Arthas Menethil, merece redenção ? TEORIA

Vou responder de uma forma diferente, porque você entrou em um circulo vicioso argumentativo: jogue warcraft III de novo ou reveja os vídeos.

Um exemplo de seu equívoco poderia ser respondido, por exemplo, na cena em que Jaina chega à Stratholme logo depois do expurgo. Tem muita gente viva, gente não infectada. Essas pessoas foram poupadas por estarem bem.

Você disse:
O Arthas fez inúmeros julgamentos em inúmeras vidas considerando isso de preço pequeno ou sacrifício. Mas o Uther jogar uma única alma na Gorja é mais grave do que todas as vidas que o Arthas ceifou, consciente e inconscientemente. Enfim, a hipocrisia.

Eu respondo: SIM, é mais grave! É mais grave quando existe uma certeza de vida após a morte, não apenas um “eu acho que existe”, mas uma certeza! Todos os atos feitos em vida não passariam de um “joguinho”, um teste à sua alma para saber onde você passará a eternidade quando morrer. Repito: a eternidade! Com isso, matar alguém em vida é ruim, principalmente aos terrenos que desconhecem dessa vida após a morte, mas não tão grave como quando se tem a certeza da imortalidade da alma, como Uther sabia. Naquele momento, Uther sabia que aquela vida ceifada em terra desfrutaria de uma vida após a morte de acordo com seus atos. Ele sabia disso! Ele jogou a alma de Arthas na GORJA porque quis. Por quê simplesmente não o jogou no rio das almas e o deixou ser julgado? Talvez, porque no seu íntimo, soubesse que dessa forma Arthas não seria levado à gorja, porque se tivesse certeza disso deixaria as coisas fluírem normalmente.

As pessoas mortas por Arthas foram ao Shadowlands. Todo mundo foi julgado, o assassinado e o morto por causas naturais. Por quê só a Arthas não fora dado o devido procedimento? Por que ele tem de ser julgado e punido por um estranho na função? Isso sim não é justo.

“Por mais que isso seja louvável , as paixões dele serão sua ruína…”
Medivh para Jaina na mesma cena

2 Curtidas

Aí é que tá galera, essa ideia de “Blizzard redimiu o Illidan” não cola, pq desde o warcraft III sabemos que este caçador de demônios sempre foi um herói mal compreendido, tudo que ele fez foi para pegar mais poder e aniquilar a legião ardente e tudo aquilo que fosse maligno, vemos isso há 10 mil anos atrás, vemos isso na terceira guerra, vemos isso em Legion. O que ele fez em outlands, do jeito dele, foi trazer ordem a um lugar que em outrora era dominado pela legião ardente. O problema é que interpretamos ele errado e ele foi traído pelo seu braço direito (Kael). Quando jogamos a campanha de Outlands no Wc III, vamos que todos os líderes que se juntaram ao Illidan, tanto Kael, quanto Akama, quanto a própria Vash, queriam construir um mundo novo e trazer ordem naquele mundo, tanto que eles vencem a Legião Ardente, fazendo até com que orcs vis se juntassem a causa. Honestamente para mim, mesmo antes do Legion, Illidan nunca foi um vilão caótico, mas sim um herói mal compreendido, tanto que quem me conhece sabe que eu criei um tópico no forum, na época do cataclysm falando sobre isso.

Agora como nosso amigo Noticus supracitou, todas as ações do Arthas paladino foi de fato para um bem maior, tanto que sempre considerei ele um herói. O fato dele ter que matar inocentes em Stratholme foi por um objetivo nobre, como a maioria da cidade estava infectada com a peste da morte-vida, todos ali já estavam condenados a serem escravos do flagelo, inclusive, uma vez que você é membro do flagelo até sua alma pertence a eles; o que ele fez foi livrar a alma desses cidadãos do controle do flagelo, dando paz a eles, agora a questão é: foi questionável? Não, afinal de contas não havia outra maneira de combater o flagelo senão daquela forma.

O problema é, a corrupção de Arthas não veio com Stratholme, muito menos quando ele criou uma expedição para Nortúndria, foi exatamente no momento em que ele pegou a espada. Afirmo isso baseado no fato de que Mal’Ganis como um Dreadlord é um mestre de mentiras e manipulações, o fato de existir a praga em Lordaeron e principalmente a infecção dos cidadãos de Andorhal e Stratholme, fez com que Arthas parasse de usar a lógica e agisse com um dos maiores instintos que todo paladino tem: a sede por justiça e por retribuição, em outras palavras é o desejo egoístico da Vingança buscando por um bem maior, o fim do flagelo.

Os objetivos de fato foram nobres, porque para contribuir com a vitória contra o flagelo, a decisão mais sensata é eliminar toda origem do problema, que até então acreditava-se ser de total mentoria de Mal’Ganis. Ninguém até então sabia quem ou o que era o Lich Rei.

Historicamente os Nathrethzim são uma raça de demônios que tem sua principal característica a destruição de mundos inteiros apenas e tão somente pela manipulação dos indivíduos residentes daquele local, ou seja, jogar um contra o outro; partindo desta premissa, Mal’Ganis fez uma clássica “bait” e o Príncipe caiu nela, fazendo com que o paladino utilizasse de todos os meios necessários e questionáveis para buscar um bem maior.

Mal’Ganis sempre soube o que a Gélido Lamento fazia, apenas ligou o gatilho na pessoa certa.

4 Curtidas

Bom, ai complica meu colega, tu fala pra eu jogar o jogo e ver os videos, eu jogando o jogo e vendo os videos :

And so, the Prince ordered his comrades to kill the plagued (but not yet turned) citizens. For Arthas, this was as much of an act of mercy as it was a strategic decision. If the populace of Stratholme knew they were about to turn into undead monsters that would attack everyone they loved, what would they prefer? Arthas knew if he contracted the plague he would rather die a clean death as a free-willed human than a mindless walking corpse.
https://wow.gamepedia.com/Stratholme

No 3:32
‘‘Principe Arthas, que a luz seja louvada! Muitos cidadãos começaram a adoecer gravemente. O senhor pode nos ajudar?’’ - Disse um cidadão ainda plenamente consciente

Arthas : Só poderei ajuda-los com uma morte digna.‘’

Então assim, me falar pra jogar o jogo não prova que você está certo, não sei qual interpretação vocÊ ta tentando trazer beatificando cada escolha do Arthas, quando na verdade não é essa a história que foi contada. WoWpédia é fonte de lore do jogo oficial e o video da masmorra

Até a campanha do Warcraft 3 ele disse que a cidade INTEIRA precisa ser purificada, que eles pareciam bem agora mas log se transformariam em Mortos-Vivos.

Então sem maldade mesmo, jogue novamente o game e reveja a sua beatificação do Arthas.

2 Curtidas

Pois é aí é o problema …há quem ache que parou aí …que a juíza deveria parar por aí … Todo o resto simplesmente não foi ele …

O Arthas teve tempo o suficiente para interromper o processo … porque ele não usou a mesma lógica consigo mesmo?
Não seria uma cidade …seria apenas ele

1 Curtida

Assista ao seu próprio video até o final. Após matar as duas pessoas, o Dreadlord aparece e transforma TODO MUNDO (transformaria até mesmo aquelas duas pessoas) em mortas-vivas. Oxe… é tudo tão óbvio. Tô cansando de dizer mais do mesmo.

Antes disso, Arthas firma “Não se enganem. Todas essas pessoas estão infectadas. Devemos purificar Streatholme para proteger o restante de Lordaeron do Flagelo”.

Mal’GANIS: COMO PODE VER, TODO ESSE SEU POVO PERTENCE A MIM.

Ah, e na minha postagem usada por você no “reply” foi alterada (apenas acrescentei outros argumentos). Não acho justo mudar sem te dizer.

2 Curtidas

Não me admira … para o Arthas tudo era tão óbvio :slight_smile:

2 Curtidas

Isso eu concordo, todos os atos de Arthas depois que ele virou um dk não partiram da vontade e da maldade em seu coração, mas sim de distorções de ideias e lavagem cerebral que Nerzhul fez para poder se soltar da prisão, o ex-paladino em si se tornou inimputável de seus atos, sendo completamente manipulado por forças superiores.

É como o colega disse acima, Arthas sacrificou tudo por um bem maior, só que não sabia o preço que iria pagar.

Quando não tem agente capaz o autor não pode ser julgado conforme um criminoso qualquer, mas sim como um doente, afinal de contas ele se torna inimputável, por isso existe tratamento ambulatorial para esses casos artigo 97 do código penal; trazendo este princípio do código penal brasileiro para o World of Warcraft a gente desconsidera o julgamento com punição real para alguém que sequer tinha a vontade de seus atos, e julga apenas o que ele fez em vida, o que pelo massacre em Stratholme e a traição dos mercenários de nortúndria o levaria para Revendreth com toda certeza.

1 Curtida

Ah, mas ai você ta recorrendo as limitações do game. As duas pessoas que foram mortas ali foi o exemplo, mas a história da lore disse que foram muitas pessoas, que tinha grito, sangue e terror nas ruas da cidade e que elas morreram junto com o flagelo, como se fossem flagelos, quando muitas delas ainda não o eram.

Most of the soldiers and allies, including Jaina, and Uther and his paladins, chose not to help Arthas, thinking his purge was madness. The Prince and some soldiers, however, went on. Fire engulfed the city while ash and ember billowed through the streets. Screams were heard, and the blood of innocents ran thick along the cobblestones. Almost the entirety of Stratholme’s population was massacred by them, along with the undead

https://wow.gamepedia.com/Stratholme

Se tu me vier falar que ele só matou duas pessoas, ai ja e forçar demais e realmente não tenho mais nada a acrescentar ao debate.

2 Curtidas

Ué, tem uma cidade cheia de zumbi matando quem não é zumbi. Ou você acha que o flagelo e os cidadãos de Stratholme deram as mãos para enfrentar juntos Arthas, como a Ally e Horda costumam fazer exageradamente no advento de um inimigo comum?

E eu nunca afirmei “Arthas só matou duas pessoas”. Eu narrei a cena trazida por você, “ipsis litteris”, para mostrar como até os “indícios probatórios” de sua argumentação, em verdade, corroboram em favor da minha argumentação. Está produzindo provas contra si, senhor.

Na verdade é mais complicado porque estamos falando de pós-vida …por isso eu preciso esperar por mais informações de shadowlands…Shadowlands não parece exatamente preocupada com redenção pelo motivos discutidos aqui … é mais como uma redenção para um proposito exclusivo de lá … Devos pareceu nem se importar com o mal descrito pelo uther até saber estava ligado com eles …então assim sendo …eles lá se importariam até que ponto com isso?

Tem outras coisas a respeito do Arthas que valem ser mencionadas, uma delas é um diálogo entre ele e o Kel’thuzad onde o Lich quando explica o que era o Flagelo e a Legião, ainda diz que o Lich King havia escolhido o Príncipe como seu campeão muito antes do Flagelo sequer começar:

• [Arthas] So. You’re not upset about me killing you that one time?

Kel’Thuzad: Don’t be foolish. The Lich King told me how our encounter would end.

Arthas: The Lich King knew that I would kill you?

Kel’Thuzad: Of course. He chose you to be his champion long before the Scourge even began.

Outro ponto para lembrarmos é que o primeiro Lich King, o espírito do Orc Ner’zhul, tinha o poder de ver alguns eventos futuros. Entre as visões que ele teve estão:

Quel’thalas sendo reconstruída.

Mortos-vivos com mente própria = Renegados.

O ataque do Flagelo as capitais de Ventobravo e Orgrimmar, que foram o evento de pré-patch de WOTLK.

O L de Lordaeron em vermelho e se tornando uma chama vermelha em um fundo branco = A Cruzada Escarlate.

O inicio do Cataclismo, quando o Asa da Morte saiu da Voragem e trouxe destruição ao mundo.

E a Horda e a Aliança lutando lado a lado para derrotar o Flagelo.

Essas visões são citadas de novo, no livro Rise of the Lich King, aqui tá o link na WoWPedia:

~https://wow.gamepedia.com/Ner%27zhul#Visions_of_Ner.27zhul

1 Curtida

Olha, apesar dos pesares eu não gostaria de uma ideia de redenção para Arthas, gostaria sinceramente que toda essa lavagem cerebral que ele sofreu pelo flagelo fosse irreversível e eles trouxessem de volta aquele Dk badass e vida louca que ele foi no Warcraft III, darei meu palpite dentro do achismo do incrível mundo de Lorde Brunias.

Bom, não temos resposta do pq sempre deve haver um Lich Rei, tampouco as razões que fazem os mortos vivos levantarem novamente e atacar tudo que é vivo quando o elmo da danação é quebrado, e nem como a Kil’Jaeden conseguiu criar o LK e o flagelo com a magia direta do The Maw, mas uma coisa eu acredito piamente é: de alguma forma a Legião Ardente tem acesso livre para a Gorja, ou Kil’Jaeden (ou algum lorde demônio) em algum período foi um prisioneiro daquele lugar, conseguiu fugir roubando a tecnologia de se criar a Gélido Lamento e o Elmo da Danação e dessa forma foi o pontapé inicial para o desequilíbrio da própria Shadowlands.

Pensem comigo dentro de minha especulação:

1. Um lorde demônio (ou o próprio Kil’Jaeden) escapa da Gorja com a tecnologia de se criar a Frostmourne e o Helmet of the Dammed;

2. O flagelo é criado com essa tecnologia e Arthas é corrompido se tornando o primeiro dk da scourge;

3. Arthas com essa tecnologia mata Uther, fazendo com que a alma dele parta em dois, uma para a espada e outra para Bastion;

4. A alma de Uther em Bastion toda quebrada choca Devos, fazendo com que ela questione o ciclo daquele lugar e sendo banida;

5. Devos toda bravinha, achando que o desequilíbrio é culpa do Arthas, manipula Uther a jogar o próprio dk na Gorja depois de morto;

6. Ao cair na Gorja, Arthas consegue manipular o carcereiro de alguma forma a sua vontade, fazendo com que a juíza de alguma forma fosse desativada (direta ou indiretamente pelo dk), criando o real desbalanço que está em shadowlands.

7. Chuto que em algum momento da expansão Arthas vai escapar de Shadowlands e voltar para o corpo dele em Azeroth, recriando o flagelo.

Dou esse palpite sobre a nova xpac e Arthas.

4 Curtidas

E quando o Dreadlord Taecondrius invoca Arthas e o parabeniza pelo assassinato do próprio pai, agora como Lich Rei? Ele diz que o Senhor Escuro está satisfeito com Arthas. Arthas responde:

Arthas: Sim. Amaldiçoei tudo e todos que amei em nome dele, e ainda assim não sinto remorso. Nenhuma vergonha. Nenhuma pena.

Taecondrius: A lâmina rúnica que você carrega foi forjada pelo Lich Rei e tem o poder de roubar almas. A sua foi a primeira que ela tomou.

Isso comprova como Arthas, agora como Lich King, não era mais aquele jovem príncipe de antes.

1 Curtida

Eu acho que não merece redenção, até porque ele nunca errou. :stuck_out_tongue:

3 Curtidas

EU teorizo que o Malganis fez algum acordo com o Carcereiro pra ter acesso aos poderes da gorja. Acredito que ele traiu a Legião e foi um agente duplo.

3 Curtidas

Não era uma cidade cheia de zumbis, mas uma cidade cheia de pessoas que supostamente se transformariam em zumbis.

2 Curtidas

Olha, espaço pra Blizzard sapecar a história do carcereiro no meio dos paranauês do Arthas tem!
Ainda mais se o carcereiro for uma entidade “titânica”, só que pro lado da morte e sombras e não do arcano como já conhecemos.

2 Curtidas

Depois que foi criado a peste dando origem aos mortos vivos, alguém precisa estar controlando eles. É tipo um carcereiro level 1.

E eu acho que K’J criou o LK por engano. Ele queria criar uma peste pra enfraquecer os povos daquele mundo, e resolveu brincar. Só que brincou com poderes desconhecidos.
Tanto que quando ele arremessa o cristal encantado é descrito que ele furou a realidade. O cristal pode ter passado pela gorja.
É bem possível de K’J saber que exista muita coisa além do universo de Sargeras, e talvez por isso já desconfiava tanto de seu mestre.

E acho que tudo isso já era um plano do carcereiro. Meio que briga entre gigantes, entre titãs.
Acho que Arthas ir parar lá já estava manjado por ele, ou não teria importância. O que importava era esse desequilíbrio pra fora, levar a magia da morte pro plano extra

2 Curtidas

Essa descrição no site mais me chama atenção até agora…

O caos se instaurou nas Terras Sombrias. Em meio à luta contra os Perjuros, os kyrianos foram emboscados pelas próprias forças incumbidas de defender os reinos infindos das Terras Sombrias: os atuantes Maldraxxi. A Arconte do Pacto dos Kyrianos mandou você a Maldraxxus em uma missão especial: descobrir quem ordenou o ataque e exigir respostas.

E também :
Em uma Maldraxxus devastada pela guerra, a força — de qualquer natureza — é uma grande vantagem.

de qualquer natureza não estaria ali atoa…