Como a Blizzard realmente vê o Brasil?

Oi Gente Grande

Bom, por onde eu começo…

Eu estava vendo ontem um vídeo do Lord sobre o perguntas e respostas que a Blizzard fez recentemente, e teve uma em especial que me deixou bastanta decepcionado, porém nem um pouco surpreso.

Este vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tNeIVh604hs

Perguntaram se haveria servidor RP para o Vanilla. A resposta da Blizzard é que “Sim, teremos servidores RP pro Vanilla, mas só pros Estados Unidos e Europa que são regiões mais populosas, não teremos para o Brasil e América Latina”. Mais ou menos com essas palavras.

Quem me conhece aqui no fórum sabe que eu sou um dos muitos (e talvez um dos últimos remanescentes) que já passou por este fórum desde a época do Cata insistindo para que a Blizzard invista um mínino (que não é tanta coisa assim, um reino RP já seria suficiente) no crescimento do cenário RP brasileiro. Cheguei até mesmo a me dispor a gerar conteúdo só pra poder brigar um pouco mais por isso.

O ponto é que eu sempre vi a forma como a blizzard trata o cenário RP do brasil e da américa latina (que passa por problemas semelhantes ao brasil) como um sintoma de como a blizzard realmente enxerga a comunidade inteira (não só os roleplayers) dessas duas regiões.

Quando somamos a isso outros fatores, como o aumento da mensalidade que tivemos ano passado (feito da forma desonesta como feita com promoção armadilha) e também o fato de proporcionalmente as demissões terem afetado muito mais o brasil e américa latina do que outras regiões do mundo (https://www.youtube.com/watch?v=P6vU2nxOLAE), além de outros fatores que talvez eu não saiba ou esteja me esquecendo, creio que seja possível ter um panorama de como a blizzard de fato nos vê.

Tem algumas informações que eu acho que valem a pena listar sobre isso:

1- O fato de termos os servidores brasileiros que temos (Azralon, Goldrinn, etc) não foi fácil de conquistar. Foi necessário muita pressão dos jogadores brasileiros nos fóruns para que isso fosse possível.

2- Uma coisa que é possível extrair da resposta da Blizzard neste Q&A é que a blizzard sabe que existe a demanda por servidores RP nessas regiões, dado a rapidez com que o dev (não vi ainda qual) respondeu prontamente sobre servidor RP vanilla pra essas regiões.

3- Esta resposta, junto com os fatores que eu mencionei acima, também mostra uma coisa que eu considero ainda mais problemática. A Blizzard não parece ter planos (se é que um dia já teve) de investir no crescimento da comunidade (inteira, não só os roleplayers) brasileira e latina. Isso ao meu ver apenas reforça a ideia de que a Blizzard está cortando investimentos pra essas regiões, e eu não ficaria surpreso se no futuro a blizzard parar até mesmo de fazer a tradução dos seus jogos para o nosso idioma.

Bom, é isso. O meu desabafo foi este. O que eu vou fazer a respeito vai depender muito de como este tópico vai repercutir aqui neste fórum. Conto com vocês pra fomentar um debate (saudável e respeitoso) sobre este assunto.

PS: Em caso de aparição de haters, favor não responder nem alimentar de forma nenhuma. Limitem-se apenas a ignorar e clicar nos botões de denunciar (que eu ainda não vi onde ficam no novo fórum). Obrigado.

7 Curtidas

Não, a activision não vê o brasil com relevância, a playerbase aqui é muito pequena.

13 Curtidas

Aqui não tem player o bastante pra termos atenção, o máximo que eles vão fazer por nós e continuar com as dublagens dos jogos, porque se pararem até com isso eu particularmente não acho que valerá apena pagar mensalmente o jogo.

9 Curtidas

Here we go.

Não, isso não foi uma conquista dos jogadores brasileiros. A blizzard simplesmente quis expandir seus negócios e como, na época, o Brasil se mostrava um bom lugar para investir (mesmo com o alto risco de calote), veio a calhar os servidores.

Sobre isso, é óbvio que eles pretendem criar um servidor RP do clássico mas se você espera que, novamente, seja aberto um servidor RP para BRs, desiste, simplesmente não tem pessoas pra isso.

Isso se chama negócios e mercado. Se algo não da lucro, não compensa continuar o investimento naquilo. Se algo passa a dar lucro, compensa aumentar o investimento para aumentar os lucros. Matemática financeira básica.

Eu não jogo WoW porque ele está em português, na verdade, eu jogo com ele em inglês para melhorar o meu entendimento e conversação nessa língua, porém, eu sei que uma parcela (não sei dizer quantos) de jogadores, só passaram a jogar WoW, graças a eles ter sido traduzido para Português e isso ainda, é um grande diferencial que eu acredito que a Blizzard não vá mexer (já que ela traduziu outros jogos e aparentemente, Warcraft 3 Reforged vira em Português também).

12 Curtidas

Brasileiro já não é mt fan de MMORPG e ainda cobram mensalidade, obviamente a base de players não vai querer pagar 30 reais por mês para jogar um jogo velho. Brasileiro prefere gastar em skins do que em mensalidade e querendo ou não o WoW ta numa decrescente.

7 Curtidas

Não me lembro exatamente onde foi, mas eu me lembro que o próprio Rhastion disse mais ou menos as seguintes palavras uma vez:

“Se o púbico brasileiro quiser conquistar algo, vai ter que fazer igual fizeram pra ter os servidores brasileiros. Fazer muito barulho no fórum e ocupar todos os espaços possíveis dentro do wow.”

Vou ver se depois eu descubro com calma onde foi que ele falou isso, e eu posto aqui.

Qual a parte do : “WoW não tem público suficiente no brasil pra ser relevante financeiramente pra activision” você não entendeu, quantas vezes isso tem que ser dito?

Como falaram, no máximo eles vão continuar dando suporte pra localização do jogo, fora isso não espere nada mais, wow é um jogo que só tem declinio no brasil.

14 Curtidas

Não é querendo defender a empresa não, mas vc tem certeza que a culpa é dela?

Voce não estava aqui mas a umas semanas tivemos um post de denuncia aqui: alguns jogadores do goldrinn de guildas RP estavam assediando uma moça. O amigo dela veio aqui, e depois ela mesma veio explicar o motivo. E claro que os assediadores apareceram e começaram a difamar a menina.

Nesse episódio deu bem pra entender porque não temos servidor RP no Brasil e nunca teremos: A COMUNIDADE BR NÃO TEM MATURIDADE SUFICIENTE PARA TAL!

Do resto, se a Blizzard parar com o excelente trabalho que vem fazendo com a dublagem de cinematic e traduções ingame, pode me esquecer. Ai realmente não vale mais a pena pagar mensalidade.

15 Curtidas

A resposta é simples o WoW completo não tem brasileiros suficientes para bater com o servidor illidan, mas você acha que um nicho de WoW o classic, que na minha opinião vai durar por uns 6 meses o hype, vai ter um número de RPplayers brasileiros suficientes para valer o gasto ?
Eu sei que você gosta disso mas temos q ser coerentes, se a blizzard fizesse isso, teriam oq ? 5 players no máximo

2 Curtidas

O fórum BR mal tem gente pra emplacar uma discussão com pelo menos 10 pessoas diferentes. Isso pra não comentar da situação in game, que está cada dia mais vazio.

Você acha mesmo que daria público pra pedir realm RP pra umas 5 pessoas brincarem de casinha?

11 Curtidas

Pequena e que paga menos e gasta menos também. =/

2 Curtidas

è mais fácil os americanos terem reclamado que a gente incomodava no warsong e gurubashi, para terem nos tirado de lá

11 Curtidas

Como a Blizzard realmente ve o Brasil?

Acredito que seja como um “filho ingrato” sendo que a empresa fez mais no Brasil que qualquer outro mmorpg, trazendo traduçao,dublagem regionalizada, servidores para brasileiros e mensalidade com um preço que nao seja paga em moeda estrangeira.
Que apesar disso tudo, a unica coisa que ela recebe em troca são reclamações e ofensas de quem considera tudo isso como nada e ainda fica pedindo mais e mais.

4 Curtidas

Na minha opinião é como a comunidade aqui do Brasil se vê, na real.

A gente aceita a mediocridade. Criei um tópico com intuito de gerar uma base maior e relevância maior aqui pra nós, e o que eu vi foi meia dúzia de gato pingando indo contra o desafio, simplesmente pq o que eu li foi “Eles nem olham o fórum americano, quem dirá nós” entre outras coisas.

Por mais que a Player base seja pequena, não justifica o descaso para com a gente. Existe mmo’s muito menores e que já deram muito mais “campo” para nós.

O problema é que a empresa não nos vê mais como fãs, jogadores. Passamos a ser clientes ou consumidores, que é muito diferente…

Enquanto o Brasileiro aceitar a mediocridade, nada vai mudar.

5 Curtidas

Coitada da empresa multibilionária, que não consegue entregar por completo algo que as pessoas pagaram full price. Como as pessoas ousam ataca-la?

O que eles fizeram quando trouxeram WoW para o Brasil está no passado. A qualidade caiu muito, e se você não enxerga isso, sinto muito.

  • Mensalidade na casa dos 30 reais.
  • Problemas de latência alta cada vez mais comuns.
  • Descaso com a comunidade brasileira, e não apenas do WoW. O melhor exemplo são os GM’s que falam outras línguas respondendo nossos tickets, ou o Umildassow que rodou na wave de demissões.

Eu temo que a Blizzard pare de tentar emplacar no mercado BR em algum momento próximo, igual a Nintendo fez. Coisa de 5 anos no máximo.

O problema é que eles metem o louco na loja, e com os preços abusivos por lá, só fanboy compra as coisas. E empresa não vive só de fanboy.

10 Curtidas

A verdade é q brasileiro não gasta dinheiro com um jogo q te força gastar com mensalidade, mas gasta milhares em cosmético de jogos q falam “compre se quiser”. A receita da Blizzard só é uma das maiores pq ela junta 3 jogos (WoW, Overwatch e Hearthstone) se for no individual o WoW fica anos luz dos principais multiplayers. Esse pensamento predatório por lucro é cada vez mais criticado tanto q a EA e a Actvision são mal vistas por todos.

2 Curtidas

Essa mentalidade não é só de brasileiros. Infelizmente, o mercado de games virou uma zona, cheia de microtransações.

Pra falar a verdade, chegamos num nível em que nem “microtransações” são mais, e sim transações normais mesmo.

2 Curtidas

Eu estava fora dos fóruns (trabalhando muito e investindo o meu pouco tempo livre na minha carreira musical), por isso não deu pra responder aquele tópico (talvez tenha sido melhor assim), mas eu fiquei sabendo sim.

O que eu tenho a dizer sobre isso é que a comunidade RP brasileira, mesmo não sendo lá tão numerosa, ainda é muito maior que aquele grupelho de haters que abriram aquele tópico.

Então voce chama alguém que estava sendo assediada parte de um “grupelho de haters”?

E isso mesmo?

6 Curtidas

Você acabou de dizer que a comunidade RP não é numerosa.
Nunca foi pra abrir um servidor RP e duvido que seja pra abrir um servidor RP Vanilla.

E, infelizmente, a época de ouro de lucro da Blizzard já era.
Como o Koriakin comentou, é a Nintendo tudo de novo.

8 Curtidas