Análise - A Relação de Sylvana com as Terras Sombrias

Com o anúncio da nova expansão (Terras Sombrias), várias informações foram reveladas com relação as motivações de Sylvana e seu envolvimento com o “Carcereiro dos Condenados”.

No site do Wowhead foi criado um tópico falando sobre isso que gostaria de trazer pra vocês. O link do tópico está logo a seguir:

Como mostrado na cinemática da nova expansão, Sylvana confrontou e venceu o Lich Rei, quebrando o elmo da dominação e abrindo a porta para as Terras Sombrias.

Quando derrotamos o Lich Rei, o falecido rei Terenas Menethil II nos diz que alguém sempre deve usar a coroa para impedir que o flagelo dominasse Azeroth. E quando Bolvar coloca a coroa ele mesmo nos diz que seria o “carcereiro dos condenados”. Por conta disso, pensávamos que o “Carcereiro dos Condenados” seria o Lich Rei, mas estávamos enganados.

Enquanto o Lich Rei mantinha o exército dos mortos sob controle, eles nunca foram verdadeiramente os “condenados” sobre os quais fomos avisados. Esse título na verdade pertence a um exército muito maior, resultado de décadas de guerras incessantes, com milhares de mortos em batalhas sangrentas, com suas almas levadas para as Terras Sombrias.

Assim, em uma reviravolta na história, acabamos descobrindo que o Lich Rei foi quem protegeu a porta para esse reino obscuro. Isso se deve ao fato do Trono de Gelo ser um lugar localizado entre os limites do mundo dos vivos e dos mortos e essa conexão nos foi revelada na expansão de Batalha por Azeroth, na missão chamada de “Carcereiro dos Malditos”, onde Bwonsamdi diz aos jogadores da Horda que a Coroa de Gelo funciona como uma âncora das Terras Sombrias em Azeroth.

Pelo que nos foi apresentado das Terras Sombrias, assim que um mortal falece ele é mandado pra frente do “Árbitro”, um ser tão antigo quanto os próprios titãs. Em sua presença você é julgado por todos os seus atos passados e após isso, ele te manda para a região das Terras Sombrias que mais combina com sua vida pregressa. As almas mandadas para a região de Maw são aquelas que representam algum tipo de ameaça para as Terras Sombrias e aquelas cuja vida causaram grande maldade.

Ocorre que nessa expansão de Batalha por Azeroth, por algum motivo ainda desconhecido, as Terras Sombrias ficaram em uma enorme desordem, fazendo com que as almas que fossem pra lá acabassem indo diretamente para o Maw, o domínio do “Carcereiro”. E como parte do pacto de Sylvana com o “Carcereiro”, quanto mais almas acabam indo pra lá, mais poder essa entidade ganha e mais poder ele concede a Sylvana.

Ao que parece, Sylvana teve contato com o “Carcereiro” quando ela cometeu suicídio lá na época da expansão do Cataclismo. Até porque a descrição do lugar pra onde Sylvana foi quando cometeu suicídio se parece demais com a descrição da região de Maw. As valkyrs que passaram a trabalhar pra ela poderiam ter sido mandadas pela suposta entidade das Terras Sombrias como um presente para incentivar Sylvana a seguir seus planos.

Varimathras, em Antorus o Trono Ardente, nos alertou sobre algumas coisas:

  • uma possível guerra entre as facções da Horda e Aliança em Batalha por Azeroth, quando ele nos diz: “So, your Alliance still endures. Longer than I expected, though she has already planted the seeds of its downfall. She is patient, that one”;
  • que a sucessão de poder de Vol’jin para Sylvana não ocorreu por livre vontade, mas que foi algo manipulado, quando ele nos diz: “Tell me, when she seized your throne of hides and bones, was your allegiance forced? No… I’d wager you surrendered it willingly… or were convinced you did”;
  • que desconhecíamos as reais intenções de Sylvana e seu plano obscuro com o “Carcereiro” das Terras Sombrias, quando ele nos diz: “It matters not. You are blind to the true darkness closing in around you”.

No final da expansão de Legião encontramos o Diário de Sonhos de Ogmot, onde também constam algumas coisas relacionadas a Sylvana no seguinte trecho:

"Today smoke rises up from da campfire. Smoke tells Ogmot good story.
Ogmot sees lady wrapped in dark swirlies. She leads herd of blind sheep.
Da sheepies follow her everplace she go. Do everthin she say. Never doubt lady.
She guide dem over tall cliff! SPLAT SPLAT SPLAT! Stupid sheepies!
Da crows get fat eatin da sheepflesh. Da lady laugh as crows eat!
Ogmot laugh too!".

O trecho "senhora envolta em redemoinhos escuros" é uma clara referência a Sylvana. Já o trecho seguinte pode ter sido um aviso para o que aconteceria em Batalha por Azeroth. Os seguidores de Sylvana podem ser considerados as “ovelhas” descritas no diário. Eles participaram de bom grado da Quarta Guerra, que resultou em inúmeras mortes, podendo ser considerados as “ovelhas estúpidas”, o que é dito posteriormente. E as mortes ocorridas na guerra dessa expansão alimentaram a região de Maw com mais almas, o que poderia significar o trecho “os corvos engordam comendo carnes de ovelhas”.

Na expansão de Batalha por Azeroth, N’Zoth também nos deu um aviso sobre o que poderia acontecer: “The veil wanes. His crown will open the way”.

Bolvar era portador de uma coroa, a “Coroa de Gelo”, e como vimos na cinemática da nova expansão, quando Sylvana a quebra a porta para as Terras Sombrias é aberta, cumprindo a profecia dita pelo deus antigo.

Algum poder obscuro manipulou Vol’jin para que ele nomeasse Sylvana como chefe guerreira da Horda e depois o impediu de ir para as Terras Sombrias. Quando ele caiu na Costa Partida ele sentiu que algo estava errado e que sua conexão com os loas fora diminuída, ao que parece era a presença do “Carcereiro”. Já quanto a volta de Vol’jin, isso pode ser obra do Árbitro, pois ele pode ter intervindo e mandado Vol’jin para o mundo dos vivos para que ele pudesse combater os planos do “Carcereiro”, que estava causando desordem nas Terras Sombrias.

Também existe o mistério envolvendo o pacto de Helya com Sylvana. Sabendo que Sylvana possuía um acordo com o “Carcereiro” já a algum tempo, pode ser que Sylvana não tenha ido até Helya para forjar um novo acordo, mas para informá-la de seu sucesso na ascensão como chefe guerreira da Horda. Sabemos que Helya recuperou seu poder nessa expansão, o que pode implicar que ela também esteja em parceria com o “Carcereiro”. Além disso, como Helya é a primeira valkyr, ela pode estar envolvida na decisão do “Carcereiro” de supostamente conceder as nove valkyrs do Lich Rei a Sylvana, lá na época do Cataclismo, quando ela comete suicídio e é trazida de volta à vida.

Há vários pontos que estão interligados e fazem sentido, demonstrando um antigo envolvimento entre Sylvana e o “Carcereiro”, embora inúmeras questões não possuem respostas por enquanto.

Confesso que toda essa história me despertou interesse e espero que mais pessoas tenham ficado empolgadas com tudo isso também. O pouco que foi mostrado da nova expansão começou a unir alguns pontos soltos da trama escrita em Batalha por Azeroth.

Enfim, gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre tudo isso e se possuem mais alguma informação para acrescentar, se gostaram dessa história e da ligação de Sylvana com o “Carcereiro”.

10 Curtidas

Primeiramente, gostaria de informar que ‘’_Maw’’ ficou traduzido como ‘‘Gorja’’. Só to dizendo porque você traduziu as demais coisas xD.

Enfim, achei muito interessante a mitologia das Terras Das Sombras. Bem modesta, uma vez que não é nada que ja não tenhamos ouvido em outras histórias semelhantes. Creio eu que ela foi bastante inspirada em mitlogia grega e na Divina Comédia de Dante Aligheri, onde no livro ''Inferno’’ ele descreve como seria esse mundo de sofrimento eterno em 8 circulos, e dependendo do pecado das pessoas, elas iriam para um desses.

No caso da Terra Das Sombras, eles não levam em consideração apenas os pecados, mas sim as coisas boas, uma vez que não é um inferno própriamente dito e sim apenas uma pós vida, para alguns pode ser boa, para outros nem tanto.

Não sei se me deixou passar, mas apenas as almas com grande anima podem viver a pós vida ali não? Lembro do Hazzikostas comentar que pessoas normais não tem muita anima.

3 Curtidas

Geralmente eu sempre coloco as traduções, então obrigado pela informação de “Maw” ter sido traduzida para “Gorja”. Eu não sabia.

Com relação as Terras Sombrias, me agradou imensamente a forma como a Blizzard abordou ela, com essas várias regiões diferentes onde as almas dos mortais acabam indo dependendo de suas vidas pregressas.

Eu até entendo que Sylvana ganhou um protagonismo excessivo e isso impede que muitas pessoas não gostem da história, principalmente por agora ela ter lutado e derrotado facilmente o Lich Rei.

Contudo, confesso que estou bastante empolgado com as novidades e com o futuro da lore. Tem muita coisa pra ser explicada e explorada, além de também ficar nesse mistério quanto as pretensões da Dama Sombria.

Escolho esperar e desfrutar do que nos é dado. Caso não goste da história contada, então poderei afirmar com certeza que foi uma narrativa ruim.

2 Curtidas

O Elmo da dominação*

Eu coloquei “Coroa de Gelo” (entre aspas) pois faz referência a fala de N’Zoth (His crown will open the way).

Mesmo que o elmo do Lich Rei não seja propriamente uma coroa, ambos se referem a um adorno colocado na cabeça, por isso a relação.

to falando que vc disse da “danação” é da “dominação”

Agora entendi. Obrigado por me apontar esse erro, acabei de corrigir.

Legal o tópico.

Eu também estou empolgado. Sei que a lore atual não agrada a todos, mas também tenho consciência de que é necessário ter a cabeça aberta para aceitar esses novos rumos que a história está tomando, não dava pra ficar preso no universo conhecido no passado, é necessário expandir para que possamos continuar desfrutando desse mundo.

Vi em outro tópico que mostraram as expansões situadas dentro das forças cósmicas de Azeroth, e isso faz total sentido dentro do que eles já vem apresentando do que é o mundo de Warcraft, algo muito maior que Azeroth ou Aliança e Horda. É claro que o protagonismo ainda ficará nesses pilares, aliás a história é deles. Mas ao olharmos a cosmologia, existem coisas incríveis que podem vir pela frente. Sinto que faltou uma nova classe apenas, acho que Necromancer caberia perfeitamente em todo esse contexto de Morte.

2 Curtidas

Realmente ainda há muito o que explorar dentro do universo do WoW. Quando pensamos que o material narrativo esteja se esgotando a Blizzard logo nos mostra algo novo e nos aponta um caminho diferente pra história continuar sendo escrita.

Explorar as Terras Sombrias e sua temática envolvendo a morte é algo que me agrada bastante. Me animei assim que vi os mapas.

1 Curtida