fazendo outras coisas pra te dar a quantidade de gold que você quer comprar. E aí no fim comprava um item de 50KK por de fato 50KK, mas por fora esse item custou 30 dólares porque você comprou 50KK fora da AH. E aí, o que a Blizz recebia? Nada.

Eles não vão contratar um servidor nunca cara. Nenhum servidor de World of Warcraft é terceirizado, a Blizzard banca toda construção e manutenção da infraestrutura dos seus servidores. Esse é um dos motivos para ser inviável um servidor localizado na América do Sul, o custo realmente é muito elevado.

2 Curtidas