Galera que tá jogando o alfa já percebeu que várias classes estão perdendo habilidades em prol de uma melhor jogabilidade. A ideia é diminuir botões pra apertar, mas não tirar a complexidade e nem a diversão. Porém, eu como mago, tenho a impressão que frost e fire estão monótonas. E percebi que algumas outras classes também estão com essas reclamações. Dito isso, o que acham? Será que estão indo longe demais?
Eu não acho que precisa ter um doc, ver 10 guias e ter 400 horas pra masterizar pra tu performar minimamente, porém apertar dois botões não é o caminho. Principalmente porque a facilitação não ficou divertida. Mas, é alfa e podem melhorar…
O que testei de hunter também está monótono, mas pra mim já está assim desde shadowlands.
Isso de menos botões ou mais botões ser menos ou mais divertido é complexo de afirmar. Pega o mop, onde dizem que foi a expansão onde classes estavam mais divertidas de se jogar.. elas estavam divertida pq tinha pouco botão ? Pq tinha muito ? Ou pq o design da classe como um todo era legal?
Cara, eu acredito que ter menos botões ajuda a “enxugar” um pouco das coisas, mas tem outros fatores que tornam uma classe divertida. Olha o DH por exemplo, tem uma jogabilidade única e a galera zoa até por ter menos botões, mas ainda sim é popular e forte. Eu vi um vídeo do Drevsaurus onde ele disse que a maior parte dos novos jogadores jogam de DH, palla retri e hunter BM; porque são classes fáceis e acessíveis, ngm quer ficar lidando com um monte de coisa ou fazendo rotações específicas, igual druida balance, Affliction Warlock e Shadow Priest. Apesar de Palla ter bem mais botão que Hunter e Dh, ele compensa com um Kit muito forte, útil e que facilita a sobrevivência jogando solo, que é o player casual quer. Enfim, acho que os dois grupos de Players devem ser atendidos, não deve simplificar demais para não perder identidade, mas a galera devia aceitar que vão ter classes “cotoco monodedo” também.
Mas uma coisa que não estamos levando em conta nessa conversa é que não só as classes estão mudando né, e sim o jeito de jogar, de como são as mecânicas etc. talvez não tenha como simplificar as classes e deixar todo o resto como estava. Mas é pagar pra ver, eu como um bom fanboy da blizzard vou estar aqui para apoiá-la mesmo se ficar uma droga.
rework é algo que precisa ser feito com muito cuidado, não pode somente sair cortando habilidades. Warlock no cataclysm tinha uma rotação que parecia tcc, você apertava 15 skill diferentes em pouco tempo, surreal e muitos gostavam mas a maioria não, tanto que a classe era uma das menos jogadas. A blizzard pegou e fez um rework que cortou muito as habilidades, dividiu as spec e trouxe um warlock com muito menos botão, porém amado pela comunidade até hoje, era uma rotação básica, poucas habilidades mas existia personalidade, existia fantasia de classe e se o Midnight quer diminuir botão, precisa fazer algo parecido. O rework do ret também diminuiu a complexidade da classe e muitos adoram, igualmente do dk recentemente.
Eu só acompanhei warlock e as mudanças até agora me agradam, demo e destro é praticamente a mesma coisa, mas vendo o fire mage ai, deu tristeza lol
Uma coisa que engana bastante é você deixar a classe com alguns cd’s grandes também, igual o ret, usa poucos botão, mas tem algumas habilidades com cd enorme, acho que essas poderiam continuar e outras classes ganhar. Não é algo que muda tanto, mas é algo que faz o jogador ter uma sensação de mais botão
melhor expansão que ja joguei, jogar de healer monge foi a melhor experiência que já tive e o meu DK tava OP em tudo, blood tankando tudo.
Acho que o problema é as pessoas aceitarem que não existe equilibrio e deixar as coisas serem como são, ficam mudando pra balancear e fica nesse ciclo eterno de destruir e reconstruir classes.
As classes que você disse que são chatas, são todas Caster e as legais são todas Melee. Eu tava refletindo isso: Existiu algum momento onde ser Caster no WoW foi legal? Pq o único caster que eu já curti foi o BM, não por ter uma temática legal, mas sim por variar as habilidades e ter um pet, e eu só ter que ficar apertando Naja Shot, Kill Command e Barbed Shot. Sim, era chato mas a facilidade compensava. Parem e me respondam essa pergunta: Que Caster hoje no WoW você acha legal e se é legal porque é forte no meta ou pela temática/habilidades. Eu gosto de Demonologia pelos pets e Hunter pelos motivos já citados. O resto acho um saco, tanto que vou abandonar Mago em Midnight e ir para DH Devour.
Depois de 20 anos, o cara vai parar de jogar por causa disso? É isso mesmo ou entendi errado?
“I’m not trying to be dramatic here”…
Isso é uma mudança que deveria agradar principalmente esses jogadores muito antigos, onde no Clássico tinha poucas habilidades de dano na rotação.
Pra mim, falando muito pessoalmente, habilidades de dano deviam ser totalmente reduzidas mesmo. Tipo, no máximo 3 e uma “Ultimate”. De resto, deixar as utilidades, como interrupções, atordoamentos, curas, imunes, e coisas ligadas à identidade da classe. Por exemplo, não entendo porque guerreiro deveria ter 3 habilidades de dano de alvo único onde as 3 tem efeitos que podem ser unidos em uma habilidade só, ainda mais porque, na parte visual e prática, o guerreiro está basicamente balançando suas espadas/machados pra lá e pra cá. Mesma coisa os magos, que causam dano basicamente lançando energias em seus alvos. Para mim, bater devia ser algo muitíssimo simplificado e deixar a complexidade apenas nas utilidades da classe que envolvam maior necessidade de estratégia ou habilidades e feitiços de dano em área ou “Ultimates”. Juntar a frost bolt com o glacial spike foi uma ideia genial, na minha humilde opinião. Tu tem duas habilidades que você precisa parar e castar pra causar um dano, só que uma consome recursos adicionais pra poder ser lançada. Frost bolt na rotação de mago frost eu mal parava pra usar, principalmente quando em movimento.
Quanto mais simples o ato de apenas “bater”, pra mim, melhor. Só falta a Microsoft lançar um console portátil barato pra eu aproveitar WoWzin no conforto de qualquer lugar que eu consiga me encostar.
Cara aqui você canetou! Eu tava reparando isso no Warrior, que tem mais botões de bater do que Dh, Palla e DK: Pra quê esse monte de ataque sendo que o propósito deles é gerar fúria? Não seria melhor ter um botão de ataque padrão, um para AOE, um para ataque a distância/Melee, uma “Ultimate” é só? O resto deveria ser aspectos de fantasia da classe: Portais, Pets, Totens, mobilidade, CDs, Utilitários e Heals. Quanto mais botão desnecessário, mais chato a classe fica. Detestei Warrior, Priest e Xamã por isso, Lock eu só tolero pelo Demonologia, que tem a fantasia da classe muito legal.
Vendo o pessoal falar de mage me dá menos vontade agora de voltar pra classe.
Fizeram um baita rework em shadowlands com arcane, onde eles consertaram a classe.
Chegou DF eles cagaram a classe de novo, ficou uma bosta.
Em TWW a mesma coisa, chata pra caramba. Skill onde era skill base hj vc pega ela e pode tirar da barra pq vc não usa. Ridículo… Agora não felizes vão fazer o maravilhoso trabalho de cagar com fire e frost tb kkkkkkkkkkk.
Nem volta man, só vale a pena se você gosta da temática, dos portais e olhe lá, pq a classe em si está muito entediante, seja o Frost ou o Arcane. Não jogo de Fire mas pelo jeito tá um saco igualmente. Caster para mim só está compensando Demonology e Hunter BM, que tem Pets para adocicar as coisas. Em Midnight, vou estar com eles e DK Unholy, Pala Retri e DH Devour. Quero ver quais dos Melees me agrada mais, mas creio que será o Dk mesmo, que tem pet.
Ah mano sla kkkkkk Só sei que Warriror é a classe mais sem graça do WoW inteiro, zero motivos para jogar com aquilo. Só criei um na minha vida, e foi para fazer cosplay do Garrosh, já que facilitaram pegar as ombreiras dele no Remix de Pandária, literalmente só criei por isso. Fico me pensando se houve um momento no WoW onde Warrior foi legal.
Atualmente gosto de caçador precisão sentinela pela temática (eu queria mesmo era um Warden tal qual a Tyrande avatar de Elune, mas fazer o que se a Blizzard morre de medo de tentar coisas novas e de cracudos de balanceamento de classe?).
Podiam juntar numa machadada só, o sangramento e redução de cura. Além disso, poderiam fazer uma habilidade de combo em um único botão, que com cada uso ela evoluísse e tivesse um efeito diferente. A temática de guerreiro seria até aprimorada com isso.
Tem classe no jogo que precisa de um rework total, rogue por exemplo ta abandonado faz tempo, e outras tem uma complexidade desnecessária como warlock demo ou mage arcane, eu lembro que warlock demo vc tinha que ter uma WA para monitorar o tempo de vida dos seus pets imp para maximizar o dano enquanto isso o pala retri ou hunter bm ta lá batendo 2 botões e batendo mais que todo mundo.
Agora pegar classe que já é simples como pala retri e o hunter bm não faz sentido simplificar, dai da pra deixar o auto click jogar pra ti